Conteúdo Religioso
Jubileu dos Artistas em Roma tem representantes da Arquidiocese de Palmas

O pároco da Catedral de Palmas, Pe. Eduardo Zanom e o casal Anna Carolina e Wallace Cassoli estão em Roma, na Itália, representando a Arquidiocese de Palmas no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura. A programação começou em 15 de fevereiro e segue até terça, dia 18. O Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, solicitou que o trio representasse a arquidiocese por serem os responsáveis pela Turma do Padre Dudu, projeto de evangelização infantil criado em 2020.
Dentro da programação do Jubileu 2025 —‘Ano Santo da Esperança’— há diversos Grandes Eventos, como o Vaticano chama, em que são reunidos diversos segmentos da sociedade para jubileus temáticos, por exemplo, profissionais da saúde, da segurança, da comunicação. No caso dos artistas, a organização é do Dicastério da Cultura e da Educação. Os dicastérios são departamentos (divisões) que formam a Cúria Romana e têm funções específicas.
A programação incluiu a passagem pela Porta Santa e reuniões entre representantes artísticos e culturais do mundo todo. Eles puderam refletir sobre as linguagens atuais e formas de transmitir o patrimônio religioso e artístico. Em um dos encontros, os participantes tiveram três minutos para relatar a realidade cultural de onde vieram.“Diretores de centros culturais de Milão, de Londres falaram dos cursos, diversas atividades culturais oferecidas e políticas de fomento à cultura católica. Quando recebi a palavra, falei que vinha de Palmas, no Tocantins, e expliquei que, no Brasil, temos grandes problemas sociais e o desenvolvimento cultural é o meio de diminuir distâncias. Quando falei sobre o projeto cultural de evangelização com crianças, todos ficaram impressionados. O representante da Espanha também expressou que, na realidade deles, novos projetos de arte e cultura estão sendo criados a partir da necessidade da evangelização. A Igreja é rica, tem lugar para todo mundo, basta a gente se deixar usar pelo Espírito Santo”, comenta Eduardo Zanom.
Os promotores culturais teriam uma audiência com o Papa Francisco, mas ela foi cancelada pela situação de saúde do pontífice. A Missa do Jubileu dos Artistas, celebrada na Basílica de São Pedro, no domingo (16), também não teve a presença do Santo Papa. O prefeito do Dicastério, Cardeal José Tolentino de Mendonça, presidiu a Missa e leu a homília escrita por Francisco.
Refletindo o Evangelho das Bem-Aventuranças, o Sumo Pontífice afirmou que os artistas e representantes da cultura são chamados a dar voz a quem não tem, a transformar dor em esperança e revelar a verdade, a bondade e a beleza escondidas.
“O artista é aquele ou aquela que tem a função de ajudar a humanidade a não se desnortear, a não perder o horizonte da esperança. Mas atenção: não é uma esperança fácil, superficial e desencarnada. Não! A verdadeira esperança entrelaça-se com o drama da existência humana. Queridos artistas, vejo em vós guardiães da beleza que sabe inclinar-se sobre as feridas do mundo, que sabe escutar o grito dos pobres, dos sofredores, dos feridos, dos presos, dos perseguidos, dos refugiados. Vejo em vós guardiães das Bem-Aventuranças!”, escreveu o Papa em trecho da homília.
Profetas Culturais
Durante o encontro, o prefeito do Dicastério da Cultura e da Educação, Cardeal José Tolentino de Mendonça, deixou claro o papel dos centros culturais católicos, colocando a cultura como um campo novo de evangelização, assim como já foi, em outras épocas, a escola e a catequese. “Vivemos em um mundo pluralista e precisamos desenvolver a habilidade do diálogo cultural. O grande entusiasmo do Papa Francisco ao convocar o mundo da cultura para o Jubileu é estimular a compreensão de que é preciso enraizar a esperança na cultura”, comentou o Cardeal, que foi presenteado pelo grupo tocantinense. Ele recebeu um exemplar do novo livro do Pe. Eduardo, lançado este mês, que conta os desafios da evangelização infantil a partir da experiência com a Turma do Padre Dudu.
“O Cardeal Tolentino nos exortou claramente que precisamos ser profetas culturais. Além disso, ele destacou a importância de fazermos uma tradução cultural das grandes linhas do magistério do Papa Francisco. A cultura é o meio pelo qual traduzimos e damos sentido ao Evangelho na vida da pessoa”, ressalta o sacerdote da Catedral de Palmas.
Anna Carolina Cassoli aponta o desafio de continuar a história. “Aqui na Europa tudo é muito bonito, mas a cultura não é feita apenas de conservação, mas também de continuidade. É necessário continuar a Missão e tornar a fé sempre acessível nas variadas formas. A cultura vive a lógica da metamorfose, sempre em mudança e sempre atual.” Segundo Wallace, “viver esse espírito em Roma faz com que a fé esteja mais fortalecida e dá ânimo para continuar criando novas frentes de trabalho com a evangelização infantil”.
“Um momento marcante aconteceu na passagem da Porta Santa. À noite, a Basílica de São Pedro toda escura, só com alguns pontos de luz, favoreceu ainda mais a oração e contemplação. Isso nos fez entender que a cultura também é um caminhar em direção a Cristo, é uma forma de expressar nossa fé”
Pe. Eduardo Zanom
Conteúdo Religioso
Festejo da Catedral de Palmas inicia programação religiosa e social em 30/05

Começa na sexta-feira, 30 de maio, a programação do Festejo da Catedral de Palmas, na Praça dos Girassóis. As celebrações do padroeiro Divino Espírito Santo seguem até domingo, 8 de junho, data em que a Igreja Católica celebra Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.
Alinhado com o Jubileu da Esperança, o tema proposto para este ano é: ‘O Espírito da Esperança’. Já o lema bíblico está no Livro de Romanos, que diz “A esperança não nos decepciona, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).
A programação geral conta com Missa diária e Novena, a partir das 18h30. A cada dia, um dom do Espírito Santo é meditado. Nas sextas, sábados e domingos (30 e 31 de maio, e 1,6, 7 e 8 de junho) a Festa Social ganha espaço. A partir das 19h, a comunidade pode aproveitar barracas de comidas, brincadeiras para crianças, show de prêmios e música ao vivo.
A Carreata do Divino marca o último dia do Festejo. Ela tem início às 17h, na região do Estádio Nilton Santos. De lá, os fiéis seguem até a Catedral percorrendo as principais vias da capital, demonstrando a devoção pelo Espírito Santo
Além de celebrar o padroeiro, a festa religiosa tem a grande meta de arrecadar fundos para a construção da sede definitiva da Catedral. O foco neste ano é finalizar o andar térreo, custeando principalmente a tubulação de ar e os aparelhos responsáveis pela climatização do espaço. Lá será o local de vivência pastoral da paróquia, onde vão ficar o Salão de Festas, Centro Catequético e salas de reunião.
“O Festejo é a grande festa da vida em comunidade. Mais do que conseguir recursos para a obra, ele é a oportunidade de servir, de se doar. O Festejo é uma expressão da fé, seja a celebrada por quem é devoto ao Espírito Santo, seja por quem a vive por meio do serviço. São mais de 400 voluntários, membros de pastorais e movimentos, que se empenham para que tudo funcione. Esse número mostra uma comunidade coerente com a proposta do Evangelho”, analisa o Pároco da Catedral, Pe. Eduardo Zanom.
MÚSICA CATÓLICA
Uma das novidades para 2025 está na parte musical. No primeiro final de semana da festa, três cantores católicos conhecidos nacionalmente sobem ao palco: Eros Biondini (30/05), Flávio Vitor (31/05) e Vivy e Nathan (01/06).
Eros Biondini é cantor e compositor de músicas consagradas no meio católico, a exemplo de ‘Chuva de Graça’, ‘Nas Asas do Senhor’, e ‘Tomo Posse’. Flávio Vitor também interpreta grandes sucessos religiosos, como ‘Acaso não sabeis’ e ‘Eis-me aqui’. Já a dupla Vivy e Nathan é um casal católico que aposta no ritmo sertanejo para evangelizar. Entre os destaques estão ‘Mais que bem vindo’, ‘Mimimi’ e ‘Arroz Queimado’.
No fim de semana seguinte, o Festejo da Catedral abre espaço para talentos tocantinenses: George Brasil (06/06), Turma do Padre Dudu (07/06) e Luciana Assunção (08/06).
A ideia de trazer grandes shows católicos, na visão do Padre Eduardo Zanom, é despertar a esperança. “A música nos ajuda a lembrar que somos um povo em caminho e que vivemos a alegria de estar nessa caminhada com Jesus”.
SHOW DE PRÊMIOS
Outra atração esperada da Festa Social é o Show de Prêmios. São 18 premiações no total, sendo três em cada noite. Entre os principais itens estão viagens para Maceió (AL) e Jalapão (TO), Moto Honda CG 160 Start e eletroeletrônicos, como smartphones e tablets. A cartela para concorrer custa R$ 15 e está à venda na Secretaria Paroquial e nos Caixas do Festejo.
