Turismo
Sebrae, em ação integrada com a ABAV Expo, apresenta roteiros de regiões do Brasil que fogem do tradicional

Na manhã de hoje, representantes do Sebrae de diversos estados do Brasil se reuniram em um brunch, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, para apresentar aos jornalistas de várias regiões do país, seis roteiros turísticos especiais. A iniciativa é uma ação integrada com a ABAV Expo, organizada pela ABAV Nacional.
Ana Clévia Guerreiro, coordenadora nacional do Sebrae de turismo, economia criativa e artesanato abriu o encontro ressaltando a importância de eventos que valorizem o turismo brasileiro. “Eu amo trabalhar este setor, porque ele permite a inclusão das pessoas do território visitado. Cria-se um espaço para aqueles que não possuem visibilidade, como o turismo comunitário, passando pelos povos quilombolas, as culturas tradicionais e populares. Já ouvi relatos emocionantes de uma pessoa que disse que o turismo o fez se sentir importante. É isso que queremos: fazer as pessoas se sentirem importantes, valorizadas e reconhecidas”.
Admary Monteiro Barbosa, colaboradora do Sebrae Tocantis, trabalha no Jalapão e falou um pouco sobre a Rota Quilombola Jalapão, uma jornada pela cultura e história afro-brasileira. “Esse projeto tem o objetivo de levar o visitante para uma viagem fascinante pela cultura e história negras, em uma das regiões mais ricas do Brasil. Um rota que explora as tradições, lutas e contribuições dos quilombos”, explica.
O Rio Grande do Norte também esteve presente através do Seridó Geoparque Mundial da Unesco, apresentado por Yves Guerra de Carvalho. Trata-se de áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. “A nossa região tem potencial turístico, criação de empregos e geração de renda. Podemos dizer que o Rio Grande do Norte é um mundo de possibilidades”.
O empresário Paulo Gusmão, do Rio Grande do Sul, apresentou as maravilhas da Costa Doce Gaúcha, que reúne a beleza arquitetônica da imigração ibérica em uma região tocada pela imensidão das águas lagunares e pela costa oceânica, destino de sol e praia consagrados por gaúchos, uruguaios e argentinos. “Descendentes dos imigrantes germânicos diversificam a oferta com os roteiros coloniais e o Caminho Pomerano, em paisagens de rara beleza e forte identidade cultural. A arquitetura e as praias doces e salgadas são o tesouro da Costa Doce. Possuímos muitos produtos consolidados e estamos crescendo cada vez mais, seja na gastronomia, na cultura ou no turismo”.
Conhecido por suas delícias gastronômicas, o Pará mostrou que é possível trazer para o cenário turístico, causas como sustentabilidade e a inclusão da comunidade local. “O nosso roteiro é completo. O turista consegue fazer parte do roteiro, não só passar por ele. O Pará tem cheiro, cor, sabor e calor humano”, afirma a empresária Narmy de Paula. A região tem como destaque um passeio para a Ilha do Combu, que fica a cerca de 32 minutos de barco da Capital do Estado. A ilha é a mais próxima de Belém e é muito conhecida pela produção de açaí e cacau.
O estado do Rio de Janeiro, representado por Tais Araújo, do Sebrae Rio, surpreendeu ao apresentar o projeto Raízes Cariocas. Nele, há 22 roteiros de experiências que tem como objetivo redescobrir o estado. “Queremos mostrar um outro olhar do Rio de Janeiro, sem ser a praia de Copacabana, o Maracanã, o Pão de Açúcar e tantos outros pontos turísticos já tão falados. Vamos voltar um pouco para o Rio Imperial visitando Paquetá, Vassouras, a região serrana como Teresópolis, Quissamã, Casimiro de Abreu e muitas outras cidades que possuem muita história pra contar”.
Com o intuito de dar visibilidade para as cidades rurais de Goiás, a região lançou a Rota dos Pirineus – Queijos e Vinhos de Goiás, formada por Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás e Pirenópolis. Os saborosos queijos, vinhos de uvas europeias e os inovadores vinhos de jabuticaba, a rota valoriza os ruralistas e atrai turistas que buscam pelo charme das cidades interioranas. O visitante também pode montar um roteiro personalizado, acompanhar o processo de produção do queijo e participar de degustações.
Turismo
Bistrô da Pousada Casa das Flores conquista pela quinta vez o Festival Gastronômico de Taquaruçu
Bistrô mantém liderança na categoria Rota Gastronômica com prato Do Mato à Brasa que valoriza sabores do Cerrado

