Governo do Tocantins
Governo do Tocantins celebra e valoriza a riqueza dos povos originários no Turis
Projetos da Secretaria do Turismo avançam para qualificar moradores de aldeias da Ilha do Bananal
Neste Dia dos Povos Originários, 19 de abril, o Tocantins se une ao país em um momento de celebração da rica diversidade cultural e dos saberes ancestrais que emanam de suas etnias. A data também convida à reflexão sobre a essencial preservação de seus modos de vida e territórios. Nesse contexto, o turismo emerge como um vetor estratégico para garantir a sustentabilidade, fortalecer a cultura e promover a cidadania dessas comunidades.
O Brasil abriga uma expressiva população indígena, conforme dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabilizou 1.693.535 pessoas autodeclaradas indígenas, representando 0,83% do total de habitantes. Essa diversidade se manifesta em 305 etnias distintas e 274 línguas, distribuídas por 827 municípios em todo o país.
O Tocantins se destaca nesse cenário com uma população estimada em mais de 20 mil indígenas. Essa presença se traduz em uma rica tapeçaria cultural, composta por 16 etnias, entre elas os Karajá, Xambioá, Javaé (que formam o povo Iny), Xerente, Apinajè, Krahô, Krahô-Kanela e Avá-Canoeiro (Cara Preta).
O secretário de Turismo do Estado, Hercy Filho, ressalta o empenho do governador Wanderlei Barbosa em valorizar as tradições das etnias tocantinenses, enxergando no turismo um importante aliado nesse desafio. A parceria com a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e a Secretaria de Cultura é considerada fundamental para o desenvolvimento de projetos que fortaleçam o etnoturismo.
“Como um estado de expressivas riquezas naturais e culturais, que integra a região amazônica, temos a responsabilidade de valorizar nossos povos ancestrais e levar a eles o turismo como uma importante fonte de geração de renda limpa e sustentável”, afirma Hercy Filho.
Ações estratégicas
A Secretaria de Turismo do Estado tem direcionado esforços para o desenvolvimento de projetos de etnoturismo com foco na sustentabilidade e no protagonismo das comunidades.
Em 2022, a passagem do Rally Sertões impulsionou a realização de capacitações para jovens e líderes indígenas, além da estruturação de acampamentos na Ilha do Bananal. O objetivo é que os próprios indígenas assumam a gestão dos roteiros turísticos, valorizando sua cultura e gerando renda de forma autônoma.
Na maior ilha fluvial do mundo, os atrativos a serem explorados incluem as festas tradicionais, trilhas ecológicas, a pesca esportiva e a rica observação de aves e outros animais da região. Um exemplo recente do potencial turístico da região foi a visita de um grupo de turistas, incluindo um visitante espanhol, à Aldeia Macaúba durante a realização do tradicional ritual Hetohoky, em março deste ano.
O Governo do Tocantins está trabalhando para concretizar o potencial do etnoturismo no estado. O projeto Tocantins Recebe Bem prevê a formatação de um produto “piloto” de etnoturismo em Lagoa da Confusão, com a definição de uma aldeia na Ilha do Bananal, da etnia Javaé, para iniciar as atividades. O processo de licitação da empresa responsável por conduzir essa etapa já está em andamento.
O projeto piloto abrangerá a elaboração de um manual de visitação, diretrizes para a gastronomia e o artesanato local, modelos de gestão dos empreendimentos turísticos, estratégias de mídias sociais, normas para a pesca esportiva e trilhas, roteiros para observação de aves, além de visitas técnicas para o desenvolvimento das atividades.
Outro projeto de grande envergadura, com previsão de início ainda este ano e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contemplará diversas aldeias da Ilha do Bananal com ações de capacitação e melhorias de infraestrutura.
Neste Dia dos Povos Originários, o Tocantins reafirma seu compromisso com a valorização e o respeito às suas comunidades indígenas, reconhecendo o potencial do turismo como ferramenta de preservação cultural, desenvolvimento sustentável e empoderamento dessas populações.
Governo do Tocantins
Com investimento da Lei Paulo Gustavo, Governo do Tocantins transforma cenário do cinema e projeta o estado no cenário nacional
Estado ganha projeção pelo crescimento da produção de longas-metragens no país, graças a investimento recorde no audiovisual via Lei Paulo Gustavo

O Tocantins se tornou destaque na imprensa especializada em cinema ao se consolidar como um dos estados com crescimento na produção de filmes de longa-metragem no Brasil. O feito é resultado direto do investimento histórico de R$ 29,59 milhões da Lei Paulo Gustavo (LPG) implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Com esse aporte, o Estado viu nascer uma geração de cineastas e obras que estão ganhando espaço em festivais nacionais e internacionais. O cenário marca uma virada inédita para o audiovisual tocantinense, com produções em andamento em diversas regiões, incluindo periferias, aldeias e comunidades tradicionais, ampliando o alcance e a representatividade do cinema feito no Tocantins.
O excelente resultado no setor no Tocantins foi destaque em uma publicação no portal Revista de Cinema na última sexta-feira, 11. A matéria aborda os números positivos, além da escuta pública promovida pela Secult, que está em fase de análise para buscar recursos por meio dos Arranjos Culturais do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), que representa uma estratégia de fortalecimento dos polos de produção audiovisual no país.
