Economia
Sebrae estimula potencial turístico do Tocantins com entrega de inventários e planos estratégicos

Cerca de 400 pessoas, entre comunidade, lideranças públicas, instituições estaduais, municipais e empresas ligadas ao segmento turístico de 34 cidades do Tocantins, prestigiaram nos dias 17,18, 22 e 23 de novembro, a apresentação de Inventários de Turismo e o Planos Estratégico elaborados pelo Sebrae Tocantins. A ação teve a parceria das secretarias da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Secretaria da Cultura e Turismo (Sectur) e prefeituras.
As apresentações, pautadas em estratégias para o desenvolvimento local do setor, ocorreram durante os seminários e Talk Shows “A Força do Turismo para o Desenvolvimento Regional”, ministrados nas cidades de Marianópolis, Araguaína, Palmas e Gurupi, respectivamente.
O Talk Show em Palmas teve a condução do superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, a participação da secretária executiva de Indústria e Comércio (Sics), Geanny Pinheiro, da superintendente estadual do Turismo, Maria Antônia Valadares e do secretário de Turismo de Palmas, Tom Lyra.
Moisés Gomes frisou a importância da boa infraestrutura e da qualificação das pessoas no empreendedorismo turístico para que os negócios saiam do papel. “Turismo não é só ter lugar bonito, mas também estar preparado para receber bem os visitantes, e isso é a força que nos move aqui no Sebrae. Nossa instituição acredita no potencial que a capacitação tem no empreendedorismo e na importância do planejamento. E a entrega dos inventários que fazemos hoje é insumo para o planejamento adequado de ações nos municípios. Ninguém consegue estruturar o que não se conhece”, explicou.
Gomes lembrou ainda que o Tocantins possui três grandes potenciais econômicos: agronegócios, mineração, que, segundo ele, ainda precisa de um tempo de maturação, e o terceiro e mais importante para os pequenos negócios, em sua visão, o Turismo.
De acordo com a secretária executiva da Sics, Geanny Pinheiro, as empresas que trabalham no ramo turístico precisam tanto da qualificação como do fortalecimento da governança. “A secretaria apoia no sentido de organizar o ambiente e prepará-lo para que haja mais investimento, visando a expansão dos negócios e fortalecimento dos municípios do Tocantins, para que o desenvolvimento econômico também chegue nesses lugares”, apontou.
Maria Antônia Valadares, superintendente estadual do Turismo, destacou que entre as ações de 2023 para o Estado está a continuação das parcerias, entre elas, o Sebrae. “Mas também precisamos desenvolver outras categorias, como a questão da infraestrutura e da qualificação. As pessoas precisam estar preparadas para receber o turista, porque os atrativos naturais Deus já deu, o que precisamos agora é de pessoas capacitadas”, pontua.
Segundo o secretário de Turismo de Palmas, Tom Lyra, há uma necessidade de continuar qualificando a mão de obra e um dos objetivos para 2023, de acordo com ele, é promover a integração entre os pólos turísticos. “Contamos com a ajuda do Sebrae e do Estado para isso, porque sabemos da importância desta qualificação para o desenvolvimento da área”, enfatizou.
Inventários
Com o objetivo de promover e fomentar o empreendedorismo, potencializando a geração de emprego e renda nos municípios, o Sebrae Tocantins investiu recursos na ordem de R$1.220.000,00 para a construção participativa dos inventários e planos turísticos de 34 municípios com vocação para o turismo.
Cidades contempladas
Araguacema; Caseara; Lagoa da Confusão; Pium; Marianópolis; Formoso do Araguaia; Gurupi; São Salvador do Tocantins; Peixe; Ananás; Axixá do Tocantins; Itaguatins; Luzinópolis; Palmeiras do Tocantins; Praia Norte; Santa Terezinha do Tocantins; São Sebastião do Tocantins; Araguatins; São Bento do Tocanitns; Tocantinópolis; Babaçulandia; Araguaína; Filadélfia; Wanderlândia; Xambioá; Colinas do Tocantins; Pau D’arco; Lajeado; Miracema; Aparecida do Rio Negro; Tocantínia; Lizarda; Mateiros e Dianópolis.
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
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