Sebrae
Meliponicultura: uma estratégia para a sustentabilidade e um campo fértil para o empreendedorismo
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/05/1000007319-1000x600.jpg&description=Meliponicultura: uma estratégia para a sustentabilidade e um campo fértil para o empreendedorismo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
A importância das abelhas sem ferrão é objeto de estudo de estudantes da Escola Estadual Liberdade.
Já ouviu falar em meliponicultura ou criação de abelhas sem ferrão? E mais, já imaginou alunos manejando uma colmeia? É o que os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Liberdade, de Palmas, estão fazendo com o projeto ‘Meliponicultura e Ciências na Escola’.
A proposta surgiu com a preocupação do atual cenário mundial com o desaparecimento das espécies de abelhas, e consequentemente a queda na polinização natural, uma vez que a conservação e proteção destes insetos garantem a integridade dos ecossistemas onde habitam e a produção de alimentos no mundo.
A meliponicultura, que é a criação racional de abelhas sem ferrão (meliponíneos), é um negócio ainda pouco explorado, mas extremamente promissor. A atividade se encaixa nos quatro eixos da sustentabilidade: economicamente viável, ecologicamente correta, socialmente justa e culturalmente aceita. E o empreendedorismo, quando incentivado desde a escola, não só promove o desenvolvimento econômico, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com o futuro de suas comunidades.
Abelhas sem ferrão no Tocantins
A bióloga e mestre em Ecologia, Biodiversidade e Conservação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Andreia de Sousa Coêlho, que também é a autora do projeto na escola, relata que a diversidade de abelhas é muito numerosa no Brasil e no mundo, mas que no Tocantins há poucos estudos e oficialmente já foram identificadas 122 espécies.
“Os estudantes que são os protagonistas, aceitaram muito bem a proposta do projeto, se empenharam e continuam dedicados ao assunto. Além de pensar em estratégias de conservação e preservação, enfatizando a importância das abelhas, também objetivamos contribuir em novas pesquisas”, afirmou.
Em recente pesquisa realizada pela pesquisadora no município de Palmas, foram identificadas 36 espécies de abelhas sem ferrão, esse número representa 14,4% da fauna brasileira e 48% dos gêneros de Meliponini que ocorrem no Brasil, sendo que muitas dessas espécies têm potencial para serem criadas em caixas racionais e gerar renda.
Meliponário didático
Certos de que a abelha sem ferrão é um ativo sustentável que deve ser levado em consideração, além de alternativa de negócio, a criação do meliponário, como ferramenta didática, é um projeto em fase de desenvolvimento realizado na Escola Estadual Liberdade.
Guilherme Lopes dos Santos, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Liberdade, relata o desejo de espalhar o projeto para outras escolas e outros estados.
“O projeto é muito interessante porque precisamos entender que não são apenas abelhas sem ferrão, mas entender a importância delas e conscientizar outras pessoas sobre sustentabilidade ambiental”.
O projeto educativo que recebe apoio financeiro da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) buscará parcerias com universidades, como também com a Associação dos Criadores de Abelhas de Palmas (ACAP).
Os estudantes além de trocarem conhecimento, fazem parte do público que acreditam que a polinização é uma das alternativas no ponto de vista da sustentabilidade para melhorar a produção e produtividade de diferentes culturas, e apostam na criação destas espécies de abelhas como fonte de renda futuramente.
A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Camila de Sousa Nascimento, fala da importância desse projeto para preservação das abelhas. “Entender que as abelhas são indispensáveis para que continue existindo plantas e flores na natureza, é devido ao papel que elas exercem polinizando as flores que temos alimento, e a minha missão é repassar este conhecimento para as outras pessoas para que tenham um olhar diferente e consciente sobre esses insetos”.
Diferenciais
Também conhecidas como melíponas, as abelhas sem ferrão apresentam como diferencial a facilidade no manejo por não apresentarem riscos de acidentes, como as abelhas africanas (com ferrão).
“É um projeto promissor, porque as abelhas sem ferrão também produzem mel e outros produtos. Isso torna a criação viável e quanto mais as pessoas tiverem conhecimento da existência e da importância das abelhas, poderão conserva-las e desenvolver a atividade da meliponicultura como empreendedores”, pontuou Paulo Issac Borges, professor de biologia da unidade escolar.
