O evento de entrega dos novos ônibus ocorreu nesta terça-feira, 6, ocasião em que o prefeito Eduardo Siqueira Campos assinou a ordem de serviços para início das operações com a frota zero-quilômetro da Capital. No total, são 164 veículos, sendo 154 ônibus e dez vans. A entrega aconteceu durante solenidade na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.
Conforto e Modernidade
O mobilizador social, Raí Silva, lembrou os usuários do transporte público que estava há bastante tempo pedindo uma solução para os problemas do sistema. “Creio que a partir de agora, com os ônibus novos vamos ter uma melhor qualidade em nosso ir e vir. Como cidadãos, merecemos mais conforto e segurança e não foi isto que tivemos nos últimos anos. Nossa rotina era de ônibus lotado, quebrando”, pontuou.
Os novos veículos do transporte público de Palmas são equipados com ar condicionado, poltronas mais macias e são mais estáveis e seguros, por se tratar de uma frota nova e moderna.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Mônica Costa e mãe de Carol Costa, que é uma pessoa com deficiência, elogiou a entrega à população pela Prefeitura de Palmas. “Este é um dos maiores ganhos que temos e falo em meu próprio nome, na qualidade de mãe atípica e das demais pessoas representadas pelo Compede”. Ela considerou que a gestão teve um olhar mais cuidadoso e atento para este público. “A gestão nos olhou de uma forma que nunca ninguém olhou antes. Temos até as vans para atendimento de quem precisa”, destacou Mônica, referindo-se aos veículos que poderão ser acessados por pessoas com deficiência, por meio de agendamento.
Já o presidente da Associação de Moradores da Arno 44 (antiga Quadra 409 Norte) Éder César, disse que a atual gestão está de parabéns e elogiou inclusive a agilidade na melhoria do sistema de transporte coletivo de Palmas. “Bastou 100 dias de governo e a Prefeitura de Palmas já trouxe novos ônibus, zero-quilômetro e ainda tem estas novas vans, que serão destinadas ao atendimento de pessoas com deficiência”.
Ele também comemorou, porque além de conforto e segurança, os novos veículos são mais inclusivos e tecnológicos. “Esses ônibus tem wi-fi, tomadas para carregamento de celular e isso é tudo muito interessante. Demonstra que a gestão nos olha como cidadãos que somos e reconhece o nosso direito à dignidade”, declarou.