Entretenimento
Embrapa lançará na Agrotins manejo eficiente para formação de palha

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) vai lançar na próxima quinta-feira (18), na 23ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2023), uma nova tecnologia que pretende promover a antecipação do plantio de qualidade em sistemas com alto aporte de biomassa, permitindo aumento da área cultivada com safrinha. Trata-se da dessecação antecipada, uma metodologia que visa resolver os problemas de manejo que os produtores de grãos têm enfrentado em sistemas sustentáveis, com grande aporte de massa vegetal. A tecnologia é indicada para regiões como Tocantins e adjacências, com baixas altitudes e altas temperaturas. O lançamento será às 12h no auditório do estande da Unitins.
Segundo o pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura, Rodrigo Munhoz, regiões de clima tropical extremamente intenso exigem o emprego de sistemas sustentáveis de produção com cobertura do solo, tais como plantio direto, integração lavoura-pecuária, lavoura-pecuária-floresta, etc. Estudos já provaram a melhoria da produtividade com a utilização desses sistemas. Ocorre que quando a dessecação é realizada fora do período correto, provoca diversos problemas porque o herbicida não funciona direito. “Geralmente o herbicida é empregado com 30 a 40 dias antes do plantio. Daí perde a sua eficácia, pois a planta passou por alto estresse hídrico, está há meses sem água. Com isso, a plantadeira embucha, a palha não consegue ser cortada para a semente ser enterrada, deixando a semente fora do sulco”, explica ele. O excesso de massa vegetal acaba sombreando a soja que está nascendo, provocando um estiolamento dessas plantas (processo que ocorre quando o vegetal está com falta de incidência de luz, alongando-se a procura de sol, tirando energia do processo fisiológico de criação e aprofundamento de raízes). “Tudo isso compromete a produtividade da lavoura”, afirma.
Assim, a pesquisa descobriu que a solução para esses problemas consiste em antecipar a dessecação para os meses de junho e julho, quando já não chove, mas ainda tem umidade no solo e o metabolismo dos capins ainda está ativo. Desta forma, o herbicida passa a funcionar bem melhor, matando o capim adequadamente e dando tempo da palha se formar e assentar, durante os meses de agosto e setembro. “Isso garante o plantio de qualidade lá na frente, com o retorno das chuvas”, destaca Munhoz.
Outra vantagem do emprego da técnica consiste na antecipação do calendário agrícola. “Com a dessecação antecipada, a palha fica pronta para o plantio, que pode ocorrer após as primeiras chuvas da estação chuvosa. E se ela é plantada logo no início da janela, o produtor ganha calendário: ele planta mais cedo, então ele vai colher essa soja mais cedo”, ressalta Munhoz. Ao colher mais cedo, área fica apta ao plantio de uma cultura de safrinha numa época de melhor potencial produtivo. “Ou seja, essa tecnologia favorece o aumento de área de safrinha, porque ela antecipa o calendário”, conclui.
Entretenimento
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
Exposição “Aquilo que habita em mim” estreia dia 08 na Galeria Sesc em Palmas

A Galeria de Artes do Sesc em Palmas inaugura no dia 08 de julho, às 19h, a exposição “Aquilo que habita em mim”, com um bate-papo especial com a multiartista e autora da mostra, Ana Mundim. A entrada é gratuita e a classificação é livre. Após o lançamento, a exposição segue aberta para visitação até o dia 18 de agosto, no Centro de Atividades Norte do Sesc.
A mostra é resultado de uma pesquisa visual que une fotografia e dança para explorar o simbioceno — conceito filosófico e ambiental que propõe uma convivência harmônica e não hierárquica entre seres humanos e não-humanos.
Sobre Ana Mundim
Ana Mundim é uma artista múltipla: bailarina, fotógrafa, atriz, escritora e DJ. Possui doutorado em Artes pela UNICAMP e Universitat Autònoma de Barcelona, é mestre em Artes e licenciada em Dança pela UNICAMP. Desde 2017, é professora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Há mais de uma década, Ana investiga as possibilidades da imagem em movimento, desenvolvendo o conceito de “fotocoreografia”, que já foi tema de artigo acadêmico. Em 2023, participou do Laboratório Oma de Artes Visuais (SP) e do Experimental Photo Festival em Barcelona.
Serviço
- Exposição: “Aquilo que habita em mim”
- Artista: Ana Mundim
- Abertura e bate-papo: 08/07, às 19h
- Visitação: 09/07 a 18/08
- Local: Galeria Sesc de Artes – Centro de Atividades Norte, Palmas (TO)
- Informações: artesplasticas@sescto.com.br | WhatsApp (63) 3212-9922
- Entrada: Gratuita | Classificação: Livre
Entretenimento
Festival da Literatura Independente do Tocantins movimenta Palmas com programação gratuita
De 25 a 27 de julho, Palmas recebe o Festival da Literatura Independente do Tocantins com programação gratuita, feira, shows e debates.

