conecte-se conosco

Entretenimento

Parceria com a Telebras levará mais visibilidade para a Festa da Colheita do Capim Dourado

Publicadas

sobre

Internet impulsiona a 16ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado

Pela primeira vez, a Festa da Colheita do Capim Dourado será um evento totalmente conectado. Este ano, graças a uma parceria com a empresa de telecomunicações Telebras, o Povoado Mumbuca, localizado a 22 km do município de Mateiros, contará com internet banda larga. Essa novidade proporcionará uma experiência ainda mais rica para visitantes, imprensa e toda a comunidade. A festa ocorrerá entre os dias 13 e 15 de setembro.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot), oferecerá apoio com estrutura e divulgação durante o evento. Essa iniciativa demonstra o compromisso em valorizar a cultura quilombola e em levar os benefícios da tecnologia para as regiões mais remotas do estado, como explica o gerente de Planejamento e Captação de Recursos da Sepot, Filipi Holanda.

“A difusão da internet para o Povoado Mumbuca visa garantir a comunicação de qualidade durante as atividades, promovendo a divulgação do turismo na comunidade. Dessa maneira, a festa terá a publicidade que merece e, ao realizar essa prova de conceito, podemos levar esse tipo de conectividade para outros eventos”, pontuou.

Sobre a parceria

A implantação da rede no evento se dará por meio de uma antena LTE SAT, vinte SIM cards e uma maleta transmissora, que fazem parte de um Centro Tático de Comunicações Rebocável. O equipamento é projetado para ser transportado e rapidamente instalado em locais remotos, fornecendo uma rede de comunicação móvel completa, incluindo internet. A vantagem é que esse mecanismo pode ser usado tanto em operações de curta duração, como eventos, quanto em operações de longa duração, ao fornecer internet em áreas rurais.

No Povoado Mumbuca será desenvolvido um projeto-piloto para testar a tecnologia, conhecida como Prova de Conceito (POC). Para a implantação da rede será usada uma antena LTE SAT, que pode oferecer internet em um raio de até 3 km, com capacidade de atender mais de 200 pessoas, e uma maleta transmissora com alcance de 100 a 300 metros, de acordo com o terreno, que poderá atender mais de 200 pessoas.

Mais apoio para o evento

Ainda, a realização da Festa da Colheita do Capim Dourado contará com o apoio do projeto Energia para Crescer, fruto da parceria entre o Sebrae e a Energisa Tocantins. O projeto tem como objetivo atender três comunidades quilombolas da região do Jalapão: Mumbuca, Rio Novo e Prata, localizadas entre os municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins, proporcionando à população meios de desenvolvimento econômico e social.

Segundo o gerente de gestão e projetos da Energisa, Leandro Fernandes, este apoio se dará a partir de capacitações, com o intuito de fortalecer a identidade cultural e o resgate das festas tradicionais como a da Rapadura e da Colheita. “O compromisso da Energisa com o desenvolvimento da região do Jalapão ultrapassa o nosso negócio principal de levar energia. Nosso compromisso é também social e é essa a energia que promove a transformação”, disse.

 

A Festa da Colheita

A arte centenária de tecer fios dourados para confeccionar peças autênticas está enraizada na cultura dos povos quilombos do Tocantins. Comemorando a 16ª edição da Festa da Colheita do Capim Dourado, a comitiva da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) irá prestigiar o evento. Durante uma semana, homens, mulheres e crianças coletam o capim-dourado, também conhecido como o “ouro do Tocantins” para o artesanato tradicional da região.

A programação é aberta ao público e oferece a oportunidade aos visitantes assistirem o processo da colheita e a produção das peças artesanais, como bolsas, chapéus, braceletes e outros artigos de decoração. Os artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais participam dessa tradição anual por meio da coleta regulamentada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), órgão responsável pela gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, onde a comunidade está localizada. Na comemoração, além da coleta e fabricação de itens manuais de capim-dourado, também ocorrem atividades culturais, tais como desfiles, oficinas, rodas de conversa, degustação de pratos típicos, venda de produtos da agricultura familiar e outras atrações.

A diretora de Proteção aos Povos Quilombolas, Ana Mumbuca, ressalta que a festividade é símbolo da cultura forte das comunidades e, que por meio da coleta da matéria-prima, também divulga o artesanato local para o mundo e contribui para a geração de renda das famílias quilombolas. “A festa da colheita é um momento esperado por todos do Jalapão, porque evidencia a cultura, o manejo e processo do capim dourado pelas mãos do nosso povo. Por meio das políticas de regulamentação, tem sido fundamental marcar o período de coleta da haste. O capim dourado é um presente de Deus para o povo quilombola ao mudar a realidade econômica da comunidade”, afirmou.

Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Equipe Akwē em Ação grava músicas tradicionais na Aldeia Morrão, valorizando a cultura e identidade do povo Xerente no Tocantins.

Publicadas

sobre

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Reprodução/Instagram

Com o compromisso de valorizar e preservar a cultura ancestral do povo Xerente, a equipe de produção das músicas Akwē em Ação realizou uma importante expedição até a Aldeia Morrão, localizada no território indígena Xerente, no Tocantins. O objetivo da missão foi gravar músicas tradicionais indígenas, entoadas pelos próprios membros da comunidade, registrando cantos que atravessam gerações.

O produtor de gravação e demais integrantes da equipe se deslocaram até a aldeia levando equipamentos e estrutura necessários para captar, com qualidade, os sons, vozes e ritmos que expressam a identidade e espiritualidade do povo Akwē (Xerente). As gravações fazem parte de um projeto que une cultura, memória e resistência, buscando ecoar a força da música indígena além das fronteiras territoriais.

As canções, que serão lançadas futuramente em formato físico e digital, integram um movimento de salvaguarda do patrimônio imaterial indígena, além de dar visibilidade à riqueza cultural dos povos originários do Brasil.

Continue lendo

Entretenimento

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

Angel Lima lança versão impressa de Fotolyricas do Cerrado, livro de haikais e fotos sobre o bioma tocantinense, com tiragem para escolas públicas.

Publicadas

sobre

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem - Foto Henrique Lopes

A jornalista e artista visual Angel Lima lança em 2025 a versão impressa de seu primeiro livro autoral, Fotolyricas do Cerrado. A obra, que une haikais e fotografias do bioma cerrado, revela um olhar poético e visual sobre o Tocantins. A publicação marca uma nova etapa do projeto iniciado com o lançamento da versão digital em dezembro de 2024.

“Esse trabalho é minha estreia na literatura e poder apresentar meu olhar sobre o bioma que me acolhe desde criança é um alegre desafio”, comenta Angel.

Livro terá distribuição para escolas públicas

Com apoio da Lei Paulo Gustavo Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura, a versão impressa de Fotolyricas do Cerrado terá parte da tiragem distribuída para bibliotecas de escolas públicas em diferentes municípios tocantinenses, por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/TO).

“A distribuição para bibliotecas públicas é uma das contrapartidas do projeto, mas o público em geral também poderá adquirir o livro em livrarias de Palmas e pela internet”, ressalta a autora.

Natureza em verso e imagem

Em Fotolyricas do Cerrado, Angel entrelaça poesia e fotografia em uma proposta sensível e documental. Os haikais e imagens capturam a essência do Cerrado, abordando desde os ciclos naturais até contrastes simbólicos, como o fogo, a chuva e a resistência da semente.

A obra busca despertar um olhar mais atento e afetuoso para o bioma, promovendo consciência ambiental e valorização cultural.

Sobre a autora

Angel Lima é jornalista, fotógrafa e pesquisadora. Atua com temas ligados às culturas originárias, relações de gênero, natureza e territórios. É mestranda em Comunicação e Sociedade (PPGCom/UFT), com especializações em Estudos Latino-Americanos, Documentação Audiovisual e Ensino de Comunicação.

Com mais de 20 anos de trajetória na comunicação, Angel une técnica, sensibilidade e crítica em suas criações.

Ficha técnica

  • Poemas e fotos: Angel Lima
  • Apresentação e revisão: Luciana Andradito
  • Prefácio: Ivan Cupertino
  • Diagramação: Jackie Melo
  • Capa: Angel Lima e Jackie Melo
  • Assessoria de comunicação: Henrique Lopes
Continue lendo

Entretenimento

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Publicadas

sobre

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).

Instantes de pura entrega, gestos que falam, olhares que atravessam a cena e o tempo. É esse o universo capturado pela fotógrafa e professora Ronalda Pinto na exposição “Sala Aberta em foco: fotografias de cena”, que segue aberta à visitação até o dia 30 de junho, no bloco Hôôxwa – Complexo Laboratorial de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), câmpus de Palmas.

A mostra apresenta imagens poéticas de cenas teatrais criadas por estudantes do Curso de Licenciatura em Teatro da UFT entre 2021 e 2024, revelando os bastidores criativos do teatro universitário tocantinense. Mais do que registros visuais, as fotografias celebram a efemeridade do palco e a permanência da arte na memória sensível da imagem.

Com curadoria do professor Ricardo Malveira, a exposição convida o público a mergulhar nos processos artísticos que antecedem o espetáculo final. “As fotografias escolhidas revelam mais do que cenas. Elas testemunham processos, encontros humanos e camadas de sentido que emergem quando a arte do teatro encontra a arte da imagem”, ressalta Malveira.

A exposição contemplou também medidas de acessibilidade, com interpretação em Libras na solenidade de abertura, etiquetas em braille e textos adaptados para leitores de tela. Também estão previstas visitas guiadas para estudantes da Educação Básica, mediadas pela própria artista.

 

Sobre a fotógrafa

Egressa do curso de Teatro da UFT, Ronalda Pinto iniciou sua trajetória como fotógrafa em 2021, a partir de uma oficina promovida pelo Sesc Tocantins com a fotógrafa Flaviana OX. Desde então, tem se dedicado ao registro de apresentações cênicas com um olhar afetuoso e atento às sutilezas da cena teatral.

“A fotografia me permite reviver a intensidade dos espetáculos e homenagear os artistas em formação que fazem do palco um espaço de descobertas. Cada imagem guarda um instante de entrega e potência”, afirma Ronalda. Para ela, Sala Aberta em foco é uma forma de preservar a memória da cena e celebrar sua presença. “É um convite a olhar o teatro com novos olhos — por meio da lente que transforma o instante em permanência.”

Projeto
A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).

Serviço
Exposição “Sala Aberta em foco: fotografias de cena”
Local: Bloco Hôôxwa – Complexo Laboratorial de Teatro, UFT – Câmpus de Palmas
Visitação: até 30 de junho de 2025
Fotografias: Ronalda Pinto
Curadoria: Ricardo Malveira
Visitas guiadas para estudantes da Educação Básica (datas a confirmar)
Entrada gratuita
Realização: Projeto contemplado pelo 1º Edital de Fomento às Artes Visuais
Apoio: Curso de Licenciatura em Teatro da UFT | Fundação Cultural de Palmas

Continue lendo
Propaganda
Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social9 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial1 dia atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes3 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins3 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social9 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial1 dia atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes3 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins3 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

Casamento Giovanna Lancellotti e Gabriel David no Cristo
Social9 horas atrás

Giovanna Lancellotti e Gabriel David se casam no Cristo Redentor

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita
Social1 dia atrás

Marcus Senna e Giorgia Bortoli entram no clima junino como Lampião e Maria Bonita

Sydney Neto
Social1 dia atrás

Sydney Neto e Aliny Almeida aproveitam férias na Itália

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort
Social1 dia atrás

Yoga Day reúne bem-estar, presença e conexão no Five Senses Resort

A Arquidiocese de Palmas inaugurou a primeira capela em aldeia indígena, na Aldeia Krite, marcando um momento histórico de fé e comunhão com o povo Xerente.
Conteúdo Religioso1 dia atrás

Um marco histórico de fé e comunhão com o povo Xerente

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão
Entretenimento1 dia atrás

Equipe de Produção das músicas Akwē em Ação grava canções tradicionais na Aldeia Morrão

Porque quem cuida de tantas, também merece ser cuidada.
Social1 dia atrás

Solange Duailibe recarrega as energias às margens do Lago de Palmas

Ana Caroline precisa de doações de sangue para cirurgia oncológica no fígado. Doe no Hemocentro em seu nome ou compartilhe a campanha.
Opinião e Editorial1 dia atrás

Campanha por Ana Caroline: doações de sangue são essenciais para nova cirurgia oncológica

Praia do Marahu em Mosqueiro- Foto Ramid
Turismo2 dias atrás

Mosqueiro: praias de água doce e charme histórico

Demonstração do processo para jornalistas
Turismo2 dias atrás

Ilha do Combu: quando tradição e bioeconomia encantam visitantes

Adrien Metge (FRA), Yamaha WR 450F (#1) (PhotoAction)
Carros2 dias atrás

Rally Jalapão: definidos os campeões da edição 2025

Esportes3 dias atrás

Abertura da Copa Futebol Campeão 2025 reúne centenas de atletas Norte a Sul do país

O doador de 21 anos ajudará quem precisa de transplante de fígado
Governo do Tocantins3 dias atrás

Família autoriza doação de órgão no Hospital Geral de Palmas

Fotolyricas do Cerrado celebra o bioma tocantinense com poesia e imagem
Entretenimento4 dias atrás

Fotolyricas do Cerrado ganha versão impressa em 2025

A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Ronalda Pinto, com patrocínio do edital de Artes Visuais da Lei Aldir Blanc (PNAB), via Secretaria Estadual da Cultura (Secult) e Ministério da Cultura (MinC).
Entretenimento4 dias atrás

Fotografia que encena memórias: exposição “Sala Aberta em foco” segue aberta até 30 de junho na UFT

Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Senado Federal4 dias atrás

Congresso derruba veto e vítimas do zika vírus receberão pensão especial

Crédito das fotos: Rafael Batista/ Divulgação
Entretenimento4 dias atrás

Espetáculo “Minha Voz é Resistência” será apresentado gratuitamente em Porto Nacional

A meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, é uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e deixar sequelas permanentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença é fatal em até 50% dos casos não tratados e pode resultar em dano cerebral, perda auditiva ou outras incapacidades permanentes em 10% a 20% dos sobreviventes. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção. No Tocantins, o Sabin Diagnóstico e Saúde oferece a vacina meningocócica ACWY para ampliar a proteção da população. A médica Sylvia Freire, infectologista pediátrica do Sabin, explica que a doença meningocócica preocupa pela capacidade de se disseminar e evoluir rapidamente. “A doença meningocócica é uma infecção bacteriana que pode causar meningite e/ou meningococcemia (infecção disseminada), potencialmente muito grave, podendo levar à necrose de extremidades e disfunção de órgãos, além de sequelas como surdez e déficits neurológicos permanentes”, destaca. Os sintomas iniciais da meningite incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez de nuca, vômitos, podendo haver confusão mental. “Quando ocorre a meningococcemia, manchas violáceas aparecem na pele, configurando gravidade e necessidade de tratamento imediato para evitar complicações sérias e até mesmo óbito”, afirma Dra. Sylvia. A transmissão acontece por secreções respiratórias, inclusive de portadores assintomáticos, o que reforça a importância da vacinação. No Brasil, os sorotipos B, C, Y e W são os mais prevalentes. “O esquema vacinal deve começar aos três meses de idade com nova dose dois meses depois e reforços entre 12 e 15 meses, 5 anos e 11 anos. Também devem ser vacinados adolescentes e adultos que não receberam o imunizante na infância, além de viajantes para áreas de risco e pessoas com condições que aumentam a vulnerabilidade, como doenças imunossupressoras ou ausência do baço”, complementa a médica. Em Palmas, a vacina meningo ACWY , assim como a meningo B, está disponível na unidade matriz do Sabin Diagnóstico e Saúde, localizada na Qd. 201 Sul, Av. Joaquim Teotônio Segurado. O Sabin conta com um portfólio de mais de 20 imunizantes e realiza a aplicação de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 11h, sem necessidade de agendamento. A enfermeira Heryka Cavalcante, responsável pelo serviço de vacinas no Tocantins, destaca a importância da vacinação e do acolhimento durante o atendimento. “A vacinação é a forma mais segura e eficaz de prevenir surtos e proteger a saúde da população. No Sabin, oferecemos um atendimento humanizado, com recursos para minimizar a dor e até certificado de coragem para as crianças, tornando o momento da vacinação mais leve e acolhedor”, afirma. Além da unidade física, o Sabin oferece a compra da vacina pelo e-commerce, com agendamento, e o serviço Vacinas e Exames Móveis (VEM Sabin), que leva a imunização ao conforto do domicílio ou local de preferência do cliente
Saúde e Bem Estar4 dias atrás

Vacina Meningocócica ACWY protege contra meningite e está disponível no Sabin em Palmas

Haverá tarifa zero no transporte coletivo durante o Corpus Christi – Foto: Lia Mara
Palmas4 dias atrás

Corpus Christi: usuários do transporte coletivo têm tarifa zero nesta quinta-feira, 19

Prefeito Eduardo Siqueira Campos entrega etapa número 1 do primeiro parque urbano que beneficia diretamente mais de 60 mil pessoas da região sul de Palmas
Palmas4 dias atrás

Parque dos Pioneiros de Palmas recebe reconhecimento como modelo para outras cidades brasileiras

DESTAQUES