Economia
Missão técnica do Banco Mundial avalia resultados do projeto Fip Paisagens Rurais no Tocantins

Aumentar a renda sem abrir mão dos recursos naturais. O lema é o objetivo principal do Projeto Fip Paisagens Rurais, financiado pelo Banco Mundial e que conta com diversos parceiros, entre eles o Sistema FAET/Senar. Para analisar o andamento do projeto, o Banco e demais entidades parcerias realizam missões técnicas para avaliarem o desempenho das ações. Nesta semana, propriedades da região central do estado receberam a equipe e mostraram os resultados gerados através do projeto.
Na fazenda Santo Antônio, em Chapada de Areia, o proprietário Edilson Milhomem sempre adotou as medidas repassadas pelo técnico do Senar. “Sempre me preocupei com a questão ambiental da fazenda, mas muitas práticas que hoje eu adotei vieram após o início da ATeG, como por exemplo o cercamento das áreas de vegetação nativa e das represas, impedindo o acesso dos animais”. Em outra propriedade, no município de Monte Santo, o produtor Ivacy Fonseca planeja o isolamento total de nascentes, mas conta que “já adotou a recuperação das pastagens degradadas e das erosões”.
O gestor do projeto pelo MAPA, Sidney Medeiros, explicou que essas visitas de campo mostram como é a implementação de um projeto de sustentabilidade rural. “É um projeto que mostra que preservar a floresta traz sim muitos ganhos, no ponto de vista de biodiversidade, produção de água e também no aumento da produção, sem ter que avançar sobre as áreas nativas’. Para o gestor, as propriedades atendidas pelo Senar Tocantins deram show nos resultados.
Apesar do bom resultado no estado, a Gerente Técnica do FIP pelo Banco Mundial, Bernadete Lange, contou que no cenário geral ainda é um grande desafio mostrar aos produtores que é possível aliar produtividade com responsabilidade ambiental. “A assistência técnica tem esse papel que é tão importante, mostrando para o produtor que é possível produzir mais e também conservar. É possível garantir água potável, proteger as nascentes, as florestas e estar em conformidade com a lei. Aqui no Tocantins foi muito especial poder testemunhar esse compromisso do produtor.”
O PROJETO
O projeto FIP Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimento Florestal (FIP em inglês) que são gerenciados pelo Banco Mundial. A coordenação é do Serviço Florestal Brasileiro e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.
Segundo o Gestor do projeto no Tocantins, Fabrício Vasconcelos, o FIP paisagens atende 520 produtores rurais em 12 munícipios. “Nós focamos na recuperação ambiental, sem deixar de lado o aumento da produtividade e a geração de renda. Essas missões são fundamentais para que todos os nossos parceiros vejam o que tem sido aplicado na prática. Aqui conseguimos comprovar que o projeto está conseguindo atingir seu objetivo”, afirmou.
Sebrae
Zico leva lições dos gramados ao mundo dos negócios em palestra do Jogada de Líder em Araguaín
Sebrae Tocantins une futebol, liderança e inspiração para empreendedores e gestores da região

Sebrae
Pousada Casa de Naná é inaugurada em Taquaruçu com apoio do Sebrae Tocantins
Com consultorias do Sebraetec em turismo e segurança alimentar, novo empreendimento de André Simonesi reforça o potencial turístico da região

Energisa
Energisa Tocantins é 1ª na Abradee 2025 no Norte e Centro-Oeste
Pelo 4º ano seguido, Energisa Tocantins é reconhecida entre as melhores do país e vence a categoria Norte e Centro-Oeste no Prêmio Abradee 2025; 3º lugar nacional na avaliação dos clientes.

A Energisa Tocantins conquistou, pela quarta vez consecutiva, o reconhecimento como uma das melhores distribuidoras de energia do país. Em 2025, a empresa alcançou o 1º lugar na categoria Região Norte e Centro‑Oeste do Prêmio Abradee, principal reconhecimento do setor de distribuição de energia elétrica no Brasil. O anúncio foi feito na quarta‑feira, 20 de agosto, em Brasília, em cerimônia que celebrou os 50 anos da associação.
Excelência reconhecida
O Prêmio Abradee destaca distribuidoras com melhor desempenho em qualidade da gestão, inovação, sustentabilidade, avaliação pelo cliente e desempenho operacional. Além do título regional, a Energisa Tocantins ficou no pódio em nível nacional, eleita 3ª melhor do país na avaliação dos clientes — ranking definido exclusivamente por pesquisa de satisfação.
Depoimento
“Conquistar o primeiro lugar pelo quarto ano consecutivo é resultado do trabalho de todos os colaboradores e reforça nosso compromisso com a qualidade. É um estímulo para continuarmos investindo e trabalhando diuturnamente pelo fornecimento de energia em todo o Tocantins.” — Alessandro Brum, diretor‑presidente da Energisa Tocantins
Reconhecimentos recentes
- Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor 2024 – IASC: 1º lugar na região Norte, pelo 3º ano seguido.
- Great Place to Work (GPTW) 2025: 1º lugar entre empresas de Geração, Distribuição e Transmissão de energia no Brasil; 5ª vez consecutiva da distribuidora no topo do setor.
Sobre o Prêmio Abradee
Em sua 27ª edição, o Prêmio Abradee combina pesquisa com milhares de consumidores e análise de indicadores técnicos e de gestão das distribuidoras, consolidando o panorama de benchmarking do setor elétrico brasileiro.
- 1º lugar na categoria Norte e Centro‑Oeste – Abradee 2025
- 3º lugar nacional na avaliação dos clientes
- 4º ano seguido entre as melhores do país
- Metodologia: gestão, inovação, sustentabilidade, cliente e operação
Leia também
-
Social3 dias atrás
Déborah Lopes fecha contrato nacional e prêmio de R$ 50 mil
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Wanderlei Barbosa destaca Tocantins no LIDE 2025
-
Social3 dias atrás
Crivelari Arquitetura inaugura escritório em Palmas
-
Sebrae5 dias atrás
Sebraetec Palmas impulsiona certificação de qualidade
-
Turismo4 dias atrás
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem