Desfile e Eventos
Misci destaca a valorização da cultura e produção latina na coleção “Valor Latino”

Na busca por uma imagem global sem perder sua essência brasileira, a marca Misci, liderada pelo diretor criativo Airon Martin, reimagina referências latinas em seu design refinado, apresentando uma coleção que é um manifesto estético. Airon Martin, natural do estado do Mato Grosso, destaca que seu cliente não se resume apenas àqueles que consomem seus produtos, mas também àqueles que consomem sua ideia, a ideia do Brasil. A marca se destaca na cena da moda brasileira atual por sua atenção ao processo de design em si, que envolve a harmonia fluida e complexa entre forma, função, estética e possibilidades de matéria-prima, ao mesmo tempo em que materializa a união de elementos culturais e sociais do contexto latino-americano. Além de buscar impacto estrutural por meio de sua presença no mercado, a marca também visa afirmar pontos de vista na sociedade.
A concepção de Brasil de Airon está intrinsecamente ligada à força da cultura e à economia criativa como impulsionadoras do reconhecimento e do potencial do país. Essa ideia ganha ainda mais destaque na atual coleção, intitulada “Valor Latino”. Indo além das fronteiras brasileiras, o designer propõe uma valorização da América Latina, não de forma utópica ou romantizada, mas como uma provocação, uma crítica e um chamado urgente contra visões que subestimam essa região e a mantêm em um lugar de exploração por parte dos países centrais.
O ponto de partida da coleção e do desfile é o retrato do latino-americano como o “corno”, que simboliza a falta de valor atribuído aos países da América Latina. Esse personagem não reconhece a riqueza cultural e identitária de sua região, permitindo que ela seja subjugada. Seguindo essa visão, a Misci retrata esse cidadão como alguém traído por subestimar o que possui, e essa ideia é representada na coleção por meio de elementos em forma de chifres.
A estamparia e as texturas, recursos que a marca sempre valoriza em suas coleções, contam a história dos diferentes capítulos de “Valor Latino” e trazem provocações pertinentes. Um exemplo é a estampa que reproduz o efeito de uma raspadinha, remetendo à sorte que nem todos têm, uma crítica à noção equivocada de meritocracia que coloca o esforço e empenho como o único caminho para o sucesso, algo que não é suficiente em uma América Latina marcada pela desigualdade. Elementos típicos do continente, como a maxipipoca, que faz referência ao milho presente não só no Brasil, mas também nos Andes, ganham destaque nas estampas. Essas estampas também se mesclam a texturas de jacquard, criando um significado único. Por exemplo, um jacquard de cor única desenha as zonas de desmatamento no Brasil, originário da coleção Mátria Brasil. Agora, recebe uma impressão que retrata o reflorestamento, mostrando o resgate da latinidade como uma forma de reparação do que foi explorado.
Nos calçados, é utilizada uma matéria-prima de baixo impacto trazida para a Misci por meio de pesquisas consistentes de Airon, sempre priorizando materiais renováveis. O biocouro BeLeaf, desenvolvido a partir da planta tropical orelha-de-elefante, proveniente de fazendas sustentáveis e áreas de reflorestamento brasileiras, é utilizado em diferentes cores, com superfícies lisas ou texturizadas.
Não é à toa que a Heineken é uma das patrocinadoras oficiais do desfile. A marca também tem a sustentabilidade como um de seus principais direcionamentos e se conecta ao evento por meio da plataforma Green Your City, que busca trazer uma abordagem sustentável para a vida noturna, a cena cultural e as relações com as cidades. A plataforma tem compromissos firmados em quatro pilares: energia verde, economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.
Na construção dessa narrativa ao longo da coleção, que envolve processos criativos e o uso de matérias-primas brasileiras e sustentáveis, a grande referência de Airon é o cineasta Glauber Rocha e o movimento liderado por ele na década de 60, conhecido como Cinema Novo. Com filmes que retratavam o Brasil de forma não estereotipada e uma estética visual inovadora, Rocha e seus contemporâneos questionavam como o país e sua cultura eram percebidos, revelando facetas até então pouco exploradas. Airon afirma que o trabalho de Glauber sempre o inspirou na comunicação, assim como o cineasta usava o cinema para criar uma cultura e trazer questões sociais, o estilista busca fazer o mesmo na moda.
A criação de Airon, além de provocar reflexões, visa contribuir para avanços estruturais na valorização do que é produzido no Brasil. Isso se reflete na pesquisa de matérias-primas da marca, que colabora com a indústria têxtil nacional no desenvolvimento de materiais exclusivos, incentivando as tecelagens a expandir e reativar sua produção. Um exemplo disso são os tecidos de jacquard da coleção, desenvolvidos em parceria com a Innovativ Tecidos, empresa parceira do desfile. Além disso, os diferentes tipos de seda utilizados, lisos ou estampados, também são provenientes da indústria têxtil nacional, destacando-se o crepe de cetim, o chiffon e a tricoline de algodão, que estrutura as camisetas recortadas.
Embora nem todos os itens possam ser fabricados no Brasil, Airon busca valorizar a expertise nacional. O modelo de óculos da coleção, com armação em metal, é resultado de uma colaboração com o designer brasileiro Maustein e está disponível em diversas cores.
As silhuetas da coleção permanecem limpas, sejam fluidas ou estruturadas, com destaque para as peças de modelagem de alfaiataria, sempre confeccionadas em tecidos nobres. Além dos jacquards e estampas, a coleção de 44 looks apresenta outra textura que chama atenção: o couro plissado. O efeito canelado irregular, que já era trabalhado pela marca no tricô, é trazido para o couro nesta coleção, especialmente em camisas. Vale ressaltar que o couro utilizado é de origem animal, porém obtido de maneira sustentável e alinhada com a proteção animal.
Airon mostra que a imagem da moda brasileira pode e deve ser cada vez mais global, sem ser caricata, ao mesmo tempo em que mantém a identidade nacional. O local escolhido para o desfile ressalta ainda mais esse aspecto. “Valor Latino” será apresentada na Pina Contemporânea, um prédio recém-inaugurado da Pinacoteca do Estado de São Paulo, dedicado à produção artística contemporânea brasileira. O acervo desta nova ala do museu abriga obras que expressam uma visão plural e conectada com o mundo, representando o Brasil e sua produção criativa, incluindo trabalhos de artistas renomados como Tunga. É ao redor das obras desse nome pioneiro e altamente reconhecido da arte contemporânea brasileira no exterior, que participou das bienais de Veneza e Havana, da respeitada Documenta de Kassel e foi o primeiro artista contemporâneo a expor no Louvre, que o desfile acontecerá.
A coleção “Valor Latino” da Misci reafirma o orgulho latino-americano e a urgência de valorizar o que é produzido no continente. Mais uma vez, a marca busca redefinir os limites da moda, trazendo reflexões sobre questões sociais e impulsionando mudanças estruturais em seu setor, além de conscientizar sobre a valorização da identidade social, sem perder de vista o DNA e a qualidade de suas criações.
Desfile e Eventos
Silvia Maia brilha nas passarelas da Casa Cor

Silvia Maia, a modelo que está conquistando as passarelas, foi uma das mais concorridas para o badalado desfile realizado durante a Casa Cor. E não é para menos! A musa desfilou para algumas das marcas mais cobiçadas do evento, incluindo L Brand, Body 7, Track & Field e Sestini, além de Jorge Bischoff e Tatiane Cardoso, que trouxeram uma elegância ímpar às peças.
Ela mostrou todo o glamour de Morena Rosa e a atitude fashion de Hope, enquanto Femme e Laliquez destacaram seu perfil versátil. Para elevar ainda mais a noite, Silvia brilhou sob as criações do estilista Kallil Nepomuceno, esbanjando sofisticação e modernidade em cada passo.
A modelo ainda teve o privilégio de desfilar para Paula Stival e a Prefeitura de Palmas, que, por sua vez, trouxe uma coleção especial destacando o charme e a riqueza cultural da capital tocantinense. Silvia Maia está definitivamente em ascensão, firmando-se como um dos grandes nomes da moda no cenário nacional.
Desfile e Eventos
Candidata do Rio Grande do Sul, Talita Hartmann, é eleita a nova Miss Grand Brasil

Final do concurso aconteceu na noite de quinta-feira (08), em São Paulo, com presença de diversos famosos
A noite de 08 de agosto ficará marcada para sempre na vida da gaúcha Talita Hartmann, que foi eleita a mulher mais bela do Brasil pelo Miss Grand Brasil. A final foi marcada por muita beleza, glamour e emoção para as candidatas e convidados, que ocuparam a sala de espetáculos do Tokio Marine Hall, em São Paulo.
“Estou muito feliz em ter sido escolhida como a nova Miss Grand Brasil. Tenho certeza que isso aconteceu devido à minha essência e personalidade. Quero construir um legado alegre e que influencie positivamente as pessoas”, declarou Talita.
A final também contou com show especial da cantora Vanessa Jackson, que levou ainda mais brilho ao evento, e intercalou durante o tradicional desfile de gala e desfile de lingerie, que inovou substituindo o traje de banho, e foi inspirado nas “Angels”, da Victoria’s Secrets, em um maravilhoso Underwear Fashion Show.
A missão de avaliar cada miss ficou para os 16 jurados, entre eles Stanley Bittar, fundador da Stanley’s Holding, Idê Guimarães, Rainha do Calcário e madrinha oficial do Miss Brasil Nova Era, Mário Costa, empresário e diretor da Rádio Princesa FM, a chef Gil Gondim, as apresentadoras Nani Venâncio e Clara Brasil, Cariúcha, cantora e apresentadora, e Dado Dolabella, ator e cantor, entre outros nomes.
Na plateia, famosos e personalidades como Eslovênia Marques, Jenny Miranda, a modelo Júlia Pereira, a cantora Faa Morena, a tailandesa Sai Ponjan, esposa do empresário Sidney Oliveira, como representante da Ultrafarma, prestigiaram o evento.
A nova Miss Grand Brasil recebe, junto com a faixa, a coroa e o troféu, um prêmio total superior a R$1 milhão. Este prêmio inclui R$200 mil em dinheiro, um carro avaliado em R$170 mil, uma gargantilha de diamantes no valor de aproximadamente R$50 mil, um curso de pós-graduação, passagem de primeira classe e hospedagem para a final internacional, além de um guarda-roupa renovado por 12 meses e oportunidades para contratos publicitários. Agora o próximo passo de Talita é representar o Brasil no Miss Grand International, que será realizado no dia 25 de outubro, em dois países, na Tailândia e no Camboja.
“Cumpri meu desejo de realizar um concurso cheio de glamour, elegância e beleza. Estou feliz pelo nível das candidatas, todas lindas e muito bem preparadas, e com tudo o que foi construído para esta noite, que ficará no coração de todos nós”, declara Evandro Hazzy, presidente do Miss Grand Brasil.
A primeira votação da noite, selecionou 15 Misses: Julia Albuquerque (Maranhão), Leylane Fernandes (Roraima), Andrieli Rozin (Rio de Janeiro), Julia Maia (Ceará), Yuna Hipólito (São Paulo), Jéssica Aguiar (Paraná), Tai Zimpel (Mato Grosso), Cecília Almeida (Piauí), Laila Vieira (Alagoas), Maisha Castro (Distrito Federal), Loraine Lumatelli (Mato Grosso do Sul), Débora Valença (Pernambuco), Bruna Rezende (Minas Gerais), Talita Hartmann (Rio Grande do Sul) e Laila Frizon (Tocantins).
Para o Top 10, ficaram Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro, Ceará, São Paulo, Paraná, Mato Grosso, Piauí, Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Tocantins.
As cinco colocadas que antecederam o Top 3 foram Rio Grande do Sul, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Piauí, passando Mato Grosso do Sul, Alagoas e Rio Grande do Sul.
Os melhores momentos da final serão transmitidos na Rede TV! neste domingo (11), a partir das 7h, e também na TV Ultrafarma.
Desfile e Eventos
Yasmin Brunet, Lorena Improta, Victoria Strada e Erika Hilton brilham na passarela da SPFW no JK Iguatemi

Dendezeiro, Forca Studio e André Lima trouxeram inspirações na obra “Capitães de Areia” de Jorge Amado, tecnologia e a “Mulher Maravilha” dos anos 70
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São Paulo, abril de 2024 – O JK Iguatemi recebeu neste sábado, 13 de abril, o quinto dia da SPFW N57 que contou com a apresentação da coleção da Dendezeiro inspirada na obra de Jorge Amado “Capitães de Areia”. A marca de Hisan Silva e Pedro Batalha levou para a passarela 30 looks que representam a complexidade humana. Sarah Aline, Lore Improta e Erika Hilton foram as estrelas que participaram deste primeiro desfile.
Já a Forca Studio, famosa entre os clubbers por conta de seus looks noturnos, nesta coleção apostou no diurno e na versatilidade das peças. O desfile, que contou com Victoria Strada e Yasmin Brunet, foi dividido em três partes: o Office, onde se destacaram as peças de alfaiataria, a Sport, que contou com a parceria com a Label italiana Kappa e a Noite, no qual reforçou a identidade original da Forca Studio. A apresentação contou também com um cachorro-robô e um drone de estimação.
No último desfile da noite, André Lima levou para a SPFW, o tropicalismo dark. Inspirado na “Mulher Maravilha” dos anos 70, o estilista brincou com acessórios com fios, que remetiam a cabelos, crinas e perucas. As roupas reverenciavam a beleza do corpo, com decotes profundos, ombreiras e transparência.
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Personalidades e convidados marcaram presença nos desfiles como: Amir Slama, Dudu Bertholini, Isaac Silva, Jana Rosa, Ricardo Almeida, Schynaider Moura e Silvia Braz.
Clique aqui para conferir a galeria dos desfiles.
Crédito fotógrafo: Nicolas Caligaro
Sobre a edição SPFW N57
“Apoiamos o SPFW há mais de dez anos e sempre acreditamos na moda nacional, em um cenário de marcas em ascensão, revelando novos talentos com ineditismo. Por isso estamos muito entusiasmados em ter, pela primeira vez, dois shoppings da Iguatemi sediando inteiramente o evento, reforçando nosso compromisso em ser palco dos encontros mais relevantes na cidade”, afirma Renata Zitune, Diretora de Marketing e Patrocínios Iguatemi S.A.
“O SPFW foi pensado como um projeto de longo prazo, de 30 anos, para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. As conquistas que colhemos são fruto das sementes plantadas ao longo dessas quase três décadas”, explica Paulo Borges, fundador e diretor criativo da semana de moda.
E, para quem quiser acompanhar a programação do evento, a Iguatemi está apresentando os destaques do evento por meio de posts, stories e IGTV durante o #Iguatemi Daily – curadoria de conteúdos digitais da rede – nos perfis do Iguatemi São Paulo e JK Iguatemi.
Abaixo o line up SPFWN57:
Dia 14 de Abril
11h00 Glória Coelho Externo
15h00 Amapô Jeans Externo
16h30 João Pimenta Externo
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