

Frota zero-quilômetro do transporte coletivo começa a operar em Palmas; prefeito anuncia gratuidade de 1º a 11 de maio.
Frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a operar na quarta-feira, 7; prefeito determina gratuidade na tarifa de 1º a 11 de maio
Usuários vão contar com 154 ônibus e 10 vans com acessibilidade, Wi-Fi, câmeras e tomadas para carregar smartphones
A frota zero-quilômetro do transporte coletivo de Palmas começa a circular na próxima quarta-feira, 7 de maio. Serão 154 novos veículos, sendo 140 em operação e 14 reservas, além de 10 vans adaptadas. O serviço será oferecido pela empresa Sancetur Santa Cecília Turismo Ltda, contratada por meio de processo emergencial firmado com a Prefeitura de Palmas, via Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP).
Tarifa gratuita de 1º a 11 de maio
Durante o período de transição do sistema, o prefeito Eduardo Siqueira Campos determinou a gratuidade na tarifa entre os dias 1º e 11 de maio, para permitir que os usuários façam a recarga dos novos cartões. A cobrança será retomada no dia 12 de maio, com a nova tarifa de R$ 4,85.
Frota moderna e acessível
Com a nova frota, Palmas se torna a primeira Capital do Brasil com 100% dos ônibus do transporte coletivo zero-quilômetro. Os veículos contam com Wi-Fi, ar-condicionado, tomadas USB, câmeras de segurança, georreferenciamento e acessibilidade. As vans farão o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção até clínicas de reabilitação.
De acordo com o prefeito, “são 154 novos veículos que irão atender plenamente a população, com partidas a cada 20 minutos, garantindo conforto e pontualidade. A cidade terá mais estações e pontos de ônibus nos próximos meses”.
Logística de chegada dos veículos
Desde o dia 30 de abril, cerca de 70 ônibus e vans já haviam chegado à Capital. Por recomendação do DNIT, o transporte é realizado em grupos de 16 veículos por dia. Todos passam por vistoria e identificação antes de entrar em circulação em 7 de maio.
Com o novo modelo, haverá um aumento de 50% na quantidade de veículos, e a expectativa é de economia anual de R$ 19 milhões, já que não haverá mais pagamento por locação, manutenção ou garagem.
Contratação emergencial e licitação
A contratação da empresa foi publicada no Diário Oficial do Município em 16 de abril e visa resolver, de forma emergencial, a precariedade do serviço. Segundo o presidente da ATCP, Walace Pimentel, a medida foi legal e necessária, já que o processo licitatório para concessão do sistema de transporte ainda aguarda autorização do Tribunal de Contas do Estado.
“A população de Palmas merece um transporte digno, rápido e acessível. A urgência justifica a solução emergencial enquanto a licitação definitiva está em tramitação”, destacou Pimentel.
Todos os veículos da nova frota possuem ar-condicionado, Wi-Fi, tomada USB e acessibilidade. (Foto: Regiane Rocha)
Saiba mais sobre a atuação da ATCP no site oficial da Prefeitura: www.palmas.to.gov.br.
Grupo de forró sobe ao palco principal após apresentações na arena a partir da meia-noite
A Banda Forró Boys vai animar a primeira noite do 33º Arraiá da Capital, na quarta-feira, 25. O show será no palco principal, após o fim da programação na arena, a partir da meia-noite. A noite do forró também será comandada por atrações regionais, a partir das 22 horas.
No palco principal o forró começará às 22 horas, com atrações regionais. A primeira será o cantor Leandro Silva. Logo em seguida, Theo Santana é quem vai comandar a ala do forró às 23 horas. A festa continua com Forró Boys, a partir da meia-noite e encerrando o primeiro dia de Arraiá da Capital, a Banda Forró Di Luxo vai fazer a alegria da galera.
Na primeira noite de Arraiá da Capital, a arena receberá, pela primeira vez, as apresentações da Quadrilha Parque da Pessoa Idosa e das juninas de 12 escolas municipais. Confira a programação completa aqui.
Forró Boys
O grupo foi formado em 2008 no Distrito Federal (DF) e, de lá para cá, agita o público por onde passa com sucessos como ‘Muleke Doido’, ‘Na Pisada dos Muleke’ e ‘Olha o Swingão’. A banda, que conta com um estilo de forró eletrônico, tem 15 anos de história e já lançou sete álbuns, sendo o último deles, ‘No ritmo do Forró Boys’, em 2024.
Tradicional evento é um grande fomentador de economia criativa na Capital; programação festiva se inicia nesta quarta, 25, e segue até domingo, 29
Realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o 33º Arraiá da Capital tem início nesta quarta-feira, 25, no estacionamento do Estádio Nilton Santos, região sul da cidade, e segue até domingo, 29. Fundamental na manutenção das tradições musicais, culinárias e das danças juninas que fascinam o público, o evento é um importante potencializador de transformações na vida de profissionais que atuam ao longo de cada nova temporada.
