conecte-se conosco

Tocantins

Final do II Dança Tocantins emociona público e evidencia o talento dos estudantes da rede estadual

70 dançarinos disputaram nas categorias Solo, Grupo e estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras

Publicadas

sobre

Uma viagem pelo mundo da dança com diversidade de ritmos, emoção e dedicação marcaram a final do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais, realizada nessa sexta-feira, 22, em Gurupi. Ao todo, 70 estudantes disputaram nas categorias Solo, Grupo e estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras.  Essa última categoria foi criada nesta edição como forma de fomentar a educação inclusiva.

A cada apresentação, a plateia vibrava com aplausos em reconhecimento ao talento, a dedicação e a superação dos dançarinos e dançarinas que brilharam no palco do concurso promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A competição visa promover a prática da dança entre os jovens, além de reviver e fortalecer os projetos artístico-culturais nas unidades escolares do Tocantins.

As apresentações foram avaliadas nos quesitos qualidade artística e técnica, criatividade, sincronia e estrutura coreográfica, pelo corpo de júri, composto por cinco grandes nomes da dança tocantinense e do Brasil.

Vencedores

Na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, os vencedores foram: 1º Lugar – Yasmin Vieira, Colégio Estadual Ademar Vicente Ferreira Sobrinho da SRE Araguaína; 2º Lugar – Grupo Cromossomos 23, Colégio Estadual Idalina de Paula, da SRE de Paraíso do Tocantins e 3º Lugar – Ana Karolina, Colégio Estadual Alfredo Nasser da SRE de Porto Nacional.

No solo os premiados são: 1º Lugar – Luís Fernando, Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres da SRE Guaraí; 2º Lugar – Iago Nascimento, Colégio Militar do Tocantins Euclides Bezerra Gerais da SRE Arraias, e 3º Lugar- Daniela Batista, Colégio Militar do Tocantins Duque de Caxias da SRE Palmas.

Nas apresentações de grupos os grandes vencedores foram: 1º Lugar – Dança CMTO, Colégio Militar Presidente Costa e Silva da SRE Gurupi; 2º Lugar-EGC Movimento, Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso da SRE Palmas; e 3º Lugar – Trilunas, Escola Estadual Professora Silvandira Sousa Lima da SRE Araguaína.

Os campeões do 1° lugar levaram para casa um notebook; do 2° lugar um celular e do 3° lugar um tablete, além de medalhas e do reconhecimento do talento demonstrado em cada apresentação. As escolas campeãs foram premiadas com um notebook.

Emoção

Emocionada pelo 1º lugar na categoria estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e doenças raras, Yasmin Vieira destacou o papel da dança em sua vida. “A dança significa muito para mim, representa superação e ajuda a melhorar meu desempenho na escola. Ela me dá confiança. Estou muito feliz e grata”.

Luís Fernando Araújo Nascimento fez uma apresentação brilhante e conquistou o 1º lugar na categoria solo. “É a minha primeira participação, e a sensação é incrível. Comecei a dançar escondido quando tinha sete anos, e ao longo do tempo, estava ficando desanimado porque não tinha oportunidades. Mas outras pessoas me deram força para continuar, e agora estou aqui, sem a intenção de parar. O sentimento que tenho é de pura felicidade e amor”.

Ayara Tanaka Benevides é uma das integrantes do grupo de Dança CMTO, vencedor na categoria grupo. “Estamos muito felizes. Foi um período de nervosismo, estamos desde março ensaiando para chegar aqui e conseguir trazer mais um prêmio para nossa escola. A dança representa uma segunda casa, um lugar onde posso expressar minha mente. É onde enfrento desafios, corrijo meus problemas e me sinto livre. Dançar é onde encontro descanso e liberdade”.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, disse que o concurso foi um sucesso. “Estou muito feliz, extremamente satisfeito e principalmente, impressionado com a participação e o envolvimento dos estudantes e das unidades escolares. Acredito no poder da arte como ferramenta de aprendizagem e integração. Parabéns a todos”.

II Dança em números

Além dos 70 finalistas, cerca de 450 estudantes participaram das etapas realizadas nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SRE) realizadas nos meses de maio e junho, por votação on-line no Instagram do projeto @danca.tocantins envolvendo mais de 177 mil seguidores.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda