Economia
Jovem Aprendiz completa 25 anos e impulsiona mercado com alta nas contratações
Programa registra crescimento de 20% e segue transformando vidas no Tocantins e em todo o país

O programa Jovem Aprendiz 2025 marca um momento histórico ao completar 25 anos de existência com um crescimento expressivo nas contratações. Somente entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de 34 mil contratos foram formalizados em todo o país — um aumento de 20,45% em relação ao mesmo período do ano anterior. O programa segue sendo um importante instrumento de transformação social e inserção profissional de jovens brasileiros.
A Lei da Aprendizagem, que regulamenta o Programa Jovem Aprendiz, completa 25 anos de existência em 2025, abrindo portas para milhares de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho. E o ano já começou com bons motivos para comemorar: entre janeiro e fevereiro, mais de 34 mil contratos de aprendizagem foram formalizados no país — um crescimento de 20,45% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Com duração de até dois anos, o contrato de aprendizagem garante aos jovens todos os direitos trabalhistas, como carteira assinada, 13º salário, férias remuneradas e vale-transporte, e deve ser firmado com o apoio de entidades qualificadoras. No Tocantins, atualmente, 22 instituições são autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a oferecer a formação teórica exigida pelo programa. Essas entidades estão localizadas nas cidades de Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Xambioá e Palmas.
Uma das pessoas já beneficiadas por essa política pública é Nathan Silva, morador da capital tocantinense, que ingressou no mercado de trabalho por meio do Jovem Aprendiz aos 17 anos. Com dedicação e força de vontade, Nathan foi efetivado no quadro de funcionários da empresa onde iniciou sua trajetória. “O programa me ajudou a entender melhor o dia a dia do trabalho e a me desenvolver com segurança. Eu sabia que podia contar com o apoio da equipe sempre que tivesse dúvidas. Valeu muito a pena para mim”, relata, ao comemorar a conquista.
A história dele é um exemplo entre tantos. Para Jomayra Vitor Viana, coordenadora de Recursos Humanos do Grupo Nícia — empresa que deu a primeira oportunidade ao jovem —, o programa de aprendizagem vai muito além do cumprimento da legislação. “Aqui no Grupo, enxergamos o Jovem Aprendiz como uma chance de formar profissionais alinhados aos nossos valores e necessidades. Já conseguimos efetivar vários talentos que começaram como aprendizes e que seguem contribuindo, inclusive, para o crescimento da empresa”, afirma.
Mesmo feliz com a efetivação, Nathan já pensa nos próximos passos. “Fiquei bastante animado quando fui efetivado e soube que meus esforços como aprendiz foram reconhecidos. Por isso, para crescer na empresa, vou buscar me especializar ainda mais, com cursos de curta duração, técnico ou superior”, planeja o jovem, sonhando com um futuro ainda mais promissor.
Dia do Jovem Aprendiz
Instituído para reconhecer a importância da inserção de jovens no mundo do trabalho, o Dia do Jovem Aprendiz é celebrado em 24 de abril. A data reforça o papel transformador da Lei da Aprendizagem, que contribui para a formação profissional de adolescentes e jovens em todo o Brasil, promovendo cidadania, qualificação e geração de oportunidades. A comemoração também é um chamado para que mais empresas participem do programa, ampliando seu alcance e o impacto social da iniciativa.
Energisa
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
Mais de 90 tocantinenses foram contratados pela Energisa em 2024. Há novas vagas abertas em Palmas, Sandolândia e Peixe

O setor elétrico continua em expansão no Tocantins. De janeiro a junho de 2024, a Energisa Tocantins contratou 92 profissionais, reforçando a tendência de crescimento das vagas no setor elétrico no Tocantins. No total, foram 133 admissões externas realizadas pela concessionária no primeiro semestre, com expectativa de atingir cerca de 184 contratações até o fim de 2025.
Projeções de crescimento nas vagas do setor elétrico
Segundo o analista de recrutamento Washington Moita, embora não haja uma meta oficial consolidada, o ritmo de crescimento indica a possibilidade de até 180 admissões externas até dezembro de 2025. “O volume de contratações no primeiro semestre aponta para um aumento significativo na geração de empregos”, afirmou.
Como se candidatar às vagas no setor elétrico no Tocantins
A Energisa possui uma plataforma de carreiras onde os candidatos podem se inscrever para as vagas abertas e também se cadastrar no Banco de Talentos, aumentando suas chances de futuras oportunidades.
O grupo Energisa já conta com cerca de 1,7 mil colaboradores no Tocantins e mais de 17 mil em todo o país, com atuação em 11 estados brasileiros.
Vagas abertas em julho
Confira as vagas no setor elétrico no Tocantins que estão com inscrições abertas neste início de julho:
- Assistente Administrativo – Palmas/TO
Inscrições até: 03/07
Ver vaga - Assistente de Logística – Palmas/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Distribuição – Sandolândia/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Linha Viva – Palmas/TO
Inscrições até: 19/07
Ver vaga - Técnico de Manutenção – Palmas/TO
Inscrições até: 31/07
Ver vaga - Aprendiz – Peixe/TO
Ver vaga
Plataforma de talentos da Energisa
Além das vagas pontuais, a Energisa destaca o Banco de Talentos como um diferencial para quem deseja atuar no setor elétrico. “O profissional pode se cadastrar de forma proativa para futuras vagas compatíveis com seu perfil e formação”, reforça Moita.
Links úteis
Continue acompanhando o Portal Jaciara Barros para mais vagas no setor elétrico no Tocantins e notícias que conectam talento ao mercado de trabalho.
Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
Sebrae
Tocantins conquista destaque nacional com quatro Salas do Empreendedor
Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

-
Turismo3 dias atrás
Socorro sedia V Fórum de Turismo e reunião da Executiva Nacional da Abrajet
-
Turismo3 dias atrás
Abrajet Nacional em movimento: tradição e inovação no jornalismo de turismo
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
LIDE Brasil Forum Marrocos 2025: Conexões Estratégicas
-
Palmas3 dias atrás
Carlos Velozo garante estabilidade como prefeito em exercício
-
Palmas1 dia atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas