Carros
Ford Maverick FX4: picape, SUV ou esportivo?

A Ford Maverick trouxe um conceito inovador no mercado. É uma picape de verdade que entrega a conhecida robustez e confiabilidade da marca com o conforto de um SUV, somado ao surpreendente desempenho esportivo. Não por acaso, conquistou os principais prêmios da categoria e agora ganhou mais um atrativo. Este mês a Maverick Lariat FX4 passa a custar R$224.890, uma redução de R$20.000 comparado à tabela anterior.
Equipada com motor EcoBoost 2.0 GTDi de última geração, com 253 cv e torque de 38,7 kgfm, a Maverick está no topo da lista das picapes mais rápidas do Brasil: acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Junto com a transmissão automática de oito velocidades, tem um comportamento ágil e equilibrado, fazendo o motorista esquecer que está no volante de uma picape.
A tração AWD distribui automaticamente a tração nas rodas dianteiras ou traseiras, conforme a necessidade, para entregar a melhor performance tanto no asfalto como nas trilhas, com consumo moderado. Os cinco modos de condução (Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte) ajustam os seus parâmetros para cada tipo de piso.
A Maverick surpreende também pelo espaço interno, maior que as picapes intermediárias e SUVs médios, graças ao design de linhas retas e à grande distância entre-eixos (3.076 mm). O vão livre do solo de 218 mm facilita o acesso à cabine. O banco com ajuste elétrico em oito posições e o volante com regulagem de altura e profundidade oferecem excelente ergonomia para o motorista.
Ela vem com teclado para abertura da porta, painel digital de 6,5”, ar-condicionado dual-zone, seletor rotativo de câmbio, freio de estacionamento elétrico e soluções inteligentes de aproveitamento de espaço, como o compartimento de 73 litros sob o banco traseiro. O sistema de conectividade SYNC com tela de 8” é compatível com Android Auto e Apple CarPlay e incorpora todas as funções remotas do aplicativo FordPass. A caçamba de 943 litros conta com pontos de amarração e acessórios para transportar vários tipos de objetos.
Além de freio a disco nas quatro rodas e sete airbags, seus itens de segurança incluem assistente autônomo de frenagem com deteção de pedestres e ciclistas, assistente de frenagem pós-colisão, controle eletrônico de estabilidade e tração, controle automático em descidas, assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré.
Carros
Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025
Gabriel Soares foi o grande nome entre as motos. A dupla Marcos Baumgart/Beco Andreotti dominou nos carros. Nos UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei levaram a melhor.

Palmas (TO) – O 11° Rally Jalapão terminou nesta quinta-feira (19), depois de cinco dias intensos de competição e 1.233,49 quilômetros percorridos entre as paisagens mais desafiadoras do Tocantins.
Com três vitórias em quatro etapas, o mineiro Gabriel Soares, o Tomate, foi o destaque entre as motos e garantiu o título com autoridade pilotando a Yamaha WR 450F #4. “Sempre tive muitos contratempos no Rally Jalapão. É um terreno totalmente diferente do que eu estou acostumado. E este ano consegui vencer na geral. Estou muito feliz por isso. Cheguei à primeira posição na categoria Moto 1 e em segundo na geral. Saio líder da geral agora. Esse rally com certeza me deu um gás para o resto do campeonato”, contou Tomate, logo ao final da etapa com o tempo de 08h33m25s80.
Entre os UTVs, o pódio teve dobradinha da Varela Rally. Rodrigo Varela e Matheus Mazzei ficaram com a vitória com o tempo de 08h20m34s62, seguidos de perto por Bruno Varela e Ari Fiuza. “Foram quatro dias bem intensos, atravessando por todos os terrenos do Jalapão. Foi incrível. A organização está de parabéns pelo evento. Lideramos três especiais em três dias. Isso mostra o empenho da equipe, como trabalhou bem”, avaliou Rodrigo Varela, que conduziu o Can -Am Maverick R #102.
Em terceiro, Denisio Nascimento e Gunnar Dums, da Bompack Racing, terminaram a 5m59s86 dos primeiros colocados, em uma das disputas mais acirradas desta edição.
Nos carros, Marcos Baumgart confirmou o apelido de “Rei do Jalapão”. Ao lado do navegador Beco Andreotti, o piloto da X Rally Team venceu o rally pela oitava vez. Beco, que chega ao seu terceiro título, repetiu a parceria vitoriosa do ano passado. A dupla liderou desde o prólogo, vencendo todas as etapas com a Toyota Hilux GR DKR #302, fechando os trechos cronometrados com o tempo de 08h27m54s47.
“Mais um Jalapão que fica para a memória. Foi muito bacana, com etapas bem difíceis, navegação difícil, um trecho bem gostoso para acelerar e navegar. Esta última especial foi ainda mais dura, porque largamos em primeiro antes de todas as categorias e sem rastro, tendo que encontrar só na navegação o caminho correto. Ano que vem estamos aí novamente”, adiantou o navegador agora tricampeão do Jalapão.
No segundo lugar mais alto do pódio vieram Pedro Queirolo e Lauro Sobreira, da equipe RMattheis Offroad (Giaffone Buggy V8 #304), 39m44s68 atrás. A dupla Mario Marcondes/Artemio Pauluci, da Braço Curto Motorsports (Ford Ranger #394), foi a terceira colocada, a 1h49m07s26 dos grandes campeões.
Esta edição reuniu 116 competidores entre pilotos e navegadores, distribuídos em 66 veículos nas categorias Carros, Motos e UTVs. Vieram de 43 cidades brasileiras, de 15 estados, além de representantes da França e Argentina. Ao todo, cerca de 600 pessoas estiveram envolvidas diretamente na prova — entre competidores, equipes de apoio, organização e imprensa.
O roteiro começou e terminou em Palmas, passando por Mateiros e São Félix do Tocantins. Foram 810,55 quilômetros de trechos cronometrados, enfrentando condições variadas de piso, clima seco e calor intenso. A largada promocional foi realizada no último domingo (15), no Capim Dourado Shopping, que volta a ser palco da programação nesta quinta-feira, às 17h, com a cerimônia oficial de premiação.
Etapas exigentes e paisagens únicas
Foram quatro dias exigentes de prova, cada um com suas particularidades. No prólogo, serra e piçarra logo de cara. Na primeira etapa, a mistura de trilhas sinuosas, areia pesada e longos deslocamentos já testou o preparo físico e mental dos competidores. O segundo dia teve ritmo rápido, mas exigiu atenção redobrada com muita areia e trechos danificados. Na terceira etapa, o percurso em laço trouxe subidas e descidas de serra, cruzando pontes estreitas e exigindo navegação precisa. O encerramento não deu trégua: areia fofa, pedras soltas e trechos isolados exigiram concentração até o último quilômetro. Jalapão foi, mais uma vez, completo — duro, técnico e belo.
Sobre o Rally Jalapão
O 11º Rally Jalapão é uma realização da Arena Promoções e Eventos. Conta com patrocínio do Motiva Aeroportos e FF Motorsport, apoio do C6 Bank, Capim Dourado Shopping, Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Prefeitura Municipal de Mateiros, Resgate das Dunas, KTM Tocantins, SiG Comunicação, PhotoAction, Prefeitura Municipal de Ponte Alta, Imperial Filmes, DFotos, Rally BR, Anube e Sanderson Pereira Vídeos. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo – e da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.
Para mais informações acesse o site www.arenarally.com.br e as redes sociais pelo Instagram @arenarally e @rallyjalapao. Resultados completos no site http://www.chronosat.com.br.
Rally Jalapão – Etapa 4
MOTOS
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h28m27s07
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m23s46
- #3 Martin Duplessis, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h29m39s72
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 01h31m19s1
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 01h33m02s38
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m22s01
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h23m37s36
- #153 Gabriel Varela/Michael Masson, UT1 – Rally UTV 1, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 01h25m06s77
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 01h25m35s41
- #117 Bruno Conti/Jhonatan Ardigo, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Luppi Racing Team, 01h26m00s09
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 01h30m53s62
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 01h45m09s97
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 02h07m05s55
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 02h08m01s48
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 03h39m31s00
Rally Jalapão – Resultados acumulados das 4 etapas
MOTOS
- #4 Gabriel Soares, MT1 – Rally Moto 1, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h33m25s80
- #5 Gabriel Bruning, MT2 – Rally Moto 2, Yamaha WR 450F, Yamaha IMS Rally Team, 08h38m42s41
- #7 Tiago Wernersbach, MT3 – Rally Moto 3, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h42m05s09
- #23 Romain Dumontier, MT1 – Rally Moto 1, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h43m07s63
- #11 Bruno Crivilin, MT2 – Rally Moto 2, Honda CRF 450RX, Honda Racing, 08h53m04s34
QUADRI
1. #35 Hélio Pessoa (CE), Yamaha Raptor 700, Fifth Avenue Racing, 15h48m13s62
UTVs
- #102 Rodrigo Varela/Matheus Mazzei, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h20m34s62
- #103 Bruno Varela/Ari Fiuza, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Varela Can-Am Monster Energy Rally Team, 08h22m56s59
- #105 Denisio Casarini/Breno Rezende, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, MRP Racing, 08h26m34s48
- #107 Pedro Mac Dowell/Daniel Spolidorio, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, QI Racing, 08h33m31s66
- #116 Conrado Matsumoto/André Lucas Munhoz, UTU – Rally UTV Ultimate, Can Am Maverick R, Cotton Racing, 08h38m36s21
CARROS
- #302 Marcos Baumgart/Alberto Andreotti, Ultimate T1.1, Toyota, Sizmic Racing, 08h27m54s47
- #304 Pedro Queirolo/Lauro Sobreira, Ultimate BR, Buggy, RMattheis Offroad, 09h07m39s15
- #394 Mario Marcondes/Artemio Pauluci, Ultimate BR, Ford Ranger, Braço Curto Motorsports, 10h17m01s73
- #326 Pedro Prado/Josi Koerich, Ultimate BR, Ford Ranger, X Rally Team, 13h58m34s97
- #365 João Gutemberg R Sousa/Marcus Vinicius C Silva, Stock, Mitsubishi Triton Sport R, Cadasso Racing, 26h13m09s62
Carros
O ano dos esportivos: SUVs conquistaram de vez os brasileiros e são os mais vendidos em 2024

Em Palmas, opção do consumidor por carros esportivos faz investimento no segmento aumentar
Em uma era em que tempo é artigo de luxo, o desempenho superior e a estética robusta dos carros esportivos ganham mais espaço a cada dia. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) revelam que os “Sport Utility Vehicles” (SUVs) já somam quase metade (48%) do total de carros vendidos no país este ano. A vida moderna não espera e a escolha de veículos tem acompanhado o estilo de vida agitado das pessoas.
Tradicionalmente, os veículos esportivos possuem motores de maior potência, design arrojado e mais elementos tecnológicos. Esse combo de vantagens, aliado à alta do custo dos compactos hatches, tem impulsionado a procura pelos SUVs, bem como o investimento das marcas nesse tipo de produto visando atender a demanda que já é uma tendência mundial. Em Palmas, atenta ao mercado, uma das maiores concessionárias locais acaba de lançar uma linha especial de veículos esportivos.
De tão únicos, os chamados Abarth sequer levam o logotipo da Fiat, a assinatura deles é um escorpião, o que já comunica o tipo de carro que o consumidor pode esperar, como explica a gerente da Autovia Fiat da Capital, Maria Tereza Corrêa. “A linha Abarth é sinônimo de performance e de personalidade, desde o barulho do ronco do motor a uma série de detalhes que completam a experiência de dirigir um SUV ‘envenenado’, afirma.
Hoje, com um centro especializado na distribuição da linha em Palmas, é possível encontrar veículos Abarth à pronta entrega, antes era preciso encomendar. Ainda segundo a gerente, o alinhamento de alta performance, direção provocante e um design robusto tem funcionado bem e atraído os palmenses. Dois modelos estão disponíveis no mercado: o Pulse Abarth e o Fastback Abarth, únicos SUVs da marca.
*Modelos comercializados*
Pulse Abarth: é o primeiro modelo SUV com essa grife a ser vendido no país. O veículo conta com câmbio automático, motor turbo de 185cv, que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, e os amantes da velocidade ainda podem fazer uso do modo “Poison”, que aumenta a resposta do carro e a emoção ao dirigir.
Fastback Abarth: esse possui um design super esportivo, motor turbo de 185cv, que vai de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, rodas de 18″, pneus de maior aderência e porta-malas de 600L, além de também possuir o modo “Poison”. O Fastback Abarth une robustez, segurança e performance eficiente.
História da Abarth
Criada por Carlo Abarth, um apaixonado por corridas, em 1949, na Itália, a Abarth é reconhecida pela esportividade e por apostar sempre em tecnologia e inovação. Os veículos da marca do escorpião mais famoso do mundo são inspirados no legado do fundador, responsável por vários modelos que entraram para a história automobilística.
Carros
Fiat Pulse T200 Hybrid: Tecnologia híbrida e economia em destaque
-
Turismo1 dia atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo1 dia atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins12 horas atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas1 dia atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas4 dias atrás
Prefeito em exercício de Palmas é Carlos Eduardo Velozo