Turismo
Projeto de inventariação e capacitação valoriza patrimônio histórico
Publicadas
3 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Inventario-traz-registro-do-patrimonio-historico-e-das-festas-tracionais-como-a-Folia-do-Divino-de-Natividade_Arquivo-Emerson-Silva-1000x600.jpg&description=Projeto de inventariação e capacitação valoriza patrimônio histórico', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Foram percorridos 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho.
Jovem em sua composição política e administrativa, mas com uma rica trajetória que supera três séculos, desde a colonização da região central do País, o Tocantins se equilibra entre o mundo contemporâneo, representado por sua Capital, Palmas, e a preservação de referências herdadas a partir do período colonial, representadas pelas cidades históricas. Para garantir que essa rica trajetória não se perca, o Governo do Estado deu início, em 2022, a um importante projeto, o Circuito de Patrimônio e Memória do Estado do Tocantins.
O Circuito foi desenvolvido pela Superintendência de Cultura, por meio da Gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, com o objetivo de preservar e divulgar festas e eventos tradicionais, bem como edificações históricas e culturais tocantinenses. Dividido em duas modalidades, percorreu 49 municípios de norte a sul do Estado, em mais de seis meses de trabalho. Além da coleta de informações para o inventário das festas e eventos culturais para divulgação na Plataforma Integrada do Turismo (PIT), também levou capacitação aos gestores culturais municipais visando a inclusão de Festas e Eventos Tradicionais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins.
“Este projeto resume dois propósitos de alta relevância, a preservação da rica tradição cultural de nossos municípios e o desenvolvimento de estratégias de atração turística, revelando que o Tocantins, além de belezas naturais excepcionais reúne outras virtudes capazes de manter os visitantes no Estado por períodos mais prolongados”, afirma do secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, ao ressaltar que ações como esta sintonizam com a visão do governador Wanderlei Barbosa, pois colaboram com a geração de emprego e renda, por meio de uma extensa cadeia de atividades da economia criativa.
Autonomia
Segundo a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artísitico e Cultural, Alline Alves Santos da Silva, este projeto é de fundamental importância para o conhecimento, a catalogação, a preservação, a divulgação e o fomento das festas e monumentos culturais do Tocantins. “Também contribui para dinamizar o fluxo do turismo cultural nos municípios, pois todos os dados culturais serão disponibilizados na Plataforma Integrada de Turismo do Estado, o que vai atrair turistas do País inteiro, gerando emprego e renda para os empreendedores que atuam no setor cultural e contribuindo para toda a economia da cidade”, comemora, lembrando que outro ponto importante do projeto é o acesso direto dos gestores municipais à Plataforma, dando a eles autonomia para atualizar constantemente a divulgação das informações.
Repercussão
Bruna Menezes, gestora da pasta de Cultura e Turismo de Natividade, lembra que a cidade a mais antiga do Tocantins se destaca na preservação do patrimônio cultural, tanto edificado, com seu rico conjunto arquitetônico, mas sobretudo nas manifestações culturais. “Quando a gente fala de cultura nós chamamos a responsabilidade para diversos atores. A própria Constituição prescreve ao Estado o dever de promover a cultura, que é essencial para o desenvolvimento da identidade regional e nacional e também para a educação e o lazer. Então, essa é uma responsabilidade dos entes federados. Com isso, a parceria que nós temos com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Turismo é imprescindível para fortalecer os saberes, os fazeres, o patrimônio material e imaterial, além de fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a salvaguarda das nossas tradições”, pontua.
Secretário de Turismo e Cultura de Lagoa da Confusão, Leandro Henrique Alves Gama, comemora a parceria do município com a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado, ressaltando o reconhecimento de valores culturais que poderão ser alinhados aos atrativos naturais do município que é porta de entrada da maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. “A inventariação cultural vai ser muito importante para o nosso município, para fortalecer a parte cultural por meio dessa ação envolvendo Estado e município”, afirma.
Municípios beneficiados
Aliança, Almas, Alvorada, Araguanã, Araguatins, Aguiarnópolis, Arraias, Buriti do Tocantins, Couto Magalhães, Dianópolis, Fátima, Filadélfia, Itacajá, Jaú, Juarina, Lagoa da Confusão, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Natividade, Novo Acordo, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paraiso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Peixe, Pequizeiro, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Rio dos Bois, Rio Sono, Sandolândia, Santa Rita, Santa Tereza, São Félix do Tocantins, São Salvador, Silvanópolis, Tabocão, Taguatinga, Taipas, Talismã, Tocantínia, Tocantinópolis, Tupirama e Xambioȧ.
Você pode gostar
Gastronomia
UOL realiza 2ª edição do Prêmio Nossa em São Paulo
UOL celebra a 2ª edição do Prêmio Nossa e elege os melhores bares e restaurantes de São Paulo, em evento no Blue Note.
Publicadas
4 dias atrássobre
22/10/2025Por
Jaciara Barros
Evento reconheceu os melhores bares e restaurantes da capital paulista, com votação popular e júri especializado, em noite de celebração no Blue Note São Paulo.
Na cidade que concentra quase um terço dos bares e restaurantes do país, sair para comer e beber é mais que um hábito — é uma celebração cultural.
Foi nesse clima que, na noite de 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prêmio Nossa de Bares e Restaurantes, no Blue Note São Paulo.
O evento tem curadoria do Nossa, plataforma de lifestyle do UOL, e contou com patrocínio da 99Food.
Celebração da gastronomia paulistana
A premiação destacou os melhores endereços da capital paulista a partir de dois critérios: o voto popular, encerrado em 8 de agosto, e a avaliação de um júri especializado formado por 60 críticos, jornalistas e influenciadores gastronômicos.
A cerimônia foi conduzida pelo cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e pela jornalista Fabíola Cidral, apresentadora do UOL News.
Juntos, eles reuniram representantes do setor gastronômico e personalidades da cultura paulistana.
“A gastronomia é um dos modos mais genuínos de viver São Paulo. O Prêmio Nossa traduz essa experiência, combinando a voz do público e o olhar dos especialistas. O resultado é um guia que nasce da cidade para a cidade”, afirmou Paulo Samia, CEO do UOL.
Vencedores pelo voto popular
- Melhor bar para petiscar: Veloso
- Melhor boteco: Tantin Bar & Cozinha
- Melhor pizzaria: Pizza Chena
- Melhor restaurante italiano: Vicolo Nostro
- Melhor hamburgueria: Coringa do Beco
Vencedores pelo júri especializado
- Melhor boteco: Moela
- Melhor bar de drinques: The Liquor Store
- Melhor bar de vinhos: Sede261
- Melhor bar para petiscar: Bar do Luiz Fernandes
- Melhor bar com música: Matiz
Destaques gastronômicos
- Melhor pizzaria: Carlos
- Melhor restaurante italiano: Fame
- Melhor hamburgueria: Z Deli
- Melhor restaurante de carnes: Osso
- Melhor restaurante brasileiro: Tordesilhas
- Melhor restaurante japonês: Aizomê
- Melhor restaurante árabe: Make Hommus. Not War
- Melhor restaurante bom e barato: Mapu
Prêmios especiais
- Melhor bar: Tan Tan
- Melhor bartender: Caio Carvalhaes (Tan Tan)
- Melhor restaurante: Tuju
- Melhor chef: Ivan Ralston (Tuju)
Os vencedores refletem a pluralidade e o dinamismo da gastronomia de São Paulo, que se mantém como uma das mais vibrantes e criativas do mundo.
Mais notícias de Gastronomia & Cultura
Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo
Cetur Tocantins participa da oficina do Programa Vai Turismo da CNC, fortalecendo políticas públicas para o setor turístico estadual.
Publicadas
6 dias atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-TO), participou da Oficina do Programa Vai Turismo, promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Realizada na modalidade online, a oficina reuniu representantes de diversas instituições ligadas ao trade turístico tocantinense e contou com a participação do presidente do Cetur Tocantins, Marcelo Perim, que destacou a importância da iniciativa para a construção de políticas públicas integradas e sustentáveis voltadas ao setor.
“O Vai Turismo é uma oportunidade de unir esforços entre o poder público, a iniciativa privada e as entidades do Sistema Comércio. O Tocantins tem um enorme potencial turístico e é fundamental que nossas propostas sejam ouvidas na formulação de políticas que gerem desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou Marcelo Perim.
A atividade foi a primeira etapa da mobilização nacional promovida pela CNC para a elaboração de um documento com propostas de políticas públicas voltadas ao fomento do turismo, que será apresentado aos candidatos nas eleições de 2026.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Tocantins, por meio do Cetur, tem atuado de forma permanente no fortalecimento do turismo estadual, promovendo qualificação profissional, inovação e sustentabilidade como pilares para o desenvolvimento regional.
O Programa Vai Turismo tem como objetivo mobilizar os estados na construção da Agenda Nacional do Turismo, promovendo o diálogo entre diferentes setores e consolidando estratégias que fortaleçam o turismo como fator de desenvolvimento econômico e social em todo o país.
A iniciativa reforça o papel do Sistema Comércio como agente transformador, estimulando o crescimento sustentável e a geração de oportunidades para profissionais e empresas do setor turístico.
📍 Saiba mais sobre as ações do Cetur Tocantins e os projetos do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no fortalecimento do turismo estadual em www.sescto.com.br.
Turismo
Último dia para garantir a participação no Festival Bar em Bar 2025
Inscrições se encerram 15 de outubro; evento é oportunidade única para bares ganharem visibilidade e atrair novos clientes
Publicadas
2 semanas atrássobre
15/10/2025Por
Jaciara Barros
| Empreendedores do setor de alimentação fora do lar têm até o dia de hoje (15 de outubro) para se inscrever no Festival Bar em Bar 2025, promovido pela Abrasel. Esta é a reta final para garantir presença em um dos maiores eventos gastronômicos do país, que neste ano acontece de 30 de outubro a 16 de novembro, com o tema “A cidade inteira cabe no bar”. |
O festival é uma vitrine nacional para bares e botecos que desejam ampliar sua visibilidade, atrair novos públicos e impulsionar o faturamento. A participação ainda estimula a integração a uma rede que valoriza os bares como espaços de convivência e criatividade.
“O festival enaltece a cultura dos bares, que está enraizada no povo brasileiro. Ele valoriza os estabelecimentos, trazendo um convite à inovação no cardápio e no atendimento, além de dar mais visibilidade e promover a captação de clientes. É uma oportunidade de celebrar a força dos bares em todo o país e aumentar o faturamento dos negócios”, afirma Lucas Pêgo, líder de Desenvolvimento na Abrasel.
O evento, que chega à sua 19ª edição, convida os estabelecimentos a explorarem ingredientes regionais e receitas autorais que traduzam a alma de cada canto do país. Empresários que já participaram destacam o impacto positivo do festival na movimentação do salão e na fidelização de clientes.
Sócio do Pirata Bar, em Fortaleza (CE), Taiene Righetto conta que o negócio já participa do Bar em Bar há 10 edições, e que ele opera um papel importante em fortalecer o relacionamento com o público. “O festival atrai novos clientes e reacende o interesse de quem já nos conhece. Muita gente vem por curiosidade de experimentar o prato do festival e acaba virando cliente fiel”.
“O faturamento também cresce de forma consistente. É um momento em que conseguimos vender mais, movimentar a equipe e até criar novas oportunidades. Alguns pratos que foram destaque no festival acabaram entrando de vez no cardápio”, completa.
Taiene também destaca o ganho de imagem como um dos principais fatores positivos. “Participar do Bar em Bar coloca o estabelecimento em evidência, gera mídia espontânea, dá orgulho à equipe e cria um clima de celebração na casa. Também é uma excelente chance de trocar experiências com outros empresários do setor e fortalecer a nossa rede”.
Para esta edição, o empresário revela que as expectativas são as melhores possíveis. “A cada ano o festival cresce, atrai mais público e ganha mais relevância. Estamos preparando um prato especial e uma experiência ainda melhor para os clientes. Acreditamos que será mais uma edição de muito sucesso, tanto para o nosso negócio quanto para todo o setor de bares e restaurantes de Fortaleza”.
Com o encerramento das inscrições se aproximando, é importante estar atento ao prazo: hoje é o último dia para negócios de todo o Brasil firmarem sua participação. Garanta sua vaga agora mesmo clicando aqui.
Serviço
Período de inscrições: 15/set a 15/out
Período de realização: 30/out a 16/nov
Mais informações: barembar.com.br

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade

Ônibus de turismo cai no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Lula e Trump avançam em negociações na Malásia

Lula e primeiro-ministro do Vietnã reforçam cooperação bilateral

Família Borges celebra os 80 anos de Maria Lúcia

Constance Capim Dourado celebra quatro anos

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

Samuel Siqueira Campos vive o doce rito da caneta

Nasce Eduardo, filho de Kátia Chaves e Eduardo Fortes

Mattel celebra 80 anos com Barbie e homenagem a colecionador

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

Som, rua e resistência: Meninos do Bairro viram arte

Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

Sarau Cultural celebra arte tocantinense no Pátio de Chile

APAE Palmas abre matrículas para projeto TEAtivo

Sebrae leva empresários do TO para Conescap em SC

Energisa alerta sobre 200 mil raios no Tocantins em outubro

Aprosoja Tocantins participa do CNMA em São Paulo

Feijoada beneficente Epitácio Brandão

Concerto ROCK.BR mistura coral e rock em Palmas

GIIR Agro em Palmas foca inovação e sustentabilidade
DESTAQUES
Economia4 dias atrásMaya Negócios Imobiliários inicia nova fase
Moda e Estilo4 dias atrásFloratta Rose Bouquet inaugura novo capítulo do Boticário
Agronegócio4 dias atrásSeminário apresenta PL de Agroecologia e Produção Orgânica no Tocantins
Social5 dias atrásChef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche
Cultura4 dias atrásA Salvador de Caetano Veloso propõe leitura imersiva e sensorial





