Economia
Guaraná Tuchaua ganha novo visual que se conecta com a cultura plural da região Norte

A atualização no posicionamento da marca tem como objetivo fortalecer a conexão regional com consumidores do Tuchaua
O Guaraná Tuchaua está de cara nova, mas com o mesmo sabor da nossa terra que os consumidores já conhecem! Isso porque a Solar Coca-Cola, segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, lançou, nesta terça-feira (22), o novo visual da marca, enaltecendo a cultura do Norte e celebrando a pluralidade das características da região. O objetivo da nova roupagem é valorizar a vivência, os sabores e as diversidades de música, gastronomia, cultura e natureza, além de se reposicionar para fortalecer a conexão regional com os consumidores.
Para chegar no novo visual, o Tuchaua foi além e deu voz aos clientes, por meio de uma pesquisa entre os consumidores. Quem participou ajudou a formular a nova embalagem da marca. Com a atualização, os rótulos ganharam a cor verde escura, com um ar mais moderno e integrado aos tons regionais. Tudo isso trazendo elementos que se conectam com o Norte, através da valorização da cultura e dos costumes.
“O Tuchaua está de roupa nova, mas mantém o sabor da nossa terra”, destaca Renata Melo, diretora regional Norte da Solar Coca-Cola. Ela explica que a ideia é fortalecer a conexão regional e consolidar o amor pela marca que desde 1944 leva sabor para as mesas dos consumidores da região Norte. “Acreditamos que o Tuchaua seja a cara do Norte e nada melhor que reforçar essa ligação trazendo aspectos dessa cultura tão rica sendo comunicados também na identidade visual do nosso guaraná! Nossa conexão com o consumidor, que já acontece por meio dos nossos valores, ganha agora o reforço dessa nova roupagem do Tuchaua”, afirma Renata.
O público poderá ainda conferir o manifesto da marca que desperta o senso de pertencimento de cada consumidor, enaltecendo elementos que fazem parte da cultura de quem vive na região. Outra novidade da Solar é que os consumidores também encontrarão, em breve no mercado, a versão dual, um combo com duas garrafas pet de 2 litros de Tuchaua e Coca-Cola.
Vale ressaltar, que um dos diferenciais do Guaraná Tuchaua é que a bebida possui selo de “100% Guaraná do Amazonas”, certificação concedida pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), uma instituição que é referência em serviços ligados à rastreabilidade e boas práticas em cadeias agropecuárias tropicais.
Sobre a Solar Coca-Cola
Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 15 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda.
Sebrae
Jogada de Líder reúne nomes do esporte e liderança em Palmas
Diego Ribas, Érika Belon e Rafael Cortez estarão no Jogada de Líder, evento do Sebrae em Palmas. Veja como participar.

Palmas (TO) – Palmas vai receber uma noite de inspiração, liderança e superação com grandes nomes do esporte, da comunicação e do desenvolvimento humano. É o evento Jogada de Líder, promovido pelo Sebrae Tocantins, que acontece na quinta-feira, 26 de junho, a partir das 18h, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.
Entre os convidados estão Diego Ribas, ex-jogador da Seleção Brasileira e ídolo do Flamengo; Érika Belon, especialista em desenvolvimento humano e liderança; e Rafael Cortez, jornalista e humorista, que será o apresentador da noite.
Da Seleção à liderança nos negócios
Com uma trajetória que vai dos gramados internacionais à vida empresarial, Diego Ribas compartilhará os bastidores de sua carreira e as lições de propósito, foco e mentalidade vencedora.
Já Érika Belon abordará o poder da liderança transformadora, com foco em autoconhecimento, impacto social e resultados sustentáveis.
“Empreender vai além do lucro. É sobre propósito, inclusão e transformação social. E isso começa com uma liderança de verdade”, explica Amaggeldo Barbosa, gerente do Sebrae Tocantins.
Troca de experiências e motivação
Com mediação leve e provocadora de Rafael Cortez, o evento promete unir conhecimento técnico, histórias reais e uma dose de bom humor para inspirar líderes, empreendedores e o público em geral.
As inscrições estão disponíveis na Loja Virtual do Sebrae Tocantins, com valores promocionais de 1º lote ainda disponíveis.
Faet e Senar
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
Senar Tocantins realiza Jornada Técnica do Agronorte com foco em apicultura e capacitação de técnicos. Evento ocorreu em Tocantinópolis.

Tocantinópolis (TO) – Técnicos de campo, supervisores e instrutores do Senar Tocantins participaram da primeira Jornada Técnica do programa Agronorte no estado, com foco nas atividades de apicultura e meliponicultura, consideradas de alto potencial produtivo para a região.
Realizada de forma simultânea nos sete estados da Região Norte, a Jornada Técnica é uma iniciativa do Senar Central e tem como objetivo qualificar o corpo técnico das administrações regionais para ampliar os serviços de assistência técnica e extensão rural nos estados nortistas.
Capacitação estratégica
A etapa do Tocantins foi realizada em Tocantinópolis, e contou com a presença do zootecnista e consultor Heber Luiz Pereira, que ministrou, durante dois dias, conteúdos sobre novas técnicas de manejo de abelhas com e sem ferrão, com foco na produção de mel e seus derivados.
“A iniciativa do Senar Central é apoiar as administrações regionais com o que há de mais recente na apicultura e meliponicultura, para que os técnicos levem aos produtores informações mais relevantes e atualizadas”, destacou Heber.
Diagnóstico regional e ações planejadas
O assessor técnico da Diretoria de Educação Profissional do Senar, Vilton Francisco de Assis Júnior, acompanhou a jornada e explicou que o programa é resultado de um levantamento feito nos estados:
“Mapeamos as dificuldades e limitações dos produtores rurais e construímos um planejamento estratégico com ações eficazes para atender cada realidade”, ressaltou.
Expansão e impacto local
A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Senar Tocantins, Klísia Oliveira, informou que até o final do ano novas jornadas técnicas serão realizadas:
“Vamos promover capacitações em cadeias como bovinocultura, olericultura, fruticultura, entre outras, para atualizar nossos profissionais e melhorar ainda mais o atendimento ao produtor rural.”
Para a técnica de campo Bruna Dias Tavares, a jornada é uma oportunidade de aprimorar o que já se conhece:
“Mesmo com experiência, sempre aprendemos algo novo e adaptamos esse conhecimento à realidade do produtor.”
A supervisora de ATeG, Gabriella Souza Lima, também destacou a troca entre os participantes:
“Além do conteúdo técnico, a troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões agrega muito à nossa prática.”
Já o técnico de campo Jefferson Melo apontou o acesso a novas tecnologias como diferencial:
“Essas capacitações nos permitem levar o que há de mais moderno aos produtores atendidos.”
Sebrae
Sebrae Tocantins capacita empreendedores nas praias
Sebrae Tocantins realiza capacitações nas praias do Jalapão e região central em julho, com foco em cultura, vendas e geração de renda local.

O Sebrae Tocantins realiza, ao longo de julho, uma série de capacitações voltadas para empreendedores que atuam nas praias de Rio Sono, São Félix, Ponte Alta, Novo Acordo, Santa Tereza e Ipueiras — destinos turísticos em alta na região central e no Jalapão. A ação busca fortalecer os pequenos negócios e valorizar a identidade cultural tocantinense.
Turismo com identidade: cultura e desenvolvimento local
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as prefeituras locais e tem como objetivo promover o crescimento sustentável por meio da qualificação técnica e da valorização dos saberes locais. Oficinas, consultorias e orientações gratuitas são oferecidas aos empreendedores e interessados no setor turístico.
Temas abordados:
- Atendimento ao cliente
- Boas práticas na manipulação de alimentos
- Gestão financeira
- Estratégias de vendas e valorização de produtos locais
“A cultura é o nosso maior atrativo”, diz Sebrae
Para Millena Lima, gerente do Sebrae Tocantins, mais que capacitar, a proposta é conectar os negócios à cultura local:
“Ajudamos os empreendedores a reconhecerem o valor de suas raízes e a fortalecerem a identidade cultural em suas atividades turísticas.”
Ela destaca que a qualificação do atendimento e da mão de obra transforma as praias em vitrines da cultura tocantinense.
“O visitante passa a ter uma experiência autêntica, que valoriza o que há de mais genuíno em cada localidade.”
Protagonismo local e geração de renda
Millena reforça ainda que a atuação do Sebrae estimula o protagonismo das comunidades, ao promover não apenas crescimento econômico, mas também autoestima coletiva:
“Quando a comunidade se reconhece como parte ativa desse processo, ela passa a entender que é protagonista da transformação do seu território.”
Acompanhe as ações do Sebrae Tocantins e conheça histórias de transformação local no Portal Jaciara Barros
- Faet e Senar3 dias atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Governo do Tocantins4 dias atrás
Entenda o papel do Consórcio Brasil Central na missão internacional a Israel
- Social4 dias atrás
Clube da Leitura e Amizade transforma infância em Palmas
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A comunicação que convence e vende
- Palmas3 dias atrás
Novos guardas metropolitanos de Palmas são capacitados para atuar contra perturbação do sossego