RESUMO
Festejo 2025 – Catedral de Palmas (30/05 a 08/06)
Santa Missa e Novena
diariamente, a partir de 18h30;
Festa Social
Sextas, Sábados e Domingos, a partir de 19h – Show de Prêmios, Barracas de Comidas, Espaço Infantil e Apresentações Musicais Regionais e Nacionais;
Carreata do Divino
Domingo, 08/06, a partir de 17h – Saída do Estádio Nilton Santos até a Catedral de Palmas
Conteúdo Religioso
Papa Leão XIV agradece aos jornalistas pelo “serviço à verdade”
“Dou-lhes as boas-vindas, representantes da mídia de todo o mundo. Agradeço o trabalho que realizaram e realizam neste tempo que, para a Igreja, é essencialmente um tempo de Graça”, disse o Papa Leão XIV durante o encontro com a imprensa mundial.

O modo como comunicamos é de fundamental importância
Segundo o Pontífice, esta é uma bem-aventurança que nos interpela a todos e chama quem trabalha nos meios de comunicação “ao compromisso de levar adiante uma forma de comunicação diferente, que não busque o consenso a todo custo, não se revista de palavras agressivas, não abrace o modelo da competição, não separe nunca a busca da verdade do amor com que devemos humildemente buscá-la”.
A solidariedade da Igreja aos jornalistas presos
A seguir, Leão XIV reiterou “a solidariedade da Igreja aos jornalistas presos por terem buscado e relatado a verdade”, pedindo sua libertação.
Agradecimento pelo “serviço à verdade”
A seguir, Leão XIV agradeceu aos comunicadores pelo seu “serviço à verdade”.
Uma comunicação capaz de nos tirar da “Torre de Babel”
Leão XIV recordou, em seu discurso, que “vivemos tempos difíceis de percorrer e contar, que são um desafio para todos nós e dos quais não devemos fugir. Pelo contrário, pedem a cada um de nós, em nossos diferentes papéis e serviços, para nunca ceder à mediocridade. A Igreja deve aceitar o desafio dos tempos e, da mesma forma, não pode haver comunicação e jornalismo fora do tempo e da história. Como nos lembra Santo Agostinho, que disse: «Vivamos bem e os tempos serão bons. Nós somos os tempos»”.
Segundo o Papa Leão XIV, “um dos desafios mais importantes hoje é promover uma comunicação capaz de nos tirar da “Torre de Babel” em que às vezes nos encontramos, da confusão de linguagens sem amor, muitas vezes ideológicas ou tendenciosas. Por isso, o seu serviço, com as palavras que vocês usam e o estilo que vocês adotam, é importante“.
Comunicação, criação de ambientes humanos e digitais
“A comunicação, de fato”, disse o Pontífice, “não é apenas a transmissão de informações, mas a criação de uma cultura, de ambientes humanos e digitais que se tornam espaços de diálogo e discussão”.
“Queridos amigos, com o tempo aprenderemos a conhecer-nos melhor. Vivemos, podemos dizer juntos, dias realmente especiais”, partilhados “por todos os meios de comunicação: TV, rádio, internet, redes sociais”.
Desarmar a comunicação do ódio e do preconceito
“Gostaria que cada um de nós pudesse dizer deles que eles nos revelaram um pouco do mistério da nossa humanidade e que nos deixaram um desejo de amor e de paz”, disse o Papa Leão XIV, recordando o convite do Papa Francisco em sua última mensagem para o próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado em 1º de junho próximo:
“Vocês estão na linha de frente narrando conflitos e esperanças de paz, situações de injustiça e pobreza, e o trabalho silencioso de muitos por um mundo melhor. Por isso, peço-lhes que escolham com consciência e coragem o caminho da comunicação da paz”, concluiu o Papa Leão XIV.
Conteúdo Religioso
Papa Leão XIV destaca paz e diálogo em primeiro discurso ao mundo
Leão XIV celebra Missa com os cardeais na Capela Sistina na sexta-feira

- Sexta-feira, 9 de maio, às 11h – Celebração da Missa com os cardeais eleitores na Capela Sistina, com transmissão ao vivo;
- Domingo, 11 de maio, às 12h – Oração do Regina Coeli na Sacada Central da Basílica de São Pedro;
- Segunda-feira, 12 de maio, às 10h – Encontro com jornalistas credenciados na Aula Paulo VI, em agradecimento pela cobertura dos eventos recentes.
- ALETO18 horas atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Energisa17 horas atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
A chata ataca novamente, desta vez o alvo são as festas juninas
- Economia4 dias atrás
Vai de Retornável! Coca-Cola anuncia nova campanha no Brasil com as icônicas garrafas retornáveis
- Entretenimento4 dias atrás
Companhia A Barraca promove Oficina de Atuação para Cinema pelo projeto Para Elas– Núcleo Experimental de Formação