Tocantins
Segunda consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) reúne moradores da região norte com a participação do governador Wanderlei Barbosa
Publicadas
2 anos atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2023/05/F2-Gov-Wanderlei-Barbosa-PPA-Araguatins-TO-foto-Esequias-Araujo-42-1000x600.jpg&description=Segunda consulta pública para elaboração do Plano Plurianual (PPA) reúne moradores da região norte com a participação do governador Wanderlei Barbosa', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Nesta sexta-feira, 26 de maio, a segunda consulta pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA-2024-2027) ocorrerá na recém-inaugurada Escola de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, em Araguaína. O evento, intitulado “Ouvir para Cuidar”, abrangerá a região norte do estado e contará com a participação do governador Wanderlei Barbosa.
O credenciamento terá início às 8 horas, enquanto a participação do governador Wanderlei Barbosa está prevista para as 10 horas. O encerramento das atividades está programado para as 17 horas, após a plenária final.
A expectativa é receber moradores de toda a região norte, que abrange 15 cidades: Aragominas, Araguaína, Araguanã, Babaçulândia, Barra do Ouro, Campos Lindos, Carmolândia, Filadélfia, Goiatins, Muricilândia, Nova Olinda, Piraquê, Santa Fé do Araguaia, Wanderlândia e Xambioá.
As discussões ocorrerão em torno de sete eixos temáticos, que são os seguintes: Segurança, Assistência Social e Cidadania; Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda; Gestão Pública e Governança; Meio Ambiente e Mudanças Climáticas; Saúde e Bem-Estar; Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação; Infraestrutura Econômica e Urbana.
Vale destacar que essa é a segunda consulta pública do PPA. A primeira ocorreu no dia 14 de abril, na cidade de Araguatins, e contou com a presença de mais de 700 pessoas inscritas. Naquela ocasião, a população da região conhecida como Bico do Papagaio elegeu, como prioridade, a transferência de recursos financeiros aos municípios para pagamento de benefícios eventuais, como auxílio-funeral, auxílio-natalidade, vulnerabilidade temporária e calamidade pública. Essa temática faz parte do eixo de Segurança, Assistência Social e Cidadania.
Além disso, outras prioridades foram eleitas em cada eixo temático. No eixo Saúde e Bem-Estar, a população escolheu a organização da Rede de Atenção à Saúde com foco na Urgência Emergência, Pessoa com Deficiência, Doenças Crônicas, Materno-Infantil e Rede Psicossocial. No eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, o desafio prioritário eleito foi ampliar a manutenção de estradas vicinais. Já no eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, a valorização dos profissionais da Educação foi destacada como prioridade. No eixo Desenvolvimento Produtivo, Economia Criativa, Emprego e Renda, a agroindustrialização dos produtos regionais foi eleita como desafio prioritário. No eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a gestão de saneamento ambiental nos municípios foi apontada como prioridade. Por fim, no eixo Gestão Pública e Governança, aprimorar a regulação e fiscalização dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica foi destacado como desafio prioritário.
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento de planejamento governamental que define prioridades e metas. Sua elaboração é iniciada pelo Poder Executivo, que pré-elabora uma proposta com base nas diretrizes do Governo Estadual e nas demandas da sociedade. As Consultas Públicas são realizadas em cidades estratégicas de cada região do Estado, permitindo a participação dos moradores locais. Ao final do processo, é elaborado um documento que é encaminhado para a Assembleia Legislativa, onde é discutido e avaliado pelos parlamentares e pela população.
Com base no PPA, são definidas as ações de governo que compõem a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), garantindo a consistência na execução orçamentária do Governo. Uma vez aprovado pela Assembleia Legislativa, o Plano se torna o principal instrumento de planejamento e gestão do Governo Estadual, orientando a aplicação dos recursos públicos e a execução das políticas públicas ao longo dos quatro anos de vigência. É importante ressaltar que o PPA é revisado anualmente, garantindo que os objetivos e metas estabelecidos estejam sempre alinhados com as necessidades e demandas da sociedade.
O cronograma da segunda consulta pública prevê o seguinte:
- 8h: Credenciamento
- 10h: Presença do Governador Wanderlei Barbosa
- 12h: Intervalo para almoço
- 13h30: Início das discussões por eixo temático e definição das prioridades de cada eixo
- 16h30: Plenária final com escolha do desafio prioritário da região
- 17h: Encerramento
Você pode gostar
Tocantins
Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena
Projeto Mulheres Empreendedoras da Amazônia promove capacitação, sustentabilidade e e-commerce para mulheres indígenas na Aldeia Novo Horizonte, em Tocantínia
Publicadas
37 minutos atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O encontro reuniu artesãs, empreendedoras e lideranças indígenas em uma manhã de aprendizado, trocas de saberes e valorização da identidade cultural. Entre os destaques da programação estiveram:
- Oficina de artesanato sustentável;
- Roda de conversa sobre empreendedorismo indígena;
- Cadastro de artesãs na plataforma Empreendedoras da Amazônia;
- Emissão da Carteira Nacional do Artesão, em parceria com a Secretaria de Cultura do Tocantins.
A anciã Gilda Hirêqui Xerente, de 65 anos, celebrou com alegria a emissão da sua Carteira Nacional do Artesão: “Fiquei muito feliz em receber minha carteira. É um documento importante para nós, que vivemos do artesanato e queremos mostrar nosso trabalho para o mundo”, contou dona Gilda, emocionada.
A idealizadora do projeto, Núbia Dourado, produtora cultural e social, ressaltou: “Cada encontro é uma oportunidade de fortalecer nossas raízes e abrir caminhos para o futuro com sustentabilidade e união. As mulheres da Amazônia têm muito a ensinar e inspirar”.
