Economia
Kuat consolida primeiros resultados de Meu Negócio é Meu País
Empreendedoras de Salvador revelam o impacto em seus comércios após participação na primeira etapa do projeto de assessoria e aceleração da marca
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Jaciara Barros
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Kuat apresenta a análise do impacto que o Meu Negócio É Meu País teve no comércio das pequenas empreendedoras de Salvador e região metropolitana que participaram da etapa de abertura, realizada no segundo semestre de 2022, envolvendo 500 mulheres do segmento de alimentação. Atualmente, o programa de capacitação que tem como objetivo potencializar o empreendedorismo feminino, inicia nova edição em Caruaru (Pernambuco) e, com os resultados alcançados, Kuat planeja dar continuidade na iniciativa em 2024 e amplificá-la para outras regiões brasileiras.
Meu Negócio É Meu País é um projeto gratuito, com fases de inscrição (em Salvador foram 650), capacitação online (500 empreendedoras participaram), aceleração com assessoria individual para as 30 que mais se destacaram, além de prêmio em dinheiro para impulsionar o negócio delas.
Com o conhecimento conquistado durante o projeto, muitas empreendedoras conseguiram organizar as finanças, e, acima de tudo, adquiriram a confiança em administrar e tomar decisões, o que impulsionou os resultados em seus negócios. Conheça a história de duas empreendedoras impactadas pelo Meu Negócio É Meu País, que foram impulsionadas no final do programa e receberam assessoria e prêmio em dinheiro.
Verônica Dourado, empreendedora do Foodtruck ôh, Farofeiro! teve crescimento de 500% após curso
A enfermeira Verônica Dourado comprou um carrinho de churrasco em 2019 para ajudar o cunhado desempregado, que recusou o presente. Com essa oportunidade, começou a empreender de maneira despretensiosa e a fazer eventos paralelamente à sua profissão e, mesmo assim, apresentou um bom crescimento. Desaceleradas na pandemia, as vendas se reestabeleceram em 2022 e Verônica optou por deixar o emprego de carteira assinada como enfermeira e assumir seu empreendedorismo em tempo integral. Foi quando buscou por cursos gratuitos e encontrou o Meu Negócio É Meu País na rede social de Kuat.
Segundo ela, o programa foi fundamental para desenvolver sua autoconfiança. “Eu sempre acreditei no meu produto, mas jamais acreditei em mim, pois sou da área de saúde e nunca pensei em empreender”, afirma Verônica, que apresentou crescimento de 500% em seu negócio após o curso e destaca o controle financeiro como o principal aprendizado. “Hoje eu sei para onde foi o dinheiro, sei o quanto sobra e isso é transformador. Eu tinha pouco conhecimento sobre finanças e agora eu já consegui implementar o meu pró-labore. Na fase de aceleração, comecei a anotar todos os meus gastos, fazer meu plano de caixa e hoje eu me transformei 100% em relação a isso. Essa confiança que ganhamos diante desses resultados é muito gratificante”, comemora.
Dicas básicas podem trazer grandes resultados, conforme destaca Verônica: “Meu negócio se tornou muito mais próspero após aplicar os conhecimentos apreendidos, tais como o planejamento das ações simples como, por exemplo, a introdução de videochamadas com clientes. Obtive um retorno financeiro muito maior a partir de algumas pequenas mudanças que implementei. Comparado aos meus meses anteriores, a diferença é gigantesca e considero tudo isso como um resultado das alternativas que adotei. A minha organização impactou demais na minha qualidade de vida, pois hoje eu tenho tempo, hoje eu faço o meu tempo”.
Conheça a história da Verônica aqui.
Empreendedora Sandra Nascimento, especialista em acarajé e proprietária do Vixi Mainha
Sandra brinca que trabalha com acarajé desde o ventre da mãe. “Grávida de mim, minha mãe já trabalhava com tabuleiro. Nasci e aprendi que essa comida tão tradicional era um sustento para nossas casas”, conta a empreendedora, que era ambulante. Atualmente, conta com seu ponto de venda e consolidou o serviço de entregas durante a pandemia. “O delivery que deu meu sustento naquela fase. Meu acarajé não tem concorrentes, é amado tanto por turistas quanto pelos baianos, mas a dificuldade agora é com os preços da matéria-prima, que aumentou demais. Não só dos ingredientes, o transporte está caro, os funcionários também”.
