Governo do Tocantins
Governo do Tocantins amplia unidades e efetivo do Corpo de Bombeiros Militar e prioriza atendimento de qualidade à população

Aprimoramento constante das equipes de bombeiros e investimentos em equipamentos e veículos marcam gestão eficiente do Estado.
Os investimentos do Governo do Tocantins em novos equipamentos, viaturas e novos bombeiros militares reforçam o compromisso do Poder Executivo estadual com a prevenção e a proteção de incêndios, busca e salvamentos. O primeiro semestre de 2024 foi marcado por muitas conquistas para o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e, consequentemente, para a população do Estado, que recebe um atendimento de melhor qualidade.
O efetivo do CBMTO ganhou reforço com a chegada, em janeiro, de 22 aspirantes a oficiais (cadetes) recém-formados, bem como duas novas turmas de aprovados no concurso de 2023, já em pleno Curso de Formação, sendo 105 praças e 20 cadetes, convocados por determinação do governador Wanderlei Barbosa.
“A novidade é em relação aos futuros oficiais que, pela primeira vez, estão sendo formados pela Academia de Formação de Bombeiros Militar do CBMTO e, com isso, não terão que ficar dois anos em outros estados”, destaca o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Novos equipamentos
O avanço da atuação do Corpo de Bombeiros se deve ainda à entrega de novas viaturas, equipamentos de segurança e de uso operacional e jet-skis. Cada Companhia Independente do CBMTO no interior do Estado foi contemplada, aumentando sua capacidade de atuação frente às demandas. Capacetes, luvas e roupas de aproximação foram alguns dos itens entregues pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ao 1° Batalhão de Bombeiros (Palmas), ao 2° Batalhão (Araguaína) e ao 3° Batalhão (Gurupi), além da 4ª Companhia Independente (Colinas).
Em Palmas, ao criar a Seção de Busca, Resgate e Salvamento com Cães (SBRESC), ligada à Companhia Independente de Busca e Salvamento (Cibs), o coronel Ornelas também fez a entrega oficial de uma caminhonete especializada para o transporte dos cães empregados nas missões da Unidade. A solenidade foi em março deste ano e o novo veículo passou a atender a todas as necessidades da equipe de cinotécnicos, ou seja, dos bombeiros militares, com conforto, maior espaço interno e compartimento específico para os cães.
“Este veículo é mais versátil e o compartimento dos cães é grande e com climatizador, possibilitando umidade na membrana olfativa dos cães de busca, que não podem viajar no ar-condicionado”, explica o subtenente Raphael Mollo, cinotécnico do CBMTO.
A Cibs recebeu também dois jet-skis e ainda passa a contar com a embarcação batizada de Araguaia, recém-reformada. Os três modelos atendem com primor algumas das atividades executadas pelo CBMTO, como prevenção e segurança no Lago de Palmas e em outras regiões do Estado.
Novos veículos foram entregues pelo governador Wanderlei Barbosa ao CBMTO este ano, sendo seis jet-skis e seis viaturas, sendo quatro de unidades de resgate e duas de salvamento. A entrega ocorreu durante a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), realizada em maio, e os investimentos foram de R$ 2,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares e do Fundo Nacional e Estadual de Segurança Pública.
“Esses veículos serão instrumentos de cuidado e segurança da nossa população. Estamos fortalecendo a capacidade de atendimento dos nossos bombeiros, garantindo uma resposta ainda mais eficiente em situações de emergência”, destaca o governador Wanderlei Barbosa sobre as aquisições.
Nova unidade
Em abril, uma das maiores conquistas do CBMTO beneficiou diretamente mais de 100 mil habitantes da região centro-norte do Tocantins: a instalação da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar, com sede em Guaraí. O Governo do Tocantins executou a estrutura predial e ainda destinou, por meio do Comando-Geral da Corporação, uma equipe de 25 bombeiros militares e diversas viaturas para a nova Unidade.
Os atendimentos foram iniciados no dia 17 de abril, voltados para serviços de análises técnicas, prevenção de incêndios, salvamentos, atendimentos pré-hospitalares, produtos perigosos e Defesa Civil. Foram contemplados 16 municípios com a nova Unidade Operacional.
A 7ª Companhia Independente de Bombeiros conta com um caminhão auto-bomba tanque, uma unidade de resgate, um autossalvamento, uma viatura SUV para a Seção Técnica (Sestec) e uma viatura para combate a incêndio florestal.
De abril a junho, foram 192 ocorrências registradas pela nova Unidade Operacional, sendo 124 ocorrências relacionadas aos Atendimentos Pré-Hospitalar (APH), ou seja, voltadas para acidentes de alguma forma; 19 atendimentos tiveram relação com incêndios florestais.
Jalapão
Também houve conquistas para a população da região do Jalapão. Em junho, em São Félix do Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa assinou o Termo de Doação de área de 20 mil m² para a corporação, onde será instalado o 2° Pelotão de Bombeiros Militar – Prevenção ao Turismo. A Unidade Operacional Exclusiva do CBMTO será voltada para as ações de promoção da preservação do meio ambiente e com fortalecimento da segurança da região.
