Sebrae
Influenciadores entram na pauta do empreendedorismo
Kit gratuito do Sebrae com ferramentas de gestão foi disponibilizado para essa categoria

Desenvolver e estimular o empreendedorismo entre os influenciadores digitais. Esse é o objetivo do “Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro, durante esta quinta-feira (10). Levantamento do We Are Social mostrou que o Brasil é o segundo país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet), atrás das Filipinas (51,4%). Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais e, destes, 52% seguem pelo menos um influenciador, de acordo com pesquisa do Ibope Inteligência de 2021.
“Cerca de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. O Sebrae precisa apoiar e trabalhar para que os influenciadores consigam ter uma atuação cada vez mais empreendedora. Estamos em várias frentes e atentos com a questão da Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE). No Congresso Nacional, vamos trabalhar para a criação de um CNAE da economia criativa e do influenciador, criando condições de uma formalização específica como MEI”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
O “Influencia, Brasil” irá abordar o papel e a importância de influenciadores digitais e produtores de conteúdo na internet. Durante todo o dia foram discutidos assuntos como formalização, influência digital e responsabilidade social, pois esses profissionais precisam ser capacitados sobre como gerar opinião com responsabilidade, evitando a disseminação de fake news, por exemplo.
“Influencia, Brasil”, evento realizado pelo Sebrae, no Rio de Janeiro.
Um kit com ferramentas foi lançado para auxiliar na gestão dos influenciadores enquanto empresas. O material é composto por uma calculadora de jobs e modelos de proposta comercial, contrato e mídia kit, esse último com orientações para auxiliar o influenciador no desenvolvimento do seu próprio material. Também consta no material um código de ética, contendo os princípios da atividade publicitária, informações sobre a autorregulação do mercado publicitário, as regras das redes sociais, a legislação para influenciadores, o marco civil da internet, o código de defesa do consumidor, a LGPD, o código penal e a atividade publicitária para crianças e adolescentes. Para acessar, clique neste link.
“Os influenciadores digitais abriram uma nova categoria no campo do empreendedorismo. As mídias sociais deixaram de ser apenas entretenimento e tornaram-se importantes ferramentas de divulgação. O kit que estamos lançando tem o propósito de auxiliar os influenciadores digitais a transformarem suas ações, seus talentos espontâneos, em ganho material “, reforça Antonio Alvarenga, diretor-superintendente do Sebrae Rio.
Segundo pesquisa Nielsen/2022, o Brasil é o segundo país com mais pessoas apostando na carreira, perde apenas para os Estados Unidos. Só no Instagram, o país lidera o ranking, com 10,5 milhões de influencers.
Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários e gestores à Barcelona em missão internacional sobre cidades inteligentes
Edital seleciona 20 participantes para o maior congresso do mundo em inovação urbana, com visitas técnicas a polos de referência europeus

Sebrae
Sebrae Tocantins leva empresários para a Beauty Fair 2025
Evento em São Paulo conecta empreendedores locais às maiores tendências e oportunidades do setor de beleza

Sebrae
Tocantinenses conquistam primeiros lugares no Prêmio Amazônia de Música
Artistas do Estado venceram em duas categorias

Agosto terminou com um reconhecimento importante para a diversidade sonora produzida na região Amazônica: a realização do Prêmio Sebrae Amazônia de Música, que premiou 28 artistas em 16 categorias, no último dia 26, no Theatro da Paz, em Belém-PA. O Tocantins, que teve quatro finalistas, venceu como “Melhor Artista de Rock” (Jèff Jacom´e) e “Melhor Artista Sonoridades Amazônicas” (Moia Cumbia).


Arrancando aplausos no Theatro da Paz, o vencedor da categoria “Melhor Artista de Rock”, o portuense Jèff Jacom´e), que concorria com cantores do Pará e do Amazonas, enfatizou que “enquanto tiver desconserto no mundo, haverá um rockeiro escrevendo músicas e lutando contra o sistema”. Uma mensagem carregada de significado já que o troféu de uma categoria do gênero musical que existe há mais de 70 anos, o rock’n’roll, foi conquistado pelo Estado mais novo do País, nesta premiação.
No total, 229 artistas se inscreveram para o Prêmio Sebrae Amazônia de Música, sendo 87 finalistas e 28 premiados em 16 categorias, a maioria delas subdivididas em “Melhor Artista” e Melhor Lançamento”. A seleção foi feita por um time de nove curadores, cada um representando um Estado da Amazônia Legal (PA, AM, AP, AC, RO, RR, MT, MA e TO).
A curadoria do Tocantins foi feita pela jornalista, cantora e assessora artística Shelsea Lima, que esteve presente na cerimônia de premiação na capital paraense. “Nós, da região Amazônica, convivemos com uma riqueza tão grande e que, às vezes, não temos a real noção da diversidade que produzimos e com qualidade. Fazer acontecer um Prêmio como esse é reconhecer a força cultural que temos”, destacou, acrescentando que “representar o Tocantins nesta seletiva foi honroso e uma experiência transformadora, especialmente como artista”.
Neste ano, a premiação homenageou a cantora Joelma, pelos 30 anos de carreira. Em pouco mais de duas horas de cerimônia, artistas de vários estados da região amazônica apresentaram releituras de sucessos da cantora, além do Mestre Damasceno, que coincidentemente faleceu no dia 26 de agosto, Dia Municipal do Carimbó.
O Prêmio Sebrae Amazônia de Música 2025 é uma realização da Oriente Multi Produções e Milk Produções, com patrocínio do Sebrae, Banpará e Equatorial Pará, por meio da Lei Semear (Fundação Cultural do Pará) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Palmas4 dias atrás
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana
-
Entretenimento2 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô