conecte-se conosco

Tocantins

“Jurisdicidio” – Reforçando a necessidade de revisão da Lei de Custas Judiciais, presidente da OABTO participa da abertura do Ano Judiciário 2025

Publicadas

sobre

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OABTO), Gedeon Pitaluga, esteve presente na cerimônia de abertura do Ano Judiciário de 2025, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), nesta segunda-feira, 3.

Gedeon Pitaluga destacou a necessidade urgente de revisão da Lei de Custas Judiciais do Tocantins, que tem gerado um impacto cruel à população mais vulnerável do estado. “Longe do valor da justiça, a nova Lei de Custas Judiciais no Tocantins representa, sobretudo para os tocantinenses mais pobres, um verdadeiro jurisdicídio, uma violência social e cruel onde os seus algozes são os próprios Poderes do Estado do Tocantins, proponente e promulgadores da lei”, destacou o presidente em seu discurso. Veja essa parte

O presidente da OAB-TO ainda apontou que a atual legislação sobre as custas judiciais tem sido um obstáculo para o acesso à justiça para os cidadãos de menor poder aquisitivo. A cobrança elevada das taxas processuais impossibilita a participação da população mais pobre e até da classe média nos processos judiciais, comprometendo o direito fundamental de acesso à justiça, garantido pela Constituição Federal. (Veja a íntegra do discurso abaixo)

 

Posse da nova diretoria do TJTO

Além da abertura do Ano Judiciário, foi empossada a nova mesa diretora do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO), tendo a desembargadora Maysa Vendramini Rosal, atual corregedora-geral da Justiça, como a nova presidente do TJTO, para a gestão 2025/2027.  A vice-presidente é a desembargadora Jacqueline Adorno.

Na Corregedoria-Geral da Justiça, assumem os cargos o desembargador Pedro Nelson de Miranda Coutinho (corregedor-geral), e o desembargador Adolfo Amaro Mendes (vice-corregedor).

Na Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) serão empossados o desembargador Marco Villas Boas – atual diretor que permanece no posto-, e a desembargadora Angela Issa Haonat como 1ª diretora adjunta.

Também tomam posse na gestão, o desembargador João Rodrigues Filho (ouvidor judiciário), o desembargador Eurípedes Lamounier (ouvidor substituto) e a desembargadora Ângela Prudente (ouvidora da Mulher).

Confira abaixo o discurso na íntegra do presidente Gedeon Pitaluga na Abertura do Ano Judiciário 2025

Estive aqui anteriormente me pronunciando nesse púlpito em seis aberturas consecutivas de ano judiciário, sendo três delas em posses de Diretorias do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Cada uma dessas oportunidades com uma emoção diferente, e todas me dignificaram igualmente como representante da Ordem dos Advogados do Brasil.

Nessa tarde, a classe advocatícia tem a felicidade e honra de participar da solenidade de transferência de representatividade da alta cúpula judicial tocantinense de uma mulher, Desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, para uma outra mulher, Desembargadora Maysa Vendramini Rosal.

Ciente do simbolismo desse marco para a representação feminina, gostaria inicialmente de parabenizar a Diretoria que encerra sua gestão por meio do reconhecimento à Exma Des Presidente Etelvina Maria Sampaio Felipe, que com competência, força e integridade conduziu o Sistema Judicial Tocantinense.

Nos últimos anos, durante o período pós-pandêmico, testemunhei os enormes desafios de guiar os rumos do Poder Judiciário do Tocantins.

Dificuldades que desafiaram a tenacidade de dirigentes comprometidos com o fortalecimento do Tribunal Estadual de Justiça.

Com o mesmo espírito compartilhado de colaboração, gostaria de em nome de 14.000 advogados e advogadas tocantinenses desejar sucesso à nova Diretoria ora empossada, por meio de votos de trabalho profícuo e exitoso à Exma. Des. Presidente Maysa Vendramini Rosal e ao Exmo. Des. Corregedor Pedro Nelson de Miranda Coutinho-

——————–—————————————————

Ressabemos todos que a função do Poder Judiciário é, em brevíssima perspectiva, garantir os direitos individuais, coletivos e sociais e resolver conflitos entre cidadãos, entes privados e Estado. E, para isso, é preciso ser acessível a todos.

No Tocantins, a população sobrevive com a renda domiciliar per capita de 1.544 reais, a 14a menor do país e temos em média 90% da população das comarcas tocantinenses sobrevivendo com renda de até três salários mínimos.

Mesmo com todo o esforço governamental dos últimos anos, ainda ocupamos o 12o menor IDH do país.