Para se reorganizar financeiramente, Sandra ficou sabendo do Meu Negócio É Meu País pela Associação das Baianas. “Aprendi muito, amei as mentorias e o curso me levantou. Agora sei ser empreendedora, tenho postura e me valorizo cada vez mais. Venci o desânimo, aceitei que minha filha – que é formada em comunicação – gerenciasse as redes sociais”, enumerou. “Me chama a atenção o carinho que Kuat tem pela pequena empresa, eles não desistem da gente”, afirmou a empreendedora que recebeu prêmio em dinheiro por se destacar no Programa. “Para mim foi grande, pude comprar camarões e investir em adesivagem que eu queria há muito tempo. Tenho o sonho de fazer congelados, e pude realizar. O cliente gosta de ver coisas novas”.
Conheça a história da Sandra aqui.
O Projeto Meu Negócio É Meu País
Meu Negócio É Meu País é realizado em parceria com o fabricante local, Solar Coca-Cola, e a organização sem fins lucrativos Aliança Empreendedora, que trabalha com projetos de apoio a microempreendedores. O objetivo do projeto de Kuat é potencializar o empreendedorismo feminino, fortalecendo a sustentabilidade e a prosperidade de mulheres com faturamento mensal de até R$ 5 mil das classes C, D e E, proprietárias de pequenos bares e restaurantes, vendedoras ambulantes, entre outras comerciantes do ramo de alimentação.
O Projeto Meu Negócio É Meu País é gratuito, com treinamento online de capacitação, educação financeira, auxílio na divulgação e logística de delivery. As participantes com os melhores resultados nessa fase inicial são selecionadas para apresentar um pitch do seu negócio (apresentação do negócio) e, na Bahia, 30 foram convidadas para a fase de aceleração, na qual contam com assessorias individuais para diagnóstico e melhorias do empreendimento, além de encontros para network. As finalistas receberam prêmios em dinheiro na conclusão do projeto para aprimorar seu negócio e a maioria investiu em equipamentos, produtos ou infraestrutura.
“O objetivo é capacitar constantemente as mulheres aceleradas, impulsionando o projeto para além de um simples curso. Kuat desempenha um papel essencial ao fornecer suporte contínuo na capacitação dessas talentosas empreendedoras, auxiliando-as em seus negócios e contribuindo efetivamente para o crescimento pessoal de cada uma delas”, afirma Katielle Haffner, gerente sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil.
Para manter o projeto sempre vivo, Kuat realiza ações após a conclusão do curso nas comunidades por qual passou. Em Salvador, a marca prepara um evento amanhã, dia 12 de setembro, para reunir as 30 empreendedoras aceleradas para que elas possam se conectar, trocar experiências e expandir seus conhecimentos. “Queremos acompanhar de perto como elas estão evoluindo. Esses encontros são para inspirá-las e incentivar network entre elas, para que possam trocar experiências e realmente potencializar seus negócios a longo prazo. Dessa forma, ganham conhecimento e se tornam capazes de gerar sua própria renda de maneira digna e quebrar o ciclo crônico da exclusão social”, explica Katielle Haffner.
Para Fernanda Raizama, diretora regional da Solar Coca-Cola, o Meu Negócio É Meu País também contribui para que esses negócios se tornem cada vez mais sustentáveis. “Essa união de parceiros que fazem o projeto acontecer existe porque acreditamos na força das mulheres empreendedoras, e sabemos que, com o incentivo desta rede de apoio, elas se empoderam e se tornam cada vez mais aptas a liderar negócios sustentáveis. Como líder, defendo que as pessoas precisam assumir o protagonismo da mudança que elas querem no mundo, e as empreendedoras baianas ligadas a esse projeto têm feito isso, ocupando espaços, movimentando a economia, e promovendo uma transformação positiva da sociedade”, conclui.
Cases de sucesso
Na pesquisa quanti realizada pela Aliança Empreendedora após o projeto Meu Negócio É Meu País em Salvador, um dos principais resultados detectados foi que o curso ajudou a desenvolver em 89% das participantes a habilidade de ter segurança para tomar decisões em seu próprio negócio. “Isso é realmente importante, porque dá às empreendedoras a coragem de sair em busca de soluções por elas mesmas e experimentar diferentes possibilidades para o avanço de seus negócios. É ainda mais significativo quando olhamos para a pesquisa qualitativa, que mostra de maneira unânime que as mulheres frequentemente têm sua confiança na capacidade de empreender abalada.”, explicou Marina Paula Egg Batista, da Aliança Empreendedora.
Outro resultado significativo foi o aprendizado em precificação: 90% das participantes afirmaram que o programa contribuiu significativamente para que elas aprendessem a analisar os custos e estabelecer o preço de seus trabalhos e produtos. Além disso, 93% foram motivadas a organizar as finanças do negócio, e 85% acreditam que Meu Negócio É Meu País teve uma contribuição significativa para o desenvolvimento de suas habilidades de gestão financeira.
Sobre a Coca-Cola Bandeirantes
A Coca-Cola Bandeirantes é uma empresa do segmento de bebidas do Grupo José Alves que atua nos estados de Goiás e Tocantins há mais de 35 anos. Fundada em 1987, emprega mais de 2.700 colaboradores diretos e 5.000 indiretos. A empresa possui um centro produtor situado no município de Trindade, em Goiás, com nove centros de distribuição nas cidades de Palmas, Gurupi, Itumbiara, Uruaçu, Anápolis, Dianópolis, Rialma, Porangatu, Morrinhos e três Crossdocking nas cidades de São Luís de Montes Belos, Rio Verde e Aparecida de Goiânia. Atende diretamente 228 cidades e mais de 32 mil pontos de vendas.
Produz, distribui e vende de forma exclusiva em sua área de atendimento, os refrigerantes da Coca-Cola Brasil, além do suco Del Valle Frut. Distribui e vende de forma exclusiva para sua área de atendimento, as cervejas da Heineken Brasil, as Cervejas do Grupo Cervejeiro Hijos de Rivera com a marca Estrella Galícia, os sucos, chás, energéticos, isotônicos, hidrotônicos e Bebidas a base de Soja (Ades) da Coca-Cola Brasil e as águas minerais da Crystal Acqua Lia. Realiza também a distribuição das marcas Monster Company, com o energético Monster e a bebida de alta performance Reign e Grupo Campari, que tem em seu portfólio aperitivos como Campari e Aperol, a cachaça Sagatiba, o conhaque Dreher, o Whisky Old Eight, a Vodka Skyy e outras bebidas destiladas.
Como a sustentabilidade é um compromisso da empresa, ela investe fortemente em projetos socioambientais, como o Projeto Coletivo Online, capacitação de jovens das classes C, D e E para o mercado de trabalho, Programa Reciclar pelo Brasil/Logística Reversa, no apoio às cooperativas de reciclagem com o incentivo a reciclagem de embalagens PET. A previsão para 2030 é que 100% das embalagens colocadas no mercado sejam recolhidas (logística reversa), além de aumentar a eficiência do consumo de recursos naturais: água e energia, reduzir a emissão de carbono, promover o desenvolvimento de embalagens sustentáveis e suportar a expansão e continuidade do negócio.
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O Sebrae Tocantins participa da 21ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap), que acontece nesta semana em Florianópolis (SC). O evento reúne profissionais, empresários e especialistas da área contábil de todo o País em debates sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Promovida pela Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento), a Conescap oferece uma ampla programação com palestras, painéis, workshops e feira de negócios. A presença do Sebrae reforça o compromisso da instituição em apoiar o crescimento do setor contábil, promovendo a integração entre tecnologia, gestão e empreendedorismo.
Ao todo, 12 empresários da área contábil da região sul do Tocantins participam da convenção. Conforme o edital, os integrantes do Núcleo de Contadores do Programa Empreender tiveram 50% de seus pacotes subsidiados pelo Sebrae Tocantins. O objetivo é proporcionar aprendizado, networking e troca de experiências, gerando competitividade e desenvolvimento para o setor no Estado.
O analista técnico do Sebrae Tocantins, José Tavares, destaca que o acesso às tendências nacionais é essencial para impulsionar a inovação e a sustentabilidade dos negócios locais. “Incentivar a presença de empresários do Tocantins na Conescap é uma forma de promover atualização técnica e fortalecimento das redes de relacionamento do setor contábil. É uma oportunidade estratégica para ampliar a visão de mercado e incorporar práticas inovadoras à gestão dos negócios”, afirma.
Com temas como transformação digital, sustentabilidade e mudanças na legislação, a Conescap busca preparar os participantes para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. A iniciativa reforça o papel do Sebrae em capacitar empreendedores e fomentar práticas inovadoras que fortalecem o segmento contábil.
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Mais de 200 mil descargas foram registradas no Tocantins em outubro. Energisa reforça plano de manutenção e divulga dicas de segurança.
Pouco mais de um mês após o início do período chuvoso, o Tocantins já registrou mais de 350 mil descargas atmosféricas. Somente nos primeiros 20 dias de outubro foram contabilizadas 213.784 mil ocorrências, segundo dados divulgados pela Energisa Tocantins.
As condições climáticas severas típicas desta época do ano representam risco para a rede elétrica, que pode ser atingida diretamente pelos raios ou por objetos arremessados pelo vento, causando interrupções no fornecimento de energia. Para minimizar os impactos, a distribuidora mantém um plano rigoroso de manutenção preventiva, com manejo de vegetação, podas técnicas e treinamento especializado das equipes.
“Diante desse cenário, e para garantir que o fornecimento seja contínuo e seguro, a Energisa possui ações de manutenção realizadas ao longo de todo o ano. Nossas equipes passam por capacitação e reciclagem constantes para atuar com eficiência mesmo sob condições climáticas adversas”, destacou o gerente de operações da Energisa Tocantins, Maurício Zanina.
Plano de contingência e investimentos
Além das manutenções preventivas, a empresa adota um plano de contingência dividido em três etapas: ações preventivas antes do período chuvoso, medidas reativas durante as ocorrências e avaliações posteriores para aprimorar os atendimentos. Segundo Zanina, o plano envolve todas as áreas da empresa, com reforço operacional, suporte logístico, infraestrutura de TI e disponibilidade de geradores para situações emergenciais.
Até agosto de 2025, a Energisa já investiu mais de R$ 400 milhões na modernização da rede elétrica tocantinense, com previsão de alcançar R$ 605 milhões até o fim do próximo ano. Os recursos são aplicados na expansão de subestações, automação de sistemas e tecnologias que permitem religar trechos de forma remota, garantindo mais agilidade no restabelecimento do fornecimento.
“Com o apoio do Grupo Storm, monitoramos o clima em tempo real. O Centro de Operações Integrado da Energisa Tocantins funciona 24 horas, permitindo uma visão completa do sistema elétrico e atuação preventiva em todo o Estado”, complementou o gerente.
Dicas de segurança
Para evitar choques e acidentes durante as chuvas, a Energisa reforça as orientações de segurança à população:
- Retire aparelhos eletroeletrônicos das tomadas durante temporais.
- Evite usar aparelhos conectados à tomada durante as chuvas.
- Mantenha a rede elétrica residencial aterrada sempre que possível.
- Guarde objetos soltos no quintal ou na varanda para evitar arremessos pelo vento.
- Ao ouvir trovões, procure abrigo em locais fechados e evite áreas abertas.
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres metálicas.
- Dentro do carro, mantenha janelas fechadas até a tempestade passar.
- Não toque em fios caídos nem em objetos que possam estar energizados.
Ocorrências envolvendo a rede elétrica podem ser comunicadas pelos canais de atendimento da Energisa: telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, Agência Digital no site energisa.com.br ou pelo WhatsApp da Gisa em www.gisa.energisa.com.br.
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Aprosoja Tocantins marca presença no CNMA 2025, evento que celebrou 10 anos de protagonismo feminino no agro e debateu inovação e sustentabilidade.
A Aprosoja Tocantins marcou presença no 10º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O evento, que reuniu cerca de 3 mil participantes, celebrou dez anos de trajetória sob o tema “CNMA 10 + 10 | 2025–2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”, reafirmando-se como o principal espaço de liderança feminina do agro brasileiro.
A presidente da Aprosoja Tocantins, Caroline Barcellos, participou ativamente das atividades e ressaltou a importância do congresso para o fortalecimento da presença feminina no setor. “O CNMA é um ambiente de aprendizado e inspiração, que reforça o papel das mulheres no campo e amplia nossas conexões. É gratificante ver tantas lideranças, como Tereza Cristina, Carminha Missio e Soninha Bonato, compartilhando experiências e apontando caminhos para um agro cada vez mais inovador e competitivo”, destacou.
A programação do congresso abordou temas como inovação, sustentabilidade, gestão e futuro do agro, com arenas temáticas sobre saúde vegetal, proteína animal e liderança transformadora. A Vila CNMA também foi destaque, promovendo o empreendedorismo e a valorização de pequenos produtores rurais.
Para a vice-diretora financeira da Aprosoja Tocantins, Cristiane Mioto, o evento proporcionou um importante intercâmbio de experiências. “Participo do Congresso há quatro anos e sempre é uma grande oportunidade de aprendizado e networking. Notei uma edição mais enxuta, com menos estandes e público, reflexo do momento atual, mas o ambiente de trocas e conexões continua sendo o grande diferencial”, afirmou.
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