Turismo
Ilha Porto Real: O novo ponto turístico em ascensão de Porto Nacional

Na região central de Porto Nacional, encontra-se a Ilha Porto Real, um dos pontos turísticos mais importantes e que atualmente está passando por um desenvolvimento notável. Os empreendedores locais confirmam o impacto positivo dessa transformação. Zeca Rufo, comerciante na ilha há quase 30 anos, relata que suas vendas melhoraram significativamente. Sua barraca, por exemplo, chega a vender uma média de 200 pratos a cada final de semana. Antes, as barracas só funcionavam nos finais de semana, devido à falta de movimento de pessoas. No entanto, com a execução do projeto de turismo sustentável do Sebrae e da prefeitura, os turistas estão vindo todos os dias, eliminando a distinção entre baixa e alta temporada. Zeca Rufo enfatiza que a procura pela Ilha de Porto Nacional aumentou mais de 60% graças ao projeto.
Oromar de Souza, barqueiro que trabalha há 35 anos no transporte de banhistas, está entusiasmado com o desenvolvimento do turismo. Ele até aumentou sua frota de embarcações. Antes, não era possível viver apenas do turismo, e Oromar recorda que as coisas eram difíceis para muitos, sendo necessário buscar uma renda extra para sustentar as famílias. No entanto, com o aumento da procura pela praia de Porto Nacional, Oromar expandiu seu negócio e atualmente possui quatro embarcações próprias, garantindo empregos e o sustento de sua família.
A proprietária da tradicional “Paçoca da Mônica” também ressalta o crescimento do turismo na cidade. Além disso, ela destaca os resultados positivos de aprender a administrar suas finanças por meio do projeto. Com mais de seis anos de experiência no ramo de venda de lanches no município, ela participou de formações para atender da melhor forma possível os clientes que procuram seus serviços. Aprender a administrar seu dinheiro foi fundamental para o sucesso de seu negócio. Atualmente, Mônica vende em média 300 lanches por dia. Isso demonstra a importância de oferecer as ferramentas necessárias para os empreendedores trabalharem com o que têm.
Millena Lima, gerente do Sebrae Tocantins e uma das responsáveis por evidenciar Porto Nacional e capacitar os empreendedores locais para impulsionar o turismo na cidade, compartilha sua experiência. Embora o processo de desenvolvimento do turismo esteja apenas começando no município, Porto Nacional possui peculiaridades importantes, como seus ricos contos religiosos, culturais e monumentos históricos. Dentre as ações realizadas, destacam-se as oficinas de preparação dos empreendedores para receber os clientes, o que faz toda a diferença para impulsionar o turismo local. Millena ressalta que o objetivo não é tornar o município turisticamente pronto em dois anos, mas sim promover mudanças de comportamento e transformação nos pequenos negócios, avançando no desenvolvimento do turismo de Porto Nacional. As ferramentas para esse desenvolvimento estão disponíveis para pequenos, médios e grandes empreendedores, assim como para a população em geral, desde o início do projeto. Um edital foi lançado convidando as pessoas a participarem do projeto e das ações que visam melhorar a gestão de seus negócios, garantindo que os turistas encontrem em Porto Nacional exatamente o que procuram ao visitar qualquer destino turístico do país.
Porto Nacional está estrategicamente localizada próxima à capital do Estado, o que lhe confere uma logística privilegiada. É o principal portão de entrada e centro de distribuição do fluxo turístico do Tocantins. Além disso, possui acesso fácil às rodovias estaduais e federais, bem como um aeroporto com infraestrutura capaz de atender voos, ampliando as possibilidades de acesso ao município e às regiões já conhecidas do estado, como Jalapão e Serras Gerais. Com todos esses atrativos e o empenho dos empreendedores locais, Porto Nacional está se tornando um destino turístico em ascensão, pronto para encantar visitantes de todo o país.