Quanto a isso, merece destaque o recente estudo realizado do Conselho Nacional de Justiça que demonstra que os Estados com maior índice de desenvolvimento têm também o maior percentual de demandas judiciais por habitante.

A partir desse estudo do CNJ pode-se considerar, então, que o acesso à justiça é medida de desenvolvimento social.

Por outro lado, ainda com dados em estudo do CNJ, o valor médio arrecadado em relação ao número de processos ingressados com cobrança de custas no Tocantins é de 1.550 reais; um dos maiores do país, mesmo sendo um estado pobre, ficando atrás somente de estados desenvolvidos como MG, RJ, SP, MT e GO.

Nesse cenário de números e estatísticas socioeconômicas, seria insensível se deixasse de reconhecer que a preservação do patrimonialismo está arraigada na nossa sociedade e nas nossas instituições, inclusive no Poder Judiciário, desde o Brasil Colônia.

No Brasil República, o cenário não mudou: o acesso ao Judiciário é garantido especialmente a quem tem dinheiro para custear de forma antecipada as famigeradas custas judiciais.

———————–———————————————–

Paro aqui para fazer um parêntese, e aprendendo as lições de Millôr Fernandes que nos ensina que, no Brasil temos um grande passado pela frente, peço licença para trazer a literatura para me auxiliar nessa reflexão atemporal.

Ademais, a literatura sempre foi um farol de avaliação social.

Inicio com a obra de Machado de Assis “O Astrólogo”, que relata a história de um aristocrata andando nas ruas e contemplando os astros com tamanha atenção, que, distraído, caiu no poço que estava a sua frente.

Uma velha senhora, vendo-o cair, soltou a exclamação:

“Se ele não vê o que está aos seus pés, porque está investigando o que está tão acima?!”

Em época de inteligência artificial, de chatgpt, de deepseek; mesmo olhando “tão longe” e “acima”, por que não olhamos para o que está próximo de todos nós? A população pobre, carente e vulnerável, que precisa da nossa atenção.

No enredo da obra “Memória de um sargento de milícias”, de 1854, as altas custas judiciais possibilitavam ao pobre e a classe média-baixa o acesso ao Judiciário para ouvir o “canto dos meirinhos” somente em dois casos:

Ser cobrado por dívidas;

ou para responder uma ação penal.

Já Graciliano Ramos, emSão Bernardo, de 1934, também retratou a desesperança de pessoas humildes que, mesmo tendo direito, deixaram de procurar a justiça porque o acesso era caro.

Nessa obra, chama a atenção um personagem, Dr Magalhães, distinto juiz da comarca.

O magistrado relata em primeira pessoa a sua rotina:

“Acordo cedo, tomo uma xícara de café, pequena, faço a barba, vou ao banho.

Depois passeio pelo quintal, volto, distraio-me com as revistas e almoço, pouco, por causa do estômago.

Descanso uma hora, escrevo, consulto os mestres.

Janto, dou um giro pela cidade,

a noite, recebo os amigos, quando aparecem,

e aí durmo

(…) sou apenas juiz”.

O personagem, Dr Magalhães, reflete a imagem do juiz neutro e distante em seu universo particular, dizendo-se isento e técnico, indiferente a realidade coletiva e as consequências sociais das suas decisões.

Afinal, ele é só um juiz!

Não por acaso, no mesmo ano da publicação dessa obra, deflagrou-se a Revolução Constitucionalista, que inspirou a promulgação da Constituição de 1934 e previu a assistência judiciária gratuita com isenção de custas judiciais aos mais carentes.

 

Também não por acaso, em 1937, véspera da Grande Guerra, Getúlio Vargas, influenciado pelo movimento mundial de recrudescimento de direitos, promulga a Constituição Polaca, ‘restringindo o acesso ao Judiciário.

 

Nesse contexto de avanço e retrocesso sociais, Graciliano Ramos publica a obra “Vidas Secas” e Jorge Amado “Capitães de Areia”, ambas mostram como a Justiça é negada aos mais pobres, reprimindo os direitos individuais dos cidadãos mais carentes.

 

Após o fim da segunda guerra mundial, inspirado no sentimento de humanidade que regeu o período, a Constituição de 1946 e a Lei 1.060 de 1950 voltam a realçar a importância do acesso à justiça como princípio constitucional e valor fundamental.

 

Mas, na prática, milhões de brasileiros continuaram desassistidos do direito fundamental ao acesso à Justiça.

 

Já na égide da Constituição Cidadã, Patativa do Assaré lança a obra “Crime Imperdoável”, em literatura de cordel, que versa: “enquanto o manto da miséria as cobre, porque só o rico tem direito a tudo, não há justiça para quem é pobre”.

 

E mais recente, um poeta cantou: “Vi condomínios rasgarem mananciais. Uma lei de quem pode menos, chora mais.”

 

———————————————————————————

 

Como um dos Três Poderes da República, o Judiciário tem autonomia administrativa e financeira garantida pela Constituição Federal.

 

O Tribunal de Justiça do Tocantins arrecada, entre FUNJURIS, FUNCIVIL, FUNSEG e FUNCESE, aproximadamente 187 milhões de reais de custas judiciais e extrajudiciais e 1 bilhão de reais de duodécimo constitucional todos os anos.

 

Graças à boa, eficiente e responsável gestão financeira, é reconhecidamente superavitário e exemplo de saúde orçamentária.

———————————————————————————

No entanto, longe do valor da justiça, a nova Lei de Custas Judiciais no Tocantins representa, sobretudo para os tocantinenses mais pobres e necessitados, um verdadeiro juriscídio, uma violência social e cruel onde os seus algozes são os próprios Poderes do Estado do Tocantins… proponente e promulgadores da lei.

Poderes que justamente deveriam garantir o exercício do direito fundamental, humano, e constitucional, senão cristão, de acesso à justiça, sobretudo aos pobres e vulneráveis.

Aos que têm sede de Justiça e muitas vezes clamam prostrados por direito à saúde, à dignidade, à vida.

 

———————————————————————————

Propugnando para que tenhamos a oportunidade de discutir uma nova proposta legislativa, ouvindo a OABTO e a sociedade, prevendo valores de custas judiciais acessíveis e critérios legais mais adequados à promoção da justiça e à realidade econômico-social da população tocantinense, desejo sucesso e as bênçãos de Deus à nova gestão do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins que se inicia.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Programa AlimenTO é lançado com a participação da primeira-dama Karynne Sotero e beneficiará 7 mil famílias tocantinenses com transferência de renda.

Publicadas

sobre

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins

A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta segunda-feira (1º) do lançamento do Programa AlimenTO, iniciativa do Governo do Tocantins voltada à transferência de renda e segurança alimentar. O programa beneficiará 7 mil famílias em situação de vulnerabilidade social em todos os 139 municípios do estado e foi instituído por Medida Provisória publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

O programa prevê a transferência direta de R$ 250 mensais, via Cartão AlimenTO, com prioridade para famílias inscritas no Cadastro Único, especialmente aquelas chefiadas por mulheres e com crianças de 0 a 6 anos. Além de garantir acesso à alimentação adequada, a iniciativa também prevê acompanhamento nutricional, fortalecimento do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisan) e ações socioeducativas sobre alimentação saudável.

Fortalecimento da economia local

Os alimentos poderão ser adquiridos no comércio local credenciado, estimulando a economia regional e fortalecendo a agricultura familiar. O benefício terá duração inicial de 12 meses, período em que será realizada avaliação para verificar a permanência das famílias em situação de insegurança alimentar.

Declarações

O governador Wanderlei Barbosa celebrou o avanço social representado pelo novo programa:

Governador Wanderlei Barbosa celebrou mais um avanço do Governo, com o programa que vai atuar no âmbito da segurança alimentar - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins

“Estamos colocando em prática um programa essencial, que atende famílias que mais precisam, especialmente aquelas com crianças, idosos ou pessoas com deficiência. É uma ação de cuidado, justiça social e compromisso com a dignidade das pessoas”, afirmou.

A secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Valderez Castelo Branco, destacou a importância da integração entre as secretarias e agradeceu o empenho da primeira-dama:

Titular da Setas, Valderez Castelo Branco, destacou a relevância da política pública para beneficiar milhares de famílias em situação de vulnerabilidade - Josy Karla/Governo do Tocantins

“O AlimenTO reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, sob a liderança do governador Wanderlei Barbosa, em fortalecer as políticas sociais e garantir dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade. Integrado à Rede Cuidar, ele representa cuidado, acolhimento e esperança. Agradecemos de forma especial à primeira-dama Karynne Sotero, cuja dedicação e sensibilidade têm sido fundamentais para a construção de políticas que colocam as pessoas no centro das ações do estado.”

Condicionalidades

  • Manter crianças na escola com frequência mínima de 85%;
  • Manter vacinação em dia;
  • Realizar pré-natal;
  • Participar do monitoramento nutricional;
  • Estar inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até R$ 218.