Pelo quinto ano consecutivo, a Pousada e Bistrô Casa das Flores conquistou o primeiro lugar na categoria Rota Gastronômica do Festival Gastronômico de Taquaruçu, que atraiu milhares de visitantes ao distrito de Taquaruçu, em Palmas (TO), neste final de semana.
O feito consolida o bistrô como referência em gastronomia regional e inovação mantendo a essência de valorização da gastronomia regional com sabor e qualidade.
Prato que une tradição e sofisticação
O bistrô encantou jurados e público com a Costelinha suína defumada, acompanhada de molho barbecue de cajuí do cerrado, farofa de caparê e salada de mangará — uma composição que combina ingredientes típicos da região com técnicas de sofisticação, reforçando a identidade e a riqueza culinária do Cerrado.
Parceria para realçar o sabor
Nesta edição, o Casa das Flores inovou ao formar uma parceria com o Espaço Papiro, onde a proprietária e amante da técnica de defumação Mirian Stoppa foi a responsável pela defumação artesanal da costelinha, garantindo sabor marcante e valorizando ainda mais os insumos regionais.
O prato Do Mato à Brasa foi idealizado pela proprietária do Bistrô, kênia Borges e desenvolvido pelas chefs Viviane França e Lana, que aliaram muita criatividade e tradição para manter o padrão de excelência do bistrô.
Dedicação e trabalho
“Participar do Festival Gastronômico de Taquaruçu é sempre um desafio e uma alegria. Estar no topo pela quinta vez consecutiva mostra a dedicação da nossa equipe em valorizar os sabores do Cerrado e levar ao público experiências marcantes. Esse prêmio é fruto de muito trabalho, pesquisa e amor pela gastronomia”, declarou Kenia.
“Foi uma honra contribuir com essa parceria. A defumação artesanal potencializou o sabor da costelinha e ajudou a realçar os ingredientes regionais. O Festival mostra como o Cerrado é rico e inspirador”, destacou Mirían Stoppa, do Espaço Papiro.
Referência em gastronomia regional
Com o quinto título consecutivo, o Casa das Flores reafirma sua liderança no cenário gastronômico tocantinense, tornando-se um símbolo de inovação e valorização dos ingredientes locais. A premiação reforça a importância do festival para divulgar os sabores e a cultura do Cerrado a visitantes de todo o país.
Turismo
Deu Praia, Tem Sicredi recolhe mais de uma tonelada de lixo e reforça educação ambiental em Miracem

Turismo
Aeroportos batem recorde e registram 73 milhões de passageiros de janeiro a julho
O mês de julho também foi o melhor da história, consolidando a trajetória de crescimento, que vem registrando índices inéditos desde o início do ano

A movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros de janeiro a julho de 2025 subiu 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a partir de dados estatísticos da Anac, nos sete primeiros meses do ano 73,4 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos em voos domésticos e internacionais.
Considerando apenas as viagens para o exterior, o crescimento foi de 15% no período, com 16,4 milhões de passageiros. E no mercado interno a alta foi de 8,2%, com 57 milhões de passageiros. O levantamento também aponta para aumento de 3,6% no número total de voos nos sete primeiros meses do ano, com 554.469 voos dentro e fora do país.
“É mais um recorde de pessoas voando no Brasil, com dados que superam todas as marcas em anos anteriores. Se esse percentual de aumento se mantiver ao longo do segundo semestre, vamos fechar o ano de 2025 com cerca de 130 milhões de passageiros. Isso mostra a expansão do mercado aéreo no país e da infraestrutura aeroportuária”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, lembrando que durante todo o ano de 2024, circularam pelos aeroportos brasileiros 118 milhões de viajantes.
RECORDE – Os índices do mês de julho também mostram o bom desempenho para o mês, que registrou 11,6 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais, alta de 7,5% em relação a julho de 2024.
Aeroportos em Destaque
No mercado doméstico, é a primeira vez da história do Brasil que o setor aéreo ultrapassa a marca de 9 milhões de passageiros transportados (9.031.000). O índice mais alto registrado anteriormente foi de 8,9 milhões, em julho de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 6%. Já o mercado internacional no sétimo mês do ano registrou alta de 13,6%, com 2,6 milhões, índice que também é recorde para julho.
- Infográfico – Julho histórico para a aviação brasileira
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS – A movimentação de cargas domésticas foi de 39,1 mil toneladas (redução de 3,8% em relação a julho de 2024), enquanto no mercado internacional foi de 76 mil toneladas (crescimento de 0,8% em relação a julho do ano anterior). No total, foram registradas 115,1 mil toneladas (variação de -0,8% comparado a julho de 2024).
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