Governo do Tocantins
Governo do Tocantins celebra Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu com visita de grupo de mulheres do Bico do Papagaio ao Palácio Araguaia

O som das mãos firmes quebrando o coco babaçu ecoa por gerações no Tocantins, simbolizando a resistência e a sabedoria das mulheres que transformam esse fruto em sustento e dignidade. Em celebração ao Dia Estadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, antecipado para esta quarta-feira, 6, uma delegação de 19 mulheres da comunidade Pequizeiro, em Axixá do Tocantins, foi recebida no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, sede do Governo Estadual.
Promovida pela primeira-dama Karynne Sotero, titular da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, a visita faz parte do projeto Portas Abertas, que abre as portas do Palácio para que as comunidades possam se aproximar do espaço onde as decisões são tomadas. Mais do que uma homenagem alusiva ao 7 de novembro, data estipulada como dia das quebradeiras pela Lei nº 3.508, de 2019, a visita foi um reconhecimento da importância cultural e econômica dessas mulheres que, com o babaçu, constroem uma ponte entre o passado e o futuro.
“Estive na comunidade duas vezes este ano e testemunhei a força e a dedicação dessas mulheres, que transformam o coco em sustento e dignidade para suas famílias. É uma tradição que merece todo o nosso reconhecimento. Em datas como o Dia da Quebradeira, reafirmo nosso compromisso de seguir ao lado dessas mulheres, trabalhando para ampliar as políticas de valorização e apoio que garantam o reconhecimento de sua importância histórica e cultural”, ressaltou a primeira-dama Karynne Sotero.
Maria Antônia de Oliveira Silva dos Santos, técnica em Enfermagem formada com o trabalho árduo como quebradeira de coco, avaliou a experiência como enriquecedora. “Aprendemos tantas coisas sobre a criação do Estado e vamos levar esse conhecimento para a vida. Nós nos sentimos valorizadas com o espaço que está sendo aberto para nos acolher, mostrar a nossa cultura. Demonstrar que nós, quebradeiras de coco, podemos estar em qualquer lugar, sendo bem recebidas. Momentos assim, aqui no Palácio, nos trazem uma felicidade enorme. Gratidão é a palavra!”, disse.
As quebradeiras de coco praticam o extrativismo de forma sustentável e mantêm modos de vida, conhecimentos e práticas culturais transmitidos por gerações. O trabalho das quebradeiras é, em grande parte, coletivo e organizado, promovendo a subsistência e reforçando laços comunitários e familiares. Elas transformam o babaçu, uma palmeira nativa da região do Bico do Papagaio, extremo Norte do estado, em fonte de alimento, renda e identidade, utilizando técnicas que valorizam o uso integral do coco, extraindo óleo, carvão e outros subprodutos. Por sua ligação profunda com a natureza e suas práticas culturais únicas, as quebradeiras de coco se enquadram na definição de comunidades tradicionais e representam um símbolo de resistência feminina e de conexão com o meio ambiente.
A vida de quebradeira de coco, como relata dona Raimunda da Costa dos Santos, é difícil, mas é a base da sobrevivência de muitas famílias. “É uma vida sofrida, sim. Eu comecei a quebrar coco desde os sete anos e, mesmo depois de casada, continuei. Hoje tenho 63 anos, e foi uma vida inteira quebrando coco para sustentar minha família, criando oito filhos, enfrentando chuva, fome, deixando muitas vezes o básico em casa. A gente quebrava coco pra trocar por comida, muitas vezes comendo só um gongo frito com arroz branco e azeite. Quando não tinha arroz, eu ia atrás de um pouco de farinha para fazer um pirão e dar pros meus filhos. Para mim, ser quebradeira é mais do que trabalho; é uma forma de sustento, é resistência e orgulho”, afirmou.
A aproximação da primeira-dama Karynne Sotero com as quebradeiras iniciou-se em julho deste ano, quando ela esteve na comunidade para conhecer de perto o trabalho com o babaçu. Em outubro, a primeira-dama retornou à região levando a Caravana da Alegria para cerca de 400 crianças em alusão ao Dia das Crianças. Neste período, a primeira-dama tem buscado formas de apoiar o trabalho das quebradeiras de coco, incluindo a doação de uma máquina forrageira utilizada para extração do óleo, um dos subprodutos mais populares do babaçu.
O ofício de quebradeira geralmente é passado de mãe para filha, como no caso da Rosângela Barbosa de Carvalho, de 30 anos, presente na visita. “Minha mãe trabalhava na roça e levava a gente junto com ela. Não tinha pai presente, então era só ela mesmo. As outras ficavam em casa, mas eu sempre ia com minha mãe. Aprendi tudo com ela, desde o quebrar do coco até tirar o azeite. Às vezes, a gente vendia o coco pra ganhar um troquinho, ou fazia o carvão pra casa”, contou Rosângela, que nunca tinha visitado a Capital do Tocantins. “Essa visita aqui foi uma maravilha, um sonho. Primeira vez que venho a Palmas e conhecer o Palácio foi especial. Eu tinha muita vontade de conhecer e hoje estou aqui, me sentindo acolhida. Só tenho a agradecer”, declarou.
Portas Abertas
O projeto Portas Abertas é uma iniciativa que abre as portas do Palácio Araguaia para receber diferentes grupos, proporcionando-lhes a oportunidade de acessarem a sede do Poder Executivo, onde a história do Tocantins está retratada de diferentes formas.
A recepção do grupo de mulheres quebradeiras de coco, uma das mais importantes comunidades tradicionais do nosso Estado, representa um marco simbólico de valorização de suas práticas e de seu papel na preservação da cultura e do meio ambiente. O trabalho extrativista dessas mulheres é fundamental para a sustentabilidade das regiões onde atuam e para a conservação dos babaçuais, recursos de grande importância ambiental e econômica.
Edição: Alba Cobo
Governo do Tocantins
Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online

Detran/TO disponibiliza emissão do cartão para vagas reservadas em estacionamentos a pessoas idosas; saiba o passo a passo
Com validade em todo o país, cartão é obrigatório para uso das vagas e pode ser emitido no site do órgão de forma gratuita e online
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), informa que pessoas com mais de 60 anos possuem o direito garantido por lei, a vagas reservadas para pessoas idosas em estacionamentos de todo o território nacional, conforme determina a Lei Federal nº 10.741, conhecida como Estatuto do Idoso. A lei estabelece que 5% das vagas em um estacionamento sejam destinadas aos idosos, e para que eles possam usufruir de forma correta devem portar o cartão.
As reservas no estacionamento têm o objetivo de garantir a acessibilidade no trânsito e facilitar a locomoção deste público, que muitas vezes possuem alguma limitação física ou de mobilidade, permitindo que eles possam acessar estabelecimentos e serviços com maior facilidade e também uma melhor fluidez na mobilidade humana.
Passo a passo
Os interessados podem emitir o documento no site do Detran/TO pelo endereço eletrônico: https://servicos.to.gov.br/
- Ao acessar o link o usuário deve informar os dados solicitados na tela.
- Logo após, o usuário deverá imprimir a credencial de uso pessoal e mantê-la no veículo durante o uso das vagas, de preferência no painel, estando visível a todos.
A credencial também vale para condutores que transportam pessoas idosas.
Uso incorreto das vagas
A emissão do cartão é obrigatória para o uso das vagas reservadas, conforme estabelece a resolução federal 304 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os veículos que utilizarem as vagas reservadas a idosos em estacionamentos e que não sejam de pessoas idosas ou transportem alguma, e também não apresentarem o cartão, cometem infração de trânsito de natureza gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Trânsito (CNH), conforme art. 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Vagas para pessoas com deficiências
Pessoas com deficiência também podem ter acesso ao cartão da vaga especial no estacionamento. O serviço é feito pelos órgãos municipais, no caso de Palmas, os condutores devem procurar o Resolve Palmas, mais especificamente, o setor de Trânsito e Transporte. Nos demais municípios, a orientação é que os interessados procurem as Prefeituras.
Estacionamento para pessoas com TEA
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, sancionou, em maio de 2024, a Lei nº 4.413, publicada no Diário Oficial nº 6.571, que garante a reserva de no mínimo de 2% das vagas de estacionamento em shoppings centers, estabelecimentos públicos e privados, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.
As vagas são destinadas a pessoas com TEA que são proprietárias de veículos, ou de pessoas que estejam utilizando os veículos para transporte de pessoas com TEA. Vale ressaltar, que para utilizar as vagas reservadas, os condutores ou proprietários devem apresentar a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que pode ser solicitada na Secretaria da Saúde do Estado, através do link: https://ciptea.saude.to.gov.
Governo do Tocantins
Mísseis cruzam o céu de Tel Aviv durante missão da comitiva do Tocantins em Israel

Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa conhece modelo de inclusão e cuidado especializado durante missão em Israel

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, cumpriu, nessa segunda-feira, 9, uma intensa agenda em Jerusalém. Um dos destaques foi a visita ao Instituto Shalva, referência internacional em inclusão de pessoas com deficiência. A equipe tocantinense, liderada pelo chefe do Executivo estadual, também foi recebida no Knesset, o Parlamento de Israel, e participou de reunião com autoridades locais.
O Instituto Shalva é uma instituição que impressiona pela estrutura e pela filosofia de trabalho baseada na convivência, inclusão e empatia. Fundado por Kalman e Malki Samuels em 1990, o centro nasceu da vivência do casal com seu filho Yossi, que ficou cego, surdo e hiperativo após uma vacinação defeituosa.
Durante a visita, o governador Wanderlei Barbosa mencionou o projeto em andamento no Tocantins para a criação do Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista (Cetea) na capital, Palmas, e como o Estado pode se espelhar em exemplos como o de Shalva. “Estamos trabalhando para implantar esse centro e, assim como vocês fazem aqui, oferecer suporte e acolhimento às famílias. Nossa vinda a Israel ganhou ainda mais cor e significado com essa visita”, destacou o governador.
Com cerca de 1,2 mil funcionários e o apoio de 500 voluntários por dia, o Instituto Shalva realiza mil atendimentos diários. O financiamento da instituição provém de uma combinação de recursos públicos (40%) e doações da sociedade (60%), que custeiam atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de saúde.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero enalteceu o trabalho do instituto. “O Shalva mostra como é importante cuidar das pessoas com deficiência e acolher suas famílias. É um exemplo de que, quando governo e sociedade caminham juntos, a gente consegue construir um mundo mais justo e com mais oportunidades para todos”, ressaltou.
A instituição é voltada para a promoção da autonomia, inclusão social e vida produtiva de crianças, jovens e adultos com deficiência, oferecendo desde atividades educacionais, esportivas e terapias, até programas de capacitação e empregabilidade. Um dos pilares do trabalho é o convívio com crianças sem deficiência, o que reforça o aprendizado social e a empatia desde cedo.
O embaixador do Instituto Shalva na América Latina, Fernando Biske, recebeu a equipe brasileira ao lado do fundador Kalman Samuels e agradeceu a visita dos representantes do Tocantins. “Foi uma alegria receber pessoas que vieram com o coração aberto para aprender e também compartilhar suas experiências. Ficamos muito felizes com essa troca, esperamos construir parcerias com o Estado e nos reencontrarmos em breve”, pontuou.
Inovação como política de Estado
Na sequência, a equipe tocantinense visitou a Autoridade Nacional de Inovação de Israel, entidade responsável por fomentar o ecossistema de tecnologia e empreendedorismo no país. Com cerca de 12% da força de trabalho empregada no setor de alta tecnologia, Israel é hoje um dos principais polos globais de inovação.
A Autoridade atua no financiamento e apoio a startups, projetos de tecnologia e áreas estratégicas da indústria de base tecnológica. O objetivo é fortalecer a economia israelense e promover soluções que impulsionem o desenvolvimento do país.
Ainda como parte da agenda do dia, a equipe do Tocantins visitou o Knesset, o Parlamento de Israel, onde foi recebida pelo presidente da Casa, Amir Ohana, e por outros parlamentares.
A missão em Israel é realizada pelo Consórcio Brasil Central e reúne representantes dos estados do Tocantins, de Mato Grosso do Sul, de Goiás e de Rondônia, além do Distrito Federal. A equipe cumpre agenda oficial voltada à inovação, inclusão, desenvolvimento social e cooperação internacional, com visitas técnicas e encontros institucionais em Tel Aviv e Jerusalém.
- Energisa1 dia atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- ALETO1 dia atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento3 dias atrás
Tocantins integra Rede Nacional de Escolas Livres de Arte