Entretenimento
Governo do Tocantins promove debate de soluções climáticas na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente
Cerca de 400 participantes marcaram presença no evento para discutir os cinco eixos temáticos, propor soluções climática e eleger componente para a delegação que vai representar o Estado na etapa nacional
Publicadas
8 meses atrássobre
Por
Jaciara Barros- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2025/03/416510.jpeg&description=Governo do Tocantins promove debate de soluções climáticas na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
O Governo do Tocantins promoveu nesta quinta-feira, 13, a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. O encontro realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) com o tema Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, reuniu cerca de 400 representantes dos municípios, povos e comunidades em grupos temáticos, para debater cinco eixos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
O evento contou com as presenças de autoridades, representantes estaduais, municipais, especialistas e membros da sociedade civil, no auditório do Tribunal de Contas do Estado. A iniciativa teve o objetivo de fomentar a participação popular na construção de políticas ambientais, especialmente de comunidades em situação de vulnerabilidade, para enfrentar os desafios da emergência climática.
No Tocantins, a Conferência seguiu as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que incentivou a realização de debates municipais e estaduais como etapas preparatórias para a Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA). Nesta edição, os participantes encerram a etapa estadual com a eleição de cerca de trinta delegados que vão representar o estado na CNMA, e com a apresentação em plenária das propostas consolidadas neste encontro. Essas contribuições serão encaminhadas pela Delegação do Tocantins à etapa nacional da Conferência, reforçando o compromisso do estado com a agenda climática e a governança ambiental
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, destacou que nesta edição, os representantes têm o compromisso de materializar a participação efetiva dos municípios, povos e comunidades, no debate dos cinco eixos e consolidação das propostas. “Esta é a oportunidade de refinamento das propostas tocantinenses para o enfrentamento das emergências climáticas, considerando as realidades locais. É preciso ouvir e sermos ouvidos, concentrados nas demandas de esforços que cada realidade exige. Também vamos eleger cerca de trinta delegados para compor a Delegação do Tocantins, que vai representar o estado e levar nossas contribuições à Brasília, na Conferência Nacional”, destacou Marcello Lelis.
A diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade, Erliette Gadotti, agradeceu a presença massiva de representantes dos municípios na 5ª Conferência Estadual e ressaltou o reconhecimento dos esforços de 13 municípios na realização da etapa municipal. “Nesta edição reforçamos a importância da construção conjunta, ativa e participativa de soluções e estratégias para o enfrentamento climático nos municípios e comunidades, com ações práticas que garantam um futuro mais sustentável, alinhado aos compromissos globais e às necessidades locais. Nos grupos temáticos temos contribuições valiosas e a Delegação do Tocantins vai levar as contribuições do estado para o encontro nacional”, ponderou.
Um dos momentos mais aguardados da Conferência foi a palestra Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica, ministrada pela assessora técnica e especialista do Ministério do Meio Ambiente, Camila Bastos. A apresentação trouxe insights sobre a necessidade urgente de ações integradas para reduzir os impactos ambientais, promover a adaptação às mudanças climáticas locais e o desenvolvimento sustentável do estado.
Em seguida, os grupos temáticos se direcionaram para o debate e consolidação das propostas a serem encaminhadas para a CNMA. No período da tarde, cada eixo dá seguimento aos trabalhos e novamente reunidos elegem os delegados estaduais que vão compor a Delegação do Tocantins e apresentam as propostas em plenária.
Discussões estratégicas
Ao longo do dia, os participantes se dividiram em grupos para discutir os cinco eixos temáticos que nortearam os debates. No eixo Mitigação foram debatidas estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a transição para uma economia sustentável. No eixo Adaptação e Preparação para Desastres foram abordadas medidas para fortalecer a resiliência das comunidades diante dos impactos climáticos.
Já no eixo Justiça Climática, o diálogo teve foco na inclusão e equidade nas políticas ambientais, garantindo que populações vulneráveis tenham voz e acesso a soluções eficazes. No eixo Transformação Ecológica, a discussão se concentrou nas mudanças estruturais em setores produtivos para um desenvolvimento sustentável. E no eixo Governança e Educação Ambiental, a pauta foi o fortalecimento da gestão ambiental e da conscientização pública sobre a crise climática.
A participante do grupo temático com eixo Mitigação, a coordenadora da Defesa Civil da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente do município de São Salvador do Tocantins, Evanir Pereira, considerou que, “essa é uma oportunidade de trocar e ampliar conhecimentos, uma vez que no município que atuo, as vezes enfrentamos o desmatamento, temos o período de seca e a ocorrência de queimadas, então tratar de mitigação de emergências climáticas neste momento é uma escolha acertada”.
O componente do debate no eixo Adaptação e Preparação para Desastres, o secretário de Meio Ambiente de Lagoa da Confusão, Maxwell Viana Panta, também avaliou como “muito positiva, a iniciativa do governo do Estado de promover a Conferência Estadual. Nós realizamos a nossa Conferência Municipal e trouxemos para a etapa estadual propostas nesse sentido de emergência climática, uma realidade que o Brasil vivencia e é muito importante esse espaço para a gente debater e procurar soluções nesse enfrentamento. No meu município, em um período somos afetados por enchentes e em outro temos a questão do fogo, liderando o ranking de queimadas, por isso escolhi esse grupo temático para debater e levar propostas neste sentido”.
A integrante grupo com o eixo Justiça Climática, tenente-coronel Helayne do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), gestora de educação, enfatizou que, “como um dos grandes parceiros da Semarh e demais órgãos ambientais, o BPMA participa da Conferência para ouvir todos e tratar de um dos temas principais da conferência que é a justiça climática, uma situação que afeta todo mundo, incluindo comunidades que possuem menos recursos para o enfrentamento. Então estamos aqui para discutir alternativas e promover respostas que possam ajudar a comunidade da melhor possível para que todos possamos passar por essa problemática global das mudanças climáticas”.
A representante do Conselho Regional de Biologia do Tocantins – Região 04, relatora Renata Acácio, atuou como membro do grupo com o eixo Transformação Ecológica, afirmou que, “a expectativa é a melhor possível neste momento, após doze anos, voltar a ter essas discussões com as comunidades, os municípios e agora vamos escolher as melhores propostas, que já foram desenhadas, elaboradas nas Conferências Municipais e realmente estava faltando isso, todas as entidades, poder público, sociedade civil e privada, reunidas para discutir as possibilidades de melhoria e mitigação das mudanças climáticas”.
Do grupo Governança e Educação Ambiental, o representante do povo Javaé da Ilha do Bananal no município de Formoso do Araguaia, Vanderson Suará, eleito delegado na etapa municipal para participar da Conferência Estadual, afirmou que, “esse encontro é importantíssimo, pois onde a gente mora sofre muito com a degradação e o desmatamento, nós temos interesse de participar até na etapa nacional para defender os nossos direitos e estar apresentando novas demandas. Uma de nossas propostas de destaque é a presença da prevenção do fogo em áreas de preservação permanente levando educação ambiental para as comunidades”.
Edição: Daniela Oliveira
Você pode gostar
Entretenimento
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Publicadas
8 horas atrássobre
09/11/2025Por
Jaciara Barros44 países e a União Europeia firmam a Declaração de Belém na COP30, unindo ação climática, combate à fome e justiça social.
A Declaração propõe uma mudança de paradigma: o combate à crise climática deve estar intrinsecamente ligado à erradicação da fome e da pobreza. “Esta Declaração reflete uma verdade fundamental: não se pode separar a ação climática da justiça social”, afirmou o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. “Os países e comunidades mais pobres, que menos contribuíram para a mudança do clima, estão sofrendo suas piores consequências”, completou.
Pessoas em primeiro lugar
A Declaração de Belém propõe um reequilíbrio no financiamento climático global, priorizando ações de adaptação centradas nas pessoas. As medidas incluem sistemas de proteção social adaptados às mudanças climáticas, seguros agrícolas para pequenos produtores e programas que fortaleçam a resiliência de comunidades vulneráveis.
O texto também incentiva investimentos que promovam meios de subsistência sustentáveis para agricultores familiares, povos da floresta e comunidades tradicionais, assegurando que a ação climática gere empregos dignos e oportunidades econômicas nas regiões mais afetadas pelos impactos ambientais.
Compromissos mensuráveis e ação global
Em sintonia com o lema da Presidência Brasileira da COP30 — a “COP da Ação” —, a Declaração estabelece oito metas mensuráveis e convoca agências da ONU e a comunidade internacional a acompanhar o progresso por meio de um Plano de Aceleração de Soluções (PAS), integrado à Agenda de Ação da conferência.
O acordo foi firmado três dias após a Primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, em Doha, no Catar, que apresentou resultados concretos após nove meses de implementação. A Aliança, lançada pelo G20 sob a presidência do Brasil em 2024, é reconhecida como um mecanismo flexível para apoiar o cumprimento dos compromissos climáticos em nível nacional.