Confira a publicação na íntegra no link.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa participa do Taquaruçu Fest com Bell Marques e reforça apoio à cultura e ao turismo no Tocantins
No distrito de Taquaruçu, evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local

O governador Wanderlei Barbosa participou, na noite desta sexta-feira, 11, da 2ª edição do Taquaruçu Fest, realizada no distrito de Taquaruçu, em Palmas. Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento reuniu nomes da música, atrações regionais e ações de fomento à cultura e ao turismo local.
Neste ano, a programação contou com a participação especial do cantor Bell Marques, ícone da música baiana e ex-vocalista da banda Chiclete com Banana, que embalou o público com sucessos que marcaram gerações. O evento também teve shows de Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Durante o evento, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância do investimento em cultura como ferramenta de valorização da identidade tocantinense e de fortalecimento do turismo. “O Taquaruçu Fest é mais uma ação que mostra nosso compromisso com o turismo cultural e com a geração de oportunidades para os empreendedores locais. Estamos promovendo cultura, lazer e também estimulando a economia”, afirmou o Governador.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, ressaltou que o evento se consolida como um atrativo importante dentro do calendário de férias do Tocantins. “O Taquaruçu Fest é um termômetro dos eventos de veraneio, como a Temporada de Praia, e na Capital vem atraindo turistas, movimentando o comércio e reforçando o protagonismo do Tocantins como destino turístico”, pontuou.
Cultura e desenvolvimento local
Realizado em formato de um único dia, o Taquaruçu Fest integra o calendário de eventos culturais e turísticos do Governo do Tocantins, que ocorre entre os meses de junho e agosto. A primeira edição, em 2023, contou com a apresentação da dupla Rio Negro & Solimões. Neste ano, a estrutura foi ampliada, com reforço na segurança, apoio à comunidade local e incentivo ao empreendedorismo.
A autônoma Edinalva Dias Cardial, participou do evento com sua barraca de alimentos, essa é a sua segunda vez empreendendo no festival e segundo ela é uma ótima oportunidade de renda extra. “Estive aqui em 2023, eu gostei bastante do evento e esse ano eu continuo achando organizado, e é um evento que sempre dá oportunidade para um empreendedor”, afirmou.
Localizado em uma área turística, o distrito de Taquaruçu é um dos destinos mais procurados por quem busca o clima de serra como refúgio para lazer e descanso. De férias em Palmas, o médico Sávio Alves Mendes chegou de Goiânia nesta sexta-feira e comemorou a recepção calorosa. Ele e um grupo de amigos aproveitaram a noite usando abadás personalizados especialmente para a apresentação do cantor baiano. “Sempre passo as férias aqui, porque já morei em Palmas. Hoje é um dia especial, pois logo nos primeiros dias já tenho a chance de curtir um show do Bell Marques”, ressaltou.
Solidariedade em rede
Assim como outros eventos promovidos pelo Governo do Tocantins, o Taquaruçu Fest também foi palco para ações do programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, criado em 2024 como parte da Rede Cuidar. A iniciativa arrecada alimentos durante shows e eventos públicos, destinados a famílias em situação de vulnerabilidade.
“Também estamos arrecadando alimentos neste evento, pois reconhecemos a importância dessa ação para a nossa comunidade. É gratificante ver que as pessoas estão compreendendo o nosso apelo e contribuindo com doações nos pontos de coleta do Governo”, comentou a primeira-dama, Karynne Sotero.
Desde sua criação, o programa já arrecadou centenas de toneladas, como ocorreu na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 25 anos), quando mais de 140 toneladas foram destinadas à população em todo o estado.
Governo do Tocantins
Governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para recuperação de barragem no Projeto Rio Formoso nesta segunda-feira, 14
Assinatura para o início das obras será realizada em solenidade às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assina nesta segunda-feira, 14, a Ordem de Serviço para a obra de recuperação da Barragem Taboca – Eixo 1, localizada no Projeto Rio Formoso. A solenidade ocorre às 10 horas, no Ginásio da Escola Municipal Hermínio Azevedo Soares, em Formoso do Araguaia.
A obra será executada pela Secretaria de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e representa um investimento de R$ 33,35 milhões.
Projeto Rio Formoso
Com estruturas construídas entre 1979 e 1982, quando a região ainda integrava o estado de Goiás, a barragem necessita de adequações para atender à Política Nacional de Segurança de Barragens e garantir segurança hídrica ao projeto, que é um dos maiores polos agrícolas do Tocantins.
O Projeto Rio Formoso abrange cerca de 28 mil hectares irrigáveis e utiliza sistemas de irrigação por inundação para o cultivo de arroz no período chuvoso. Durante a seca, o modelo adotado é o de subirrigação, voltado para a produção de sementes de soja, além do cultivo de milho, feijão e melancia. A obra visa assegurar a continuidade e expansão dessas atividades produtivas, fundamentais para o desenvolvimento da região.
-
Turismo3 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Internacional5 dias atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
Turismo3 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Palmas4 dias atrás
Nova diretoria do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Palmas é empossada
-
Moda e Estilo4 dias atrás
O Boticário lança ativações com a temática do Verão em 5 estados do Norte