Turismo
Porto Nacional: Um destino em ascensão no turismo brasileiro

Mais de duas mil horas de consultorias, cursos, palestras e oficinas. Esse foi o tempo investido pelo Sebrae Tocantins, em parceria com a prefeitura de Porto Nacional, para elevar o município a um patamar de destaque no cenário do turismo nacional. Com mais de 284 anos de existência, sendo quase 162 anos de emancipação política, Porto Nacional sempre se consolidou como uma das cidades mais importantes do estado de Tocantins. Conhecida por seu povo guerreiro, paisagens deslumbrantes e um Centro Histórico repleto de histórias significativas para o turismo religioso e cultural, esse é o quinto município mais antigo do estado e está ganhando notoriedade, destacando-se tanto no âmbito estadual quanto nacional.
Com o objetivo de colocar Porto Nacional no mapa do turismo de sucesso do Brasil, foi iniciada, em 2021, uma força-tarefa intitulada “Desenvolvimento do Turismo Sustentável de Porto Nacional”. Esse projeto foi criado para preparar e evidenciar as potencialidades do turismo cultural, religioso, da pesca esportiva, do Centro Histórico, do artesanato e outras áreas de destaque.
Nesse sentido, foi desenvolvido um Plano Estratégico por meio de extensas pesquisas, discussões e validação de informações em todo o município. Foram considerados fatores determinantes e peculiares, como a identidade atribuída aos recursos turísticos, as vocações e o perfil do atendimento local aos visitantes, os anseios de crescimento dos moradores e o estágio de articulação com as políticas públicas em níveis regional, estadual e nacional, visando alinhar as ações de fomento ao setor.
Esse documento tem auxiliado no impulsionamento dos negócios locais, promovendo o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo. Segundo o Sebrae Tocantins, diversas capacitações foram oferecidas aos empreendedores locais, abrangendo temas como atendimento ao cliente, boas práticas na manipulação de alimentos, entre outros. No total, a prefeitura municipal já investiu mais de R$ 3 milhões no fomento do turismo, resultando na inclusão de Porto Nacional na rota do turismo brasileiro de sucesso em 2022. Essa iniciativa tem contribuído para a disseminação da cultura local, a exposição das belezas naturais e o aquecimento da economia do município.
E as conquistas não param por aí. Neste ano, Porto Nacional irá além e participará da Abav – Exposição Internacional de Turismo, uma das maiores feiras do setor na América Latina, que ocorrerá no Rio de Janeiro em setembro. Essa participação é mais um passo importante para a consolidação do município como um destino turístico atrativo e coloca Porto Nacional em posição de destaque no cenário nacional.
Com a união de esforços entre o Sebrae, a prefeitura e os empreendedores locais, Porto Nacional tem demonstrado seu potencial turístico e sua capacidade de oferecer experiências enriquecedoras aos visitantes. Com uma rica herança histórica, belezas naturais exuberantes e uma cultura vibrante, o município está pronto para receber turistas ávidos por conhecer suas tradições e desfrutar de momentos inesquecíveis. Porto Nacional, um destino em ascensão no turismo brasileiro.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
Turismo
Tocantins será representado em feirão nacional de turismo em São Paulo
Com Jalapão, Serras Gerais e Palmas, estado ganha espaço no maior feirão turístico do país

A participação do estado acontece por meio da agência Jalapão Oficial, selecionada em chamamento público do Ministério do Turismo como representante da região Norte. A escolha garante visibilidade para destinos tocantinenses em um espaço que reunirá mais de 70 empresas de todo o Brasil, entre operadoras, hotéis e atrativos turísticos.
No evento, o público terá contato com roteiros de destaque do estado, como o Jalapão, conhecido por dunas e fervedouros, as Serras Gerais, com cânions e rios cristalinos, além da capital Palmas, porta de entrada para as expedições.
Segundo o Ministério do Turismo, o feirão tem como objetivo valorizar o turismo nacional e incentivar os brasileiros a conhecerem melhor os destinos do país. A iniciativa também fomenta negócios entre empresas do setor, gerando oportunidades para regiões menos exploradas.
Para os representantes da Jalapão Oficial, a presença no evento reforça o potencial turístico do Tocantins. “É uma oportunidade de mostrar a diversidade do estado e atrair visitantes interessados em natureza, cultura e sustentabilidade”, afirmam Jonatas e Samara Krause, responsáveis pela agência.
-
Social5 dias atrás
Nária Leila Cerimonial arrecada 800 kg em tampinhas
-
Entretenimento5 dias atrás
Grupo Menos é Mais e Cat Dealers fazem show em Palmas nesta semana
-
Governo do Tocantins5 dias atrás
Governo do Tocantins lança Programa AlimenTO
-
Governo do Tocantins2 dias atrás
Laurez Moreira anuncia novos nomes para Gabinete e Casa Militar
-
ALETO2 dias atrás
Laurez Moreira visita Amélio Cayres na Aleto e apresenta novos interlocutores