Turismo
PepsiCo desembarca no Festival Folclórico de Parintins com patrocínio que reforça importância da região Norte para companhia
Com as marcas Doritos e Ruffles, Elma Chips participa do duelo entre os bois Caprichoso e Garantido na celebração do patrimônio cultural do Amazonas
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Jaciara Barros- Share
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A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, se torna patrocinadora oficial da 58º edição do Festival de Parintins. Com o objetivo de apoiar o maior espetáculo folclórico da Amazônia e fazer parte da tradição, Elma Chips entra no duelo dos bois Caprichoso e Garantido por meio das marcas Doritos e Ruffles.
“Patrocinar tamanho Festival é uma decisão que vai ao encontro de nossos valores e objetivos, pois, além de celebrar o patrimônio cultural de uma região tão rica, conseguimos nos conectar com os consumidores locais e reforçar nossa presença, chegando aos mais diferentes lojistas e consumidores de todos os cantos do país”, explica Fábio Henrique, Diretor de vendas Norte e Nordeste para a PepsiCo.
Presença marcante em manifestações culturais e locais
A iniciativa de patrocínio ao Festival, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, reforça o compromisso da PepsiCo com o fomento às manifestações culturais populares e amplia a presença da companhia nas regiões Norte e Nordeste. Só em 2025, a PepsiCo esteve presente nas festas tradicionais como o São João de Campina Grande (PB) com Pepsi, os circuitos e festas do Carnaval de Olinda e Recife (PE) e Salvador (BA), Festival de Verão de Salvador (BA), com Cheetos, além de parcerias com artistas e influenciadores locais.
Por isso há um olhar especial também para os hábitos de consumo locais, não só para as regiões Norte e Nordeste, mas para todas as outras regiões do Brasil. Estas duas regiões possuem estados com costumes e hábitos de consumo que se diferenciam entre si e também do restante do Brasil. “No Norte e Nordeste o consumo de snacks salgados de milho como Cheetos e Fandangos é maior, quando comparado a outros tipos como tortilhas e batatas chips, além dos sabores marcantes e únicos. Fandangos sabores Bacon e Churrasco foram desenvolvidos especialmente para essas regiões, que têm como tendência o consumo de produtos com um sabor mais intenso. Outro ponto é o tamanho das embalagens. Há opções menores por preferência do consumidor”, conta Fábio.
No Festival Folclórico de Parintins, os torcedores manifestam a preferência pelos bumbás, por meio das cores azul e vermelha, vibrando pelos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente. Com estabelecimentos, produtos e decorações entrando na divisão das cores, a PepsiCo entra na torcida, a partir das cores das marcas: Ruffles (azul, homenageando o Caprichoso) e Doritos (com a cor vermelha faz parte da torcida do Garantido).
De acordo com o Ministério do Turismo, em 2025, a expectativa é superar os números de edições anteriores, que já impressionam: foram mais de 120 mil visitantes em 2024, número superior aos 110 mil registrados em 2023 e aos 111.498 em 2022.
A PepsiCo vem investindo em grandes eventos culturais brasileiros ao longo dos últimos anos, como o São João de Campina Grande e o Carnaval.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®️, DORITOS®️, CHEETOS®️, GATORADE®️, PEPSI®️, KERO COCO®️, TODDY®️, QUAKER®️, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.
O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas. Para obter mais informações, acesse e siga-nos no X (Twitter), Instagram, Facebook e LinkedIn @PepsiCo_br.
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Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
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4 dias atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara BarrosEvento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
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Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
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6 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara BarrosO Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
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2 semanas atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros| Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br
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