Economia
Petnor: feira de negócios Pet movimenta Centro de Convenções de Pernambuco de 30 de novembro a 2 de dezembro

5ª edição do evento traz tendências, lançamentos e uma competição com a participação de 150 tosadores (grommers) do Norte e Nordeste
A Petnor, mais importante feira de negócios Pet do Norte e Nordeste do Brasil, volta a acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco de 30 de novembro a 2 de dezembro, das 14h às 22h. Serão mais de 130 expositores e 250 marcas de todo o Brasil. Para quem já empreende ou deseja ingressar na área, trata-se de uma excelente oportunidade para conhecer fornecedores e tendências do mercado. Uma das grandes atrações do evento são os dois espaços montados no pavilhão: um petshop e uma clínica veterinária modelo para servir de inspiração aos empreendedores.
A última edição da feira aconteceu em 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando recebeu mais de dez mil visitantes e gerou R$ 12 milhões em negócios. “Apesar da pandemia, o mercado pet foi um dos que mais se desenvolveu, alcançando recordes de vendas e dando ao Nordeste a segunda posição nacional, atrás apenas do Sudeste. Hoje, crescemos mais que o mercado de beleza e cosméticos. Então, diante deste cenário, resolvemos também ampliar em 20% a nossa feira este ano. Somos o único evento profissional (B2B) para o Norte/Nordeste”, afirma o organizador, Paulo André Moura.
Durante a pandemia, as pessoas passaram a adotar mais animais de estimação como forma de vivenciar o isolamento social, então, o mercado pet se tornou um dos segmentos mais destacados para a economia brasileira. O Nordeste representa a segunda região em faturamento com 20% de todo o consumo do mercado e 22% da população pet no país. O levantamento foi realizado pelo IPB – Instituto Pet Brasil e traz ainda outros dados relevantes como o faturamento de R$ 27 bilhões em todo o país em 2020, registrando um crescimento de 18% na área de Pet Vet, 9,5% Pet Care e 24% Pet Food em comparação com o ano anterior. O Brasil ocupa a sétima posição em faturamento no mundo, de acordo com dados da ABINPET.
A quinta edição da Petnor terá uma variedade de expositores: fábricas; laboratórios; clínicas; hospitais; pet shops; distribuidoras e representantes; franquias; redes varejistas e atacadistas; empresas de máquinas, equipamentos, produtos e utensílios; empresas de tecnologia e de automação; pet food e cosméticos; higiene e estética; médicos veterinários e profissionais do setor
pet e de saúde; além de editoras de publicações técnico-científicas e
comerciais. “Ocuparemos uma área de dez mil m² do pavilhão. E o público poderá conhecer inovações e lançamentos, além de produtos para quem quer iniciar um novo negócio, por exemplo, com uma loja de banho e tosa, que tem um investimento relativamente baixo a partir de R$ 10 mil”, sugere o organizador.
Para quem desejar empreender em uma loja de banho e tosa, estarão em exposição cosméticos, secadores, laços, tesouras, lenços umedecidos, saquinhos coletores e brinquedos para pet. Outro destaque do evento será a competição de tosadores (grommers) com a participação de mais de 150 profissionais de todo o Nordeste.
O evento é uma realização da Agência de Pernambuco com o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PE), da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), do Governo de Pernambuco e da NN Pessoa. Informações pelo site https://www.feirapetnor.com.br
Serviço:
5ª edição da Petnor, mais importante feira de negócios Pet do Norte e Nordeste do Brasil
Data: 30 de novembro a 2 de dezembro
Horário: 14h às 22h
Local: Centro de Convenções de Pernambuco
Economia
Mais perto do público: concessionárias se reinventam para crescer em meio à competitividade do setor automotivo
Experiência de compra mais próxima e acessível ao consumidor é a mais nova tendência

O setor automotivo brasileiro vive uma fase de retomada e expansão. Em 2024, as vendas de veículos leves cresceram 14%, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que projeta nova alta de 5% em 2025. Esse crescimento vem acompanhado da reestruturação da rede de concessionárias, que ultrapassou 8 mil pontos de venda, o maior número em mais de uma década.
Ainda segundo a Fenabrave, somente em 2024, foram abertas mais de 530 novas lojas do segmento, um indicativo da confiança do setor no crescimento contínuo do mercado automotivo brasileiro. Apesar de aquecido, o setor é cada vez mais competitivo, reunindo mais de 40 marcas e cerca de 3,5 mil modelos. Essa movimentação também se reflete no Tocantins. A partir de 14 de julho, a capital Palmas passa a contar com uma nova concessionária, com conceito totalmente inovador.
A nova loja da Autovia Fiat será inaugurada no Capim Dourado Shopping e integra um modelo de atendimento que vem ganhando força no país: concessionárias instaladas em locais de grande circulação, com foco na conveniência e no relacionamento direto com o público. A estratégia acompanha as transformações do varejo automotivo, cada vez mais voltado à experiência de compra em ambientes acessíveis e integrados à rotina dos consumidores.
Com estrutura pensada para oferecer conforto, praticidade e interação com os produtos, o espaço reúne veículos novos, seminovos e acessórios. Durante a inauguração, o público poderá conhecer de perto a nova Fiat Titano 2026, que chega ao mercado com motor Multijet 2.2 de 200 cavalos, câmbio automático de oito marchas, tração integral, direção elétrica, freios a disco nas quatro rodas e pacote de segurança com sistema ADAS. O modelo, que já está em pré-venda, será um dos destaques do evento.
Para a gerente da Autovia Fiat, Maria Tereza Corrêa, a unidade é mais um passo para aproximar a marca do público tocantinense. “Nossa proposta é oferecer um atendimento personalizado em um ambiente moderno e multifuncional, que também será palco de eventos, lançamentos e ações promocionais, proporcionando uma experiência que vai além da compra. Queremos estar perto do cliente, nos antecipando às necessidades dele”, afirmou.
Para o Capim Dourado Shopping, a chegada da Fiat reforça o movimento de diversificação de serviços e ampliação da experiência dos frequentadores, é o que explica o superintendente Diego Góes. “A presença de uma das maiores marcas de veículos do país reforça o nosso compromisso em oferecer praticidade e variedade aos nossos clientes. Essa parceria agrega valor ao nosso mix e fortalece o shopping como um ponto de encontro entre grandes marcas e o público da capital”, destacou. Líder absoluta em vendas no Brasil em 2025, a Fiat agora estará ainda mais perto dos clientes.
Energisa
Em seis meses, Tocantins registra 150 colisões com postes
Cenário alarmante para julho. No primeiro fim de semana desse mês, três acidentes com postes já foram registrados no Tocantins

Sebrae
Diretores da Região Norte assumem protagonismo na nova gestão da Abase
Jarbas Meurer, do Sebrae Tocantins, é empossado como diretor financeiro da entidade nacional; representatividade nortista ganha força em momento estratégico para o Brasil e a Amazônia

-
Palmas3 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional1 dia atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows