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Secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha apresentou a nova marca do Estado do Tocantins;

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Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Além da logo, foram apresentados os conceitos de comunicação que estarão presentes nos planos de gestão do governador Wanderlei Barbosa

Foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 27, na sala de reunião do Palácio Araguaia, em Palmas, a nova identidade visual e o conceito de comunicação do Governo do Tocantins. A reunião contou com a participação de todo o secretariado estadual, que recebeu do titular da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha, a explicação do processo de produção da nova marca do Estado.

Foto ilustrativa referente ao tema abordado

Trazendo elementos típicos do Tocantins, explorando a diversidade geográfica, cultural e social do Estado, as novas artes visuais do Governo concentraram essas informações. A nova logomarca principal traz, em sua configuração, o sol e as cores das bandeiras do Tocantins, acompanhando o novo slogan da gestão: Trabalhando e Cuidando de Todos.

“Todo esse novo conceito apresentado é justamente para darmos à gestão do Governo do Tocantins uma nova cara, fazendo com que ele se comunique com a população por meio do nosso slogan. Uma gestão que vem trabalhando em prol das pessoas. O sol está presente na logomarca, que é um símbolo do Tocantins, além de elementos que representam a união das pessoas, o que mostra não só a marca da gestão, mas de todo o povo tocantinense”, afirmou o secretário de Estado da Comunicação, Márcio Rocha.

Arte visual

Todo o conceito de arte foi pensado de forma que pudesse contemplar as variedades do Estado. A tipografia (formatos, fontes e estilos de letras) que acompanha as peças visuais contém elementos das estruturas de construções históricas do Tocantins, como a Catedral Nossa Senhora das Mercês, de Porto Nacional; e a Igreja do Rosário dos Pretos, de Natividade, ambas construções tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Nas fontes das palavras que estão expressas nas artes visuais do Governo do Tocantins, também será possível identificar os arcos do Palácio Araguaia, sede do Governo na capital Palmas.

A paleta de cores foi pensada com bases elementares das belezas e das riquezas naturais do Tocantins, explorando fauna e flora, bem como características da geografia de norte a sul do Estado, incluindo os variados biomas tocantinenses. A proposta é incluir, nas peças publicitárias, cores de tons mistos, que representam a potencialidade do Estado, a fim de expressar a ideia de determinada campanha institucional, por meio das tonalidades de elementos típicos do Tocantins. Além de campanhas, esses elementos estarão presentes em plotagem de automóveis, acessórios (pastas, crachás e broches), banners e outdoors informativos.

 Conceito Guarda-Chuva

 Além da arte visual, foi apresentado o novo conceito de comunicação do Estado, presente em toda a estrutura comunicacional do Governo. Intitulado como Conceito Guarda-Chuva, a proposta traz a diretriz de comunicação que transmite uma ideia e conduz o posicionamento da gestão estadual e ainda direciona o trabalho de cada secretaria de forma que os resultados sustentem o conceito. Baseando-se nos pilares do plano tático de trabalho do Governo do Tocantins, o conceito vai apresentar, nas mensagens e na divulgação de cada feito da gestão, o título Tocantins Melhor. A ideia é apresentar, ao público, cada resultado do Governo, deixando evidente não só como a gestão está cumprindo o seu papel como órgão público, mas também os serviços e as ações que ficarão permanentes no Tocantins.

Para o secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, é muito importante apresentar a ideia para todo o secretariado, uma vez que as pastas vão apresentar suas ações e seus resultados. Agora, com o novo conceito comunicacional do Governo do Tocantins, “é fundamental que tenhamos esse momento, pois a definição da nova imagem do Governo do Tocantins é importantíssima para identificar a gestão. Cada secretaria tem suas ações e é importante que a nova marca seja utilizada corretamente por cada pasta, padronizando o novo conceito do Estado”, pontuou Tião.

Toda a proposta foi avaliada e aprovada pelo governador Wanderlei Barbosa, que destacou o quão necessário é criar uma identidade visual que ligue, ainda mais, a gestão com as pessoas do Estado. “Estamos trabalhando para o povo e pelo povo, queremos sim que o nosso trabalho seja divulgado, mas buscamos ainda mais que a população se identifique com os serviços do Estado. Colocar os elementos do nosso povo na nova identidade visual é de uma grande relevância, pois isso mostra que a nossa gestão está junto com o povo e, portanto, estão representando o Estado”, expressou o gestor.

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Governo do Tocantins

Tocantins tem 3ª maior cobertura odontológica do país

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No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, o Tocantins celebra a 3ª maior cobertura do Brasil, com 82,63% e mais de 405 mil atendimentos realizados até agosto.

No Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) destaca que a saúde bucal é indispensável para uma vida saudável e conscientiza a população sobre cuidados preventivos e locais de atendimento. O Tocantins comemora a terceira maior cobertura do Brasil, alcançada até agosto de 2025.

De acordo com o Sistema de Informação para a Atenção Primária à Saúde (SIAPS), o Estado atingiu 82,63% de cobertura, e o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) registrou 405.366 atendimentos odontológicos realizados entre janeiro e agosto de 2025.

O resultado é fruto do trabalho dos 5.172 profissionais que atuam na rede estadual, distribuídos em 509 equipes de saúde bucal, cinco unidades odontológicas móveis (UOM), sete centros de especialidades odontológicas (CEO) e 115 laboratórios regionais de prótese dentária (LRPD).