Duas ambulâncias traçadas, com snorkels, equipadas para terrenos de difícil acesso; uma caminhonete com kit pick-up e um veículo de salvamento serão adquiridos para a unidade.
Capacitação
Ao longo dos primeiros seis meses de 2024, muitos foram os cursos ofertados pelo Comando-Geral do CBMTO aos seus quadros, visando ao aperfeiçoamento das atividades executadas pela corporação. Entre eles, se destacam a Formatura do Curso de Atividades Técnicas (CAT/2024), em Palmas, com a formação de 28 militares; a formação de 14 bombeiros no Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (Choa); o Curso de Operações de Aeronave Remotamente Pilotadas (Coarp), para 40 bombeiros militares e convidados de outras Forças de Segurança; e 269 crianças com idade entre 12 e 14 anos se formaram pelo projeto Educacional Bombeiro Mirim.
Operação Rio Grande do Sul
A Operação Rio Grande do Sul foi iniciada no mês de maio, em apoio ao Estado gaúcho atingido pela tragédia climática e, por determinação do governador Wanderlei Barbosa, o Corpo de Bombeiros Militar enviou equipes com 24 bombeiros especialistas em busca, resgate e salvamento, além de uma tenente-coronel psicóloga e mais dois oficiais da área de defesa civil, na primeira etapa da Operação.
Os militares contaram com apoio de dois cães certificados em buscas por vítimas soterradas, além de viaturas, embarcações e equipamentos para as atividades nos municípios de Canoas e Bento Gonçalves.
Durante a operação, 96 pessoas foram resgatadas pelos bombeiros militares tocantinenses, em Canoas, com apoio dos militares do Rio de Janeiro. A equipe também fez o salvamento de 54 animais e ainda recuperou 12 corpos de vítimas na região metropolitana de Porto Alegre. Em Bento Gonçalves, foram diversas as buscas por vítimas soterradas, sendo dois corpos localizados e recuperados pela equipe tocantinense.
Em junho, em nova operação, o CBMTO deslocou mais quatro bombeiros militares. A equipe também contou com um cão para ajudar nas buscas nos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Roca Sales. Nas três cidades atingidas pela elevação do nível do Rio Taquari, diversas vítimas ainda estão sendo procuradas.
Qualificação e Prevenção
Trabalhando preventivamente para oferecer mais segurança à população durante a temporada de praia, o CBMTO selecionou e qualificou 360 guarda-vidas civis que receberam o certificado como aptos a atuarem em áreas balneares controladas por prefeituras e clubes particulares na temporada.
O Curso de Formação de Guarda-vidas civis (GVCs) atende à Norma Técnica 34, do próprio CBMTO, em que cobra a contratação desse tipo de profissional, baseado em estudos das principais praias onde foram estabelecidos níveis de riscos como: correnteza, largura, profundidade, existência de pedras em seu leito, existência de local elevado para salto e até mesmo o espaço para o desembarque.
Estiagem
Frente às ações do Comitê Estadual do Fogo, o Corpo de Bombeiros Militar e a Defesa Civil Estadual estão trabalhando desde o início do ano nas ações de controle e prevenção das queimadas ilegais e dos incêndios florestais no Tocantins, com apoio das 32 entidades parceiras. Na etapa de prevenção, por meio do projeto Foco no Fogo 2024, liderado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a meta é percorrer 80 municípios levando orientação e educação ambiental a escolas e visitas de sensibilização nas propriedades rurais.
Na etapa de resposta, foi lançada no dia 1° de julho a operação Tocantins Mais Verde, por meio do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil Estadual, com o apoio da Semarh. A ação consiste no trabalho dos 80 brigadistas florestais estaduais contratados para atuação no combate às queimadas ilegais e aos incêndios florestais em nove municípios, sendo Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Guaraí, Araguaína e Araguatins.
Ainda estão sendo formados, pelo CBMTO, mais de 700 brigadistas que irão atuar nos 110 municípios que se propuseram a instituir brigadas de combate a incêndios florestais.
A corrida do ano
O Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar realizou a maior corrida de rua do Estado em 2024: a 17ª Corrida do Fogo, em junho. E pela primeira vez, também houve a Corridinha do Fogo, envolvendo centenas de crianças no dia 29. A estrutura foi erguida no estacionamento do Quartel do Comando Geral do CBMTO, onde mais de 3 mil pessoas se envolveram, contando com quase 2 mil atletas para os percursos de 3 km de caminhada, 5 km e 10 km de corrida.
“A Corrida do Fogo quebrou o recorde em termos de inscritos com inscrições em 1,8 mil atletas e apenas 3,8% dessas pessoas não retiraram seus kits nos três primeiros dias estabelecidos. Só temos a agradecer a todos os participantes e também aos nossos apoiadores, aos patrocinadores e aos colaboradores pelo engajamento. É a corrida do ano no Tocantins”, destaca o subchefe do Estado-Maior do CBMTO e coordenador da Corrida do Fogo, coronel Cléber José Borges Sobrinho.
