Entretenimento
Majur e Xamã elevam a temperatura no single “Clima”

O lançamento chega às plataformas de streaming acompanhado por um videoclipe
A combustão sentimental e potencial entre duas pessoas apaixonadas é a inspiração de Majur para a sua nova música. Intitulado “Clima”, o single é o segundo a ser revelado do próximo disco da artista baiana (previsto para este ano) e sucede a faixa “Mapa de Estrelas”, que foi lançada no fim de 2022. Agora, para sintonizar “Clima” com o período de verão e de altas temperaturas, Majur aponta para um pop contemporâneo, no qual convidou Xamã, um dos principais nomes do rap nacional e responsável pelo hit “Malvadão 3”, para somar na gravação da nova faixa, já disponível em todas as plataformas de streaming (ouça aqui). A canção ganhou também um videoclipe (assista aqui).
“Sabe aquele momento, quando a gente está super apaixonada, e que as duas pessoas se olham e elas sabem que o mundo pode ser ímpar? Era essa a sensação e emoção que eu pretendo passar com “Clima”, comenta Majur. “Eu quero que a galera sinta e viva essa música e viva se lembrando de alguém”, ela complementa.
A vontade de cantar sobre paixão e amor foi o que levou Majur a convidar Xamã como feat na faixa. “Acompanho muito os trabalhos e as poesias do Xamã e acho foda. Como ele fala muito sobre esse sentimento, pensei nele como a melhor pessoa para dar essa canetada”, recorda-se. Xamã também exalta o encontro entre os dois: “A gente começou sem compromisso, sem estúdio, apenas fazendo uns sons… Poder estar com a Majur numa música nova, um trabalho junto, eterniza essa nossa parceria”.
Produzida por Max Viana, “Clima” ganhou também um videoclipe, que tem direção assinada por Sandiego Fernandes. Em cena, Majur e Xamã conseguem traduzir o calor e o som pulsante proveniente do lançamento. “Eu sou de Salvador e Xamã é do Rio de Janeiro, ambos somos de lugares tropicais. Nesse clipe, a gente mistura as duas coisas e o “tropical“ é transmitido na tela. Tem o calor, porque ele está na praia, mas também tem o calor das pessoas e dessa relação simples de apenas estar”, pensa Majur.
Majur considera “Clima” como uma revolução em sua trajetória. Não apenas pelo resultado final, mas também por ter apontado para um novo lugar sonoro onde a sua essência pulsa ainda mais firme. “Eu escrevo um novo futuro e vou me jogar e cantar o que quero, que é o pop. Quero que as me conheçam na minha essência, no que eu gosto de ouvir quando eu estou na minha casa e isso vai se refletir nas letras, nas canções e na musicalidade”, ela conclui.
Assista ao videoclipe de “Clima” aqui
Letra de “Clima”
Seu jeito de olhar
Se não me engano
Foi assim, ah
Se quiser Vumbora
O mundo é ímpar
A gente se encaixa
Nesse clima
Meu bem
Não demora vem
Deixa de besteira
Não tem ninguém
O meu coração
Ta bobo por você
tudo de novo
Bem querer
Seu beijo é imensidão
Me perco nos seus lábios
E No mesmo tempo e espaço viajo
Vamos curtir o caminho
Que a viagem é longa meu amor
Não tem mais medo
Você tem os segredos
No meu pensamento você já está
Pra que esse mistério
Se a conta é fácil fazer
Um mais um, dois
Eu e você amor
Deixa rolar, deixa rolar, deixa
Vim de Campo Grande no busão
Maior coincidência te encontrei na lotação
Sentou na janela
Joguei charme pra ela
Fingiu que não me viu
Maior marra de favela do Rio
Diz Boa Noite Xamã é meu nome
Passa o endereço, pô
Deixa telefone
Baby honey, baby honey
Sou sonhador
Só quero fazer meu money
Seu beijo em mim, to
Misturando música com gin
Tônica, misturando crônicas Em mim
Slow flow
Se não falta amor
Vai faltar gin
Love song do Mc Marcin
Sou V.I.P X.A.M.A OG
Preciso dizer eu te amo no style free