O Festival da Literatura Independente do Tocantins (FLITO) será realizado entre os dias 25 e 27 de julho em Palmas, com uma programação cultural totalmente gratuita. A iniciativa promete aquecer a cena literária local e valorizar autores, editoras e artistas da produção tocantinense.
FLITO valoriza produção literária do Tocantins
Idealizado pelo empresário e escritor Matheus José, da Editora Vecchio, o Festival da Literatura Independente do Tocantins reunirá escritores, artistas visuais, músicos e leitores em um ambiente colaborativo e de celebração da cultura regional.
Programação do Festival da Literatura Independente do Tocantins
A programação do FLITO inclui lançamentos de livros, feira literária, mesas de debate, espaço infantil, shows musicais, sarau poético e intervenções artísticas visuais e performáticas. Serão três dias de encontros entre público e criadores de arte e literatura.
Locais do festival em Palmas
Nos dias 25 e 26 de julho, o festival acontece no Museu Casa Suçuapara, localizado no Parque Cesamar. No dia 27 de julho, o encerramento será na Praia da Graciosa, um dos cartões-postais da capital, unindo literatura e natureza em um mesmo espaço.
Realização e apoios
O Festival da Literatura Independente do Tocantins tem entrada franca e é uma realização da Editora Vecchio em parceria com o Plano Nacional Aldir Blanc. Conta com apoio cultural da Fundação Cultural de Palmas, apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins e realização do Ministério da Cultura.
Informações e redes sociais
A programação completa será divulgada em breve. Para acompanhar as novidades do evento, acesse o @flitocantins no Instagram.
Links úteis
Acompanhe o Portal Jaciara Barros para mais informações sobre o Festival da Literatura Independente do Tocantins e os destaques da cena cultural do estado.
Entretenimento
Jornalista e Escritor Tocantinense Lança Livro e Exposição Fotográfica Sobre Combate a Incêndios Florestais em Paraíso do Tocantins

O Tocantins enfrenta atualmente um dos maiores desafios ambientais do Brasil: o alto número de incêndios florestais, especialmente durante o período de estiagem. Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, a Secretaria de Meio Ambiente de Paraíso do Tocantins, em parceria com a empresa Película Filmes, promoveu um evento educativo com o escritor e fotógrafo Willian Borges.
O evento foi realizado na manhã desta terça-feira, 01, na Secretaria de Meio Ambiente e contou com a presença de brigadistas, bombeiros e profissionais que trabalham na proteção e preservação do meio ambiente.
No evento, foi lançado o livro “Anjos da Natureza”, que aborda o trabalho dos brigadistas florestais e a importância dessa atuação para a preservação ambiental. Junto ao livro, também foi lançada uma exposição fotográfica homônima, com imagens de brigadistas e incêndios florestais.
O livro e a exposição “Anjos da Natureza” são frutos de um projeto da empresa Película Filmes, realizado com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O projeto conta com patrocínio do Banco da Amazônia (Basa), dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A iniciativa garante a permanência da exposição por dez dias nas cidades por onde passa, além da doação de exemplares do livro para bibliotecas e instituições que atuam com questões ambientais.
“Hoje tivemos um dos eventos mais gratificantes deste projeto, pois foi a apresentação de uma literatura ainda pouco difundida no Brasil, a realidade dos combates a incêndios florestais, para profissionais que trabalham na área. Isso foi gratificante, pois foi uma troca de saber e também uma contribuição para pessoas que podem fazer a diferença já neste período de estiagem”, disse Willian Borges, autor do livro.
-
Turismo4 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Turismo4 dias atrás
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
-
ALETO5 dias atrás
Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto
-
ALETO4 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia