Tocantins
Judiciário do TO promove sustentabilidade e protege águas
Com prédios sustentáveis e ações educativas, Judiciário tocantinense contribui para a preservação dos recursos hídricos.

Apesar de abundante e renovável, cada vez mais existe a preocupação com a escassez da água, devido ao mau uso e o desperdício desse recurso natural fundamental para a vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 100 litros por dia são suficientes para atender às necessidades básicas de uma pessoa, mas no Brasil são gastos bem mais: 187 litros.
Neste cenário, o Judiciário do Tocantins, consciente do seu papel na sociedade e em conformidade com as normativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está empenhado na busca por um ambiente ecologicamente equilibrado. Para tanto, nos últimos anos, vem adotando diversas ações nesse sentido.
Em sua política de sustentabilidade estão incluídas ações voltadas à promoção do consumo consciente de água e à preservação do meio ambiente. Na véspera do Dia Mundial da Água, comemorado neste sábado (22/3), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) traz algumas dessas iniciativas, como por exemplo as obras sustentáveis, com sistema de captação das águas das chuvas para irrigação de jardins, o monitoramento do consumo e dos gastos com água em todas as unidades do judiciário tocantinense, além de atividades educativas para capacitação e conscientização de seu público interno e da população em geral. Essas e outras medidas estão previstas no Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal.
Compromisso
“Como instituição, o Tribunal de Justiça reforça seu compromisso por meio do Plano de Logística Sustentável, adotando medidas para o uso responsável desse recurso e promovendo uma cultura de preservação”, destaca a presidente da Comissão Gestora do PLS/TJTO, desembargadora Ângela Prudente.
“Economizar, reutilizar e evitar o desperdício são gestos simples, mas que fazem toda a diferença”, reforça a desembargadora, lembrando que água é fonte de vida e está presente em cada aspecto da nossa existência, da saúde ao equilíbrio do meio ambiente. “Apesar de sua imprescindibilidade, a escassez hídrica impacta milhões de pessoas ao redor do mundo, situação que clama por reflexão e ação. Neste Dia Mundial da Água, somos convidados a olhar para esse cenário com responsabilidade”, ressalta.
Como seres humanos, temos o dever de preservar a água em nossas rotinas diárias, repensando hábitos e incentivando práticas sustentáveis.
Alternativas de economia de água e combate ao desperdício
Baseadas nos princípios da sustentabilidade, as obras do Poder Judiciário tocantinense contam com sistema de coleta e armazenamento de água da chuva para utilização na irrigação de jardins, solução que ajuda a evitar o desperdício e a reduzir o impacto ambiental.
Atualmente, sete fóruns contam com o sistema em funcionamento: Araguacema, Paraíso do Tocantins, Novo Acordo, Colméia, Arapoema, Miranorte e Filadélfia. Mas há projeto para implantação em outras nove comarcas: Gurupi, Formoso do Araguaia, Dianópolis, Itacajá, Goiatins, Peixe, Xambioá, Ananás e Natividade, além das unidades da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, que serão construídas em breve. A intenção é implantar o sistema em todas as 36 comarcas e unidades do Judiciário no Estado.
Segundo a diretora de Infraestrutura e Obras do TJTO, Rosane Helena Mesquita Vieira, o Poder Judiciário do Estado vem, nos últimos dois anos, implementando a priorização da construção de reservatório para a captação de águas pluviais a fim de serem aproveitadas na irrigação de jardins. “Além disso, vem reforçando esta política nas novas obras de reforma e construção que estão previstas no Plano de Obras, que também serão contempladas com a instalação do mesmo sistema de reaproveitamento”, enfatizou.
Como o sistema funciona
A diretora ressalta que, para o sistema funcionar de forma totalmente sustentável, é necessária a instalação conjunta de mecanismos que viabilizem sua atuação o ano todo, uma vez que, no Tocantins, as chuvas ocorrem em período muito definido e esparso. “Para a continuidade do sistema é necessária a instalação de usina fotovoltaica; perfuração de poços artesianos; construção de reservatório e instalação do sistema automatizado de irrigação”, cita.
Rosane explica que o funcionamento do sistema ocorre por meio da captação de água dos telhados, sendo levada por calhas aos pontos de captação até um filtro interligado a um reservatório próprio, separado da alimentação de água potável do prédio. “Esse filtro tem como objetivo eliminar as impurezas, como folhas e galhos que podem ser carregados pela chuva”, detalha a diretora.
“É importante lembrar que a água obtida na captação da água da chuva não é considerada potável, então, não é utilizada para consumo direto”, disse Rosane, reforçando que é utilizada somente para irrigação de jardim, gerando economia de água durante o período da seca.
Medição
Conforme a diretora, a coleta de água pluvial promove tanto a economia do uso de água da concessionária como também auxilia na redução do volume que vai para o sistema de drenagem pluvial urbana. Todavia, para se mensurar a quantidade de litros de água captada e armazenada, Rosane esclarece que é utilizada uma planilha onde é demonstrado o volume previsto de chuva mensal (mm), demanda mensal (área de jardim x quantidade mínima de litros de água por metro quadrado), área de captação do telhado, volume mensal de água armazenado no reservatório, extravasão do volume de água, além da capacidade do reservatório e consumo de água da concessionária local. Esse cálculo é feito individualmente por cada prédio onde o sistema funciona.
Tribunal de Justiça mira o uso consciente
A escassez de água vem exigindo esforços de todos para uso racional dos recursos hídricos e o Tribunal de Justiça do Tocantins mira a redução do consumo em metros cúbicos e os gastos ao ano, conforme previsto no Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJTO.
O PLS é um instrumento de gestão estratégica socioambiental que promove governança integrada, indivisível, transversal e sistêmica, de modo alinhado à Estratégia Nacional do Judiciário e às diretrizes da Agenda ONU 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Plano possui objetivos e responsabilidades definidas, indicadores, metas, prazos de execução, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados. O documento permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade, equidade, acessibilidade, inclusão, transparência, educação e ambiental, contratações sustentáveis, racionalização e qualidade; e proporciona a defesa e proteção do meio ambiente, melhor eficiência do gasto público e da gestão dos processos de trabalho.
Metas e planos de ação
Segundo a coordenadora de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social, Luciene Dantas, “as ações, até aqui, implementadas pelo Poder Judiciário estavam voltadas ao monitoramento do consumo de água (m³) e gastos com água e esgoto em todos os seus prédios.” Para 2025, ela enfatiza que o TJTO está trabalhando na revisão do seu Plano de Logística Sustentável, “com definição de novas metas e planos de ação que devem fortalecer a conscientização e sugerir medidas de redução do consumo e gastos com água”, ressaltou.
É fundamental a participação e o engajamento de toda a força de trabalho, visando o consumo consciente e responsável da água.
Assim, cada um pode contribuir, estando atentos ao consumo diário e refletindo sobre as suas atitudes, a fim de estabelecer hábitos que visem à economia de água. Gestos simples podem fazer muita diferença, como ficar atento a torneiras pingando e apertar o botão adequado ao dar descarga.
Capacitação e conscientização por um futuro com água
Com o objetivo de fomentar a participação de servidores(as) e magistrados(as) em ações de capacitação e sensibilização em sustentabilidade, Judiciário tocantinense, por meio da Cogersa, Corregedoria-Geral da Justiça, Centro de Comunicação Social, Escola
Superior da Magistratura Tocantinense, Diretorias dos Fóruns, vem promovendo diversas ações de capacitação e conscientização.
No ano passado, conforme relatório de desempenho do PLS, foram realizadas 40 atividades de capacitação em sustentabilidade, com a certificação de 7.029 pessoas, sendo 7 capacitações no eixo Ambiental.
Governo do Tocantins
Governador Laurez Moreira retoma obras do Hospital Geral de Gurupi e afirma que saúde da região sul será referência

A solenidade, realizada na sede da unidade hospitalar, também marcou outros anúncios importantes, como a Ordem de Serviço para o recapeamento da Rodovia Juarez Moreira (TO-374), entre Gurupi e Dueré; a entrega de veículos para a segurança pública; e o lançamento do projeto Tocantins Recebe Bem.
Hospital Geral de Gurupi
Orçada em R$ 103 milhões, com prazo de 36 meses para execução, o Hospital Geral de Gurupi transformará o atendimento de saúde no sul do Tocantins. Quando finalizada, a unidade será referência para a região de saúde Ilha do Bananal, que atende mais de 177 mil pessoas, com mais de 200 leitos previstos, além de ampliar a capacidade de atendimento.
O governador Laurez Moreira destacou que a retomada das obras representa um compromisso histórico com a população. “Por 12 anos, esta obra foi apenas promessa, mas agora vamos concluir os 70% restantes do hospital e transformá-lo em referência para toda a região sul. Esta não é uma obra só de Gurupi, é um projeto que beneficia vários municípios, que vai proporcionar saúde de qualidade com atendimento mais próximo das pessoas. Esperamos já entregar uma etapa no mês de maio do ano que vem”, pontuou.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, ressaltou a importância do investimento e o compromisso do Governo do Tocantins com a agilidade do processo para o andamento da obra. “Vamos trabalhar para trazer, em tempo recorde, os serviços que essa estrutura precisa. Em poucos dias, conseguimos destravar as situações burocráticas e hoje [segunda-feira, 15] assinamos essa Ordem de Serviço histórica para Gurupi”, salientou.
A assinatura da Ordem de Serviço no HGG marca o avanço das 2ª e 3ª etapas do empreendimento, que abrangem a construção do centro cirúrgico, bloco de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), setor de imaginologia e serviços complementares como necrotério, farmácia, laboratório, almoxarifado, cozinha, refeitório e lavanderia. A primeira etapa, já concluída, abriga o bloco administrativo, ambulatório e pronto-socorro.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, parabenizou o governador por priorizar uma obra que vai beneficiar a saúde de toda a região e colocou a prefeitura à disposição para parcerias. “Parabenizo essa ação tão importante da gestão do governador Laurez Moreira e reafirmo que a nossa administração está de portas abertas para trabalhar em parceria”, enfatizou.
Hospital Regional de Gurupi
Na ocasião, o governador Laurez Moreira também anunciou a instalação de novos equipamentos de imagem no Hospital Regional de Gurupi (HRG), entre eles um tomógrafo computadorizado Philips Incisive (64 canais, 128 cortes reconstruídos) no valor de R$ 2.950.944,67; e um moderno aparelho de Raio X fixo digital VMI Apolo D, avaliado em R$ 332 mil.
Mais obras e investimentos
Durante o evento, o chefe do Executivo estadual assinou ainda a Ordem de Serviço para o recapeamento da Rodovia Juarez Moreira (TO-374), no trecho entre os municípios de Gurupi e Dueré, que totaliza 50,3 km de extensão.
Outra ação de impacto positivo foi a entrega de três veículos (duas caminhonetes e um sedan) para a 7ª Delegacia Regional de Gurupi. A aquisição é parte de um esforço do Governo do Tocantins para modernizar a frota e reforçar a segurança na região.
“Manter a Polícia Civil bem equipada, com viaturas modernas, é fundamental para garantir agilidade no atendimento à população e eficiência nas operações. Este reforço contribui diretamente para tornar a região sul do estado ainda mais segura”, ressaltou o secretário de Estado da Segurança Pública, Bruno Azevedo.
O governador anunciou, também, um ônibus que será destinado ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) de Gurupi.
Tocantins Recebe Bem
Na área do turismo, foi lançado oficialmente o projeto Tocantins Recebe Bem, uma iniciativa que beneficiará 41 municípios das sete regiões turísticas do estado. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), prevê qualificação por meio de cursos e consultorias em áreas como ecoturismo, gestão de negócios, associativismo, culinária regional, etnoturismo e artesanato.
A secretária de Estado do Turismo em exercício, Ana Carina Mendes Souto, explicou que o projeto tem o propósito de valorizar as riquezas naturais, culturais e humanas do Tocantins, além de fomentar a cadeia econômica das regiões onde o projeto será executado. “Mais do que fomentar o turismo, a iniciativa oferece oportunidades reais de capacitação, geração de empregos e fortalecimento da economia local”, concluiu.
Mesa Farta
Ainda no evento, o Governo do Tocantins, por meio do programa Mesa Farta, iniciou nesta segunda-feira, 15, em Gurupi, a entrega de kits completos de sementes e insumos para agricultores familiares. Cada kit contém sementes de hortaliças como alface, cheiro-verde e coentro, além de milho, arroz e feijão, acompanhados de 6 kg de fertilizantes para o plantio.
O programa Mesa Farta é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), que visa apoiar a agricultura familiar com a distribuição de kits de sementes, adubo e, por vezes, calcário, para que os agricultores possam produzir seus próprios alimentos, gerar renda e melhorar a qualidade de vida no campo.
Tocantins
Quilombo Taboca aprova estatuto após certificação como comunidade remanescente de quilombo
Conquista foi celebrada pelas famílias com homenagens à matriarca da comunidade, Dona Damiana Carvalho

A Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO) participou, neste sábado (13), de Assembleia Geral na Comunidade Quilombola Taboca, em Monte do Carmo (TO). O encontro marcou a aprovação do estatuto da comunidade, passo essencial para a organização interna e o fortalecimento da luta pela identidade cultural do território.
Durante a assembleia, as famílias realizaram a leitura, discussão e ajustes do estatuto e sua aprovação coletiva. Também foram eleitos os membros da diretoria da associação da comunidade e aprovada a ata da reunião, consolidando um momento histórico para a comunidade, que segue empenhada em preservar suas tradições.
