Economia
Entenda como o Banking as a Service (BaaS) entra na mira da PF

No fim de agosto, a Polícia Federal identificou uma quadrilha que movimentou R$ 7,5 bilhões por meio de fintechs ilegais usando “contas bolsão”. Essas contas são usadas pelos bancos para armazenar e transacionar fundos de clientes finais, dificultando a rastreabilidade da origem dos valores.
Essas “contas bolsão” são abertas em nomes de empresas que utilizam soluções de banking as a service (BaaS) de instituições financeiras ou de pagamento reguladas; essas contas ainda não são regulamentadas, mas devem seguir as normas existentes para instituições de pagamento.
Sob uma perspectiva de cibersegurança e prevenção a fraudes, a adoção de Banking as a Service (BaaS) por fintechs e corretoras de câmbio intensifica a necessidade de uma estratégia robusta para mitigação de riscos. Ao integrar parceiros externos, esses players se tornam alvos preferenciais para ataques cibernéticos, fraudes e exploração de vulnerabilidades.
Além disso, as diretrizes do COAF desempenham um papel crucial na identificação e prevenção de atividades suspeitas, reforçando a importância de monitorar transações e implementar controles rigorosos para prevenir a lavagem de dinheiro.
Para enfrentar esses desafios, a regulamentação — principalmente as diretrizes do BACEN — exige controles rigorosos alinhados aos padrões de mercado, como a ISO 27001, SOC 2 e PCI-DSS. No entanto, apenas atender à regulamentação não é suficiente. É necessário construir uma gestão de confiança, onde o controle preventivo e proativo esteja no centro da operação, com processos contínuos de auditoria e verificação. A regulamentação serve como base, mas deve ser complementada por uma infraestrutura cibernética que antecipe ataques e responda com eficiência.
A ABRACAM (Associação Brasileira de Câmbio) desempenha um papel fundamental ao criar orientações e promover boas práticas de compliance e segurança para corretoras associadas. Ao fornecer diretrizes sobre a importância de controles robustos contra fraudes e prevenção à lavagem de dinheiro, a ABRACAM se alinha às diretrizes do COAF e Banco Central do Brasil, fortalecendo o ecossistema de fintechs e câmbio e garantindo que as corretoras atuem com maior segurança e confiabilidade.
Adotar o BaaS sem a devida atenção à blindagem digital e à prevenção de fraudes é arriscar expor dados sensíveis e comprometer a integridade das transações financeiras. Isso significa que a segurança não deve ser vista apenas como um custo operacional, mas como um elemento estratégico para proteger a reputação da empresa e garantir a confiança de clientes e parceiros.
A regulamentação constrói a base de uma cultura de segurança digital ativa, com foco na antecipação e mitigação de ameaças. Governança em segurança combinada com uso de tecnologias práticas, como tokens de de acesso tornam-se indispensáveis nesse momento, fortalecendo a identificação, autenticação, não repúdio e a rastreabilidade dos acessos e transações digitais.
Diante de um cenário onde as ameaças são contínuas, devemos antecipar os riscos, cercando-os com estratégias de segurança onde o imprevisível é constante e a única certeza é a mudança.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
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