Economia
Pernambucanas realiza doação ao Instituto Ayrton Senna com renda obtida pela venda do seu quinto produto social

Com o apoio de colaboradores e clientes, a Pernambucanas, marca que vem evoluindo com as famílias brasileiras e cultivando uma atuação responsável com o compromisso de apoiar projetos que estejam alinhados aos seus valores, realizou a entrega de R$ 76 mil ao Instituto Ayrton Senna. O valor é parte da arrecadação com a venda do livro “Diversão em Família”, quinto produto social da marca. A outra parte foi entregue pela varejista ao Hospital do GRAACC no início de novembro.
Lançado no mês de setembro, em celebração ao Dia das Crianças, o livro “Diversão em Família” foi composto por diversas brincadeiras educativas, como jogo dos sete erros, palavras cruzadas e labirinto; e espaços para desenhar e colorir para deixar a publicação com a cara da família.
A publicação contou ainda com a participação especial do personagem icônico Friozinho, que se tornou famoso pelo comercial e jingle da Pernambucanas ainda nos anos 60. Além de apresentar as brincadeiras, ele lançou um desafio às crianças que deveriam encontrá-lo nas páginas no livro. Ao apresentar o Friozinho para as crianças, a empresa quis resgatar essa memória afetiva e criar conexões com as novas gerações.
Como parte da cultura da marca, os mais de 14 mil colaboradores participaram da escolha do tema da publicação. Por meio do Workplace, rede social interna, todos puderam contribuir, votando em uma enquete sobre qual deveria ser o conteúdo central do livro.
“A Pernambucanas tem uma ligação muito forte com a educação, somos uma empresa que investe na capacitação e desenvolvimento dos nossos colaboradores. É muito gratificante ver o tamanho do engajamento de nosso time, especialmente quando o propósito é apoiar uma causa social que irá impactar diversas crianças e adolescentes de nosso país. É uma honra fazer mais uma entrega a essa importante instituição”, afirma Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas.
“Pernambucanas e Editora MOL são dois parceiros super estratégicos para o Instituto Ayrton
Senna. Graças a ações como essa, conseguimos viabilizar dezenas de projetos educacionais pelo Brasil, e o mais importante, por meio de um produto educativo que vai de encontro a nossa missão”, diz Ewerton Fulini, Vice-presidente Corporativo do Instituto Ayrton Senna.
Em 2020, a varejista lançou seu primeiro livro com o título “Família é Tudo!”, reunindo dezenas de frases inspiradoras sobre família. Já em maio de 2021 foi a vez da publicação “Um Elogio Muda Tudo”, com mensagens que estimulavam reconhecimentos e gentilezas. Em dezembro de 2021, a empresa trouxe o calendário 2022 “Amanhã vai ser um outro dia”, com frases inspiradoras e dicas transformadoras para renovar as relações. Por fim, o livro “Sabedoria de Mãe”, lançado em abril deste ano, com frases inspiradoras que resgatavam ensinamentos da relação de carinho entre mães e filhos. Todas as publicações foram feitas em parceria com a editora MOL e vendidas nas lojas da rede.
“O livro Diversão Em Família é mais um produto social realizado em parceria com a Pernambucanas que nos deixa muito orgulhosos. Além de democratizar o acesso ao lazer e à leitura para crianças, essa parceria estimula a cultura de doação no Brasil e apoia ONGs que transformam a vida de crianças e jovens por meio da saúde e educação. É um ganha-ganha: o varejo exercita seu propósito na rotina da loja, envolvendo colaboradores e clientes; o consumidor tem a oportunidade de fazer uma microdoação, levando um produto de qualidade como recompensa; e as organizações sociais ganham uma nova fonte de renda e de divulgação das suas causas”, disse Roberta Faria, cofundadora da Editora MOL.
Sobre a Pernambucanas
Há 114 anos, a Pernambucanas evolui junto com a família brasileira. Referência no varejo nacional, a companhia tem como marca registrada o pioneirismo e a contribuição para o progresso de diversas cidades do país. Conta com um time de estilistas que identificam as principais tendências mundiais da moda e oferece uma ampla variedade de produtos em moda, beleza, lar, eletroportáteis, telefonia e informática. Está presente em mais de 340 cidades, em 15 estados e no Distrito Federal, com mais de 490 lojas e cerca de 14 mil colaboradores. Além do varejo, a companhia tem a sua fintech, a Pefisa, braço financeiro do grupo, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos como a Conta Digital Pernambucanas, PIX, Carteira Digital, cartões, empréstimo pessoal e seguros. Sempre se reinventando e acompanhando às necessidades de seus clientes, a Pernambucanas oferece uma inovadora plataforma digital de relacionamento em varejo e produtos financeiros, com aplicativos, compra online, tablet (concessão de crédito 100% digital em 7 minutos), emissão instantânea de cartão com chip, atendimento digital e Wi-Fi grátis em todas as lojas.
Sobre a Editora MOL
A MOL é a maior editora de impacto social do mundo. Fundada em 2007, ela produz livros, revistas, calendários, jogos, álbuns de figurinhas e outros produtos editoriais vendidos em grandes redes varejistas a preços acessíveis, sempre com renda revertida para causas. Os produtos da MOL já doaram mais de R$ 49 milhões para mais de 150 ONGs. Os cofundadores da empresa, Roberta Faria e Rodrigo Pipponzi, são empreendedores sociais reconhecidos nacionalmente pelo Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e internacionalmente pela Fundação Schwab, braço social do Fórum Econômico Mundial. Saiba mais em www.editoramol.com.br
Sobre o GRAACC
O Hospital do GRAACC é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, principalmente em casos de maior complexidade. Possui uma parceria técnico-científica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que possibilita, além de diagnosticar e tratar o câncer pediátrico, o desenvolvimento de ensino e pesquisa. É a primeira instituição do País, especializada em câncer infantojuvenil, a receber a acreditação da Joint Commission International (JCI), uma das organizações mais conceituadas do mundo na área de certificações em serviços de saúde. Em 2021, ano marcado pela pandemia, atendeu cerca de 4 mil pacientes de todo o País e realizou mais de 33 mil consultas, além de cerca de 1,6 mil procedimentos cirúrgicos, 25 mil sessões de quimio e radioterapia e 96 transplantes de medula óssea. Em 30 anos de atividades, o GRAACC elevou o patamar do tratamento de alta complexidade do câncer infantojuvenil no Brasil, com taxa média de 72% de chances cura, e investe constantemente em medicina individualizada e investigação genética para que cada vez mais crianças e adolescentes com câncer possam ter um futuro todo pela frente.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
O Instituto Ayrton Senna é uma ONG brasileira criada a partir do sonho de Senna, um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos. A ONG leva seu nome, mas foi Viviane Senna, irmã do piloto, que fundou o Instituto Ayrton Senna após a morte dele. Lá, é produzido conhecimento e experiências educacionais inovadoras capazes de inspirar práticas eficientes, capacitar educadores e propor políticas públicas com foco na educação integral. O instituto entende que criatividade, colaboração e capacidade de resolver problemas são competências tão importantes como ler, escrever e fazer contas. Por isso que a ONG acredita no desenvolvimento pleno de crianças e jovens para enfrentar os desafios do século 21.
Energisa
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
Mais de 90 tocantinenses foram contratados pela Energisa em 2024. Há novas vagas abertas em Palmas, Sandolândia e Peixe

O setor elétrico continua em expansão no Tocantins. De janeiro a junho de 2024, a Energisa Tocantins contratou 92 profissionais, reforçando a tendência de crescimento das vagas no setor elétrico no Tocantins. No total, foram 133 admissões externas realizadas pela concessionária no primeiro semestre, com expectativa de atingir cerca de 184 contratações até o fim de 2025.
Projeções de crescimento nas vagas do setor elétrico
Segundo o analista de recrutamento Washington Moita, embora não haja uma meta oficial consolidada, o ritmo de crescimento indica a possibilidade de até 180 admissões externas até dezembro de 2025. “O volume de contratações no primeiro semestre aponta para um aumento significativo na geração de empregos”, afirmou.
Como se candidatar às vagas no setor elétrico no Tocantins
A Energisa possui uma plataforma de carreiras onde os candidatos podem se inscrever para as vagas abertas e também se cadastrar no Banco de Talentos, aumentando suas chances de futuras oportunidades.
O grupo Energisa já conta com cerca de 1,7 mil colaboradores no Tocantins e mais de 17 mil em todo o país, com atuação em 11 estados brasileiros.
Vagas abertas em julho
Confira as vagas no setor elétrico no Tocantins que estão com inscrições abertas neste início de julho:
- Assistente Administrativo – Palmas/TO
Inscrições até: 03/07
Ver vaga - Assistente de Logística – Palmas/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Distribuição – Sandolândia/TO
Inscrições até: 07/07
Ver vaga - Eletricista de Linha Viva – Palmas/TO
Inscrições até: 19/07
Ver vaga - Técnico de Manutenção – Palmas/TO
Inscrições até: 31/07
Ver vaga - Aprendiz – Peixe/TO
Ver vaga
Plataforma de talentos da Energisa
Além das vagas pontuais, a Energisa destaca o Banco de Talentos como um diferencial para quem deseja atuar no setor elétrico. “O profissional pode se cadastrar de forma proativa para futuras vagas compatíveis com seu perfil e formação”, reforça Moita.
Links úteis
Continue acompanhando o Portal Jaciara Barros para mais vagas no setor elétrico no Tocantins e notícias que conectam talento ao mercado de trabalho.
Sebrae
Conexão LetsLo valoriza o autocuidado como ferramenta de liderança entre médicas empreendedoras da Capital
Evento, realizado nesta quinta-feira, propôs um respiro consciente para mulheres que cuidam, lideram e transformam

Na véspera do Dia Internacional das Micro e Pequenas Empresas (MPEs), celebrado nesta sexta-feira, 27, a LetsLo realizou em Palmas o evento Conexão LetsLo: a Importância da Pausa, uma imersão sensorial voltada para médicas empreendedoras. A ação, que ocorreu nesta quinta-feira, 26, propôs um respiro intencional na rotina dessas mulheres que lideram negócios e cuidam de vidas diariamente.
Idealizado por Leticia Coelho, CEO da LetsLo, o encontro propôs uma resposta prática à pergunta que norteia a marca desde sua criação, quem cuida de quem cuida? “As mulheres estão cada vez mais à frente de pequenos negócios, especialmente no setor da saúde. Mas, muitas vezes, colocam suas próprias necessidades por último. Criamos este momento para lembrá-las que o autocuidado também é uma ferramenta de sustentação dos seus empreendimentos”, destaca Letícia.
Ainda segundo a empresária, o projeto nasceu da escuta ativa às dores e desafios enfrentados por mulheres da área médica. “Essas profissionais se dedicam ao cuidado de centenas de pessoas, muitas vezes em jornadas exaustivas, e quase sempre deixam o próprio bem-estar em segundo plano. Pensar nesse evento foi, antes de tudo, reconhecer que quem cuida também precisa ser cuidado”, afirmou Letícia.
Na ocasião, a psicóloga Cris Ferro ministrou uma palestra sobre saúde emocional, abordando estratégias para lidar com a sobrecarga, estabelecer limites e reconhecer sinais de esgotamento. O encontro também incluiu uma prática de respiração guiada com a professora de yoga Anna, encerrando a noite com um momento de interiorização.
De acordo com a CEO, a proposta da LetsLo com o evento foi abrir espaço para o diálogo sobre as consequências da rotina intensa enfrentada por médicas e oferecer ferramentas simples, mas eficazes, para incorporar pausas conscientes no cotidiano.
A iniciativa ganha ainda mais relevância diante do crescimento das micro e pequenas empresas no Estado. Segundo dados do Sebrae Tocantins, nos últimos 10 anos, o número de pequenos negócios mais que dobrou, passando de 71.059 para 148.636 empresas, o que representa um crescimento de 109,17%. O setor de serviços é o mais representativo, com 46,5% das empresas, seguido pelo comércio (35,2%), construção (8,9%), indústria (7,8%) e agropecuária (1,6%).
Neste cenário, a LetsLo, segundo Letícia, surge como uma aliada do bem-estar e da performance sustentável das mulheres empreendedoras. “Empreender não precisa ser sinônimo de esgotamento. Ao contrário, acreditamos que um negócio saudável começa por uma mulher que se sente respeitada em seus limites, ciclos e necessidades”, afirma Letícia.
Letícia destacou ainda que o evento reforça o compromisso da marca com o desenvolvimento humano de mulheres profissionais. “Nosso papel é criar pontes entre a vida que se vive e a vida que se deseja viver. E isso começa quando há tempo, espaço e permissão para a pausa”, concluiu.
Sebrae
Tocantins conquista destaque nacional com quatro Salas do Empreendedor
Estado é o único da região norte a receber a mais alta distinção do Sebrae em 2024 e ocupa o 9º lugar no ranking nacional de excelência em atendimento

-
Turismo3 dias atrás
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
-
Palmas4 dias atrás
Priscila Alencar Veríssimo é nomeada Procuradora-Geral de Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Ana Mundim expõe “Aquilo que habita em mim” no Sesc Palmas
-
Energisa4 dias atrás
Vagas no setor elétrico no Tocantins: Energisa contrata mais de 90 pessoas em seis meses
-
ALETO4 dias atrás
Região Metropolitana de Palmas terá 10 novos municípios