Os recursos para a criação de espécies de abelhas nativas são mais simples e mais baratos do que os utilizados na Apicultura. Além da produção do mel, própolis, pólen e cera, os meliponicultores podem lucrar com o aluguel e venda das colmeias para a polinização de culturas agrícolas. E por apresentarem o ferrão atrofiado, o manejo dessa espécie não representa riscos de acidentes às crianças e adolescentes, promovendo condições seguras para observação e criação dessas espécies na escola.
Meliponicultura X Apicultura: Entenda a diferença
Apicultura é a criação de abelhas com ferrão, espécie Apis Mellifera, introduzida no Brasil por africanos e europeus, por isso denominada como abelha européia ou africanizada. Conhecida pela maioria da população, seu mel é facilmente encontrado nas farmácias e supermercados.
Já as abelhas sem ferrão, são espécies da tribo Meliponini e denominadas também de melíponas, por isso o termo meliponicultura. São típicas de regiões tropicais, como a América do Sul. No Brasil, são nativas e presentes em todo território nacional.
Desafios e Perspectivas
Apesar de ser uma atividade muito antiga, praticada pelos antigos povos indígenas que habitavam a América Latina, principalmente em países como Brasil e México. A população em geral não tem conhecimento sobre essa atividade. Ainda não existia no estado do Tocantins uma lei referente a meliponicultura.
Em maio deste ano foi assinado pelo Governador, Wandrelei Barbosa o Decreto e Projeto de Lei (6.87) que institui a Política Estadual de incentivo à utilização da tecnologia da polinização dirigida-Poliniza Tocantins.
O Poliniza Tocantins tem por objetivo fomentar a polinização dirigida como insumo da agricultura sustentável; aumentar a produção agrícola com sustentabilidade; elevar a produtividade do apicultor; reduzir a emissão de dióxido de carbono na agricultura, entre outros. Já o Projeto de Lei estabelece diretrizes para o exercício da atividade, da abertura de mercado e do fortalecimento da cadeia produtiva.

Abelhas sem ferrão são espécies essenciais à sustentabilidade do ecossistema e fonte viável de renda.

Alunos da Escola Estadual Liberdade manipulando o Meliponário Didático.
Fotos e texto: Anne Deise Lopes
Você pode gostar
Sebrae
Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC
Publicadas
2 dias atrássobre
24/10/2025Por
Jaciara Barros
Sebrae Tocantins leva empresários contábeis à Conescap 2025, em Florianópolis, para capacitação e networking sobre inovação e gestão de negócios.
O Sebrae Tocantins participa da 21ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap), que acontece nesta semana em Florianópolis (SC). O evento reúne profissionais, empresários e especialistas da área contábil de todo o País em debates sobre o desenvolvimento dos pequenos negócios.
Promovida pela Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento), a Conescap oferece uma ampla programação com palestras, painéis, workshops e feira de negócios. A presença do Sebrae reforça o compromisso da instituição em apoiar o crescimento do setor contábil, promovendo a integração entre tecnologia, gestão e empreendedorismo.
Ao todo, 12 empresários da área contábil da região sul do Tocantins participam da convenção. Conforme o edital, os integrantes do Núcleo de Contadores do Programa Empreender tiveram 50% de seus pacotes subsidiados pelo Sebrae Tocantins. O objetivo é proporcionar aprendizado, networking e troca de experiências, gerando competitividade e desenvolvimento para o setor no Estado.
O analista técnico do Sebrae Tocantins, José Tavares, destaca que o acesso às tendências nacionais é essencial para impulsionar a inovação e a sustentabilidade dos negócios locais. “Incentivar a presença de empresários do Tocantins na Conescap é uma forma de promover atualização técnica e fortalecimento das redes de relacionamento do setor contábil. É uma oportunidade estratégica para ampliar a visão de mercado e incorporar práticas inovadoras à gestão dos negócios”, afirma.
Com temas como transformação digital, sustentabilidade e mudanças na legislação, a Conescap busca preparar os participantes para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. A iniciativa reforça o papel do Sebrae em capacitar empreendedores e fomentar práticas inovadoras que fortalecem o segmento contábil.
Mais notícias da editoria Negócios
Sebrae
Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio
Empreendedoras do Sul do Tocantins participam do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio em São Paulo, debatendo inovação e liderança feminina no campo.
Publicadas
6 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
São Paulo — Trinta empreendedoras do Sul do Tocantins embarcam nesta semana para participar da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), reconhecido como o maior evento global sobre a atuação feminina no setor agropecuário. O encontro será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamérica Expo Center, e reunirá lideranças do campo, empresárias e pesquisadoras de todo o país.
O CNMA consolida-se como um dos principais espaços de debate sobre inovação, sustentabilidade, gestão e tecnologia no agronegócio brasileiro, ampliando o papel das mulheres na transformação do campo.
Além dos painéis com especialistas nacionais e internacionais, o evento promove momentos de networking e oportunidades de negócios, fortalecendo a formação de novas lideranças femininas e estimulando soluções para os desafios do setor.
Segundo Paula Alencar, gerente do Sebrae Tocantins, a missão empresarial oferece uma oportunidade única para que as empreendedoras conheçam as tendências do agronegócio e criem conexões com outras mulheres que estão transformando o setor. “A troca de experiências em ambientes de grande representatividade contribui diretamente para a inovação e competitividade das empresas lideradas por mulheres”, destacou.
Ela acrescenta que o incentivo à presença feminina em espaços estratégicos é fundamental para o desenvolvimento do setor. “O CNMA é um evento que inspira, conecta e capacita mulheres que já fazem a diferença no campo. Ao apoiar essa participação, o Sebrae reafirma seu compromisso com o fortalecimento do empreendedorismo feminino e o crescimento sustentável das regiões tocantinenses”, afirmou Paula.
Para a gerente, o protagonismo das mulheres no agro tem impulsionado transformações significativas na economia rural. “Elas estão assumindo posições de liderança, adotando tecnologias e práticas sustentáveis que elevam a produtividade e rentabilidade do campo. Esse movimento precisa ser cada vez mais estimulado”, completou.
Últimas matérias da editoria Economia
Sebrae
Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico
A campanha ‘Doe um livro, espalhe conhecimento’ promovida pelo Sebrae Tocantins arrecada livros até 30 de outubro para estimular leitura e pensamento crítico.
Publicadas
6 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sebrae Tocantins, por meio do programa Educação Empreendedora e em parceria com a escola municipal Beatriz Rodrigues da Silva, está promovendo a campanha “Doe um livro, espalhe conhecimento”. A ação tem o objetivo de arrecadar livros paradidáticos voltados para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, incentivando a leitura, o pensamento crítico e a reflexão entre os jovens.
A campanha segue até o dia 30 de outubro e tem a meta de arrecadar pelo menos 200 livros destinados à comunidade escolar.
Na capital, há cinco pontos de arrecadação disponíveis: Sebrae – 401 Sul (em frente à Havan), Cacau Show – Palmas Shopping, Cacau Show – Shopping Capim Dourado, Cacau Show – Assaí Atacadista (em frente ao Parque do Bosque) e Escola Vagalume – Orla 14, localizada na Graciosa.
A analista técnica do Sebrae Tocantins, Antonia Gelma, explica que a campanha impacta diretamente os pequenos negócios, ao fortalecer a comunidade local, gerar visibilidade positiva e estimular o senso de responsabilidade social. “O Sebrae atua como parceiro estratégico por meio do Programa ALI Educação, oferecendo suporte na organização, divulgação e estruturação da campanha. A instituição contribui para fortalecer a conexão entre a escola e a comunidade, além de incentivar a cultura empreendedora nas crianças, inspirando ações de impacto e aprendizado”, destacou.
Antonia também reforça que a ação promove cidadania, solidariedade e engajamento comunitário. “Por meio da campanha, mostramos às crianças e à comunidade o poder da educação e da colaboração social”, conclui.
Últimas matérias da editoria Economia

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
DESTAQUES
Economia4 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo4 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Agronegócio4 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Cultura4 dias atrásA Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial
Social5 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche





