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Estudantes de escola rural de Palmas transformam agricultura familiar em projeto vencedor de empreendedorismo sustentável

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Texto e Fotos: Gabriela Rossi

O projeto ‘Empreendedorismo sustentável, manipulação e comercialização da geleia de pimenta dedo de moça foi realizado por estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Rural Entre Rios.

Durante o processo de educação é comum que os estudantes levem as vivências de casa para as salas de aula, e na educação do campo não poderia ser diferente. Foi assim que estudantes da Escola Estadual Rural Entre Rios, de Palmas, desenvolveram o projeto ‘Empreendedorismo sustentável, manipulação e comercialização da geleia de pimenta dedo de moça.

A proposta para o projeto nasceu a partir do conhecimento de que os alunos plantavam pimentas em casa, surgindo então a ideia de transformá-las em geleia, que poderia ser utilizada tanto para consumo, quanto para comercialização. A execução do projeto foi feita de modo a contemplar o perfil dos estudantes, gerando conhecimento teórico e prático, de forma que o produto servisse como um complemento na renda familiar, além de fortalecer o protagonismo juvenil e o empreendedorismo sustentável.

No ano passado, o projeto conquistou o primeiro lugar do Prêmio Escola que Transforma, na modalidade Escola Agrícola – Anos finais do ensino fundamental, concurso desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A professora Deylane Macêdo, uma das responsáveis pela iniciativa, relatou que está muito orgulhosa. O projeto desperta nos estudantes empreendedorismo sustentável, protagonismo, consciência ambiental e trabalho em grupo. Nós ganhamos o primeiro lugar do Prêmio Escola que Transforma, da Seduc, quando descobrimos sentimos uma explosão de alegria, pois esse prêmio traz visibilidade para o estudante da escola rural e mostra que, apesar das condições socioeconômicas, é possível realizar sonhos.
No desdobramento da ação, os estudantes participantes adquiriram conhecimentos sobre os benefícios da pimenta dedo de moça, sua classificação, diferentes tipos de solo, variedades de adubos e a preparação para o plantio utilizando esterco e palhas de arroz.

De acordo com a estudante do 6º ano do ensino fundamental, Mirian de Sena, cada aluno coopera de uma forma, e todos participam ativamente do projeto. A minha contribuição foi ajudar a limpar os canteiros, rastelar as folhas e ajudar a plantar as mudas. Eu aprendi a fazer geleia e também que a nossa terra vermelha é muito boa para as plantações, porque tem muito óxido de ferro explicou.

Para o estudante Edgar Noleto, do 9º ano do ensino fundamental, foi uma experiência única. Eu aprendi coisas novas, como por exemplo, a geleia de pimenta, que eu nunca tinha visto antes. Aprendi a fazer o produto e a trabalhar em grupo. Além disso, aumentei meus conhecimentos junto com meus colegas e isso foi muito gratificante”, concluiu.

Durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), estudantes da Escola Estadual Rural Entre Rios apresentaram a geleia no espaço criado para o estudante no estande da Seduc. Nos cinco dias de Feira, os alunos participantes do projeto tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho e processo de criação para os visitantes, visando futuros planos de negócio com o produto.

 

Prêmio Escola Que Transforma

O Prêmio Escola que Transforma, que integra as ações do Programa de Fortalecimento da Escola (PROFE), é uma iniciativa do Governo do Tocantins, promovido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que visa reconhecer as boas práticas desenvolvidas por escolas, professores e estudantes de unidades de ensino públicas do Estado. São cerca de R$ 2 milhões em premiação.

As unidades escolares, os profissionais titulares de projetos/ações e estudantes protagonistas selecionados em 1º, 2º e 3° lugar de cada modalidade foram premiados conforme as categorias: Unidades Escolares, Profissionais e Estudantes Protagonistas.

Texto e Fotos: Gabriela Rossi

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