Turismo
Entre águas, tropeços e sabores

Uma das melhores opções de aventura fluvial no Tocantins tem nome: Tropeço, seja navegando, pescando, mergulhando ou contemplando.
Os três maiores arquipélagos fluviais do mundo pertencem ao Brasil, e um deles está localizado no município de Peixe, 302 a km de Palmas, no Tocantins. Os outros dois Mariuá, o maior, e Anavilhanas, estão situados no Rio Negro, estado do Amazonas.
O incrível Arquipélago do Tropeço é formado por um conjunto de 364 ilhas, próximas uma das outras ao longo do Rio Tocantins. Um verdadeiro paraíso natural, repleto de peixes, onde o rio corre em saltos sobre as pedras. O passeio surpreende pelas fortes correntezas, lagoas, quedas d’águas, canais e pedras enormes, em meio a vegetação típica do Cerrado.
Em todo percurso de barco observa-se uma a natureza farta e exótica, onde águas verde ou azuladas dominam a paisagem. Em qualquer ponto, um convite para banhos, passeios de barco, pesca ou simplesmente descansar e contemplar se desligando do mundo exterior para emergir em outro completamente diferente.
O Tropeço pode ser visitado o ano todo, especialmente na época da estiagem, quando surgem as praias em toda sua extensão, com destaque para a famosa Praia da Tartaruga, de areias brancas e águas mornas, quando brinda o turista com boa infraestrutura e shows artísticos na alta temporada no mês de Julho.
Por todo o percurso, observa-se casas, ranchos, abrigos e embarcações particulares, simples ou sofisticadas, nas ilhas ou às margens do curso d’água, evidenciando a grande movimentação de turistas, especialmente quando as águas baixam e o arquipélago fica mais exuberante. Uma delas, é a Ilha Califórnia, um local aconchegante que nos convida para um relax.
Ainda assim, falta muito para o Tropeço ser considerado um produto turístico, formatado e embrulhado para ser entregue ao visitante. Primeiro, será preciso combinar equipamentos, serviços turísticos e infraestrutura que garantam a satisfação do visitante. Afinal, só um atrativo baseado apenas no seu potencial natural, por mais incrível e único que seja, não pode ser considerado um produto, um negócio turístico.
Se a intenção é atrair turistas é preciso estar preparado para comercializar o produto, ou seja, uma logística garantindo todas as condições de acesso, hospedagem, segurança, alimentação, enfim, um receptivo que possa atender com eficiência dando o suporte necessário ao turista. E sempre com a preocupação de que todas as limitações podem afetar negativamente a proposta.
Gastronomia
No entanto, Peixe guarda boas surpresas como sua prestigiada e tradicional gastronômia regional. Os peixes estão todos lá, mas os sabores e cheiros dos frutos e ervas do Cerrado ganham destaque no cardápio da Pousada Roda de Fogo, um dos melhores empreendimentos hoteleiros da região.
Os pratos são deliciosos e contam histórias inspiradas na biodiversidade do Cerrado e na vivência, desde a infância, da chef Rosa de Fogo. Picantes ou adocicados eles têm nomes curiosos como Pedra da Baliza, Risoto Saco de Jorge, Chambaru, Reboliço do Tropeço, Casal Queiroz, Mãe Deuzinha, Peixe Acima do Rebojo entre outros. Todos com sabores marcantes dos frutos da terra como pequi, baru, cagaita, mangaba, jambu e até sementes de aroeira.
Pesca
As águas do município são abundantes de peixes, mas estão cheias também de histórias e curiosidades. A mais famosa é a lenda que deu nome à cidade centenária, quando um enorme peixe ficou encalhado numa lagoa após uma grande enchente, por volta de 1800, dando origem ao Porto do Peixe.
Com os anos, o povoado prosperou até chegar aos dias atuais com a proposta de tornar-se destaque no roteiro turístico do Estado do Tocantins. Uma das atrações mais consolidadas é a pesca que virou um roteiro aclamado por pescadores e aventureiros, especialmente para aqueles que praticam a pesca esportiva, onde não faltam peixes como tucunaré, apapá, curvina, dourado, pacu, pintado, Jaú e caranha.
Um dos points dos amantes da pesca é o o Rancho do Kojak, pioneiro na pesca esportiva no Estado, graças ao seu modelo de operação, focado no sistema pesque e solte. O Rancho fica situado às margens da Usina Peixe Angical, localizada no rio Tocantins, com reservatório abrangendo os municípios de Peixe, São Salvador do Tocantins e Paranã
Acesso
Para fazer o passeio é preciso contratar os serviços de guias locais para navegar pelos canais, onde há pedras, cachoeiras e correnteza forte.
O acesso a Peixe, a partir da capital Palmas, é feito via Porto Nacional até Gurupi que fica a 74 Km de Peixe.
Contatos
Prefeitura de Peixe:(63) 3356-2100
Pousada Rosa de Fogo: (63)98484-4797 e 98111-4791
Rancho do Kojak: (63) 98422-1279 3 98443-4810
Barqueiros: (63) 98484-3778 e 99102-2468
Nota
Estivemos em Peixe por ocasião do II Encontro . Gastronômico da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR), nos dias 18 e 19 de janeiro de 2025.
Texto: Penaforte
Gastronomia
Ateliê Pop Queens abre inscrições para oficinas gratuitas de biscoito em Palmas
Projeto valoriza o cerrado tocantinense e a cultura negra por meio da arte acessível

O Coletivo Pop Queens está com inscrições abertas para as oficinas gratuitas do projeto Ateliê Pop Queens, uma iniciativa que une arte, identidade e cultura popular tocantinense. Liderado pelas artesãs Layanne Martins Aires e Julia Maria Guedes, duas mulheres negras comprometidas com o fortalecimento da cultura local, o projeto será realizado neste semestre em Palmas, com aulas presenciais e vagas limitadas.
Com apoio da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Secretaria da Cultura do Tocantins, o projeto oferece ensino de técnicas de modelagem em biscoito com um toque especial: os participantes irão desenvolver uma capivara no estilo funko pop, unindo o imaginário do cerrado ao universo da cultura pop.
Ao todo, serão oferecidas 80 vagas, divididas em turmas de 6 a 8 pessoas. Cada turma participará de duas aulas de 4 horas de duração, em dados a serem informados após o encerramento das inscrições. O curso é aberto ao público em geral e não há restrição de idade, crianças menores de 14 anos devem estar acompanhadas por um responsável.
Os escritórios têm como objetivo democratizar o acesso à arte, fortalecer o sentimento de pertencimento e incentivar a criatividade de forma lúdica e representativa, promovendo a valorização da cultura do Tocantins e suas expressões populares.
As inscrições já estão disponíveis por meio de um formulário online. Após o preenchimento, os participantes selecionados serão contatados via WhatsApp com detalhes sobre local e cronograma.
Inscreva-se aqui:
https://docs.google.com/forms/ d/e/ 1FAIpQLSdmbCMlWKQ6fDqLzB2qKSZC ZHrw5vMP_sSS0_2_zGyd_EEfQA/ viewform?usp=header
Instagram do ateliê https://www.instagram.com/ popqueenss/
Contatos para agendamento de entrevistas: Julia Maria 6399246-1365 / Layanne Martins 6398431-3741

Um barco desliza lentamente por um cenário deslumbrante. À beira do Lago de Palmas, o público contempla o pôr do sol ao som do saxofonista Bruno Barreto, regendo melodias suaves enquanto a luz dourada do entardecer pinta o céu.
![]() |
![]() |
A experiência, ao mesmo tempo sensorial e estética, une música, natureza e uma atmosfera de contemplação, criando o que muitos chamam de verdadeira “sunset vibe”. Tudo isso acontece diante de um dos mais belos pores do sol do Brasil, à margem da Prainha do Campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas.
Essa magia faz parte da nova temporada do projeto Som das Águas, que acontece todas as quintas-feiras dos meses de julho e agosto, a partir das 17h30. O evento é gratuito e aberto à comunidade, reunindo estudantes, professores, servidores, turistas e moradores da capital.
Segundo o professor da UFT Francisco Pereira de Sousa, o Som das Águas, mais do que uma atividade cultural, também carrega uma importante missão educativa:
“O projeto promove uma mensagem de educação ambiental, com ações de conscientização sobre o uso responsável dos espaços naturais e a preservação da fauna e da flora locais.”
Dicas para aproveitar a experiência
Para curtir sua tarde de encantamento e reflexão com mais conforto, leve:
hapéu ou boné; óculos escuros; repelente; garrafa de água; canga ou esteira para sentar na areia.
Reflexão
Embora encantador, o evento ainda carece de estrutura para se consolidar como um produto turístico de referência. Boa música e um pôr do sol magnífico são atrativos naturais — mas é preciso planejamento, investimento e promoção estratégica.
Algumas medidas simples podem fazer a diferença: instalação de banheiros ecológicos e bebedouros; sinalização turística e orientações ambientais no local; barracas padronizadas com comida regional leve, bebidas e artesanato; espaço com estrutura mínima de apoio ao público, como bancos e som ambiente.
Com esses ajustes, o Som das Águas pode se firmar como uma das experiências culturais mais marcantes da capital tocantinense — unindo arte, bem-estar e consciência ambiental.
![]() |
![]() |
Turismo
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
Por Arlete Carvalho -Jornalista, Diretora de Finanças da Abrajet Nacional

Era o último fim de semana de junho quando encarei, pela primeira vez, o desafio de andar num quadriciclo em meio à natureza exuberante de Socorro (SP). A aventura aconteceu sob os cuidados da equipe do Parque Aui Mauê, que oferece experiências de ecoturismo com segurança, acolhimento e muita adrenalina. Tudo muito novo, empolgante, encantador. E, acima de tudo, revelador.
Entre uma curva e outra, pedras, poeira e cenários maravilhosos, fui tomada por um pensamento quase incômodo: por que só agora? Há anos tenho acesso a um quadriciclo na fazenda de uma pessoa próxima. Nunca dei muita atenção. Sempre havia algo mais urgente, ou mais cômodo, ou simplesmente deixava para depois. Era como se aquilo, por estar tão próximo, perdesse o brilho do inédito.
A experiência, proporcionada aos participantes da reunião do Conselho Nacional da Abrajet e do V Fórum de Turismo da Abrajet São Paulo, me fez pensar sobre o que significa, de fato, aprender e viver. Aprendemos muito ouvindo – com os conselhos dos mais velhos, os ensinamentos dos professores, as histórias dos amigos. Também aprendemos pela leitura – mergulhando nas experiências dos outros, ampliando nosso repertório. Mas existe uma terceira via, a mais marcante de todas: aprender pela vivência. Sentir, experimentar, arriscar, errar e acertar. E, muitas vezes, isso está ao nosso redor, só esperando um olhar mais atento, uma vontade de sair da rotina.
Socorro me socorreu, proporcionou-me essa redescoberta. O passeio promovido pela equipe do Parque Aui Mauê não foi apenas uma diversão de fim de semana, mas um lembrete de que há beleza e aprendizado em coisas simples e próximas. Não é preciso cruzar fronteiras para viver o novo – às vezes, basta atravessar o portão da fazenda, aceitar um convite antigo, dizer “sim” a algo que estava ali o tempo todo.
A gente vive correndo atrás de grandes aventuras, esquecendo que algumas delas estão logo ali, no quintal da vida. Talvez valha a pena parar um pouco, olhar em volta e perguntar: o que estou deixando de viver por achar que já conheço?
Uma outra pergunta, agora direcionada aos paulistas, em especial aos socorrenses, vocês conhecem e aproveitam as coisas boas, acolhida, comida e passeios maravilhosos que o Socorro oferece? Detalhe: Socorre está a apenas 120 km da capital São Paulo.
Ah, a propósito, façam fotos. Eu fiquem tão empolgada que só fiz fotos dos companheiros de passeio, nenhuma minha.
Tudo sobre as vivências que o Parque Aui Mauê oferecer, entre elas o passeio de quadriciclo e detalhes de como chegar ou marcar sua atividade com antecedência, você pode encontrar clicando aqui. (https://auimaue.com.br/)
-
Palmas19 horas atrás
Reassumindo a gestão: Eduardo Siqueira Campos retorna ao cargo de prefeito de Palmas
-
Faet e Senar4 dias atrás
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Palmeirante recebe fábrica de fertilizantes com investimento de R$ 400 milhões
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Governador Wanderlei Barbosa participa de cavalgada durante festejo religioso em Aparecida do Rio Negro
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Governo do Tocantins renova travessia gratuita em Aguiarnópolis