A COEQTO acompanha as comunidades quilombolas do Tocantins em seus processos de autoidentificação, oferecendo assessoria na elaboração de estatutos e contribuindo para o fortalecimento da autonomia comunitária. Em fevereiro, Taboca já havia realizado assembleia de autodefinição com a presença da COEQTO e da Secretaria de Povos Originários e Tradicionais (Sepot), etapa importante que antecedeu a certificação do território. O reconhecimento oficial como comunidade remanescente de quilombo foi emitido em agosto pela Fundação Cultural Palmares (FCP), por meio da Portaria nº 241/2025.
“A aprovação do estatuto para nossa comunidade é de uma importância muito grande. Relembramos as dificuldades que já enfrentamos, assim como os desafios vividos por nossos antepassados. Por isso, este momento é de celebração, e me sinto honrado em estar aqui por eles”, declarou seu Juarês Carvalho de Oliveira, presidente da associação da comunidade.
Raízes e tradições da comunidade
A matriarca da comunidade, Dona Damiana Carvalho, junto com seus irmãos Manoel (conhecido como Manoelzinho das Areias) e Inocência, viveu na região da antiga Fazenda Taboca — origem do nome da comunidade, no século XX. As famílias que hoje compõem o quilombo são descendentes diretas desses três irmãos e seguem mantendo vivo o legado ancestral.
Entre as manifestações culturais mais expressivas estão a Folia, o Congo e a Taieira. “Essa cultura já vem de berço. Meu pai era Congo, minha mãe era Taieira. Temos uma ligação muito forte com nossa tradição carmelitana”, explica Seu Juarês, ao comentar sobre os festejos de julho, quando ocorre a Caçada da Rainha, celebração religiosa dedicada a Nossa Senhora do Rosário.
“É com a alegria, resistência e força herdadas de Dona Damiana, do Manoel e da Inocência que prosseguiremos firmes na luta pelos nossos direitos. Essa é uma luta diária, e esta conquista é um amparo público diante de tudo o que nosso povo já passou e sofreu”, destacou Bruno Carvalho de Souza, tesoureiro da associação.
A comunidade permanece mobilizada para garantir direitos constitucionais, como a regularização territorial, o acesso às políticas públicas e a valorização da cultura e da identidade quilombola.
Governo do Tocantins
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
Com 33 anos de vida pública, Eurípedes Fernandes Cunha é o novo secretário-executivo da Seduc, com trajetória consolidada na gestão educacional.

Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Secretaria da Educação
O governo do Tocantins anunciou Eurípedes Fernandes Cunha como novo secretário-executivo da Secretaria da Educação (Seduc). Com 33 anos de vida pública, ele traz ao cargo uma trajetória marcada pela dedicação à gestão educacional e ao serviço público.
Perfil e formação acadêmica
Natural de Morrinhos (GO), Eurípedes é filho de Marinho Fernandes (in memoriam) e Idair Abadia. Casado com Cleoneide Sales, tem um filho e um neto.
É formado em Direito pela Fundação UNIRG, possui magistério e é pós-graduado em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Trajetória no serviço público
Eurípedes ingressou na vida pública em 1989, na Prefeitura de Arapoema (TO), e desde 1994 é servidor efetivo do Estado. Atuou como:
-
Professor da Educação Básica Estadual em Bandeirantes do Tocantins (1992–1994);
-
Técnico na Seduc em Palmas (1994–2002);
-
Coordenador de Administração e Finanças da Diretoria Regional de Educação de Gurupi (2003–2005);
-
Diretor Regional de Educação de Gurupi (2005–2010);
-
Secretário Municipal de Educação de Gurupi (2013–2020);
-
Coordenador da Ageto (2022–2024);
-
Secretário do Bem-Estar e Segurança Hídrica (2025).
Experiência consolidada na Educação
Com mais de três décadas de serviços prestados ao Tocantins, Eurípedes chega à secretaria-executiva da Seduc com o desafio de contribuir para o fortalecimento das políticas educacionais do estado, unindo experiência administrativa e compromisso com a formação de novas gerações.
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins1 dia atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Governador em exercício Laurez Moreira designa novos titulares para a Secretaria da Mulher, Governadoria, PMTO e Corpo de Bombeiros
-
Social9 horas atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Palmas4 dias atrás
Prefeitura de Palmas firma cooperação com Conselho de Arquitetura e Urbanismo para fortalecer habitação social e fiscalização urbana