Economia
VLI assina Pacto de Sustentabilidade com o Ministério de Portos e Aeroportos
O objetivo da proposta é incentivar práticas sustentáveis, promover a transparência e fortalecer a inclusão social

O objetivo da proposta é incentivar práticas sustentáveis, promover a transparência e fortalecer a inclusão social
A VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – assinou, na tarde desta terça-feira (22), o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). O evento, realizado pela companhia durante a feira Intermodal, na cidade de São Paulo, contou com a presença do CEO da VLI, Fábio Marchiori; da diretora-executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade da companhia, Rute Melo Araújo; da secretária executiva do Ministério, Mariana Pescatori, que está como ministra interina, bem como de outras autoridades. O intuito do pacto é incentivar práticas sustentáveis, promover a transparência e fortalecer a inclusão social tanto pela iniciativa privada, quanto pelo setor público, em portos, aeroportos e hidrovias.
O compromisso assumido pela VLI é aderente à jornada ESG da companhia, que tem como aspiração ser referência em sustentabilidade no segmento em que atua. A VLI tem uma agenda ESG que inclui compromissos públicos assumidos em 2021 e trabalha fortemente o tema em sua cultura corporativa e em práticas sustentáveis nos pilares ambiental, social e de governança.
“A jornada ESG da VLI é realizada de forma intencional, por meio de metas e indicadores válidos para toda a liderança da companhia. A adesão ao Pacto de Sustentabilidade do Ministério dos Portos e Aeroportos é um exemplo de que acreditamos no poder das conexões para transformar a logística e para termos um Brasil sustentável”, explica Rute Melo Araújo, diretora-executiva de Gente, Serviços e Sustentabilidade da VLI.
Reconhecimento público
O MPor concederá, ainda neste ano, um selo de reconhecimento público para as empresas que participam da proposta, com níveis que refletem o grau de engajamento. O selo ouro, por exemplo, será concedido àquelas que apresentarem ao menos 10 ações distribuídas entre os três eixos da política (ambiental, social e de governança), além de estabelecerem metas autodefinidas nos eixos ambiental e social e aderirem ao Programa Brasileiro GHG Protocol. Além disso, quem tiver compromisso com as boas práticas ambientais terá os seus projetos priorizados dentro do Ministério da Infraestrutura, fazendo com que sua tramitação seja mais célebre, conforme a diretora do Programa de Sustentabilidade do Ministério, Larissa Amorim.
Para mais informações, acesse: https://www.vli-logistica.com.
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Ela transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A companhia está entre as 50 melhores empresas para trabalhar no país, reconhecimento concedido pela consultoria global Great Place to Work (GPTW). E, por cinco anos consecutivos, a VLI está entre as três companhias mais inovadoras do setor de Transporte e Logística no ranking d
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
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