Sebrae
Força Mulher é apresentado para quatro estado do País e Distrito Federal

Sebrae Tocantins apresentou o projeto Força Mulher a quatro estados e Distrito Federal. A iniciativa, criada no Tocantins, tem o objetivo de promover, por meio do empreendedorismo, a inclusão produtiva das mulheres em estado de vulnerabilidade social.
Com a ideia de ajudar mulheres que precisam sustentar suas famílias para que elas tenham visibilidade em seus pequenos negócios, o Sebrae Amapá foi o primeiro a receber a equipe do Tocantins para o alinhamento metodológico do Força mulher. O município de Pedra Branca (AP) será a primeira cidade a implantar o projeto, capacitando 60 mulheres. A primeira capacitação será focada no período natalino.
“As mulheres receberão uma trilha de soluções comportamentais socio profissionalizantes e de gestão que levarão à realização da Feira do Natal Empreendedor, com expectativa de geração de emprego e renda para a cidade neste período”, ressalta Rérison Antônio Castro, superintendente do Sebrae. O gestor pontuou ainda sobre a satisfação de ter uma metodologia criada no Tocantins sendo reconhecida em todo o País.
O Gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional, Fábio Burigo Zanuzzi, destaca que a iniciativa chamou à atenção do Sebrae Nacional em um momento que ações de inclusão produtiva ganham notoriedade no País, como estratégia de diminuir a desigualdade propiciando às mulheres o resgate à dignidade por meio da abertura de um pequeno negócio alinhado aos seus dons e talentos. “E é interessante vermos como o Força Mulher pode transformar a realidade nos municípios, porque a partir do momento que essas mulheres empreendem com capacitação e mentoria elas têm mais oportunidades de apresentar seus produtos, inovar e garantir seu protagonismo financeiro, movimentando a economia local”, pontua.
“A metodologia Força Mulher, criada pelo Sebrae Tocantins, atende com excelência aos desafios lançados pela Organização das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável citados relacionados à diminuição da pobreza, igualdade de gênero e criação de trabalho decente e emprego”, destacou a analista técnica e gestora nacional da Inclusão Produtiva do Sebrae, Renata Cândida de Souza.
O Força Mulher já capacitou cerca de 3 mil mulheres no Tocantins. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae Tocantins no encerramento do primeiro ciclo, 80,5% das mulheres não empreendiam antes de participarem do Força Mulher. 62,3% passaram a empreender após as capacitações e dessas 55,2% abriram seu pequeno negócio em suas próprias residências, possibilitando que o negócio seja conduzido, sem prejudicar os cuidados com suas famílias e filhos.
“O grande diferencial do Força Mulher é a mentoria aplicada, em Rodas de Conversa, em uma abordagem completamente ajustada ao perfil das mulheres atendidas. Além disso, toda a articulação com o governo municipal também é realizada pelo Sebrae, de forma concomitante, permite que o município acolha essas mulheres e seus empreendimentos, assegurando oportunidades de escoamento da produção e ganho efetivo de rendimentos em curto prazo”. Destaca a gestora estadual do projeto no Tocantins, Luciana Retes.
São inúmeros os resultados do Força Mulher no Tocantins que agora são descobertos por outros Estados do País, pela qualidade da conexão da Rede Sebrae.
“Nosso desafio para 2024 é ampliar a frente da inclusão produtiva, criando juntamente com nossos parceiros novas frentes de inclusão, como junto aos povos originários, tradicionais e outros, pois onde há diversidade, há criatividade e, assim, a inovação e a competitividade do empreendedorismo brasileiro avançará!”, finalizou a Gerente da Unidade de Relacionamento Institucional do Tocantins Gilzane Pereira.
Avanço do Força Mulher no Território Nacional
Impulsionado pelo Sebrae Nacional e Ministério da Cidadania e Desenvolvimento Social, o Força Mulher ganhou notoriedade no último triênio ao atender cerca três mulheres de 98 municípios do Tocantins.
Neste ano, após a apresentação do projeto em eventos nacionais, o Sebrae dos estados do Amapá, Mato Grosso, Alagoas, Pernambuco e o Distrito Federal já procurou o Tocantins para conhecer a iniciativa e implantá-lo em seus territórios. “Assim, a estratégia do Tocantins está em franco desenvolvimento e em breve transformará a vida de muito mais mulheres, com sotaques e vivências diferentes, mas igualmente merecedoras de oportunidades para empreender”, reforça Rérison Antônio Castro.
Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
Sebrae
Tocantins conquista destaque nacional com quatro Salas do Empreendedor
Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

-
Turismo18 horas atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Palmas4 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional2 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins