Economia
Empreendedorismo feminino impulsiona a diversidade no mercado de trabalho

O Empreendedorismo Feminino, celebrado em novembro, reforça a crescente influência das mulheres no mercado de trabalho e os desafios que ainda precisam ser superados para alcançar a plena equidade no mundo corporativo. O Brasil ocupa a sétima posição no ranking global de empreendedorismo feminino, com mulheres liderando cerca de 34% dos negócios no país, de acordo com o Sebrae.
Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, as mulheres representam 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026. Apesar do destaque, enfrentam dificuldades como menor acesso a capital — aproximadamente 40% inferior ao disponível para homens — e maior dependência de redes locais e familiares para iniciar seus negócios. Ainda assim, o empreendedorismo feminino tem sido um motor essencial para o crescimento econômico inclusivo, especialmente em países de baixa e média renda.
No Brasil, histórias como a de Janete Vaz e Sandra Costa, que fundaram o Grupo Sabin há 40 anos, inspiram outras mulheres a transformarem sonhos em realidade. Fundada há quatro décadas, a empresa é hoje uma das maiores redes de medicina diagnóstica do país, com mais de 7 mil colaboradores e atendimento a mais de 7 milhões de clientes por ano. “Superamos preconceitos e nos concentramos em oferecer saúde de excelência em todas as regiões do Brasil”, conta Janete, destacando que o Sabin tem uma mulher como presidente-executiva. A bioquímica Lídia Abdalla entrou no Sabin em 1999, como trainee. Ao longo da carreira na empresa, exerceu as posições de coordenadora, gerente e superintendente, até chegar à presidência da empresa em 2014.
A partir da implementação da Governança Corporativa, com as cofundadoras assumindo as decisões estratégicas da empresa, e da Gestão Executiva, com Lídia à frente do time de diretores executivos, o Sabin expandiu sua presença para 14 estados, além da capital federal, onde a empresa nasceu. Hoje, o Sabin atua com 358 unidades, em 78 cidades nas cinco regiões do país. Além de expandir territorialmente, nesse período, a empresa se dedicou a diversificar o seu portfólio de serviços para Atenção Primária à Saúde, com a Amparo Saúde, e lançou a Rita Saúde, sua própria plataforma digital, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade. Nesse ciclo, os investimentos em inovação foram direcionados para os projetos de transformação digital, de open innovation e para a área de genômica.
O que começou há quase quatro décadas com a união de duas empreendedoras determinadas que se lançaram no sonho de abrir seu próprio negócio, é hoje uma empresa nacional sólida, visionária, com valores bem estabelecidos, comprometida com uma agenda ESG de forma genuína e serviços de saúde e bem-estar para apoiar a jornada de saúde de seus clientes, de Norte a Sul do país. Como importante pilar dessa agenda, o Grupo Sabin é mantenedor do Instituto Sabin, que há 19 anos trabalha ações de impacto social nas comunidades onde a empresa está presente, com foco na melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade dessas comunidades, fomentando a inovação social. Nessa trajetória o Instituto impactou positivamente a vida de mais de 1,6 milhões de pessoas e mais de 900 organizações sociais.
Mulheres liderando transformações no mercado
“Além de termos relevante parcela de mulheres em nossas operações, a empresa possui práticas empresariais de referência em sua governança e gestão. Nesse período, saímos de um patamar de 350 milhões de faturamento e alcançamos o marco de 1,6 bilhões em 2023. Isso retrata que uma empresa de alma feminina tem total capacidade e competência de entregar resultados econômicos – financeiros conectados a sua cultura e entrega de valor para a sociedade, inspirando também empreendedoras e lideranças empresariais”, destaca Sandra Costa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin.
O Sabin também atua em iniciativas que incentivam o protagonismo e a liderança feminina e foi a primeira empresa da América Latina a integrar o Pacto Global da ONU, em 2007, no qual se comprometeu com os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres. Além disso, apoia movimentos como Elas Lideram 2030, que reúne 1.500 empresas comprometidas com a mesma causa, o Movimento Mulher 360, que estimula a ampliação da presença feminina nas empresas, e o WeConnect, que estimula o empreendedorismo feminino na cadeia produtiva, entre outros.
“Nós oferecemos oportunidades para que as mulheres cresçam, se desenvolvam e acreditem nos seus sonhos. Em 1984, nós não tínhamos muitas mulheres como referência no empreendedorismo. Temos muito orgulho de olhar para trás e observar que a nossa jornada foi estruturada a partir de uma atuação onde a responsabilidade socioambiental, além de ser um valor da empresa, se traduz a cada dia em ações e programas com impactos positivos em 14 estados no Brasil”, afirma Sandra.
A atuação das cofundadoras em movimentos pelo protagonismo feminino também se reflete nas práticas de gestão de pessoas da empresa. As mulheres representam 77% do quadro de colaboradores do Grupo. No entanto, é no quadro de lideranças que a empresa se diferencia com mulheres exercendo 74% dos cargos de liderança.
Sabin no Tocantins
No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no Estado e oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.
Destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
O grupo está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Turismo2 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas5 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional3 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival de Circo de Taquaruçu movimenta economia criativa
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?