Vi, vivi, venci sem me dividir
Preciso dizer te amo
Seu beijo é imensidão
Me perco nos seus lábios
E No mesmo tempo e espaço
viajo
Vamos curtir o caminho
Que a viagem é longa meu amor
Não tem mais medo
Você tem os segredos
No meu pensamento você já está
Pra que esse mistério
Se a conta é fácil fazer
Um mais um, dois
Eu e você amor
Deixa rolar, deixa rolar, deixa
Ficha Técnica:
Música
Produzido por Max Viana
Gravado por Max Viana no Vilarejo Studio
MIxado por Max Viana no Vilarejo Studio
Masterizado por Brendan Duffey no Brendan Duffey Audio, Califórnia
Voz e Vocais por Majur
Voz por Xamã
Guitarras, Teclados, Baixo e Programação por Max Viana
Arranjos por Max Viana
Videoclipe
Equipe Majur
Roteiro: Majur
Direção criativa e styling: Bruno Pimentel
Coreografia e direção de movimento: Josué Amazonas
Assistente de Coreografia: Marcela Cruz e Marcos Guilherme
Direção executiva: Giovani Falcão
Fashion producer: Juny Martins
Motoristas: Lucas, Marcos Paulo, Leandro e John
Beleza: Marcos Weverthon
Assistente de beleza: Laura Peres
Social Media: Bianca Carmo
Assessoria de Imprensa: Trovoa Comunicação
Editora e Distribuidora: Altafonte
Equipe Blakkstar Entretenimento
Direção: Sandiego Fernandes
Assistente de Direção: Matheus Rodrigues
Assistente de Câmera: Bidi Pontes
Fotografia Making Of: Bidi Pontes e Matheus Rodrigues
Edição: Sandiego Fernandes
Colorista / finalização: Leo Gaffo
Designer gráfico: Denilson Nobre
Drone: Lucas Rangel
Produção de arte: Atila Teixeira
Produção de locação: Glauber Soares
Assistente de produção: Douglas Rodrigues, Kauan dos Santos
Produção executiva: Lay Lima
Assistente executiva: Daniele Monteiro
Gaffer: Marcus Vinícius
Coord. Tráfego: Diego Soares
Catering: Glaucilene Rodrigues e Jonatas Rodrigues
Motorista caminhão: Pedro Gabriel
Equipe Xamã
Empresária: Fátima Pissarra
Diretor Artístico: André Corga
Gerente de Empresariamento: Natália Salles
Gerente de Marketing: Sérgio Barbosa
Comunicação Digital: Judeilton Reis, Kyse Rodrigues e Allan Corrêa
Planejamento Estratégico e Criativo: Pier Angeli Barbieri
Produção artística: Roberta Menezes
Fotografia: Lucas Nogueira
Produção artística: Marcelle Barros
Figuração:
Lorena Maria
Gustavo
Bruno Vieira
Marcos Guilherme
Dandara Guedes
Dominick Retinta
Clarissa Barbio
Balé:
Marcela Cruz
Ramana Borba
Eva Bessa
Safira Sacramento
Josué Amazonas
Fernando Araújo
Agradecimentos:
Victor Hugo Mattos, Estúdio Traça, Brennheisen, Crocs Brasil, Herchcovitch Alexandre, NART, MKWC, Carla do Quiosque, Tião das Tendas
Entretenimento
Cineasta tocantinense Eva Pereira é eleita para comissão que selecionará filme brasileiro ao Oscar 2026

Nascida e criada no interior do Tocantins, em uma família humilde, a cineasta Eva Pereira tem trilhado uma trajetória marcada por coragem, talento e conquistas que cruzaram fronteiras do País. Com produções premiadas, participações consecutivas no Festival de Cannes e uma filmografia aclamada por sua potência estética e política, Eva acaba de alcançar mais um momento decisivo em sua caminhada: foi escolhida para integrar a comissão que selecionará o filme brasileiro que representará o país no Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional — um dos espaços mais emblemáticos do cinema mundial.
A fundadora da produtora Cunha Porã Filmes foi anunciada como integrante da Comissão de Seleção do filme brasileiro, na sexta-feira, 11. A comissão é formada por 15 membros, sendo 12 eleitos entre as/os sócias/os da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais e três convidados especiais pela diretoria: o ator e diretor Lázaro Ramos, a produtora e realizadora Sara Silveira e a jornalista e crítica de cinema Simone Zuccolotto.
A escolha de Eva Pereira representa um marco histórico não apenas para o Tocantins, mas para o cinema produzido fora dos grandes centros do País. Nascida e criada na zona rural do interior tocantinense, de origem negra, de origem pobre e nortista, Eva é hoje uma das vozes mais promissoras e potentes do audiovisual brasileiro contemporâneo. “Sou filha do mato, mulher preta, do Norte do Brasil. Cresci entre roças e rios, onde o cinema parecia algo muito distante. Ser escolhida para compor essa comissão é algo que jamais imaginei quando comecei. É uma honra enorme e, acima de tudo, um símbolo de que outras meninas como eu podem chegar também. Estou muito feliz por mim, mas ainda mais por quem me fez chegar onde cheguei, o trabalha árduo e incansável dos meus pais” afirma Eva, emocionada.
Fundadora da Cunha Porã Filmes, produtora dedicada à valorização de narrativas periféricas e de direitos humanos, Eva já teve suas obras exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais. Sua filmografia se destaca pelo olhar poético e político sobre temas como ancestralidade, território e identidade. “O Oscar ainda é um dos palcos mais observados do cinema mundial. Fazer parte da comissão que vai escolher o filme que levará o Brasil a essa vitrine global é uma responsabilidade imensa,” destaca.
A presença de Eva Pereira nesta comissão reforça um movimento crescente de diversificação e descentralização no cinema nacional — um reconhecimento às vozes que por décadas estiveram à margem, mas que agora ocupam com legitimidade os espaços de decisão e prestígio. Com o olhar atento de uma mulher que carrega as paisagens do cerrado e as histórias de resistência de sua terra natal, Eva promete contribuir para uma escolha que represente, de forma digna e plural, a potência do cinema brasileiro no cenário internacional. “O audiovisual é para mim uma ferramenta muito poderosa de transformação social e até de se fazer Justiça. Eu estou muito feliz de poder mostrar para o mundo as histórias que eu defendo e mais ainda por estar nessa comissão ao lado de tanta gente que eu admiro, como Marcelo Serrado e Cibele Amaral.
Conheça Eva Pereira
Eva Pereira – Roteirista, Produtora e Diretora Cinematográfica Tocantinense. Com mais de 20 anos de experiência no audiovisual, percorreu por todos os departamentos da produção até se estabelecer como uma das diretoras de destaque da Região Norte do Brasil. Sócia fundadora da Cunhã Porã Filmes, tem como marca registrada do seu trabalho a capacidade de dialogar com diferentes camadas sociais, a valorização e preservação da rica identidade cultural amazônica, representando um dos “brasis” ainda pouco explorados no cinematografia nacional.
Em 2024, seu longa-metragem de ficção, “O Barulho da Noite”, circulou por oito países e três continentes, conquistando 10 prêmios internacionais. Além de criar e produzir conteúdos pela Cunhã Porã Filmes, também têm ampliado horizontes ao assinar direção de trabalhos para plataformas: Em 2022 – dirigiu o episódio “Anavitória”, para a série “Minha Música, Minha Terra” – Original Disney Plus, em 2023 dirigiu o episódio “Gloria Groove”, para a série “La musica esta servida” original Disney +, a série “O Mistério de Nhemyrõ” em que assina roteiro e direção está disponível na Prime Vídeo.
Atualmente se prepara para dirigir o longa Ficção, “Luzilia – O Sertão em meus Olhos” e paralelamente assina a produção das obras “MORANGO DO NORTE” (FIC) e “Ilha do Bananal – A Morte das Águas” (DOC).
Conheça a Cunhã Porã Filmes
A Cunhã Porã Filmes é considerada uma das empresas do setor audiovisual mais atuantes da Região Norte do Brasil. Fundada em 2016 pela premiada cineasta tocantinense Eva Pereira, a empresa tem como uma das principais marcas a capacidade de se comunicar com diferentes públicos, camadas sociais, mundos e esferas, preservando a identidade cultural da sua região. Com seus projetos, representa um dos muitos “brasis” ainda invisíveis ou pouco explorados em nossa cinematografia nacional. É destaque pelo seu pioneirismo artístico, alcance internacional das suas produções e iniciativas de caráter social e educativo, comprovando qualidade criativa e comprometimento social.
Entretenimento
Amélio Cayres garante R$ 100 mil para estrutura da praia de São Salvador do TO e prestigia abertura da temporada

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos), marcou presença na abertura oficial da temporada de praia de São Salvador do Tocantins, na noite desta quinta-feira, 10, na Praia da Moreninha.
Recepcionado pelo prefeito do município, André Borba, e pelo também deputado estadual Valdemar Junior, Amélio Cayres celebrou o início da temporada, reforçando seu compromisso com o fomento ao turismo nas cidades do interior.