Estrutura de execução

O Programa AlimenTO será executado pela Setas, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), por meio da Rede Cuidar, e terá o apoio de instituições como o Fecoep, Consea, Caisan, UFT e os Cras.

👉 O Programa AlimenTO chega para assegurar dignidade e segurança alimentar a milhares de famílias tocantinenses. Acompanhe mais novidades no Portal Jaciara Barros.

 

 

Continue lendo

Governo do Tocantins

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Ação é prerrogativa para captação de recursos junto a instituições internacionais

Publicadas

sobre

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins

Até o mês de dezembro de 2025, os criadores de gado que ainda permanecem na Ilha do Bananal terão que se retirar definitivamente da região. Dessa forma, as comunidades indígenas perderão uma importante fonte de renda, o aluguel de pastos. Com o objetivo de identificar aldeias com interesse em desenvolver o turismo e as habilidades específicas de cada uma, técnicos da Secretaria do Turismo do Tocantins percorreram diversas aldeias para reuniões com lideranças de 23 comunidades Karajá e Javaé (Povo Iny).

“Estamos falando de um grande programa de Governo que irá beneficiar diversos setores e, pela primeira vez na história do Tocantins o turismo indígena será beneficiado, durante a gestão Wanderlei Barbosa”, comemora o secretário de Turismo Hercy Filho. Segundo ele, a atenção maior é para os povos originários e tradicionais, visando o apoio a projetos de Etnoturismo e turismo de base comunitária.

Potencial e desafios

 A maior ilha fluvial do mundo é lar dos povos Karajá, Javaé e Avá-Canoeiro. Circundada pelos rios Araguaia e Javaé e Coco, recortada por lagos e inundada parcialmente no verão chuvoso, a ilha é um santuário da natureza e das tradições dos povos originários.

São centenas de quilômetros de áreas propícias à pesca esportiva, observação de animais, safári fotográfico, trilhas. Mas o principal valor da Ilha do Bananal são seus moradores e sua rica cultura, que agrega festas tradicionais, lendas, cantos, danças, artesanato, culinária.

Mas tudo isso está sob ameaça. “Falta segurança e fiscalização para entrada de não indígenas”, afirma o cacique Kubli Karajá, da Aldeia Nova Tytemã, que pretende construir um rancho para hospedar visitantes, uma casa para expor o artesanato, além de atividades agregadas, como a criação de abelhas.

Apesar dos problemas existentes na Ilha, como a falta de saneamento, há muito otimismo com a possibilidade de um trabalho com o turismo. Yoló Werreria, médico e cacique da Aldeia Bela Werreria, vislumbra um projeto com foco cultural e envolvendo aldeias pequenas. Seus pais são conhecidos pelo trabalho de recuperação de indígenas alcoólicos. “A gente percebe que sozinhos a gente não faz nada”, completa sua mãe, Lenimar Werreria Kanela.

Aldeias grandes, como Fontoura e Santa Isabel, também apostam no turismo para recuperar a renda perdida com o gado. “Nossa renda acabou, temos que abraçar novos projetos”, explica o Cacique Cláudio, ao ressaltar que falta capacitação na área administrativa, um dos gargalos da gestão de projetos próprios.

As aldeias Javaé também projetam uma economia baseada no turismo. Na Aldeia Txuiri, o cacique Cleiton ressalta que sua comunidade é a porta de entrada para a Ilha do Bananal, via Formoso do Araguaia. “A gente tem buscado aperfeiçoamento para atuar no turismo, estamos em busca de parceiros para desenvolver o projeto”, revela.

Sem impedimento

O economista e técnico da Setur, Ribamar Félix, ressaltou em todas as aldeias visitadas que o programa do Governo do Tocantins é de longo prazo e o turismo não deve ser tratado isoladamente. “Nosso balanço é positivo, ouvimos as lideranças, as mulheres, os jovens e retornaremos outras vezes”, pontua.

De acordo com o procurador do Ministério Público Federal, Álvaro Manzano, que esteve nas aldeias Fontoura e Santa Isabel nesta semana, não há impedimento para as comunidades que já estejam em condições de realizar projetos de visitação.

Representantes da Funai confirmaram que, apesar de solicitar plano de visitação de acordo com normativa federal, a instituição tem a função de colaborar e não impedir o trabalho.

Continue lendo

Tocantins

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Publicadas

sobre

policia federal

Araguaína, 1º de setembro de 2025 – A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira a segunda fase da Operação Cerberus, com foco no combate ao tráfico de drogas em Araguaína e região.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Araguaína/TO, em desfavor de investigados por tráfico de drogas nos municípios de Araguaína e Wanderlândia.

