Governo do Tocantins
Governo do Tocantins convoca a população para participar do Dia D de mobilização contra a dengue

Ação ocorrerá no sábado, 14, com o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de combater o Aedes aegypti
Para mobilizar e sensibilizar a população sobre a necessidade de combater o Aedes aegypti, cuja proliferação é favorecida durante o período chuvoso, o estado do Tocantins aderiu ao Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. A ação será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), em parceria com os 139 municípios e ocorrerá no sábado, 14 de dezembro.
A mobilização contará com atividades estratégicas destinadas a reduzir criadouros do Aedes aegypti, promover saúde e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao vetor da dengue, da chikungunya e da Zika. Depósitos como pneus, materiais rodantes, lixo, entulhos e sucatas tornam-se locais ideais para o desenvolvimento do mosquito neste período.
De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES/TO, Christiane Bueno, “a responsabilidade pela prevenção é coletiva e exige o engajamento das três esferas de governo, da sociedade civil e da população em geral. No contexto do Dia D, a proposta é intensificar as medidas preventivas e ampliar a divulgação de mensagens de conscientização por meio de diversas mídias, além de oferecer oportunidade para reforçar informações que ajudem a minimizar os impactos da transmissão das doenças em todo o estado”.
Dados epidemiológicos
Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) apontam que o Tocantins apresentou um aumento de 33% no número de casos de dengue. Em 2023, foram 2.911 casos confirmados e, neste ano, já foram registrados 3.858 casos, com a confirmação de sete óbitos.
O Sinan mostrou ainda que, em 2023, foram confirmados 4.289 casos de chikungunya, sendo que, em 2024, foram 697, queda de 84%. Também houve a diminuição de casos de Zika que, em 2023, confirmou 125 casos e, em 2024, 21, registrando queda de 83%.
Ações
Entre 18 e 22 de novembro deste ano, a SES/TO realizou a Semana Estadual de Prevenção e Controle das Arboviroses, adotando o tema da campanha nacional do Ministério da Saúde: Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora. A iniciativa destacou que dedicar apenas 10 minutos por semana é suficiente para eliminar focos do mosquito em residências.
Atividades de prevenção
Para diminuir o risco de transmissão de arboviroses, a SES/TO recomenda: verificar regularmente locais que possam acumular água, como ralos, pratos de vasos de plantas e reservatórios de degelo de geladeiras; guardar pneus em locais fechados ou descartá-los adequadamente em ecopontos ou locais apropriados para o descarte desses objetos; não acumular lixo ou entulho; manter caixas d’água e outros reservatórios limpos e bem vedados; descartar corretamente objetos que possam acumular água; limpar as calhas da casa regularmente; utilizar repelentes para proteção individual; e receber bem agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares.
Governo do Tocantins
Em Colinas, governador Wanderlei Barbosa assina Ordem de Serviço para reforma do Centro de Ensino Médio Castelo Branco, nesta sexta-feira, 29
Reforma integra o projeto Obra Toda Semana: Transformando Escolas, Construindo Futuros

Governo do Tocantins
Em Brasília, Presidente da ATS toma posse como conselheiro fiscal da Aesbe
O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, vai integrar a nova diretoria da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) para o biênio 2025-2027.

O presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), Pedro Cardoso, tomou posse como conselheiro fiscal na Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira, 27, em Brasília.
Durante a cerimônia, também tomaram posse o novo presidente da Aesbe, Munir Abud, atual presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e os novos membros da mesa diretora da Associação para o biênio 2025-2027.
Durante o seu discurso de posse, o presidente da ATS agradeceu a oportunidade e se comprometeu a executar suas funções com afinco e dedicação.
“É com muita felicidade que eu represento o estado do Tocantins através da Agência Tocantinense de Saneamento. Digo à todos que podem contar com nosso trabalho, com muito afinco e dedicação nas questões principais que são a gestão financeira, administrativa e fiscalizando da melhor forma possível os recursos da Aesbe nesses próximos dois anos. Quero deixar meu abraço e agradecer ao nosso governador Wanderlei Barbosa pela oportunidade de presidir a ATS ao longo desses pouco mais de seis meses e dizer que vamos discutir e levar para nosso estado todas as possibilidades para podermos avançar na área do saneamento com foco na universalização”, destacou Pedro Cardoso.
O evento foi realizado no Clube de Engenharia de Brasília, reunindo autoridades, representantes das companhias associadas e convidados.
Governo do Tocantins
Tocantins se consolida como terceiro maior produtor de arroz do Brasil
Com produção concentrada na região oeste, o estado alcançou 604 mil toneladas em 2023

O Tocantins produziu 604 mil toneladas de arroz em 2023, consolidando-se como o terceiro maior produtor do país, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). O desempenho coloca o estado atrás apenas do Rio Grande do Sul (7,14 milhões de toneladas) e de Santa Catarina (1,18 milhão de toneladas).
O arroz é uma das culturas mais relevantes do agronegócio tocantinense, responsável por abastecer o mercado interno e atender à demanda das regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil produziu 10,3 milhões de toneladas de arroz em 2023, sendo quase 81% concentrados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Nesse cenário, o Tocantins reforça sua importância estratégica como fornecedor do grão.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o resultado reflete os investimentos do Governo do Tocantins em infraestrutura e apoio ao agronegócio. “Estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais os nossos produtores, oferecendo condições para que a produção cresça de forma sustentável e gere mais renda e empregos para os tocantinenses”, enfatiza.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressalta o papel das políticas públicas e da pesquisa agrícola. “O Governo do Tocantins tem investido significativamente para garantir a excelência da produção de arroz. Essa parceria com os produtores e o setor de pesquisa impulsiona o desenvolvimento de variedades mais adaptadas ao clima e fortalece a nossa infraestrutura e logística”, evidencia.
A produção de arroz se concentra principalmente na região oeste do Tocantins, em municípios como Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Pium, Dueré e Cristalândia.
Dados da Conab apontam que, em 2024, a força da cultura seguiu em expansão: só nos dois primeiros meses do ano, o Tocantins exportou 182,1 mil toneladas de arroz, reforçando sua posição de destaque no mercado nacional.
Edição: Victória Milhomem
-
Social4 dias atrás
Brilho e conquistas marcam os 24 anos de Nathaly Tayrine
-
Entretenimento3 dias atrás
Mostra Imagens que Versam; Versos que Voam abre Flisto 2025
-
Economia2 dias atrás
Shoppings mantêm força no varejo brasileiro mesmo com avanço do e-commerce
-
Tocantins3 dias atrás
Sabin participa do Movimento Delas com serviços de saúde
-
Social2 dias atrás
Giorgia Moura De Bortoli brilha no Baile do Rubi