Palmas
Resolve Palmas se consolida com diversos atendimentos no mesmo lugar
Durante esses quatros anos de gestão, os cidadãos palmenses puderam contar com atendimentos que são disponibilizados nas três unidades do Resolve Palmas na Capital. O órgão, que é destaque por oferecer diversos serviços prestados pelas secretarias municipais, em um único lugar, realizou nos últimos quatro anos mais de 447.987 mil atendimentos, com a ajuda de uma equipe qualificada e comprometida com as necessidades de cada cidadão.
De acordo com o secretário da Casa Civil, Gustavo Bottós, o número de atendimentos realizados refletem a eficiência dos serviços administrativos e a dedicação da administração municipal em melhorar e simplificar os atendimentos oferecidos aos cidadãos de Palmas. “Os resultados positivos são esforços conjuntos entre diferentes setores, todos voltados para atender o público de maneira rápida e eficaz, destacou”.
Primeiro Emprego
Com objetivo de inserir jovens no mercado de trabalho e promover o desenvolvimento da aprendizagem, as unidades do Resolve Palmas em parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), proporcionam a chance do primeiro emprego a jovens palmenses com idade de 16 a 21 anos.
Já tiveram a oportunidade de passar pelas unidades do órgão, neste período de gestão, mais de 1128 jovens. Todos passaram por capacitação, garantindo, após o término do contrato, experiência para ingressar no mercado de trabalho.
De acordo com a secretária-executiva do Resolve Palmas, Regina Peu, a atividade de apoio aos jovens da Capital possibilitou diversas oportunidades. “Diariamente, orientamos e supervisionamos a rotina de trabalho, pois a formação complementada e qualificada favorece a aprendizagem prática. E além disso, reforçamos a aplicação dos conhecimentos técnicos, que eleva as chances do jovem ser contratado, conseguir seu primeiro emprego e se manter no mercado, que está cada vez mais competitivo”, afirmou.
Funcionamento na Pandemia
Mesmo sendo um ano de adversidades, por conta da pandemia que foi provocada pelo coronavírus (covid-19), as três unidades do Resolve Palmas realizaram mais de 167 mil atendimentos, de 1° de janeiro a 30 de dezembro de 2020. O atendimento ao público foi realizado seguindo as orientações dos órgãos sanitários.
Modelo
As Unidades do Resolve Palmas também foram destaques para outros municípios. A Unidade localizada na Avenida JK, recebeu a visita de prefeitos do interior do Estado do Tocantins, que puderam conhecer as instalações do órgão e os serviços oferecidos à população, para poder implementar o mesmo modelo de gestão no seu município.
O órgão também recebeu a comitiva do grupo espanhol da Fundació Catalana de l’Esplai (Fundesplai). A visita teve como objetivo conhecer como é a atuação dos jovens aprendizes que trabalham dentro das unidades do órgão, e, desse modo, levar a proposta para implantar na Espanha. Durante a passagem pelo órgão, o grupo elogiou a metodologia de trabalho utilizada nas unidades que ajudam os jovens a terem seu primeiro contato com o mercado de trabalho e oportuniza ainda inúmeros cursos de capacitação e qualificação.
A unidade da Avenida Jk também recebeu a visita de um grupo de acadêmicas de graduação em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que participam de um projeto de extensão que tem como objetivo conhecer de perto gestões municipais em todo o país. Durante a visita, foi apresentada a estrutura administrativa, bem como os serviços que são prestados dentro das unidades.
De acordo com Regina Peu, a eficácia no atendimento aos cidadãos é fundamental para o êxito do trabalho. “Nossa função é atender e direcionar as solicitações que recebemos. Isso é possível graças à nossa equipe, que é bem treinada e composta por profissionais comprometidos em superar as expectativas e garantir a satisfação nos serviços prestados. Estamos sempre empenhados em compreender as necessidades para convertê-las em soluções nos serviços oferecidos diariamente nas três unidades do órgão na cidade,” afirmou.
Resolve Palmas Sul em Taquaralto
O ano de 2024, ficou marcado para a unidade localizada na região sul da Capital. O prédio foi submetido a uma ampla reforma estrutural. Dentre as melhorias foram realizados reparos estruturais como a troca do telhado, correção de infiltrações, pintura interna e externa. O órgão também recebeu novos equipamentos, o que resulta em mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários. Esta foi a primeira ampla reestruturação da unidade desde a inauguração, em junho de 2016.
A unidade conta com 40 guichês para atendimento ao público; refeitório; vestiários feminino e masculino para os funcionários e também para o público em geral incluindo um exclusivo para os portadores de deficiência. Além disso, o espaço conta com um auditório com capacidade para 60 pessoas.
O órgão também passou a contar com novos parceiros e ampliou os serviços ofertados, com o núcleo de triagem e atendimento da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE/TO), a fim de instrumentalizar a prestação dos serviços de assistência jurídica gratuita à população hipossuficiente. Outros serviços também foram incluídos, como os atendimentos da Casa do Empreendedor e Banco do Povo, Instituto de Identificação do Tocantins e o Centro de Educação Inclusiva (CEI), da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que é um espaço voltado para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).