Governo do Tocantins
Primeira-dama Karynne Sotero busca parcerias com Goiás para fortalecer políticas sociais

Karynne Sotero se reuniu com a primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado, para promove intercâmbio de ideias e buscar benefícios para o Tocantins
Bucar parcerias, informações e ideias assertivas para melhor aplicação de políticas sociais no Tocantins, foram com esses objetivos que a primeira-dama do Tocantins e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, esteve em reunião nesta quinta-feira, 22, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, com à primeira-dama de Goiás, Gracinha Caiado. O encontro tratou, principalmente, da apresentação das principais ações do Goiás Social, política socioassistencial do Governo do Estado de Goiás.
O programa Goiás Social é um conjunto de iniciativas com intuito de ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões de Goiás. O momento foi oportuno para que os governos pudessem cambiar propostas na área social, na possibilidade de adaptar iniciativas.
A primeira-dama do Tocantins, agradeceu o convite e destacou os pontos que podem ser estudados e implementados no Tocantins. “Eu agradeço muito o convite da primeira-dama Gracinha, que sempre nos recebeu de uma forma carinhosa. Hoje nós podemos ver projetos maravilhosos aqui em Goiás, com certeza nós iremos levar grandes exemplos para o nosso Tocantins, que é um estado que tem muito potencial e pode muito bem adaptar as políticas que estão dando certo em Goiás”, pontua a primeira-dama Karynne Sotero.
Gracinha Caiado, que também é coordenadora do Goiás Social, destacou a importância da visita de comitiva do Tocantins e como os governos podem trabalhar em conjunto para que o Tocantins possa realizar políticas sociais que vão gerar benefícios para os cidadãos e cidadãs tocantinenses. “Goiás e Tocantins são estados irmão, temos muito em comum e podemos trabalhar em parcerias de sucesso. É uma alegria enorme estar aqui com a primeira-dama Karynne, certamente podemos fazer esse intercâmbio dos nossos trabalhos sociais. Agradeço a primeira-dama e secretária por aceitar o nosso convite e sabemos que estamos nos ajudando”, destaca Gracinha Caiado.
O secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça, afirmou que o Tocantins pode aplicar políticas semelhantes, tendo como exemplo as iniciativas do programa Goiás Social. “O governo de Goiás avançou em várias áreas e tem muito a mostrar e oferecer. Nosso estado também tem políticas sociais interessantes e sabemos que esse câmbio pode potencializar nos serviços que vão refletir diretamente na população vulnerável”, comenta o secretário.
Programa Goiás Social
O programa Goiás Social realiza várias ações e serviços em três eixos temáticos: emergencial, protetivo e emancipatório. A iniciativa oferece diversos benefícios, onde as secretarias do Estado de Goiás implementam programas que incentivam a educação, a qualificação profissional, a reforma de casas sem custo para a família beneficiada, programa de transferência de renda chamado Crédito Social, voltado para pessoas interessadas em empreender e que passaram por capacitações, dentre outras serviços.
A ações sociais já eram executadas pela primeira-dama Gracinha Caiado, desde 2019. O programa então foi aprimorado e lançando oficialmente em 2021, sendo gerenciado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).
Visitas institucionais
Como parte da agenda de compromissos na capital goiana, a primeira-dama e secretária Karynne visitou instituições que são mantidas pelo Governo de Goiás. Um dos locais visitados foi o Centro de Juventude Tecendo o Futuro.
O Centro é uma das unidades que tem apoio estatal e é administrado pela Organização das Voluntárias de Goiás, sendo esta uma entidade sem fins lucrativos que investe serviços e ações por meio de programas sociais. O Centro de Juventude Tecendo o Futuro é um espaço para adolescentes e jovens vulneráveis, oferecendo atividades esportivas, inclusão digital, laboratórios de tecnologia, dança, música, artesanato e passeios culturais. A equipe trabalha para desenvolver habilidades e facilitar o acesso ao mercado de trabalho, além de promover o fortalecimento dos laços familiares e oferecer suporte às gestantes.
Centro de idosos
Finalizando a agenda a primeira-dama visitou ainda o Centro de Idosos Sagrada Família, outra unidade com apoio estadual e administrada pela OVG, que é referência no cuidado de pessoas com mais de 60 anos, respeitando sua integridade física e mental em quatro modalidades distintas.
A unidade oferece diversos serviços para os idosos e ações de assistência como a Instituição de Longa Permanência (ILPI), que atende idosos dependentes; e as Casas-Lares que são para aqueles com autonomia funcional. Além disso são realizadas atividades gratuitas, podendo os idosos realizarem hidroginástica, treinamento funcional, musicoterapia, arteterapia e cozinha terapêutica dentre outras.
Ciente da necessidade de atenção e cuidados com os idosos no Tocantins, Karynne destacou o quanto a visita foi proveitosa e como o modelo pode ser adaptado para a realidade tocantinense. “Estou encantada com o espaço, tudo é feito com muito cuidado e com extrema qualidade. Conversei com os idosos, vi eles fazendo atividades, em constante tratamento e atenção e exatamente isso que vou levar pra o Tocantins, pois queremos cuidar dos nossos idosos, ocupa-los, capacitando e oferecendo atividades para o público da melhor idade, pois eles precisam do nosso olhar”, finaliza a primeira-dama Karynne.
Acompanharam a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, a senadora Dorinha Seabra; o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Jonis Calaça; o secretário Extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini; a equipe de Governo do Estado de Goiás; e demais autoridades.
Governo do Tocantins
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO
Cláudio Thomaz assume o comando da PMTO em cerimônia no QCG. Governador em exercicio Laurez Moreira reforça a segurança pública como prioridade e anuncia continuidade estratégica na corporação.

Palmas (TO) — O governador do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado da primeira-dama Ângela Prudente, participou na noite desta terça-feira, 16, da solenidade de passagem de comando da Polícia Militar do Tocantins no Quartel do Comando Geral. O coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça transmitiu a chefia ao coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.
A solenidade, símbolo de transferência de autoridade e responsabilidade, contou com representantes das forças de segurança, secretários de Estado, deputados estaduais e federais. O ato iniciou com a apresentação da tropa ao governador e ao novo comandante da PMTO, Cláudio Thomaz Coelho.
Ao destacar as virtudes do novo comandante, o governador Laurez Moreira manifestou confiança na gestão de Cláudio Thomaz e reconheceu o trabalho do coronel Márcio Barbosa à frente da corporação. O governador afirmou que a segurança pública é prioridade do governo e enfatizou que fortalecer a Polícia Militar impacta positivamente todos os setores do Tocantins.
Orgulho e responsabilidade definem o tom do pronunciamento do novo comandante. Cláudio Thomaz afirmou que dará continuidade ao trabalho em curso com foco na operacionalidade da tropa, no bem-estar do policial e na adoção de novas tecnologias. O comandante adiantou que irá intensificar o policiamento ostensivo e preventivo nas ruas, com operações contínuas em Palmas e no interior e ações nas divisas para coibir a criminalidade e o tráfico de drogas.
Durante a solenidade, o coronel Flávio Santos Brito assumiu a chefia do Estado-Maior. A escolha reforça a continuidade estratégica e o alinhamento do comando com foco no fortalecimento institucional e na eficiência das ações policiais em todo o estado.
Com a ênfase em presença ostensiva e prevenção, a expectativa é de aumento da sensação de segurança e resposta mais célere a ocorrências. Especialistas ouvidos pela reportagem defendem a integração entre policiamento, inteligência, prevenção social e cuidados com a saúde física e mental do efetivo para resultados sustentáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Governo do Tocantins9 horas atrás
Cláudio Thomaz assume comando da PMTO