Turismo
Parque Estadual do Jalapão foi visitado por 47.871 turistas no ano passado

O mês com maior fluxo de visitantes foi julho, que no ano passado registrou a presença de 7.733 turistas; já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
04/01/2023 – Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins
“Que lugar incrível!” A exclamação é de Adna Maria Felício Felipe, ao conhecer as dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no início de dezembro passado. “O pôr-do-sol, a cor das dunas, é tudo perfeito”, completou a jovem. Ela conta que combinou com uma amiga de passar férias juntas e deixou esta escolher o destino. “E ela escolheu o Jalapão, que era um sono que se tornou realidade”.
Adina Felipe é um dos 47.871 turistas que escolheram o Jalapão como roteiro de viagem entre janeiro e dezembro de 2022. Ela engrossa estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa com foco no turismo, que aponta crescimento na busca por locais afastados dos grandes centros urbanos e com apelo no meio ambiente, o chamado ecoturismo.
Consolidado nesse ramo do turismo, o Parque Estadual do Jalapão registrou em julho do ano passado a presença de 7.733 turistas. Já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
Outra que apostou no Jalapão como destino de férias foi a representante comercial Jéssica Melo de Sousa, de Guararema (SP). “Já conhecia o Jalapão por fotos e vídeos e vim para cá já apaixonada pelo lugar e valeu muito a pena, inclusive pela interação com a comunidade; é realmente uma experiência única”, disse, revelando que já “causou inveja” nos amigos e familiares ao postar muitos vídeos e fotos em suas redes sociais.
Apesar do constante interesse pelo Jalapão, o gerente de Unidades de Conservação, Parques e Monumento Natural do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris Oliveira, lembra que o PEJ é uma área protegida e, por isso, o acesso aos atrativos tem capacidade limitada e horário de visitação determinado.
“Além do monitoramento e fiscalização realizados pelo Naturatins, por meio de suas equipes que atuam no PEJ, os próprios guias e operadores de turismo credenciados para atuarem na região ajudam a orientar os visitantes quanto às normas de visitação”, ressalta o gerente.
Em visita a Palmas, onde participou de um evento, o casal catarinense, Adriana e Flávio Graff, disse que o Jalapão é diferente de todos os lugares que já conheceram. “Vimos umas propagandas, uns cenários que queríamos conhecer e valeu muito a pena”, analisou Adriana. Já Flávio revelou que deixa por conta da esposa a escolha dos locais que visitam. “Muitas vezes nem sei para onde estou indo, deixo por conta dela, que sempre acerta, como agora”, declarou.
O guia turístico Tony Garcia leva pessoas para o Jalapão desde 2017. Ele explica que para ser um bom guia é preciso dar informações sobre os locais que serão visitados, mostrando os detalhes , os ângulos certos, para que os turistas tirem o melhor proveito da experiência. “Além disso, como o percursos é muito longo e de difícil acesso, é preciso ir conversando, explicando e, claro, fazendo muitas paradas para as fotos”, pontuou.
O supervisor do Parque, Alessandro Vieira, alerta que a visita às dunas, principal atrativo do PEJ, tem que ser feita com o acompanhamento de um guia credenciado pelo Naturatins. “O guia é responsável pelas orientações específicas de visitação a uma unidade de conservação, como não deixar lixo no local e não levar nada de lá, apenas fotografias”, completa.
Redução
Apesar de o número de visitantes no PEJ no ano passado ser expressivo para uma unidade de conservação, cujo acesso é off road, houve uma redução de 13,86% em relação a 2021, que contabilizou 55.579 turistas.
De acordo com Gilberto Iris Oliveira, o número recorde de visitantes registrado em 2021 teve como uma das causas a demanda reprimida causada pela pandemia, que fez com que as pessoas adiassem planos de viagens. “Assim, quem não pode viajar em 2020, acabou fazendo isso em 2021 e o Jalapão, por ser isolado, foi um dos destinos mais procurados, registrando o recorde de mais de 55 mi visitantes”, analisa o gerente do Naturatins.