A programação começará a partir das 19 horas em todos os cinco dias de festividade, com atrações musicais, nos três palcos montados no local do evento; gastronômicas, nas diversas barraquinhas com comidas típicas; ou quadrilheiras, com apresentações de exibição na Arena. Para acessar a programação completa, clique aqui.
A primeira apresentação competitiva do evento será feita pela Estrela do Sertão, na sexta-feira, 27, pelo Grupo de Acesso. Confiante na volta ao Grupo Especial, de onde a quadrilha a qual preside saiu em 2024, Luzirene Soares Pinto garante que sente muita honra em poder manter viva uma tradição cultural. “Trabalhar com cultura é muito difícil, porém, muito gratificante pela beleza do próprio trabalho, que envolve a manutenção de toda tradição, da parte educacional, política e social junto à nossa comunidade. Nascemos aqui, na Região Sul, em 1993; e a cada edição nos sentimos mais honradas por fazermos parte desta história.”
Economia criativa
Conforme explica a presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins (Fequajuto), Léia Santos, as temporadas juninas promovem significativo impacto na economia de Palmas devido aos empregos que são gerados pelos 13 grupos juninos atualmente ativos na Capital. “Atualmente, são cerca de 630 integrantes atuando pelas quadrilhas de Palmas. São pessoas que trabalham nos bastidores durante os sete meses compreendidos entre toda a produção até o dia do espetáculo em si. E a maioria destes empregos é de estilistas, coreógrafos, costureiros, maquiadores, cabeleireiros, sapateiros, dentre outros; movimentando o que chamamos de economia criativa na Capital”, ressalta.
A estilista e figurinista Daniela Silva dos Santos, moradora do Jardim Taquari, diz que, em 2020, quando desempregada, decidiu fazer do amor que sente pela tradição junina uma profissão, fundando, assim, o Atelier Brilhos Cristais, que já atende a dez grupos de várias regiões do Tocantins e a outros da Bahia, do Maranhão, do Mato Grosso e do Pará. “A partir da criação do atelier, junto com a minha sócia Tainan Barros, as portas se abriram para a gente nesta área. Isto nos deu a oportunidade de empreender, ganhar dinheiro e empregar várias pessoas.” Somente neste ano, segundo ela, mais de 20 pessoas estão trabalhando em diferentes frentes como costura, bordados, confecções de adereços e acessórios para entrega de figurinos completos para as quadrilhas que as contrataram, finaliza Danny Brilhos, como é mais conhecida no meio junino. Confira mais detalhes sobre a grande festa junina.
Serviço
– O quê: 33º Arraiá da Capital.
– Quando: De 25 a 29 de junho, a partir das 19 horas.
– Onde: Estacionamento do Estádio Nilton Santos, na Av. Teotônio Segurado (entrada gratuita).
Léia Santos [à esquerda] afirma que toda nova temporada do Arraiá promove a geração de muitos empregos em diversas áreas de atuação junto às quadrilhas de Palmas – Foto: Arquivo Pessoal
O primeiro figurino ninguém esquece! Danny Brilhos ladeada pelo casal que vestiu a primeira criação que ela fez pelo próprio atelier, em 2020 – Foto: Arquivo Pessoal
Prefeitura de Palmas promove escuta com moradores de Taquaruçu sobre o Festival Gastronômico 2025, ouvindo propostas e sugestões da comunidade.
Slug: escuta-festival-taquarucu-2025
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência Municipal de Turismo (Agtur), promoveu na manhã desta segunda-feira (23) uma escuta com a comunidade de Taquaruçu para ouvir sugestões sobre a realização do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) 2025.
O encontro, conduzido pela presidente da Agtur, Ana Paula Setti Nogueira, contou com a participação de cerca de 60 moradores, que apresentaram propostas para fortalecer a identidade local do evento.
“Parabenizo a Agtur e o prefeito Eduardo Siqueira Campos e faço um pedido: que o FGT seja realmente um festival de Taquaruçu e não apenas aconteça em Taquaruçu.” – Mário Benício
“Achei muito importante essa escuta. A população de Taquaruçu precisa ser ouvida.” – Francisca Rodrigues da Silva Rocha
A presidente da Agtur avaliou positivamente a escuta:
“Ouvimos atentamente cada sugestão e vamos trabalhar para incorporar essas contribuições, garantindo que o festival continue sendo uma vitrine da nossa gastronomia, gerando renda e fortalecendo o turismo sustentável em Taquaruçu.”
O Festival Gastronômico de Taquaruçu acontecerá em setembro e seguirá com foco na culinária regional, Cozinha Show, atrações musicais e valorização cultural.
Na edição de 2024, o evento reuniu mais de 100 mil visitantes e 46 pratos selecionados, consolidando-se como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do Tocantins.
Comunidade local apresentou sugestões para a realização do 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu – Foto: Josiane Mendes
Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes
Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica
Juliana Marins: uma alma viajante que agora descansa em paz
Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor