Turismo
FGT se despede do público com premiação

Com muito sabores do Cerrado e música boa, a 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) se despediu do público na noite deste domingo, 11. O circuito instalado, na Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca, no Distrito de Taquaruçu, encerrou com a premiação dos melhores pratos divididos em seis categorias, que representaram a culinária tocantinense, rica em sabores e sentimentos. Durante as cinco noites, um público de mais de 100 mil pessoas subiu a serra para prestigiar o cardápio variado, as oficinas da cozinha show e as apresentações culturais dos artistas regionais e nacionais. O FGT é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Turismo de Palmas (Agtur).
A prefeita Cinthia Ribeiro destacou que a meta para o ano que vem é superar a edição de sucesso de 2022. “Esta edição fez história em todos os sentidos, com público recorde, comidinhas maravilhosas, shows regionais e nacionais, e toda população que merecia esse aconchego e carinho. E esse ambiente de comida afetiva que despertou vários sentidos, com o toque de elegância e charme que só Taquaruçu tem”, ressaltou.
Na edição deste ano 41 pratos concorreram, disputando as seguintes categorias: Pratos Salgados, Pratos Doces, Comidinha Salgada, Food Truck, Rota Gastronômica e Prato Vegetariano; uma das novidades deste ano. Outra inovação desta edição foi o aumento dos valores das premiações, sendo distribuído por cada categoria os valores de R$ 7 mil para os primeiros lugares, R$ 3 mil para os segundos lugares e R$ 2 mil para os ganhadores em terceiro lugar.
De acordo com o presidente da Agtur, Tom Lyra, “a temática deste ano ‘Comida afetiva’ consolida todo um trabalho feito nas edições anteriores para chegar a 16° edição, com profissionalismo e a valorização da boa comida. Chegamos a última noite com a sensação de dever cumprido, e inserindo a gastronomia tocantinense no cenário nacional e internacional”, destacou.
O primeiro lugar na categoria vegetariana, estreante na edição deste ano, ficou para o chef Alisson Eugênio de França, responsável pela elaboração da “Pizza de Abobrinha’’. Ele contou que fez o prato baseado na sua esposa que é vegetariana. E inicialmente, produziu um queijo vegano para agradar a amada, e, em seguida, nasceu a inspiração para confeccionar a pizza.
De acordo com a Agtur, a comissão julgadora que analisou as propostas culinárias é composta por grandes nomes e profissionais da gastronomia brasileira, que analisaram a forma de apresentação dos pratos, criatividade, sabores, textura, originalidade e o uso de ingredientes característicos da comida tocantinense, dentre outras.
Veja abaixo a lista com o pratos vencedores
PRATO DOCE
1º – Pudim de Mangaba 03 Sabores – chef Ilzani Sousa;
2º – Brownieru – chef Laís Benício;
3º – Mimo do Cerrado – chef Fernanda Lopes.
ROTA GASTRONÔMICA
1º – Gravlax de Tucunaré – chef Kênia Borges/Casa das Flores;
2º – Trufa de Chambari – chef Victor Augusto/Vila dos Sabores;
3º – Baião da Mamãe – chef Marilon de Azevedo/Quintal do Chef.
COMIDINHA SALGADA
1º – Pastel Caryocar da Serra – chef Leydiane Castro;
2º – Marmitinha Sertaneja – chef Samyra Costa;
3º – Oxe My Dog – chef Ilana Borges.
FOOD TRUCK
1º – Pizza Sabor da Terra – chef Maria do Bonfim;
2º – Bem Aí Hambúrguer – chef Thaynara Alves;
3º – Crepe Ouro do Cerrado – chef Suzana Lima.
PRATO SALGADO
1º – Risoto Cremoso da Serra – chef Josué Amorim;
2º – Porko Loko – chef Débora Almeida;
3º – Chambasanha – chef Marina Mendes.
VEGETARIANA
1º – Pizza de Abobrinha – chef Elison de França;
2º – Encanto do Cerrado – chef Heverton Marinho;
3º – Coxinha Ouro Velho – chef Maria do Socorro.
Turismo
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Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
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