Governo do Tocantins
Com investimento da Lei Paulo Gustavo, Governo do Tocantins transforma cenário do cinema e projeta o estado no cenário nacional
Estado ganha projeção pelo crescimento da produção de longas-metragens no país, graças a investimento recorde no audiovisual via Lei Paulo Gustavo

O Tocantins se tornou destaque na imprensa especializada em cinema ao se consolidar como um dos estados com crescimento na produção de filmes de longa-metragem no Brasil. O feito é resultado direto do investimento histórico de R$ 29,59 milhões da Lei Paulo Gustavo (LPG) implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Com esse aporte, o Estado viu nascer uma geração de cineastas e obras que estão ganhando espaço em festivais nacionais e internacionais. O cenário marca uma virada inédita para o audiovisual tocantinense, com produções em andamento em diversas regiões, incluindo periferias, aldeias e comunidades tradicionais, ampliando o alcance e a representatividade do cinema feito no Tocantins.
O excelente resultado no setor no Tocantins foi destaque em uma publicação no portal Revista de Cinema na última sexta-feira, 11. A matéria aborda os números positivos, além da escuta pública promovida pela Secult, que está em fase de análise para buscar recursos por meio dos Arranjos Culturais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que representa uma estratégia de fortalecimento dos polos de produção audiovisual no país.
Confira a publicação na íntegra no link.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins
No distrito de Taquaruçu, evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local

O governador Wanderlei Barbosa participou, na noite desta sexta-feira, 11, da 2ª edição do Taquaruçu Fest, realizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local.
Neste ano, a programação contou com a participação especial do cantor Bell Marques, ícone da música baiana e ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que embalou o público com sucessos que marcaram gerações. O evento também teve shows de Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento em cultura como ferramenta de valorização da identidade tocantinense e de fortalecimento do turismo. “O Taquaruçu Fest é mais uma ação que mostra nosso compromisso com o turismo cultural e com a geração de oportunidades para os empreendedores locais. Estamos promovendo cultura, lazer e também estimulando a economia”, afirmou o Governador.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressaltou que o evento se consolida como um atrativo importante dentro do calendário de férias do Tocantins. “O Taquaruçu Fest é um termômetro dos eventos de veraneio, como a Temporada de Praia, e na Capital vem atraindo turistas, movimentando o comércio e reforçando o protagonismo do Tocantins como destino turístico”, pontuou.
Cultura e desenvolvimento local
Realizado em formato de um único dia, o Taquaruçu Fest integra o calendário de eventos culturais e turísticos do Governo do Tocantins, que ocorre entre os meses de junho e agosto. A primeira edição, em 2023, contou com a apresentação da dupla Rio Negro & Solimões. Neste ano, a estrutura foi ampliada, com reforço na segurança, apoio à comunidade local e incentivo ao empreendedorismo.
A autônoma Edinalva Dias Cardial, participou do evento com sua barraca de alimentos, essa é a sua segunda vez empreendendo no festival e segundo ela é uma ótima oportunidade de renda extra. “Estive aqui em 2023, eu gostei bastante do evento e esse ano eu continuo achando organizado, e é um evento que sempre dá oportunidade para um empreendedor”, afirmou.
Localizado em uma área turística, o distrito de Taquaruçu é um dos destinos mais procurados por quem busca o clima de serra como refúgio para lazer e descanso. De férias em Palmas, o médico Sávio Alves Mendes chegou de Goiânia nesta sexta-feira e comemorou a recepção calorosa. Ele e um grupo de amigos aproveitaram a noite usando abadás personalizados especialmente para a apresentação do cantor baiano. “Sempre passo as férias aqui, porque já morei em Palmas. Hoje é um dia especial, pois logo nos primeiros dias já tenho a chance de curtir um show do Bell Marques”, ressaltou.
Solidariedade em rede
Assim como outros eventos promovidos pelo Governo do Tocantins, o Taquaruçu Fest também foi palco para ações do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, criado em 2024 como parte da Rede Cuidar. A iniciativa arrecada alimentos durante shows e eventos públicos, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Também estamos arrecadando alimentos neste evento, pois reconhecemos a importância dessa ação para a nossa comunidade. É gratificante ver que as pessoas estão compreendendo o nosso apelo e contribuindo com doações nos pontos de coleta do Governo”, comentou a primeira-dama, Karynne Sotero.
Desde sua criação, o programa já arrecadou centenas de toneladas, como ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), quando mais de 140 toneladas foram destinadas à população em todo o estado.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14
Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.
A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.
Projeto Rio Formoso
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
-
Turismo3 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Internacional5 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Turismo3 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Palmas4 dias atrás
Nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas é empossada
-
Moda e Estilo4 dias atrás
O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte