Turismo
Parque Estadual do Jalapão foi visitado por 47.871 turistas no ano passado

O mês com maior fluxo de visitantes foi julho, que no ano passado registrou a presença de 7.733 turistas; já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
04/01/2023 – Wanja Nóbrega/Governo do Tocantins
Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins
“Que lugar incrível!” A exclamação é de Adna Maria Felício Felipe, ao conhecer as dunas do Parque Estadual do Jalapão (PEJ), no início de dezembro passado. “O pôr-do-sol, a cor das dunas, é tudo perfeito”, completou a jovem. Ela conta que combinou com uma amiga de passar férias juntas e deixou esta escolher o destino. “E ela escolheu o Jalapão, que era um sono que se tornou realidade”.
Adina Felipe é um dos 47.871 turistas que escolheram o Jalapão como roteiro de viagem entre janeiro e dezembro de 2022. Ela engrossa estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa com foco no turismo, que aponta crescimento na busca por locais afastados dos grandes centros urbanos e com apelo no meio ambiente, o chamado ecoturismo.
Consolidado nesse ramo do turismo, o Parque Estadual do Jalapão registrou em julho do ano passado a presença de 7.733 turistas. Já o menor número foi contabilizado em dezembro, com 1.879 visitantes.
Outra que apostou no Jalapão como destino de férias foi a representante comercial Jéssica Melo de Sousa, de Guararema (SP). “Já conhecia o Jalapão por fotos e vídeos e vim para cá já apaixonada pelo lugar e valeu muito a pena, inclusive pela interação com a comunidade; é realmente uma experiência única”, disse, revelando que já “causou inveja” nos amigos e familiares ao postar muitos vídeos e fotos em suas redes sociais.
Apesar do constante interesse pelo Jalapão, o gerente de Unidades de Conservação, Parques e Monumento Natural do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Gilberto Iris Oliveira, lembra que o PEJ é uma área protegida e, por isso, o acesso aos atrativos tem capacidade limitada e horário de visitação determinado.
“Além do monitoramento e fiscalização realizados pelo Naturatins, por meio de suas equipes que atuam no PEJ, os próprios guias e operadores de turismo credenciados para atuarem na região ajudam a orientar os visitantes quanto às normas de visitação”, ressalta o gerente.
Em visita a Palmas, onde participou de um evento, o casal catarinense, Adriana e Flávio Graff, disse que o Jalapão é diferente de todos os lugares que já conheceram. “Vimos umas propagandas, uns cenários que queríamos conhecer e valeu muito a pena”, analisou Adriana. Já Flávio revelou que deixa por conta da esposa a escolha dos locais que visitam. “Muitas vezes nem sei para onde estou indo, deixo por conta dela, que sempre acerta, como agora”, declarou.
O guia turístico Tony Garcia leva pessoas para o Jalapão desde 2017. Ele explica que para ser um bom guia é preciso dar informações sobre os locais que serão visitados, mostrando os detalhes , os ângulos certos, para que os turistas tirem o melhor proveito da experiência. “Além disso, como o percursos é muito longo e de difícil acesso, é preciso ir conversando, explicando e, claro, fazendo muitas paradas para as fotos”, pontuou.
O supervisor do Parque, Alessandro Vieira, alerta que a visita às dunas, principal atrativo do PEJ, tem que ser feita com o acompanhamento de um guia credenciado pelo Naturatins. “O guia é responsável pelas orientações específicas de visitação a uma unidade de conservação, como não deixar lixo no local e não levar nada de lá, apenas fotografias”, completa.
Redução
Apesar de o número de visitantes no PEJ no ano passado ser expressivo para uma unidade de conservação, cujo acesso é off road, houve uma redução de 13,86% em relação a 2021, que contabilizou 55.579 turistas.
De acordo com Gilberto Iris Oliveira, o número recorde de visitantes registrado em 2021 teve como uma das causas a demanda reprimida causada pela pandemia, que fez com que as pessoas adiassem planos de viagens. “Assim, quem não pode viajar em 2020, acabou fazendo isso em 2021 e o Jalapão, por ser isolado, foi um dos destinos mais procurados, registrando o recorde de mais de 55 mi visitantes”, analisa o gerente do Naturatins.
Ainda conforma Gilberto, a redução deste ano teve influência também do alto custo das passagens áreas. “Em 2022, viajar ficou muito caro e o deslocamento de outros estados para Palmas, onde começa a viagem para o Jalapão, fez com que muitos adiassem o passeio”, ponderou.
Ele prevê que este ano de 2023 a expectativa é que o número volte a crescer. “A região ainda é pouco explorada e os investimentos do Governo do Estado em pavimentação vai melhorar bastante o acesso, reduzindo custos de viagem, bem como parcerias com instituições como o Sebrae para fomentar e capacitar o turismo local”, concluiu.
Turismo
Comunicação turística do TO é destaque em Belém
Jornalistas da Setur apresentam experiências do Tocantins no II Congresso Brasileiro de Jornalismo de Turismo

Durante o congresso, os representantes da Setur compartilharam experiências exitosas do Tocantins, destacando como o Estado tem estruturado sua estratégia de comunicação para promover os destinos turísticos, valorizar a identidade local e incentivar o turismo sustentável.
Turismo com identidade e propósito
Segundo os jornalistas, a comunicação turística do Tocantins tem sido planejada com foco na autenticidade e na valorização da cultura e da natureza local. A atuação da Setur envolve conteúdos digitais, campanhas educativas, vídeos promocionais e presença ativa em feiras e congressos nacionais.
“Nosso trabalho tem como base a verdade dos territórios. Cada campanha busca refletir a essência dos destinos tocantinenses, como o Jalapão, as Serras Gerais e o Cantão”, explicaram Henrique e Seleucia.
Setur Tocantins como referência
A participação no congresso reforça o compromisso da Setur Tocantins com o fortalecimento do turismo regional e sustentável. O evento também serviu como espaço de intercâmbio entre comunicadores, gestores e jornalistas de diversas regiões do país.
Turismo
Eco Araguaia – natureza e aventura sob medida
Cabanas rústicas, conforto na medida certa, atividades ao ar livre e o som da floresta ao anoitecer formam o cenário perfeito para quem deseja fugir do ritmo acelerado da cidade.
Por Penaforte Dias

A região do Cantão, no município de Caseara, Tocantins, é um daqueles cenários naturais, de paisagens únicas, que encantam à primeira vista. E é ao lado do Parque Estadual do Cantão que se encontra o Eco Araguaia Jungle Lodge, o primeiro hotel de selva do Tocantins.
Localizado às margens do Rio do Coco/Araguaia, o hotel é um convite irresistível para quem busca se reconectar com a natureza de forma autêntica e sustentável.

Deck flutuante do Eco Araguaia é ponto de encontro para rodas de conversa e contemplação do pôr do sol sobre o Rio do Coco. Foto: Febetur/Divulgação
E não se trata de uma simples hospedagem: é uma imersão na biodiversidade dos biomas Cerrado e Amazônico tocantinenses, um mergulho em paisagens preservadas e uma vivência única de turismo consciente.
As acomodações do Eco Araguaia são diferenciadas. As cabanas, construídas em madeira de forma sustentável, são integradas à paisagem e projetadas para proporcionar uma experiência acolhedora. Há cabanas perfeitas para casais ou pequenos grupos; algumas com vista deslumbrante para o rio, outras isoladas e privativas.

Ambientes internos combinam rusticidade e aconchego, com móveis em madeira e decoração integrada ao cenário natural.
Foto: Febetur/Divulgação
Em todo o complexo natural, a proposta é viver a natureza em sua essência: não há ar-condicionado, apenas ventiladores, mas o frescor da mata compensa. A iluminação é suave, priorizando o ambiente noturno e a contemplação. Os banheiros, com chuveiros externos, permitem uma experiência sensorial a cada banho.
O hotel oferece ainda uma programação repleta de experiências: passeios de caiaque e voadeira pelo Rio do Coco, trilhas ecológicas com observação de aves, observação de estrelas, pesca esportiva, fogueiras noturnas no píer flutuante e piscina, além de uma praia exclusiva durante a estação seca.
Segundo o proprietário do Eco Araguaia, Guilherme Tiezzi, o empreendimento também é um projeto de turismo regenerativo.
“Além de acolher visitantes, o hotel promove a preservação ambiental e o desenvolvimento das comunidades locais, por meio de iniciativas como a Fazenda do Futuro, que transforma práticas agrícolas tradicionais em modelos sustentáveis”, afirma.
Conexão e transformação
A imersão na natureza é o grande diferencial do hotel, que proporciona uma vivência única e inesquecível ao mergulhar em um cenário onde a fauna, a flora e o silêncio da floresta se tornam protagonistas.
Além das atrações oferecidas pelo hotel, o local também é muito procurado por grupos que promovem experiências místicas, terapêuticas e de relaxamento. São atividades cuidadosamente planejadas para proporcionar vivências autênticas, que despertam os sentidos e renovam a energia vital, criando memórias afetivas que ficam para sempre.
Trilhas guiadas ao amanhecer, banhos de rio para limpeza energética, rodas de cura com fogueira ao luar, meditação ao som dos pássaros, práticas de yoga ao ar livre e encontros com saberes tradicionais do cerrado criam uma atmosfera mágica e inspiradora para os visitantes.
“É um espaço de cura e bem-estar, onde o hóspede é convidado a deixar para trás o peso do cotidiano e mergulhar numa jornada de autodescoberta, ou seja, o resgate da essência, a paz interior e o encantamento diante da beleza simples e poderosa da natureza”, destaca o professor de yoga Kaíque Hilário.
Pacotes
O hotel oferece pacotes de 3, 4 e 5 dias (de quarta a domingo). O preço das acomodações varia dependendo do tipo de cabana, da quantidade de pessoas e da duração da hospedagem.
Por exemplo, para 4 pessoas, a hospedagem na Cabana Hetô (3 noites, 4 dias) custa R$ 2.636 por pessoa. Para hospedagem tripla, o valor é de R$ 3.138 por pessoa.
Obs.: Valores referentes à baixa temporada (de setembro a junho).
Os pacotes incluem todas as refeições, estrutura e serviço de praia, além do uso de caiaques e trilhas terrestres.
Como chegar
O Eco Araguaia Jungle Lodge está localizado na Rodovia TO-080, Km 239, em Caseara, Tocantins, a cerca de 270 km de Palmas (cerca de 3h de viagem). Fica ao lado do Parque Estadual do Cantão, um dos santuários ecológicos do Tocantins, conhecido por seus mais de 800 lagos e rica biodiversidade.
Mais informações
Acesse o site oficial: ecoaraguaia.com.br
Instagram: @ecoaraguaiajunglelodge
Telefone/WhatsApp: (63) 9 9230-3307
Turismo
Luiz Pires é eleito 1º Vice-Presidente da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR

A nova diretoria executiva da Federação Iberoamericana de Periodistas de Turismo – FIPETUR para o biênio 2025-2027 foi eleita esta semana e tem a jornalista Yenny Polanco Lovera, da República Dominicana, como presidente e o jornalista Luiz Pires, do Brasil, como 1º Vice-Presidente.
A posse ocorreu na manhã desta tsexta-feira, 16 de maio, em Cap Cana Destination City, no restaurante Punta Espada. Yenny Polanco substitui a Maria Shaw, do Uruguay, que assumiu a presidência do Conselho Internacional da FIPETUR.
Shaw também está terminando sua gestão frente do Círculo de Periodistas de Turismo del Uruguay – CIPETUR, enquanto Yenny é presidente da Associácion Dominicana de Prensa Turística – ADOMPRETUR, e Luiz Pires, presidente da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.
O Vice-Ministro de Turismo para Cooperação Internacional da República Dominicana e Diretor Executivo do Projeto de Desenvolvimento Turístico de Pedernales.
Conselho de Administração da FI`PETUR 2025-2027
Yenne Polanca Lovera, república Dominicana, Presidente
Maria Shaw Arocena, ex-presidente e presidente do Conselho Internacional da FIPETUR
Luiz Pires, presidente da Abrajet Nacional, Brasil, primeiro Vice-presidente
Karmen Garrido, presidente da FEPET, Espanha, Vice-presidente de Relações Internacionais
Fernando Milo, delegado da Argentina, Secretário-Geral
Luis José Chávez, presidente do Comitê de Ética da Adompretur, República Dominicana, Tesoureiro
Armando de la Garza, do México, Diretor de Comunicações
Miryan Moreno, presidente da APETUR, Paraguay, Diretor de Treinamento
- Social4 dias atrás
Karynne Sotero ultrapassa 50 mil seguidores no Instagram
- ALETO5 dias atrás
Amélio Cayres prestigia ExpoFormoso e visita municípios
- Faet e Senar15 horas atrás
Jornada Técnica do Senar Tocantins destaca apicultura
- Energisa5 dias atrás
Conta de energia: entenda sua fatura e economize
- Social2 dias atrás
Clube da Leitura e Amizade transforma infância em Palmas