Sebrae
Influenciadores entram na pauta do empreendedorismo
Kit gratuito do Sebrae com ferramentas de gestão foi disponibilizado para essa categoria

Desenvolver e estimular o empreendedorismo entre os influenciadores digitais. Esse é o objetivo do “Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro, durante esta quinta-feira (10). Levantamento do We Are Social mostrou que o Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás das Filipinas (51,4%). Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e, destes, 52% seguem pelo menos um influenciador, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência de 2021.
“Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. O Sebrae precisa apoiar e trabalhar para que os influenciadores consigam ter uma atuação cada vez mais empreendedora. Estamos em várias frentes e atentos com a questão da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). No Congresso Nacional, vamos trabalhar para a criação de um CNAE da economia criativa e do influenciador, criando condições de uma formalização específica como MEI”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
O “Influencia, Brasil” irá abordar o papel e a importância de influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet. Durante todo o dia foram discutidos assuntos como formalização, influência digital e responsabilidade social, pois esses profissionais precisam ser capacitados sobre como gerar opinião com responsabilidade, evitando a disseminação de fake news, por exemplo.
“Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro.
Um kit com ferramentas foi lançado para auxiliar na gestão dos influenciadores enquanto empresas. O material é composto por uma calculadora de jobs e modelos de proposta comercial, contrato e mídia kit, esse último com orientações para auxiliar o influenciador no desenvolvimento do seu próprio material. Também consta no material um código de ética, contendo os princípios da atividade publicitária, informações sobre a autorregulação do mercado publicitário, as regras das redes sociais, a legislação para influenciadores, o marco civil da internet, o código de defesa do consumidor, a LGPD, o código penal e a atividade publicitária para crianças e adolescentes. Para acessar, clique neste link.
“Os influenciadores digitais abriram uma nova categoria no campo do empreendedorismo. As mídias sociais deixaram de ser apenas entretenimento e tornaram-se importantes ferramentas de divulgação. O kit que estamos lançando tem o propósito de auxiliar os influenciadores digitais a transformarem suas ações, seus talentos espontâneos, em ganho material “, reforça Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Segundo pesquisa Nielsen/2022, o Brasil é o segundo país com mais pessoas apostando na carreira, perde apenas para os Estados Unidos. Só no Instagram, o país lidera o ranking, com 10,5 milhões de influencers.
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Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 destaca empreendedoras do Tocantins
Evento estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025 em Palmas reconhece histórias de coragem, inovação e transformação social. 123 participantes em cinco categorias.

Histórias de inovação, coragem e transformação social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios PSMN 2025. Realizado na noite de terça-feira, 19, em Palmas, o evento destacou vencedoras de diferentes regiões do Tocantins e inspirou outras mulheres a investirem em seus sonhos e desenvolverem seu potencial empreendedor. Nesta edição, 123 empreendedoras participaram da competição, com premiação em cinco categorias.
Vozes do evento
“O PSMN reconhece e dá visibilidade às histórias de mulheres que empreendem, transformam suas comunidades e abrem espaço para outras. Queremos fomentar o empreendedorismo regional, dar destaque a negócios, fortalecer a economia tocantinense e estimular novas oportunidades.” — Sirlene Martins, analista do Sebrae
Segundo a organização, ao premiar categorias como Pequenos Negócios, MEI, Produtora Rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais, o Sebrae valoriza tradição e inovação e amplia o alcance do reconhecimento.
Vencedoras
Pequenos Negócios
- 1º lugar Amanda Mayana Torres Silva — Empresa Controll Contabilidade e Gestao de Negocios
- 2º lugar Maria Silva — Empresa Carne de Jaca
- 3º lugar Patrícia Victorino — Empresa Top 10 Pneus
Microempreendedora Individual MEI
- 1º lugar Deise Nayara Colombari — Empresa Delótus Moda Fitness Feminina
- 2º lugar Nayara Maria Pereira Da Silva — Empresa Nay Balões artigos para festas e balões personalizados
- 3º lugar Maria Aparecida Alves Oliveira Palmiere — Empresa Dona Maria Palmiere Eventos
Produtora Rural
- 1º lugar Inara Mota Rodrrigues Machado — Fazendas Trevo
- 2º lugar Graciele Helena Enéias Figueiredo — Fazenda Ipê
- 3º lugar Cristiane Sampaio Meato — Fazenda Arrendamento São Pedro
Ciência e Tecnologia
- 1º lugar Jussara Xavier De Souza Almeida — Empresa Vitalio
Negócios Internacionais
- 1º lugar Marliene Severiano — Empresa Amazonia Comex
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