“Alcançar a terceira maior cobertura do país reflete o comprometimento dos nossos profissionais e a força do SUS no Tocantins. Agradecemos o trabalho de todos e todas que se dedicam no cuidado com a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues.

Ações e programas

O Governo do Estado tem implementado políticas públicas que promovem qualidade de vida e fortalecem o SUS. Entre elas estão o Programa Saúde na Escola (PSE), o Projeto Sorriso nas Aldeias, o PLANIFICASUS, o Brasil Sorridente e ações de apoio técnico e capacitação contínua para os municípios.

O responsável pela Área Técnica de Saúde Bucal da SES-TO, Luiz Fernando Varrone, explica: “Nosso trabalho é fortalecer a atenção primária em saúde bucal. Damos suporte técnico aos 139 municípios, apoiamos o credenciamento de novos serviços e levamos atendimento às comunidades indígenas. Com o programa Sorrisos nas Aldeias, já alcançamos 60 aldeias em dois anos”.

Atendimento especializado e histórias reais

O especialista em dor orofacial e disfunção temporomandibular, José Arlindo Ferreira Jr, que atua no Hospital Geral de Palmas (HGP), explica que o atendimento especializado é focado no controle da dor crônica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Entre os exemplos de sucesso está a paciente oncológica Maria de Fátima de Souza, 63 anos, moradora da região de Peixe. “O tratamento que recebo no HGP só tenho a agradecer. No início sentia muita dor, mas hoje já não sinto mais nada. Fui acolhida com carinho e paciência”, relatou.

A assistência odontológica começa pela atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A moradora Valquíria Santos Carvalho, da região sul de Palmas, conta que busca o serviço anualmente: “Realizamos limpeza e, quando necessário, obturação. Sempre fomos bem atendidos e orientados sobre os melhores cuidados”.

Origem da data

O Dia do Cirurgião-Dentista é comemorado em 25 de outubro desde 1884, quando o Decreto-Lei nº 9.311 criou os primeiros cursos de Odontologia do Brasil, nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia.

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Governo do Tocantins

Laurez Moreira prorroga concurso do Corpo de Bombeiros

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O governadorLaurez Moreira destacou o excelente trabalho realizado pela corporação e que a prorrogação do concurso reforça o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública em todo o estado - Crédito: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Governador Laurez Moreira prorroga por dois anos o concurso do Corpo de Bombeiros do Tocantins, garantindo validade até 2027 e reforçando a segurança pública.

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, assinou nesta quinta-feira, 23 de outubro, o Decreto nº 7.028, que prorroga por mais dois anos o prazo de validade do concurso público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), realizado em 2023. O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta quinta-feira, 23, e garante que o certame tenha validade até 2027.

O concurso ofertou 110 vagas para cadetes e alunos-praças e agora terá seu prazo estendido, permitindo o chamamento de novos aprovados. A medida, segundo o governador, reforça o compromisso da gestão estadual com o fortalecimento da segurança pública e com a valorização das instituições militares.

“Nós temos um imenso respeito pelo trabalho desempenhado pelo Corpo de Bombeiros. Sempre defendi a importância do concurso público e por isso estou prorrogando a validade do último certame, realizado em 2023, por mais dois anos. Essa medida reforça o compromisso do Governo do Tocantins com a valorização do sistema de segurança pública e o fortalecimento das nossas instituições”, destacou Laurez Moreira.

O subcomandante-geral do CBMTO, coronel Maxuell dos Santos de Souza, também comemorou a decisão, destacando o impacto positivo da prorrogação. “Esse é um ato muito importante e uma oportunidade valiosa, pois o concurso estava prestes a vencer. Sabemos o alto custo de realizar um novo certame e o Corpo de Bombeiros já conta com pessoas aptas. Essa prorrogação representa a possibilidade real de ampliar o nosso quadro de servidores”, afirmou.

Sobre o concurso

O concurso público do CBMTO foi executado em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Com a prorrogação, o prazo de validade, que se encerraria em 27 de outubro deste ano, passa a vigorar até 2027.

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Hospital de Amor lança campanha Direito de Viver no TO

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Lançamento da campanha Direito de Viver acontece nesta sexta (27), no Hospital de Amor Tocantins.

Hospital de Amor Tocantins lança a campanha Direito de Viver nesta sexta (27), às 15h30, em Palmas, reforçando a solidariedade e o compromisso com a vida.

O Hospital de Amor Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 27 de outubro, o lançamento oficial da campanha “Direito de Viver”, uma ação solidária que mobiliza a sociedade em prol da prevenção, tratamento e assistência a pacientes com câncer. O evento será realizado às 15h30, na sede do hospital, localizada na Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, em Palmas.

A campanha, tradicionalmente promovida pelo Hospital de Amor em todo o país, tem como objetivo arrecadar recursos para manutenção e ampliação dos atendimentos oferecidos de forma gratuita à população. O projeto conta com o engajamento de voluntários, empresas e instituições que acreditam na força da solidariedade e no poder transformador do amor ao próximo.

Durante o lançamento, representantes do hospital e apoiadores da iniciativa irão destacar a importância da colaboração coletiva para fortalecer a rede de apoio à saúde e ampliar o alcance das ações de diagnóstico e tratamento no Tocantins.

Com o lema “Direito de Viver”, a campanha reafirma o compromisso do Hospital de Amor em garantir a todos os brasileiros acesso digno à saúde, com acolhimento, esperança e humanização.

📅 Data: 27 de outubro, às 15h30
📍 Local: Hospital de Amor Tocantins – Quadra 1101 Sul, Avenida LO 27, nº 944, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.

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