Turismo
Turismo se destaca e impulsiona contratações no Tocantins em 2025
Atividades ligadas ao turismo contribuíram para o crescimento das contratações no setor de serviços

O turismo no Tocantins vive um momento de expansão e tem se consolidado como um dos principais vetores de geração de empregos no estado. No primeiro quadrimestre de 2025, o grande setor de serviços, que engloba as atividades turísticas, registrou a criação de 4.005 novas vagas com carteira assinada — um crescimento de 30,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Esse desempenho positivo é impulsionado especialmente pelo avanço do turismo, que tem alavancado as contratações. Os ramos de alojamento e alimentação abriram 306 novas vagas nos primeiros quatro meses do ano, seguindo um ritmo estável de crescimento.
“Os segmentos de hospedagem e alimentação são os primeiros a sentir os efeitos do aumento de turismo, exigindo preparação antecipada das equipes para garantir qualidade e eficiência”, explica a analista técnica do Sebrae Tocantins, Ana Flávia Borges.
Às margens do Lago de Palmas, um dos principais cartões postais do Tocantins, o Five Senses Resort tem reforçado suas equipes preparando o espaço para quando estiver em pleno funcionamento. Porém, de acordo com Jimmy Reile, CEO da empresa, o maior entrave ainda é relacionado à contratação de pessoal especializado.
“Temos investido fortemente na estrutura física e na experiência que queremos proporcionar aos visitantes, mas o nosso maior desafio está na formação de mão de obra qualificada. O setor de turismo cresceu rápido, e nem sempre conseguimos acompanhar esse ritmo na capacitação dos profissionais”, explica Jimmy. “Por isso, buscamos parcerias com o Sistema S e outras instituições de ensino para oferecer treinamento contínuo. Acreditamos que o desenvolvimento do turismo só será sustentável se vier acompanhado da valorização e preparação das pessoas que atuam nesse mercado”, completa.
Mais dados
A força do setor também se reflete no crescimento expressivo do transporte rodoviário de passageiros, com 503 novas vagas — alta de 744,9% em relação a 2024. O segmento de arte e cultura também teve papel relevante no aquecimento da economia, com crescimento de 74,1% e a criação de 101 novos postos de trabalho.
“A localização privilegiada do Tocantins, cortado pelos rios Araguaia e Tocantins e marcado pelo encontro de biomas únicos, tem atraído turistas em busca de experiências diferenciadas. A retomada de eventos culturais e o aumento da mobilidade urbana e interestadual impulsionaram a demanda por serviços turísticos, como hospedagem, alimentação e transporte”, destaca Ana Flávia.
Com vocação natural para o ecoturismo e o turismo de experiência, o Tocantins segue se projetando como um destino em ascensão. Além de movimentar a economia, o setor tem promovido inclusão, fortalecimento de comunidades locais e valorização da cultura regional.
“Muito embora ainda não estejamos em operação com hospedagem, já sentimos uma grande procura por parte do público, o que nos leva a antecipar a estruturação da equipe”, afirma Jimmy Reile. “Queremos oferecer um atendimento de excelência, e para isso estamos investindo na formação de profissionais desde agora. Valorizar e qualificar a mão de obra local não é apenas uma necessidade, mas um compromisso com o desenvolvimento regional. Estamos confiantes e animados com o crescimento acelerado do turismo no Tocantins — acreditamos no potencial do estado e da nossa equipe para atender essa nova demanda com qualidade”, conclui o empresário.
Turismo
Abrajet São Paulo reconhece importância do trade e entrega Troféu a apoiadores em Socorro
Por Suzana Barros

Reforçando o reconhecimento dos membros da Abrajet Nacional, a Abrajet São Paulo realizou dia 26 de junho/25 a entrega do Troféu 40 Anos da Instituição. A homenagem foi feita durante o Fórum de Turismo, promovido pela seccional no cine Orlandi, na cidade Socorro (SP).
Segundo a presidente da Abrajet São Paulo, Miriam Petrone, a entrega do troféu foi uma forma de reconhecer oficialmente a importância e a contribuição dos parceiros, para a realização do V Fórum e da reunião do Conselho Nacional da entidade, ocorrida no período de 26 a 29 no município.
Os troféus formam entregues aos parceiros que contribuíram para a realização do evento, a exemplo do prefeito de Socorro, Maurício Santos; da secretária de Turismo da cidade, Genilda Barros; para a presidente da Associação Comercial de Socorro, Isabel Lopes; para o presidente da Associação da Estância de Socorro, Ronaldo Silva, dentre outros.
“Sem o apoio desses parceiros e de outros integrantes do trade turístico de Socorro não teríamos obtido o sucesso e resultados tão positivos”, reconhece Miriam Petrone, presidente da Abrajet São Paulo.
O presidente da Abrajet Nacional, Luiz de Sousa Pires, também reconheceu a importância dos colaboradores para a concretização e para os bons resultados do evento.
“Somos gratos a todos os parceiros e esperamos retribuir direta ou indiretamente, de forma que obtenham o retorno esperado com a divulgação do Turismo deste destino pelos jornalistas da nossa Associação”, disse Pires.
Retorno
Ciente desse retorno, o prefeito de Socorro, Maurício Santos, não hesitou em colocar a Secretaria Municipal de Turismo para acompanhar os detalhes do evento, de forma a dar condições para que os participantes não só discutissem, como também conhecessem as potencialidades turísticas da região.
Associação Comercial
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Socorro (ACE), Maria Isabel Lopes, teve atuação preponderante na realização do evento ao agregar parceiros que recepcionaram os jornalistas.
“Sabemos da importância dessas parcerias. Divulgando o Turismo de Socorro, todos ganham: desde os artesãos, a rede hoteleira, bares, restaurantes, como também os empresários e o comércio de maneira geral”, atesta.
Agradecimentos
Durante a entrega da homenagem, Miriam Petrone registrou agradecimentos a Tiago Faria, presidente da Câmara Municipal; Jaqueline Franco, presidente do Comtur; Ronaldo Silva, presidente da Astur; Caio Salgado, diretor do CICAP; Bruno Omori, presidente IDT/CEMA; Isa Arnour, presidente da Abrajet Pará; Gilberto Pacheco, CEO da MWWAY e Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Realização
Segundo Petrone, a realização do evento também contou com a imprescindível participação do Sicredi, da Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), da Ecobeer e da Socopiso.
Miriam registrou também o apoio das pousadas Encantos de Socorro, Nava, Sons do Silêncio, Valle das Orquídeas, Recanto do Amanhecer, Recanto da Tuca e dos hotéis Recanto da Cachoeira, Fazenda 7 Belo, Grinberg´s Village, Fazenda Dona Paschoalina, Fazenda Village Montana, Fazenda Campo dos Sonhos e hotel Fazenda Colina dos Sonhos.
Mais apoios
Petrone ressaltou, ainda, a contribuição dos seguintes empreendimentos: Rancho Pompéia, Pedra Bela Vista, Empório da Cachoeira, restaurante Nascentes, Priscila Lobo Doces, restaurante Maná Gastrobar, Fazenda 7 Senhoras, FMtour, Cine Cavalieri Orlandi, Empório do Cristo, Igreja Matriz Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Marcúrio Viagens e Turismo, Centro Cultural Movimento, Camptrainning Off road Parque Aui Mauê, PróximAventura Canoar, Mega Park Turismo de Aventura, Base 44 Raing & Aventura e Espaço de Artesanato.
Turismo
Estação Téti é o novo destino das famílias em Caxias do Sul
Arte, cultura e um café de brincar dão o tom do novo empreendimento, criado para proporcionar experiências inesquecíveis a crianças, adolescentes e suas famílias

Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, passa a contar, a partir de 6 de julho, com um novo destino cultural pensado especialmente para crianças, adolescentes e suas famílias: o Estação Téti, centro cultural e de experiências lúdicas que propõe uma vivência afetiva e criativa no coração da cidade.
Com uma proposta inovadora que integra arte, cultura e gastronomia em um ambiente voltado à infância e à convivência familiar, o Estação Téti será apresentado no sábado, 5 de julho, às 10h30, durante um brunch especial para familiares, convidados e imprensa. Situado junto à antiga Estação Férrea — patrimônio histórico e um dos ícones turísticos de Caxias do Sul, o espaço será aberto ao público no domingo, 6 de julho, a partir das 9h.
Posicionado como um centro cultural e de experiências lúdicas para crianças, adolescentes e suas famílias, o Estação Téti celebra o livre brincar e a convivência entre gerações por meio da arte, da criatividade e da imaginação. O funcionamento será de terça à sexta, das 13h às 20h, e aos finais de semana, das 9h às 20h.
Fruto da expansão do Festival Téti – Arte e Cultura para a Infância, que há anos encanta famílias com uma programação artística plural e transformadora, o Estação Téti nasce para ser um centro permanente de cultura da infância, onde o brincar livre é reconhecido como linguagem fundamental de expressão, aprendizado e cidadania.
Um espaço para viver a infância em sua plenitude
Idealizado pelas empresárias Cali Troian e Cris Biazus, o Estação Téti se estrutura a partir de pilares que valorizam a arte como direito, o brincar como potência e a infância como território de criação. As crianças são protagonistas e convidam os adultos a redescobrirem o mundo com olhos curiosos.
Com inspiração nas abordagens pedagógicas de Reggio Emilia, Montessori e Waldorf, a arquitetura do espaço — assinada por Franciele Granada e Rodrigo Gregoletto, do Studio 618 — promove a autonomia, o acolhimento e o encantamento, criando ambientes que estimulam o movimento, a convivência e a imaginação. Cada metro quadrado é um convite à descoberta, com espaços integrados que combinam cultura, educação não formal, gastronomia e vínculos afetivos.
Ambientes que encantam e despertam sentidos
- Café de Brincar – Um espaço encantador onde sabores e afetos se encontram. Com um cardápio criativo e inclusivo, convida adultos e crianças a desfrutarem juntos de lanches, doces e cafés em um clima lúdico e acolhedor.
- Ateliê Maker – Ambiente interativo voltado à criação e experimentação. Nele, crianças e adolescentes exploram a sustentabilidade, a arte e a criatividade por meio de oficinas práticas que valorizam o fazer com as próprias mãos.
- Palco Téti – O coração artístico do espaço, com uma programação viva que une música, teatro, contação de histórias e experiências cênicas capazes de emocionar e transformar.
- Adole – Espaço pensado para pré-adolescentes, com atividades, jogos e rodas de conversa que estimulam a expressão, a autonomia e o pertencimento.
- Curumim – Espaço mágico para a primeira infância, o espaço conta brinquedos sensoriais e propostas lúdicas que promovem o desenvolvimento motor, emocional e social dos pequenos.
- Bibliotéti – Espaço de leitura com acervo concebido pela equipe cultural do Teti
Muito além de um espaço de lazer, o Estação Téti é um território de construção de memórias e fortalecimento de vínculos. Um lugar onde o brincar desconstruído ganha protagonismo, favorecendo a imaginação, a criatividade, a escuta ativa e o respeito às infâncias diversas.
Com a palavra, as idealizadoras do Estação Téti:
“Um centro cultural é um sonho se concretizando, como uma expansão do Festival Téti. Propomos uma curadoria única para entregar experiências de qualidade para crianças, adolescentes e suas famílias, a partir de programas e eventos pensados para oferecer conteúdos artísticos e educativos de excelência. O Estação Téti é um local para os pais terem tempo de qualidade com seus filhos, onde todos podem se conectar por meio do brincar e da criatividade. A ideia é proporcionarmos momentos encontros genuínos, marcados pela diversão, pela convivência e pelo relaxamento.” Cali Troian
“O Téti é um local onde experiências simples se transformam em vivências extraordinárias, tanto pela essência do espaço quanto pela interação entre crianças e adultos. Temos como objetivo proporcionar experiências memoráveis às famílias. Para isso, cada cantinho é um convite para as descobertas, independentemente da faixa etária. O café, por exemplo, é um espaço acolhedor e um convite para soltar a imaginação, confeitando doces e desfrutando de momentos especiais e sabores inesquecíveis.” Cris Biazus
-
ALETO5 dias atrás
Aleto aprova obrigatoriedade de intérprete de Libras em peças do Governo do Tocantins
-
ALETO5 dias atrás
Expo Araguaçu 2025 valoriza agro e movimenta economia
-
Tocantins3 dias atrás
Casamento Comunitário no TJTO garante dignidade, cidadania e segurança jurídica a famílias de Palmas
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Tocantins marca presença no Fórum Jurídico de Lisboa
-
ALETO5 dias atrás
Empreendedorismo do Jovem do Campo ganha incentivo oficial no Tocantins