Governo do Tocantins
Entenda as diferenças entre apreensão, remoção e retenção de veículos: como evitar e resolver problemas no dia a dia

Quem não está familiarizado com o tema pode pensar que as três palavras são semelhantes, mas o conceito legal e a implicação prática de cada um é diferente
Passar por uma fiscalização policial e ter o seu veículo retido é uma situação pela qual ninguém gostaria de passar, não é mesmo?
Existe uma série de infrações que podem acarretar em penalidades, como a apreensão, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre elas, estão o acréscimo de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), multa e a suspensão do direito de dirigir.
Além de ter que lidar com as complicações que as penalidades trazem, o proprietário do veículo também pode ficar em dúvida a respeito do que se trata uma apreensão de veículo, visto que as mudanças que ocorreram na legislação de trânsito em 2016 ainda causam algumas confusões.
Para não ficar mais com dúvidas e descobrir como evitar passar por esse processo, continue com a leitura e descubra tudo a respeito de apreensão!
O que é uma apreensão de veículo?
A apreensão era uma penalidade administrativa de trânsito que retirava o veículo de circulação e suspendia os direitos de posse do proprietário sobre o automóvel por tempo determinado.
Para que ela pudesse ocorrer, era exigida a presença de uma autoridade e a definição de um tempo de custódia. O veículo era, então, movido até um depósito ou pátio e ficava sob a responsabilidade do órgão que realizou a apreensão.
Para retirar o veículo do depósito, era necessário realizar o pagamento da estadia e dos valores necessários para a remoção.
Sim, nós dissemos que era uma penalidade. Isso porque a Lei nº 13.281 de 2016 alterou ou revogou vários artigos do Código de Trânsito Brasileiro. Uma das revogações foi feita no inciso IV do art. 256 que tratava justamente da apreensão de veículos.
Na prática, não houve alterações, já que a remoção do veículo seguiu como uma medida administrativa. Mas não pense que apreensão, remoção e, talvez, até retenção são a mesma coisa, viu?
Quais as diferenças entre remoção, retenção e apreensão?
Quem não está familiarizado com o tema pode pensar que as três palavras são semelhantes, mas não é o caso! O conceito legal e a implicação prática de uma são diferentes das demais.
Retenção
É uma medida administrativa que faz com que o veículo fique parado no mesmo local em que foi abordado. O veículo não pode ser movido pelo proprietário até que a irregularidade que causou a retenção seja resolvida.
O proprietário tem um prazo razoável para resolver o problema e, enquanto isso não é resolvido, o automóvel fica guardado em um depósito até o momento da retirada.
Dependendo da infração, ela pode ser resolvida no mesmo local em que foi identificada, com o veículo sendo rapidamente liberado pelo agente de trânsito.
Remoção
A remoção é o deslocamento de um veículo com o uso de guinchos realizado para interromper o procedimento que resultou em uma infração ou desobstruir uma via e permitir a passagem de carros. Essa medida administrativa pode ser realizada por um agente de trânsito ou por um policial.
Quando há uma remoção, ocorre a apreensão de veículo. Como ela era uma penalidade, o direito à defesa era assegurado ao proprietário.
Quais motivos podem causar apreensão de veículo?
Existem muitas infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro que podem causar a apreensão de veículos. Confira um resumo delas.
1. Estacionar em local proibido;
2. Disputar corridas de carro ou qualquer tipo de veículo (os famosos rachas);
3. Parar em vias públicas por falta de combustível;
4. Praticar manobras perigosas, que ofereçam risco à segurança;
5. Estacionar o veículo em esquinas a menos de cinco metros da via transversal;
6. Adulterar e/ou falsificar a CNH e/ou o CRLV;
7. Remover a placa de identificação ou com placa ilegível;
8. Bloquear a via pública impedindo a passagem dos demais veículos.
O proprietário ou o condutor não pode realizar os seguintes atos:
● Conduzir veículo que não possui autorização para transitar com dimensões sobressalentes ou que está com a autorização vencida;
● dirigir meio de transporte escolar sem ter a permissão específica para isso;
● dirigir o veículo com dispositivos que dificultam a identificação do automóvel por radares ou com placas de identificação ilegíveis;
● dirigir automóvel sem qualquer uma das placas de identificação ou com lacre, chassi, selo ou placa danificados, falsificados ou escondidos;
● dirigir veículo com passageiros no compartimento de carga, sem a permissão das autoridades competentes;
● dirigir veículo que não possui registro e licenciamento pelo Detran;
● dirigir o veículo sem portar a CNH e a CRLV ou conduzir veículo de categoria diferente da que foi registrada na CNH ou na PPD;
● recusar a entrega de documentos exigidos por lei às autoridades de trânsito ou furar bloqueios impostos por policiais;
● remover veículo do local onde ele se encontra retido para ser regularizado, sem ter a autorização do órgão competente;
● bloquear via de trânsito com o automóvel;
● entregar o veículo, deixar a pessoa conduzi-lo ou dar a posse dele para pessoa que não tem CNH ou PPD. O mesmo se aplica à pessoa que possui documentos de categoria diferente da do veículo;
● conduzir ou tomar posse de veículo estando com a CNH ou a Permissão Para Dirigir (PPD) suspensa ou cassada por qualquer motivo, bem como autorizar a condução, entregar a direção ou permitir a posse do veículo por uma pessoa que esteja na mesma situação.
Como liberar veículo apreendido por infração de trânsito?
Como comentamos anteriormente, o veículo apreendido fica sob a responsabilidade do órgão que realizou a apreensão. Geralmente, é o Detran.
A liberação pode ser solicitada pelo proprietário ou seu representante legal, desde que não exista nenhuma restrição inserida no cadastro do veículo, como um bloqueio judicial ou administrativo.
O número de dias que o veículo permanece no depósito é utilizado para o cálculo dos valores da remoção e da estadia do veículo no local.
O veículo pode permanecer no depósito pelo prazo máximo de 6 meses. Depois disso, se o proprietário ainda não tiver corrigido a irregularidade, o veículo pode ser leiloado pelas autoridades de trânsito.
O dinheiro conseguido com a venda do veículo em leilão será utilizado para abater os valores referentes a multas, tributos e tarifas. Ainda assim, os pontos foram acrescidos à CNH e as penalidades permanecem. Sobrando algum valor, o dinheiro é transferido para o proprietário do veículo.
Possíveis infrações do dia a dia podem legitimar a apreensão de veículo. Para ajudar você a se organizar melhor e evitar esse problema, o Gringo desenvolveu um aplicativo.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins
No distrito de Taquaruçu, evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local

O governador Wanderlei Barbosa participou, na noite desta sexta-feira, 11, da 2ª edição do Taquaruçu Fest, realizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local.
Neste ano, a programação contou com a participação especial do cantor Bell Marques, ícone da música baiana e ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que embalou o público com sucessos que marcaram gerações. O evento também teve shows de Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento em cultura como ferramenta de valorização da identidade tocantinense e de fortalecimento do turismo. “O Taquaruçu Fest é mais uma ação que mostra nosso compromisso com o turismo cultural e com a geração de oportunidades para os empreendedores locais. Estamos promovendo cultura, lazer e também estimulando a economia”, afirmou o Governador.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressaltou que o evento se consolida como um atrativo importante dentro do calendário de férias do Tocantins. “O Taquaruçu Fest é um termômetro dos eventos de veraneio, como a Temporada de Praia, e na Capital vem atraindo turistas, movimentando o comércio e reforçando o protagonismo do Tocantins como destino turístico”, pontuou.
Cultura e desenvolvimento local
Realizado em formato de um único dia, o Taquaruçu Fest integra o calendário de eventos culturais e turísticos do Governo do Tocantins, que ocorre entre os meses de junho e agosto. A primeira edição, em 2023, contou com a apresentação da dupla Rio Negro & Solimões. Neste ano, a estrutura foi ampliada, com reforço na segurança, apoio à comunidade local e incentivo ao empreendedorismo.
A autônoma Edinalva Dias Cardial, participou do evento com sua barraca de alimentos, essa é a sua segunda vez empreendendo no festival e segundo ela é uma ótima oportunidade de renda extra. “Estive aqui em 2023, eu gostei bastante do evento e esse ano eu continuo achando organizado, e é um evento que sempre dá oportunidade para um empreendedor”, afirmou.
Localizado em uma área turística, o distrito de Taquaruçu é um dos destinos mais procurados por quem busca o clima de serra como refúgio para lazer e descanso. De férias em Palmas, o médico Sávio Alves Mendes chegou de Goiânia nesta sexta-feira e comemorou a recepção calorosa. Ele e um grupo de amigos aproveitaram a noite usando abadás personalizados especialmente para a apresentação do cantor baiano. “Sempre passo as férias aqui, porque já morei em Palmas. Hoje é um dia especial, pois logo nos primeiros dias já tenho a chance de curtir um show do Bell Marques”, ressaltou.
Solidariedade em rede
Assim como outros eventos promovidos pelo Governo do Tocantins, o Taquaruçu Fest também foi palco para ações do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, criado em 2024 como parte da Rede Cuidar. A iniciativa arrecada alimentos durante shows e eventos públicos, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Também estamos arrecadando alimentos neste evento, pois reconhecemos a importância dessa ação para a nossa comunidade. É gratificante ver que as pessoas estão compreendendo o nosso apelo e contribuindo com doações nos pontos de coleta do Governo”, comentou a primeira-dama, Karynne Sotero.
Desde sua criação, o programa já arrecadou centenas de toneladas, como ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), quando mais de 140 toneladas foram destinadas à população em todo o estado.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14
Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.
A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.
Projeto Rio Formoso
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest
Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.
“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.
Solidariedade em rede
Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.
Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.
As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.
Taquaruçu Fest
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
-
Turismo2 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional3 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes5 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Entretenimento4 dias atrás
Festival de Circo de Taquaruçu movimenta economia criativa