Financiamento climático e justiça social
Durante a Cúpula, a diretora-executiva do Fundo Verde para o Clima, Mafalda Duarte, ressaltou a conexão entre mudanças climáticas, fome e pobreza. “Os impactos climáticos já estão comprometendo a segurança alimentar e empurrando milhões de pessoas para uma situação de maior vulnerabilidade. Quando usado de forma estratégica, o financiamento climático pode nutrir tanto as pessoas quanto o planeta que chamamos de lar”, afirmou.
O documento defende que o financiamento climático deve fortalecer sistemas produtivos locais e apoiar políticas públicas que integrem sustentabilidade ambiental e desenvolvimento humano. Assim, os países assumem o compromisso de incorporar estratégias climáticas centradas nas pessoas em seus planos nacionais de adaptação.
Coalizão diversa e próximos passos
Os 44 países signatários da Declaração de Belém representam uma coalizão global diversa, reunindo nações de todos os continentes, entre elas Brasil, Chile, China, Cuba, Alemanha, Indonésia, México, Noruega, Espanha, Sudão, Reino Unido e Zimbábue. O acordo sinaliza um consenso internacional sobre a necessidade de integrar proteção social e erradicação da pobreza às estratégias climáticas.
Os países são incentivados a incluir planos de ação climática centrados nas pessoas em suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Planos Nacionais de Adaptação (NAPs), com avaliação intermediária em 2028 e balanço final até 2030.
O texto integral da Declaração de Belém, bem como a lista completa de países signatários, está disponível no portal oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Mais notícias
Música
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Publicadas
2 dias atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosTiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025 em Las Vegas ao lado de Kany García. Cantor brasileiro soma cinco vitórias na premiação.
A cerimônia, que antecede o evento principal do Latin Grammy, será realizada no hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, no dia 13 de novembro, a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais da Academia Latina.
Tiago Iorc e Kany García comandam a cerimônia
Tiago Iorc, ganhador de cinco estatuetas do Latin Grammy, e Kany García, reconhecida por sua carreira autoral e passagem pelo programa Objetivo Fama, serão responsáveis por apresentar a cerimônia que revela grande parte dos vencedores das categorias da premiação.
O evento também contará com performances especiais de artistas convidados pela Academia, que serão anunciados nos próximos dias pela dupla de apresentadores.
Uma parceria musical e cultural
Tiago e Kany se conheceram há pouco mais de dois anos durante um festival de música e criaram uma conexão imediata nos bastidores.
O desejo de colaboração se concretizou no início de 2025 com o lançamento da canção “Quédate Otra Vez”, uma releitura bilíngue do sucesso “Amei Te Ver”, um dos maiores hits da carreira de Tiago.
A nova versão, que mistura português e espanhol, expressa a afinidade estética e afetiva entre os artistas e tem sido amplamente elogiada pela crítica, reforçando o diálogo cultural entre o Brasil e os países de língua hispânica — um reflexo que se estende agora à coapresentação do Latin Grammy.
Trajetória de sucesso e reconhecimento internacional
Com quase duas décadas de carreira, Tiago Iorc consolidou-se como um dos principais nomes da música brasileira contemporânea.
O artista soma nove indicações e cinco vitórias no Latin Grammy, além de prêmios nacionais e o respeito de artistas consagrados.
Sua primeira estatueta veio com o álbum “Troco Likes” (2015), seu primeiro projeto totalmente em português, que atingiu o status de platina com a versão ao vivo.
Com o álbum “Reconstrução” (2019), Tiago alcançou um marco histórico ao colocar todas as faixas simultaneamente no Top 50 do Spotify Brasil.
A faixa “Desconstrução” foi premiada como Melhor Canção em Língua Portuguesa e também indicada à categoria Canção do Ano.
Latin Grammy: a maior celebração da música latina
O Latin Grammy é considerado o prêmio mais importante da música latina, reunindo artistas de diversas nacionalidades.
A edição 2025 promete ser uma das mais representativas da década, celebrando o talento de músicos que promovem a diversidade sonora da América Latina.
A cerimônia principal acontecerá logo após a Première, e será transmitida pela Univision e plataformas oficiais da Academia Latina da Gravação.
A força da música brasileira no Latin Grammy
Tiago Iorc se junta a uma lista de artistas brasileiros que marcaram presença na história do prêmio, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Anitta, Marisa Monte e Djavan.
Sua atuação como apresentador reflete o reconhecimento internacional da música brasileira e a valorização da produção artística nacional em um dos palcos mais prestigiados do mundo.
Mais notícias
Cultura
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Publicadas
2 dias atrássobre
07/11/2025Por
Jaciara BarrosMostra de Emerson Silva sobre o Povo Krahô celebra a cultura indígena do Tocantins e emociona o público durante a COP30, em Belém.Exposição do Povo Krahô encanta público durante a COP30 em Belém
O evento ocorre de 10 a 21 de novembro e reúne chefes de Estado, ministros, diplomatas, cientistas, ativistas e representantes de mais de 190 países.
Arte tocantinense na COP30
Além das discussões globais sobre o clima, a COP30 também é palco de manifestações culturais que celebram a diversidade amazônica.
Entre elas, está a Exposição do Povo Krahô, em cartaz no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, selecionada pelo Sesc Pará dentro do projeto Sesc Amazônia das Artes 2025.
Segundo Emerson Silva, a decisão de manter a mostra em Belém durante a COP30 partiu do Sesc Pará, como forma de ampliar o acesso do público internacional à arte tocantinense.
“É uma honra ter um trabalho que poderá ser visto por pessoas do mundo inteiro durante a COP30. A cultura indígena é essencial nos debates sobre o meio ambiente e o clima”, destacou o artista.
Histórias e saberes do Povo Krahô
A Exposição do Povo Krahô retrata a cosmologia, o cotidiano e os rituais da etnia por meio de fotografias, documentário e livro bilíngue.
O projeto foi viabilizado com recursos próprios e apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins, via Lei Paulo Gustavo, além de incentivo do Projeto Sesc Cultura ConVida.
A mostra já foi exibida em Palmas, São Luís e Teresina, ampliando o alcance da cultura tocantinense e promovendo o diálogo entre arte, ancestralidade e sustentabilidade.
Trajetória do artista
Com mais de 23 anos de carreira, o fotojornalista Emerson Silva é um dos principais nomes da fotografia tocantinense.
Ele já participou de exposições nacionais e internacionais, como Women That Make a Difference, na sede da ONU em Genebra, e o Panorama da Arte Brasileira, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Atualmente, Emerson integra a Associação de Arte Ninho Cultural e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/IFTO), além de colaborar com o WWF Brasil e o MAM-SP.
A cultura indígena como pilar da sustentabilidade
Para Emerson, expor a arte do Povo Krahô durante a COP30 é uma forma de reforçar a importância dos povos originários na preservação ambiental.
“A voz indígena sempre foi central na defesa do planeta. Ao conhecer a cultura Krahô, entendemos o valor da convivência respeitosa com a natureza”, afirmou.
Mais notícias
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31
Pavimentação 607 Sul: Laurez Moreira autoriza obra e entrega infraestrutura no Aureny II
Projeto Visita Guiada recebe alunos de Santana do Araguaia na Aleto
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31
Pavimentação 607 Sul: Laurez Moreira autoriza obra e entrega infraestrutura no Aureny II
Projeto Visita Guiada recebe alunos de Santana do Araguaia na Aleto
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
Laurez Moreira representa o Tocantins na COP30
Declaração de Belém une 44 países na COP30
Leão XIV completa 6 meses: paz, unidade e missão
Laurez transfere gabinete para Saúde e acompanha ações
Eduardo entrega obras na Avenida Goiás Jardim Aureny II
Laurez Moreira inaugura 1º tatersal de leilões em Palmas
Dia D contra a dengue mobiliza vistoria em 1,8 mil imóveis na Arno 31
Pavimentação 607 Sul: Laurez Moreira autoriza obra e entrega infraestrutura no Aureny II
Projeto Visita Guiada recebe alunos de Santana do Araguaia na Aleto
Novembro Negro celebra ancestralidade e resistência em Natividade
Ponte de Xambioá entra em fase final e será entregue ainda neste mês
Tiago Iorc será anfitrião da Première do Latin Grammy 2025
Pesquisadores do IPAM estão entre os 50 mais influentes
Brasil Antenado lança campanha com João Gomes no Tocantins
Quebradeiras de Coco Babaçu são homenageadas em exposição
Enem Tocantins: Energisa realiza força-tarefa para garantir energia
COP30: Carta-Manifesto dos Produtores de Soja é apresentada no Senado
Vozes do Tocantins rumo à COP30: Cerrado e justiça climática
Exposição do Povo Krahô encanta público na COP30
Dia D contra a dengue mobiliza Tocantins neste sábado (8)
DESTAQUES



Entretenimento4 dias atrásCapim Dourado Shopping inaugura Natal com Jardim Encantado



Governo do Tocantins4 dias atrásLaurez e Renan reforçam parceria por um Tocantins logístico



ALETO4 dias atrásLDO 2026: Amélio Cayres prioriza infraestrutura e Medicina em Dianópolis



Governo do Tocantins3 dias atrásDivaldo Rezende visita Polo Irrigado e conhece projeto Bioaçaí



Internacional4 dias atrásZohran Mamdani vence em Nova York