Segundo a PF, esta etapa é um desdobramento da primeira fase da Operação Cerberus, realizada em 4 de junho de 2025, que já havia identificado crimes como comércio ilegal de armas de fogo, tráfico de drogas e organização criminosa, além do envolvimento de indivíduos de Araguaína no planejamento de ataques contra instituições financeiras.

Origem do nome

O nome da operação faz referência a Cérbero, o cão de três cabeças da mitologia grega que guardava a entrada do mundo subterrâneo, simbolizando a tríade de crimes praticados pela organização criminosa e a atuação integrada das forças de segurança no enfrentamento ao crime organizado.

Continue lendo
Propaganda
Fabio Porchat
Entretenimento3 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social8 horas atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração9 horas atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso9 horas atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento9 horas atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento9 horas atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa9 horas atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil9 horas atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas10 horas atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social10 horas atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento10 horas atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas1 dia atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas1 dia atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento1 dia atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento1 dia atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins1 dia atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Fabio Porchat
Entretenimento3 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social8 horas atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração9 horas atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso9 horas atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento9 horas atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento9 horas atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa9 horas atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil9 horas atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas10 horas atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social10 horas atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento10 horas atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas1 dia atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas1 dia atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento1 dia atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento1 dia atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins1 dia atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

Fabio Porchat
Entretenimento3 horas atrás

Fabio Porchat desembarca em Palmas com o espetáculo “Histórias do Porchat”

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Social8 horas atrás

Luiz Cláudio Araújo, CEO da VGA, comemora mais um ano de vida

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil
Casa e Decoração9 horas atrás

Palmas se projeta no cenário nacional com o quinto edifício mais alto do Brasil

Beato Carlo Acutis
Conteúdo Religioso9 horas atrás

Relíquia do Beato Carlo Acutis estará em exposição no Mosteiro de São Bento, em Palmas

Vivência de Choro
Entretenimento9 horas atrás

Vivência de Choro leva música, memória e inclusão cultural à Melhor Idade em Palmas

Noite dos Compositores em Palmas
Entretenimento9 horas atrás

Inscrições abertas para a 2ª temporada da Noite dos Compositores em Palmas

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe
Energisa9 horas atrás

Voluntários retiram cerca de 20 toneladas de lixo do Rio Tocantins em Peixe 

mino carta
Governo do Brasil9 horas atrás

Presidente Lula decreta luto oficial de três dias pela morte do jornalista Mino Carta

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025
Palmas10 horas atrás

Cozinha Show traz chefs de destaque nacional no Festival Gastronômico de Taquaruçu 2025

Ação solidária de arrecadação de tampinhas organizada pela Nária Leila Cerimonial com destino ao Hospital de Amor
Social10 horas atrás

Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas

Grupo Menos é Mais
Entretenimento10 horas atrás

Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana

Primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karinne Sotero no lançamento programa Cuidar - Adilvan Nogueira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins11 horas atrás

Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO

Sete instituições receberam o compromisso de doação e áreas; deputados federais Vicentinho Júnior e Tiago Dimas estavam presentes – Foto: Edu Fortes
Palmas1 dia atrás

Parceria entre Prefeitura e entidades sociais assegura áreas em Palmas para projetos habitacionais populares

Palmas1 dia atrás

Em contagem regressiva, 19º Festival Gastronômico de Taquaruçu já prepara estrutura para receber visitantes

Predio da Assembleia legislativa do tocantins
ALETO1 dia atrás

Assembleia Legislativa do Tocantins nomeia 18 novos servidores aprovados no concurso público

Na Aldeia Txuiri, equipe da Setur se reuniu com comunidade e lideranças de quatro aldeias Javaé. Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins1 dia atrás

Governo do Tocantins realiza escuta ativa sobre turismo na Ilha do Bananal

Governador Wanderlei Barbosa participa de formatura de 100 profissionais de Nivelamento da Força Nacional - Foto: Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
Entretenimento1 dia atrás

Governador Wanderlei Barbosa participa de cerimônia de formatura da Força Nacional e entrega veículos para reforçar PM do Tocantins

Foto ilustrativa referente ao tema abordado
Entretenimento1 dia atrás

Telas em Cena 2025 exibe Mambembe com presença do diretor Fábio Meira em Palmas

Salve Cerrado
Entretenimento1 dia atrás

Salve Cerrado: Encontro de Culturas e Tradições reúne arte, saberes e defesa ambiental em Taquaruçu Grande

policia federal
Tocantins1 dia atrás

Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Cerberus no norte do Tocantins

DESTAQUES