Para a estrutura da temporada de praia em São Salvador, o parlamentar destinou R$ 100 mil por meio de emenda parlamentar, já enviado aos cofres da Prefeitura. O recurso foi aplicado na infraestrutura do evento, contribuindo para a organização, segurança e conforto dos visitantes.
“A temporada de praia é um dos eventos mais importantes para o lazer, a geração de renda e a valorização das nossas belezas naturais. Apoiar iniciativas como essa é investir diretamente na economia e na qualidade de vida do nosso povo e eu fico muito feliz em contribuir, principalmente em uma cidade que está sendo tão bem cuidada pelo prefeito e com tantos potenciais, como é o caso de São Salvador”, destacou Cayres, em seu discurso no palco de abertura.
O prefeito da cidade destacou a importância da emenda destinada. “Fui ao gabinete do Amélio e pedi uma ajuda para nossa temporada porque estávamos precisando, ele se comprometeu a mandar R$ 100 mil e o recurso que já está na conta e sendo usado para garantir a nossa estrutura. Obrigado por ter atendido ao nosso pedido, sabemos que a cada dia queremos melhorar mais e também que o senhor também quer o melhor pro povo”, frisou Borba.
Entretenimento
Oficina de instrumentos andinos oferece imersão gratuita na cultura musical da américa do sul

Os sons que ecoam pelas cordilheiras e vales da América do Sul serão o foco de uma experiência cultural única. Na próxima segunda-feira, 14 de julho, a partir das 19h30, o Patio de Chile sediará a Oficina de Instrumentos Andinos. O evento, conduzido por um trio de músicos com mais de 20 anos de carreira – Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro –, é um convite aberto a todos os interessados em explorar a rica linguagem musical do continente.
A oficina foi criada a partir de décadas de pesquisa e prática musical, com o objetivo de apresentar ao público a diversidade de instrumentos de sopro e cordas que formam a identidade sonora de países andinos. Os participantes terão a oportunidade não apenas de aprender sobre a teoria, mas também de interagir fisicamente com os instrumentos.
A oficina faz parte da contrapartida do edital da PNAB 2025 do projeto que vem sendo realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc/PAAR 2024, do Ministério da Cultura, operacionalizados pela Secretaria da Cultura do Tocantins.
O Módulo I da oficina é prático e interativo, incluindo:
-
Apresentação teórica e funcional de instrumentos como quenas, zampoñas, antaras e rondadores.
-
Manuseio dos instrumentos para uma maior conexão e aprendizado.
-
Uma atividade prática guiada para experimentar os sons dos instrumentos de sopro.
-
Uma demonstração fascinante sobre a confecção artesanal de uma quena e uma zampoña, incluindo técnicas de afinação e uso.
“A música andina carrega a história e a alma do nosso povo. Queremos compartilhar não apenas as melodias, mas o conhecimento por trás de cada som, cada sopro”, explica Nacha Moretto, uma das idealizadoras do projeto. “É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com essa cultura de uma forma muito mais profunda, sentindo a música em suas próprias mãos.”
A oficina é destinada a músicos, estudantes, pesquisadores e a todos os amantes da cultura latino-americana, sem necessidade de conhecimento musical prévio.
SERVIÇO:
-
O quê: Oficina de Instrumentos Andinos 2025
-
Quando: 14 de julho (Segunda-feira)
-
Horário: A partir das 19h30
-
Onde: Patio de Chile – 1203 Sul
-
Quanto: Entrada Franca
-
Link para inscrição: https://forms.gle/
zkQLQ7Lzbor6C2f37
Sobre os oficineiros:
Nacha Moretto, Jorge Menares e Chico Pedro são músicos e pesquisadores dedicados à divulgação da cultura latino-americana. Com mais de duas décadas de experiência individual e em conjunto, eles unem seus conhecimentos para criar projetos que valorizam e difundem as tradições musicais do continente, promovendo a troca de saberes e a prática instrumental.
-
Turismo4 dias atrás
Som das Águas movimenta finais de tarde no Lago de Palmas
-
Faet e Senar22 horas atrás
Eleição FAET 2026 terá chapa única liderada por Paulo Carneiro
-
Turismo4 dias atrás
Descobertas ao redor: o valor de viver o que está ao alcance dos olhos
-
Moda e Estilo4 dias atrás
Letslo apresenta conceito “Íntimo” e reposiciona o vestir como ato de autocuidado
-
Turismo4 dias atrás
Muito além da estadia