Governo do Tocantins
Governo do Tocantins avança no desenvolvimento de projetos de gestão estratégica e na modernização da Procuradoria-Geral do Estado

As ações de gestão estratégica e governança do Governo do Tocantins, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO), ganharam mais força e dinamismo no primeiro semestre de 2024. As equipes diretamente ligadas aos seis projetos de gestão estratégica, em execução, cumpriram etapas importantes de atividades, com o objetivo de promover a modernização da Procuradoria. Os projetos desenvolvidos pelo órgão são: Portal do Conhecimento; Facilita Tocantins; PGE Valoriza; PGE Digital; PGE o Futuro é Agora; e Consultoria 2.0.
O processo de implementação está em consonância ao que determinou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, quando estabeleceu a Política de Governança Pública e Compliance da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo Estadual, em fevereiro de 2022, por meio do Decreto Estadual n° 6.395. “Desde então, estamos acompanhando o andamento de todos os projetos estabelecidos como prioritários e estruturantes”, destaca o chefe do Executivo estadual.
Na PGE/TO, a organização, a discussão e a preparação do programa de gestão estratégica começaram ainda em 2021. A formatação e a capacitação das equipes foram realizadas ao longo de 2022 e, em 2023, com a definição dos projetos prioritários, passou-se à execução dos trabalhos, sob o comando do procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima; e da subprocuradora-geral, Irana Coelho. A supervisão da implantação das atividades é realizada pela professora e procuradora do Estado da Bahia, Zizi Brito, também com atuação da corregedora Elyane Monteiro.
“Em 2024, as ações de gestão estratégica da PGE entraram no terceiro ano. Esses seis primeiros meses foram muito produtivos, realizamos diversas reuniões de avaliação e alinhamento das atividades. As equipes vêm desempenhando as ações com excelência”, ressalta o procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima.
Ações
O Futuro é Agora, que nasceu para ser o projeto estruturante dos demais, foi modificado e se transformará em Laboratório de Estratégia e Inovação (LEI), a ser finalizado até dezembro de 2025. Para isso, além das reuniões de acompanhamento, atualização de objetivos e outras tratativas, também foi realizado o treinamento para uso da Plataforma Target, software de governança adotado para apoiar a execução do planejamento estratégico, permitindo fazer a gestão de projetos; indicadores e metas; demandas e tarefas; apresentações; e vídeos dentre outras possibilidades. A capacitação foi ofertada pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
Em junho deste ano, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) seis portarias assinadas pelo procurador-geral do Estado, Kledson de Moura Lima, considerando como institucionais e prioritários os projetos de gestão estratégica em execução.
Até o final de 2024, o Portal do Conhecimento, projeto sob a gerência da subprocuradora do Centro de Estudos, Carolina Mattos Goe, pretende implementar um sistema gerencial de informação e de conhecimento no órgão. “Com software para disponibilização dos entendimentos administrativos, é uma espécie de banco de pareceres/repositório”, explica a subprocuradora.
Para o desenvolvimento de site, software e do aplicativo PGE/TO na mão, foi formatado um convênio com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com previsão de assinatura para este mês. Nas plataformas virtuais a serem criadas, ficarão disponíveis boletins informativos periódicos, bancos de pareceres e outros conteúdos como teses jurisprudenciais.
A proposta está devidamente conectada à Política de Transformação Digital, instituída pelo governador Wanderlei Barbosa no Decreto n° 6.757, de 6 de março de 2024. “O projeto Portal do Conhecimento está 100% em consonância com o decreto e contribui para a sua efetivação”, pontua a procuradora do Estado, Gabriela dos Santos Barros, que integra a equipe de trabalho como especialista.
Com viabilidade prática e direta, outro projeto de gestão estratégica teve grande ação neste primeiro semestre de 2024. Em 17 de junho, foi publicado no Diário da Justiça o Acordo de Cooperação Técnica formatado pela PGE/TO, em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), para adesão de credores de precatórios ao programa de Acordo Direto. A proposta foi idealizada pela equipe do projeto Tocantins Facilita, formada por integrantes das Subprocuradorias de Precatórios e Ações Trabalhistas; e da Câmara de Prevenção e Resolução Administrativa de Conflitos.
O objetivo é levar credores dos precatórios, inscritos até 2 de abril de 2023 na lista de ordem cronológica do estado do Tocantins, a aderirem ao programa até o final de agosto de 2024, para liquidação antecipada dos créditos a receber, com deságios que variam de 20% a 40%, de acordo com o grupo a que pertença.
Com olhar voltado internamente para a Procuradoria, está em desenvolvimento o PGE Valoriza, cuja proposta é implementar um programa de gestão de pessoas e gerenciamento de processos no órgão até dezembro de 2025, em três eixos: integração e pertencimento; gestão por competências; saúde e bem-estar.
Também está em execução o PGE Digital, cujo foco é implantar o gerenciamento por tecnologia da informação da atuação do órgão em processos administrativos e judiciais do estado do Tocantins, contemplando a automação e o uso de inteligência artificial, até dezembro de 2025.
E em fase de remodelação, está o projeto Consultoria 2.0, cujo objetivo é reestruturar a consultoria da PGE para promover maior eficiência, modernização de atuação, além de padronização e uniformização de procedimentos. O novo cronograma tem atividades previstas até junho de 2025.
Revisão Textual: Marynne Juliate
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
Governo do Tocantins
Tocantins é homenageado por colaboração com a Rede Nacional de Dados em Saúde
O agradecimento foi feito pelo Ministério da Saúde, na assembleia do Conass, da quarta-feira, 27

O Tocantins foi homenageado durante a assembleia ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizada em Brasília, na quarta-feira, 27. O agradecimento feito pelo Ministério da Saúde (MS) foi pela contribuição da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), na construção coletiva da Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma oficial de interoperabilidade do Governo Federal.
Segundo o MS, “a participação da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, na Etapa Piloto da Federalização RNDS foi fundamental para aprimorar a metodologia e orientar a ampliação da Etapa Estadual da Federalização da RNDS para as demais Unidades Federativas brasileiras, consolidando um marco para a transformação digital do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
“Temos trabalhado incansavelmente para modernizar e promover melhorias na saúde pública do Tocantins, como prioridade da gestão do governador Wanderlei Barbosa e ficamos felizes com essa homenagem. Ela nos motiva a continuarmos com o compromisso de aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, com a transformação digital, em benefício à população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.
O coordenador do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges/TO), Paulo Burgue participou do evento e afirmou que, “esse reconhecimento reafirma o compromisso da gestão da SES-TO com a inovação tecnológica em saúde e com o fortalecimento da governança digital, para a melhoria da qualidade assistencial no Tocantins”.
Rede Nacional de Dados em Saúde
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é a plataforma oficial de interoperabilidade do Ministério da Saúde (MS). Foi criada para conectar os diferentes sistemas de saúde em todo o Brasil, estabelecer infraestrutura nacional para o compartilhamento seguro e padronizado de dados de saúde, garantir mais eficiência na gestão da informação e aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa rompe ligamentos do joelho e passará por cirurgia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sofreu uma lesão no joelho durante uma partida de futebol na noite desta terça-feira, 26. Exames médicos confirmaram a ruptura dos ligamentos cruzados e do menisco do joelho esquerdo, condição que exige procedimento cirúrgico para a restauração das estruturas afetadas.
O laudo médico também indica a necessidade de drenagem para retirada de líquido acumulado na região. A cirurgia será agendada nos próximos dias.
Por orientação médica e devido à mobilidade reduzida, a agenda do governador ficará restrita até a realização do procedimento e durante o período de recuperação.
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi