Tocantins
Hospital Dona Regina Siqueira Campos implanta projeto Paciente Seguro em parceria com Hospital Moinhos de Vento.
“Projeto Paciente Seguro”
O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) é um dos hospitais que integram o projeto “Paciente Seguro” do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV) de Porto Alegre, RS. O objetivo deste projeto é implementar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) na unidade hospitalar.
O projeto Paciente Seguro tem como objetivo melhorar a segurança do paciente em hospitais públicos, com base no PNSP, por meio da implementação de protocolos de segurança. Esses protocolos visam minimizar riscos, trabalhando em atividades e metas rotineiras que evitam danos aos pacientes, além de promover o fortalecimento dos núcleos de segurança do paciente. A equipe do Hospital Moinhos de Vento já realizou duas visitas técnicas ao HMDR e deve realizar novos encontros até o final do projeto, que tem a duração de um ano.
A ação é realizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital e teve início em setembro de 2022. A enfermeira responsável pelo NSP do HMDR, Edivani Cristina Vilhena Santos, explica que “com o projeto Paciente Seguro, estamos recebendo a consultoria do HMV para disseminar práticas e ferramentas de implantação do programa e, assim, consolidar a mensuração de indicadores para processos seguros. O interessante deste projeto é que não estamos trabalhando com investimento em estrutura física, mas em processos e pessoas que atuam diretamente na assistência, a fim de estabelecer uma mudança de cultura.”
No projeto, uma equipe do Hospital Moinhos de Vento presta consultoria in loco para os hospitais selecionados, compartilhando e desenvolvendo ferramentas de apoio para as unidades de saúde, além do monitoramento remoto. Entre os benefícios, está a redução de danos ao paciente considerados evitáveis, como lesões por pressão e quedas, além da melhoria dos indicadores assistenciais, entre outros.