O projeto tem como missão valorizar o protagonismo feminino e os saberes tradicionais que movem a economia criativa da Amazônia, promovendo capacitação, visibilidade e comercialização dos produtos das artesãs e empreendedoras por meio da plataforma Empreendedoras da Amazônia.
A ação conta com fomento do Mover-se na Web (NIC.br e Ceweb.br), que apoia projetos de impacto social e inovação digital, e com apoio da Secretaria de Cultura do Tocantins.
📍 Serviço do Evento:
Evento: Encontro Mulheres Empreendedoras da Amazônia
Local: Aldeia Novo Horizonte – Tocantínia (TO)
Data: 18 de outubro de 2025
Realização: Instituto Terra Dourada
Fomento: Mover-se na Web (NIC.br e Ceweb.br)
Apoio: Secretaria de Cultura do Tocantins
Mais notícias de Cultura e Governo do Tocantins
Tocantins
Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins
Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins
Publicadas
2 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
Nas etapas iniciais, a equipe técnica percorrerá as regiões com maior concentração de ceramistas, realizando entrevistas, levantamentos sobre os processos de produção e registros audiovisuais — fotos e vídeos — que documentam o cotidiano e o ambiente de criação desses artistas. O material reunido integrará um acervo digital aberto ao público.
“A aprovação deste projeto é fundamental para a preservação da cerâmica do Tocantins, uma manifestação cultural que, além de artística, carrega aspectos identitários profundos das comunidades envolvidas. Nosso trabalho é ouvir, registrar e valorizar essas vozes que moldam, com as mãos e com alma, parte importante do patrimônio cultural do estado”, afirma a produtora cultural e proponente do projeto, Daniella Aires.
Preservação, visibilidade e legado
Além de preservar o registro histórico, o projeto busca ampliar a visibilidade dos artesãos, conectando-os a novos mercados e fomentando o turismo cultural e a economia criativa no Tocantins. A proposta também incentiva a continuidade das práticas tradicionais entre as novas gerações, fortalecendo os vínculos sociais e culturais nas comunidades envolvidas.
O impacto esperado vai além da catalogação: trata-se da construção de um legado duradouro, que reconhece e valoriza a identidade cultural tocantinense, contribuindo para uma sociedade mais consciente, plural e conectada às suas raízes.
Mais notícias de Cultura e Governo do Tocantins
- Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
- Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
- Festival Gastronômico de Taquaruçu celebra cultura, sabores e sustentabilidade
- Governo do Tocantins promove workshop HortifruTO e incentiva pequenos produtores
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+
Secretário Divaldo Rezende realiza primeira reunião com o Coder/TO para garantir a execução do projeto financiado pelo Novo PAC
Publicadas
2 horas atrássobre
21/10/2025Por
Jaciara Barros
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizou nesta segunda-feira, 20, uma reunião com o Consórcio de Desenvolvimento da Região Sul e Centro-Oeste do Tocantins (Coder/TO) para alinhar os próximos passos do projeto Pró-Catadores Recicla+. O encontro marcou a primeira agenda oficial do novo titular da pasta, Divaldo Rezende, com o consórcio.
Participaram da reunião o prefeito de Peixe e presidente do Coder/TO, César Augusto; o secretário executivo do consórcio, Pedro Dias; o diretor executivo, Josias Cardoso; a diretora de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral; e a gerente da área, Hélia Pacheco.
Importância da reciclagem e do projeto Recicla+Durante o encontro, foram discutidas as suspensivas constantes no Termo de Compromisso assinado em abril deste ano, que condicionam o repasse dos recursos pela Caixa Econômica Federal no âmbito do eixo Resíduos Sólidos do Novo PAC Seleções. As equipes ajustaram estratégias para cumprimento das metas até 30 de novembro, o que garantirá a liberação dos valores e a continuidade das contratações previstas.
O secretário Divaldo Rezende destacou que o Governo do Tocantins executará o projeto em parceria direta com o consórcio, por meio de um Termo de Cooperação entre a Semarh e o Coder/TO. “Este projeto é prioridade na pauta do Governo, e vamos trabalhar com dedicação para cumprir todos os prazos e garantir a manutenção dos recursos junto à Caixa”, afirmou.
Parcerias institucionais
Além do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal, o projeto conta com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) e da Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan). Divaldo Rezende adiantou que será firmado um Acordo de Cooperação com o TCE para orientar os municípios sobre a importância da implementação da taxa do lixo ou taxa de manejo de resíduos sólidos urbanos.
O presidente do Coder/TO e prefeito de Peixe, César Augusto, reforçou o alinhamento entre Estado e municípios. “Assumimos esse compromisso com total integração. Houve um alinhamento de 100% entre as prefeituras e o governo. O secretário Divaldo tem sensibilidade e experiência, o que nos dá segurança para avançar”, destacou.
Mais notícias do Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade
Governo do Tocantins avança na construção do Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins
Governo do Tocantins participa da COP Cerrados e reforça compromissos ambientais
Laurez Moreira anuncia força-tarefa para agilizar processos de licenciamento ambiental

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Chef Ruth Almeida lança projeto gastronômico na Viva Arouche

Mulheres Empreendedoras da Amazônia realiza encontro e fortalece protagonismo feminino indígena

Projeto mapeia e cataloga ceramistas do Tocantins

Governo do Tocantins alinha continuidade do projeto Pró-Catadores Recicla+

Governo do Tocantins realiza encontro estratégico sobre sustentabilidade

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos
DESTAQUES
- Social1 dia atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar4 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas4 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18
- Corpo de Bombeiros Militar22 horas atrás
Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros
- Moda e Estilo23 horas atrás
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira