Educação
Exposição Galeria Alegria traz contação de histórias, quadrinhos e poesia para a criançada neste sábado, 22

Clubinho da Aman vai receber as autoras Cleudes Guedes e Alice Nardes em um sábado cheio de imaginação, criatividade e encantos
Desde que percebeu que tinha talento para tocar adultos e crianças com suas histórias e encenações, Cleude Guedes passou a usar a arte para sensibilizar e motivar pessoas de todas as idades. Neste sábado, 22, a escritora tocantinense vai conta suas histórias, divertidos e emocionantes, em mais uma edição do Clubinho da Aman. A iniciativa integra a programação da Exposição Coletiva de Arte Jovem ‘Galeria Alegria’, realizada pela Galeria Aman no mês das crianças. Cleude é criadora do projeto ‘Estrela Estrelinha’, desenvolvido a Escola Municipal Eurídice Ferreira de Mello. A prática, segundo a autora, incentiva a leitura, a escrita e a arte. “As principais ações são contação de histórias, recitação de poesias, rodas poéticas, publicação de livros e palestras motivacionais, em que uso minhas poesias e minha história de superação para motivar as pessoas”, resume a autora. Desde que trabalhava na faxina do colégio, Cleude percebia a carência no incentivo à leitura e esse foi um ponto fundamental para que ela ajudasse na transformação do universo dessas crianças. “Foi quando senti necessidade de fazer algo diferente, que viesse mudar a vida das pessoas”.Assim ela disse e fez! Remanejada para a biblioteca por problemas de saúde, ela pode retomar os estudos e descobriu que adorava contar histórias para os pequenos. “Com o passar do tempo vi que todos gostavam muito do que eu fazia. Estendi para alunos maiores, abrangendo outras faixas etárias, até atingir todos da escola. Depois comecei a convidar os professores, servidores e a comunidade para assistir as apresentações. Decidi me dedicar ao sonho de me tornar escritora e agreguei a publicação de livros nas ações do projeto que são emocionantes”. A escritora, que possui seis livros publicados, é graduada em Letras e especializada em contação de histórias e mediação de leituras. “O projeto Cultural ‘Estrela Estrelinha’ é uma maneira que encontrei de demonstrar o amor que eu tenho pela educação que ultrapassa os muros da escola”, declara. Aventuras
Publicado em quadrinhos, o livro infantojuvenil narra a rotina divertida e cheia de arranhões de tutores de bichanos, especialmente os mais marrentos.
A obra é bilíngue e muito indicada para crianças em alfabetização.
Autora
Criativa, sonhadora e com “uma mente fantástica, que facilita viajar por vários países das ‘maravilhas’”, a autora se identifica com uma personagem muito famosa dos contos de fadas: a Alice de Lewis Caroll. “Amo arte e, por isso, estou aqui para dar o meu melhor”.
Galeria Alegria
Aberta durante todo o mês das crianças, a exposição Galeria Alegria conta com 16 obras de jovens artistas residentes que direcionaram seus olhares e sensibilidade à imagética pictórica e à cultura tocantinense.
A instalação artística também trabalha a inclusão, com um painel composto por seis quadros feitos através de pintura digital, de autoria do artista gráfico Diego Avelino, que assinou a obra para a página das redes sociais da Associação T21 (Trissomia do cromossomo 21).
Serviço
O Quê: Clubinho da Aman
Quando: Sábado (22) das 9h às 13h
Onde: Galeria AMAN. Na 108 Norte, AV NS 6, Lote 14, Sala 04 – Casabella Mall
Entrada: Gratuita
Educação
APM Cursos inaugura unidade em Palmas e amplia acesso à especialização médica no Tocantins

No próximo dia 04 de julho, Palmas receberá a inauguração da unidade da Academia de Cursos Médicos (APM), que oferece cursos de pós-graduação e capacitação técnica voltados a profissionais da saúde. A chegada da instituição ao Tocantins representa um marco para a educação médica no Estado, que passa a contar com uma opção local para formação especializada, antes concentrada em outras regiões do País.
A programação de abertura começa às 7 horas, no auditório do Sindicato dos Médicos do Tocantins (Simed), com uma aula magna sobre osteoporose, ministrada pelo médico e professor Dr. Frederico Barra, ortopedista especialista em dor e doenças osteometabólicas.
Das 10h às 13h, será realizado um workshop na Clínica Ortopédica do Tocantins (COT), com atividades práticas. Ainda pela manhã, os participantes poderão acompanhar uma oficina sobre Desintometria Óssea, exame utilizado no diagnóstico de doenças como a osteoporose. Em seguida, serão apresentadas tecnologias aplicadas ao tratamento da dor, como a Terapia por Ondas de Choque (TOC) e o Laser de Alta Intensidade, ambos indicados para lesões e dores musculoesqueléticas.
À noite, a partir das 18h20, a programação retorna ao Simed com as palestras: “IA: o estado da arte e a prática médica”, conduzida pelo professor Dr. Leonardo Ludovico Póvoa e, o tema “Cannabis na dor musculoesquelética: O que você precisa saber”, ministrada pelo professor Dr. Frederico Barra. Em seguida, ocorre o coquetel de inauguração, na área social do sindicato.
Educação médica mais próxima da realidade local
Para o coordenador acadêmico da APM em Palmas, Dr. Elton Stecca Santana, a instalação da unidade no Tocantins representa uma importante descentralização do ensino médico especializado. “A proposta é facilitar o acesso de médicos e profissionais da saúde a formações presenciais de qualidade, que antes exigiam deslocamento para regiões como Sudeste e Sul. A expectativa é que a unidade funcione como um polo regional de educação continuada, atendendo demandas e contribuindo para a qualificação da prática médica no Estado”, afirma.
Segundo ele, a iniciativa também ajuda a reduzir desigualdades no acesso à atualização profissional, especialmente para médicos que atuam em cidades do interior. “É uma oportunidade para que esses profissionais se qualifiquem sem precisar sair do Tocantins”, destaca.
Educação
Projeto Bela Escola reúne grafiteiras e estudantes para transformar escolas com arte
Projeto Bela Escola leva murais criados por mulheres às regiões norte e sul de Palmas, com protagonismo de alunas do ensino médio

Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal, o projeto pode ser acompanhado pelo Instagram: @belaescola_.
A diretora da Escola Estadual Vale do Sol, Kátia Macedo, conta que os murais trouxeram um novo clima à escola. “Vai ser um impacto quando os alunos chegarem e verem a escola assim. Quando a gente falou do projeto, muitos não tinham noção da magnitude. São imagens maravilhosas, indígenas, figuras da cultura tocantinense, e tudo com muito respeito ao espaço escolar”, afirmou. Ela também celebrou o envolvimento das meninas no projeto: “As alunas que participaram do concurso agora têm uma chance real de expandir seus talentos. Elas viram que têm habilidade, e isso puxa outras. Vão se tornar multiplicadoras.”
Para Angélica Ribeiro, de 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio e uma das autoras dos desenhos escolhidos, a experiência foi marcante. “Eu saltei quando soube que meu desenho tinha sido escolhido! Foi a primeira vez que participei de uma pintura assim, e ainda com grafite, que era algo muito distante da minha realidade. Eu quero cursar Artes Visuais, e isso foi uma oportunidade enorme”, conta. “Me senti muito confortável com a equipe, principalmente por ser toda formada por mulheres. A temática do Cerrado me inspirou, e acho que combinou muito com a escola.”
No Colégio Estadual Criança Esperança, a professora Michele Marques dos Santos, que também é coordenadora da área de Linguagens, destacou a importância de projetos como esse em uma escola bilíngue e inclusiva. “Já tivemos experiências com grafite antes, mas essa é ainda mais especial porque as alunas participam de tudo, desde o desenho até a pintura. Isso estimula a criatividade, o senso de pertencimento e ainda deixa a escola mais bonita e acolhedora.”
O projeto também garante acessibilidade para estudantes com deficiência: há intérprete de Libras nas apresentações, acompanhamento para alunas com deficiência durante as oficinas e recursos como audiodescrição e resumo em braile dos murais, acessíveis via QR Code nas escolas.
“É muito bom ver arte com essa qualidade e esse respeito dentro do espaço escolar. Toda escola merecia ter algo assim”, reforça a diretora Kátia.
Meio Ambiente
Semarh e Sindjor promovem oficina de jornalismo climático e cobertura ambiental no Tocantins

Com o tema “Jornalista bem informado, informa melhor!”, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas (Sindjor) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCIAMB) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem no dia 05 de junho, às 18h30, no Auditório da Semarh, na Praça dos Girassóis, a Oficina de Jornalismo Climático e Cobertura Ambiental. A iniciativa tem como objetivo capacitar jornalistas, acadêmicos e comunicadores para uma cobertura mais precisa e inspiradora sobre temas ambientais complexos, como mudanças climáticas, o Programa Jurisdicional REDD+, educação ambiental e unidades de conservação, incentivando a promoção de ações positivas para o clima.
A atividade inclui fundamentos teóricos e debates oferecendo aos participantes ferramentas para relatar de maneira ética e eficaz as transformações ambientais e seus impactos sociais e econômicos. Também na oficina serão exemplificados os mecanismos de cadastro e cobertura da Conferência das Partes (COP30) que acontece em Belém – PA em novembro próximo. Ao final, haverá certificação emitida pelo Sinjor em parceria com o Ciamb/UFT, reconhecendo a importância de uma comunicação qualificada e comprometida com a sustentabilidade.
- ALETO17 horas atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Energisa16 horas atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento4 dias atrás
Companhia A Barraca promove Oficina de Atuação para Cinema pelo projeto Para Elas– Núcleo Experimental de Formação