Ainda conforma Gilberto, a redução deste ano teve influência também do alto custo das passagens áreas. “Em 2022, viajar ficou muito caro e o deslocamento de outros estados para Palmas, onde começa a viagem para o Jalapão, fez com que muitos adiassem o passeio”, ponderou.
Ele prevê que este ano de 2023 a expectativa é que o número volte a crescer. “A região ainda é pouco explorada e os investimentos do Governo do Estado em pavimentação vai melhorar bastante o acesso, reduzindo custos de viagem, bem como parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar e capacitar o turismo local”, concluiu.
Turismo
Turismo se destaca e impulsiona contratações no Tocantins em 2025
Atividades ligadas ao turismo contribuíram para o crescimento das contratações no setor de serviços

O turismo no Tocantins vive um momento de expansão e tem se consolidado como um dos principais vetores de geração de empregos no estado. No primeiro quadrimestre de 2025, o grande setor de serviços, que engloba as atividades turísticas, registrou a criação de 4.005 novas vagas com carteira assinada — um crescimento de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Esse desempenho positivo é impulsionado especialmente pelo avanço do turismo, que tem alavancado as contratações. Os ramos de alojamento e alimentação abriram 306 novas vagas nos primeiros quatro meses do ano, seguindo um ritmo estável de crescimento.
“Os segmentos de hospedagem e alimentação são os primeiros a sentir os efeitos do aumento de turismo, exigindo preparação antecipada das equipes para garantir qualidade e eficiência”, explica a analista técnica do Sebrae Tocantins, Ana Flávia Borges.
Às margens do Lago de Palmas, um dos principais cartões postais do Tocantins, o Five Senses Resort tem reforçado suas equipes preparando o espaço para quando estiver em pleno funcionamento. Porém, de acordo com Jimmy Reile, CEO da empresa, o maior entrave ainda é relacionado à contratação de pessoal especializado.
“Temos investido fortemente na estrutura física e na experiência que queremos proporcionar aos visitantes, mas o nosso maior desafio está na formação de mão de obra qualificada. O setor de turismo cresceu rápido, e nem sempre conseguimos acompanhar esse ritmo na capacitação dos profissionais”, explica Jimmy. “Por isso, buscamos parcerias com o Sistema S e outras instituições de ensino para oferecer treinamento contínuo. Acreditamos que o desenvolvimento do turismo só será sustentável se vier acompanhado da valorização e preparação das pessoas que atuam nesse mercado”, completa.
Mais dados
A força do setor também se reflete no crescimento expressivo do transporte rodoviário de passageiros, com 503 novas vagas — alta de 744,9% em relação a 2024. O segmento de arte e cultura também teve papel relevante no aquecimento da economia, com crescimento de 74,1% e a criação de 101 novos postos de trabalho.
“A localização privilegiada do Tocantins, cortado pelos rios Araguaia e Tocantins e marcado pelo encontro de biomas únicos, tem atraído turistas em busca de experiências diferenciadas. A retomada de eventos culturais e o aumento da mobilidade urbana e interestadual impulsionaram a demanda por serviços turísticos, como hospedagem, alimentação e transporte”, destaca Ana Flávia.
Com vocação natural para o ecoturismo e o turismo de experiência, o Tocantins segue se projetando como um destino em ascensão. Além de movimentar a economia, o setor tem promovido inclusão, fortalecimento de comunidades locais e valorização da cultura regional.
“Muito embora ainda não estejamos em operação com hospedagem, já sentimos uma grande procura por parte do público, o que nos leva a antecipar a estruturação da equipe”, afirma Jimmy Reile. “Queremos oferecer um atendimento de excelência, e para isso estamos investindo na formação de profissionais desde agora. Valorizar e qualificar a mão de obra local não é apenas uma necessidade, mas um compromisso com o desenvolvimento regional. Estamos confiantes e animados com o crescimento acelerado do turismo no Tocantins — acreditamos no potencial do estado e da nossa equipe para atender essa nova demanda com qualidade”, conclui o empresário.
Turismo
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Por Suzana Barros

Reforçando o reconhecimento dos membros da Abrajet Nacional, a Abrajet São Paulo realizou dia 26 de junho/25 a entrega do Troféu 40 Anos da Instituição. A homenagem foi feita durante o Fórum de Turismo, promovido pela seccional no cine Orlandi, na cidade Socorro (SP).
Segundo a presidente da Abrajet São Paulo, Miriam Petrone, a entrega do troféu foi uma forma de reconhecer oficialmente a importância e a contribuição dos parceiros, para a realização do V Fórum e da reunião do Conselho Nacional da entidade, ocorrida no período de 26 a 29 no município.
Os troféus formam entregues aos parceiros que contribuíram para a realização do evento, a exemplo do prefeito de Socorro, Maurício Santos; da secretária de Turismo da cidade, Genilda Barros; para a presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
“Sem o apoio desses parceiros e de outros integrantes do trade turístico de Socorro não teríamos obtido o sucesso e resultados tão positivos”, reconhece Miriam Petrone, presidente da Abrajet São Paulo.
O presidente da Abrajet Nacional, Luiz de Sousa Pires, também reconheceu a importância dos colaboradores para a concretização e para os bons resultados do evento.
“Somos gratos a todos os parceiros e esperamos retribuir direta ou indiretamente, de forma que obtenham o retorno esperado com a divulgação do Turismo deste destino pelos jornalistas da nossa Associação”, disse Pires.
Retorno
Ciente desse retorno, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, não hesitou em colocar a Secretaria Municipal de Turismo para acompanhar os detalhes do evento, de forma a dar condições para que os participantes não só discutissem, como também conhecessem as potencialidades turísticas da região.
Associação Comercial
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), Maria Isabel Lopes, teve atuação preponderante na realização do evento ao agregar parceiros que recepcionaram os jornalistas.
“Sabemos da importância dessas parcerias. Divulgando o Turismo de Socorro, todos ganham: desde os artesãos, a rede hoteleira, bares, restaurantes, como também os empresários e o comércio de maneira geral”, atesta.
Agradecimentos
Durante a entrega da homenagem, Miriam Petrone registrou agradecimentos a Tiago Faria, presidente da Câmara Municipal; Jaqueline Franco, presidente do Comtur; Ronaldo Silva, presidente da Astur; Caio Salgado, diretor do CICAP; Bruno Omori, presidente IDT/CEMA; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará; Gilberto Pacheco, CEO da MWWAY e Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Realização
Segundo Petrone, a realização do evento também contou com a imprescindível participação do Sicredi, da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), da Ecobeer e da Socopiso.
Miriam registrou também o apoio das pousadas Encantos de Socorro, Nava, Sons do Silêncio, Valle das Orquídeas, Recanto do Amanhecer, Recanto da Tuca e dos hotéis Recanto da Cachoeira, Fazenda 7 Belo, Grinberg´s Village, Fazenda Dona Paschoalina, Fazenda Village Montana, Fazenda Campo dos Sonhos e hotel Fazenda Colina dos Sonhos.
Mais apoios
Petrone ressaltou, ainda, a contribuição dos seguintes empreendimentos: Rancho Pompéia, Pedra Bela Vista, Empório da Cachoeira, restaurante Nascentes, Priscila Lobo Doces, restaurante Maná Gastrobar, Fazenda 7 Senhoras, FMtour, Cine Cavalieri Orlandi, Empório do Cristo, Igreja Matriz Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Marcúrio Viagens e Turismo, Centro Cultural Movimento, Camptrainning Off road Parque Aui Mauê, PróximAventura Canoar, Mega Park Turismo de Aventura, Base 44 Raing & Aventura e Espaço de Artesanato.
Turismo
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
Arte, cultura e um café de brincar dão o tom do novo empreendimento, criado para proporcionar experiências inesquecíveis a crianças, adolescentes e suas famílias

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade.
Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h.
Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h.
Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania.
Um espaço para viver a infância em sua plenitude
Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos.
Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos.
Ambientes que encantam e despertam sentidos
- Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor.
- Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos.
- Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar.
- Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento.
- Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos.
- Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti
Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas.
Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti:
“Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian
“O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
-
Turismo4 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Turismo4 dias atrás
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
-
ALETO5 dias atrás
Padre Fábio de Melo Cidadão Tocantinense é homenageado pela Aleto
-
ALETO4 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO4 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia