Governo do Tocantins
SES-TO participa de seminário para enfrentamento das hepatites virais

Com o objetivo de discutir as estratégias nacionais para que o Brasil cumpra o compromisso assumido com a Organização Mundial de Saúde (OMS) de eliminação da hepatite B e C, até o ano de 2030 e fortalecer a Vigilância das Hepatites Virais em todo o Tocantins, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participam de 8 a 9 de julho, do 2º Seminário Diálogos Para a Eliminação das Hepatites B e C: o caminho para eliminação e ações nos territórios. O evento ocorre em na cidade de Brasília (DF) e faz parte do Julho Amarelo, mês de luta contra as hepatites virais, em que o Ministério da Saúde (MS) promove ações de visibilidade e enfrentamento à doença.
Durante o seminário será lançada oficialmente a inclusão de estados e municípios que alcançarem a eliminação das hepatites virais no processo de certificação de eliminação, processo que já ocorre para sífilis e para o HIV, principalmente em gestantes.
“Neste evento vamos alinhar as estratégias que serão usadas em todo o país para o enfrentamento das hepatites virais, principalmente na questão da hepatite C, que o Brasil tem um compromisso assumido junto ao OMS para sua eliminação até o ano de 2030. O tema hoje é prioridade para o Ministério da Saúde e, consequentemente, o Ministério está chamando os Estados para fazer o alinhamento necessário para que essa estratégia seja posta em prática, fortalecendo as vigilâncias, qualificando a assistência e disseminando informação para a população como um todo”, destacou o gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis da SES-TO, Francisco Teixeira Neto.
De acordo com o enfermeiro da Área Técnica das Hepatites Virais da SES-TO, Tobias Saraiva, “a participação do Estado no evento é fundamental para que possamos planejar, organizar e executar as ações de promoção e prevenção das hepatites virais. Para alcançarmos este objetivo , será necessário todo o empenho da gestão juntamente com os municípios, unindo esforços na eliminação desta doença silenciosa e de tamanha relevância epidemiológica.
Dados
De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), somente em 2024, 53 pessoas foram acometidas pela doença no Estado do Tocantins, sendo 4 pessoas infectadas pela ign/branco, 4 hepatite A, 23 pela hepatite B e 22 pela hepatite C.
Sintomas
Hepatites virais são doenças causadas por diferentes tipos de vírus classificados por A, B, C, D, e E. Os sintomas podem se manifestar por meio do cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Atualmente, existem testes rápidos para detecção da infecção pelos vírus B ou C, que estão disponíveis no SUS. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.
Prevenção
Todas as hepatites virais podem ser evitadas com alguns cuidados. Para a do tipo A, o recomendado é lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de cozinhar ou comer, além do uso de água tratada, saneamento básico e higienização adequada dos alimentos.
Já a prevenção das hepatites B e C passa por evitar o contato com o sangue contaminado. Portanto, recomenda-se a utilização de preservativos nas relações sexuais, sempre exigir materiais esterilizados ou descartáveis e não compartilhar itens, equipamentos ou utensílios de uso pessoal.
Transmissão
A hepatite A está relacionada às condições de saneamento básico e higiene, é transmitida de pessoa para pessoa pelo contato íntimo, ou através de alimentos ou água contaminados por fezes contendo o vírus. A infecção é leve e existe vacina. Já o contágio das hepatites virais B, C e D ocorre por contato com sangue e hemoderivados, podendo também ser passadas por contato sexual e da mãe infectada para o recém-nascido. A hepatite C tem maior taxa de detecção em indivíduos acima dos 40 anos de idade, ou que apresentem aumento dos fatores de risco.
Vacina
Desde 2014, crianças de 15 meses até menores de 5 anos recebem a vacina pelo calendário nacional de imunização. Essa medida reduziu drasticamente a incidência de hepatite A. Já a hepatite B também pode ser prevenida por meio da imunização, e apenas a do tipo C não possui vacina.
A vacina também está disponível para algumas populações especiais em adultos, como pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA), pessoas portadoras de doenças hepáticas crônicas e outras situações de imunossupressão.
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins realiza ação de arrecadação de alimentos no Taquaruçu Fest
Doações serão encaminhadas a instituições e projetos sociais por meio programa Tocantins Alimenta Quem Precisa, realizado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais; evento ocorre nesta sexta-feira, 11, com show nacional de Bell Marques

O Governo do Tocantins realiza, nesta sexta-feira, 11, a segunda edição do Taquaruçu Fest e convida a população a participar da festa e também de uma ação solidária: a doação de 1 kg de alimento não perecível para o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa. Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), o programa destina os alimentos arrecadados a instituições, projetos sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade. O evento ocorre na Praça Tarcísio Machado, no distrito de Taquaruçu, em Palmas, com entrada gratuita, show nacional de Bell Marques e apresentações de artistas regionais.
“Nós acreditamos no poder da solidariedade e sabemos que cada show, cada festa, pode ser também uma oportunidade de fazer o bem. Por isso, aproveitamos este momento de celebração para convidar as pessoas a doarem. É um gesto simples, mas que transforma a realidade de muita gente”, destaca a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero.
O secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, enfatiza que o programa Tocantins Alimenta Quem Precisa tem sido um grande aliado nas ações e nos eventos do estado. “É uma parceria que dá certo, porque além de levar alegria às pessoas, fortalece o espírito de solidariedade do nosso povo, algo que vem sendo muito bem conduzido pela nossa primeira-dama Karynne Sotero e pelo nosso governador Wanderlei Barbosa. Por isso, é fundamental reforçarmos sempre essa união entre o turismo e as ações sociais, pois juntos construímos um Tocantins mais justo, acolhedor e forte para todos”, reforça.
Solidariedade em rede
Criado em 2024, o Tocantins Alimenta Quem Precisa integra a Rede Cuidar, iniciativa do Governo do Estado que articula ações voltadas para a proteção social, a geração de renda e a cidadania. Desde então, o programa tem promovido a arrecadação de alimentos em shows e eventos realizados pelo Estado, como a 25ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), onde cerca de 140 toneladas de alimentos foram arrecadados e seguem sendo encaminhados a quem mais precisa.
Entre as instituições já beneficiadas, estão as casas de idosos Sagrado Coração de Jesus (Araguaína), Conferência São Vicente de Paula (Arraias) e Abrigo João XXIII (Porto Nacional). O Lar Batista F. F. Soren, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade, também recebeu doações, assim como a Associação das Mulheres Bem Vividas de Pedro Afonso e a Casa Azul, que apoia famílias da região sul de Palmas.
As doações também têm chegado às famílias de pacientes em tratamento, por meio da Associação Amigos do HGP, da Fundação Pró-Rim, da Casa de Apoio Vera Lúcia, da Liga Feminina de Combate ao Câncer e da Comunidade Terapêutica Rhema, que atua na recuperação de dependentes químicos no Jardim Taquari, em Palmas, bem como a Fazenda da Esperança Feminina.
Taquaruçu Fest
Promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o Taquaruçu Fest celebra a cultura local e o turismo com shows de artistas regionais e nacionais. Nesta sexta-feira, 11, a grande atração será Bell Marques, conhecido por hits que marcaram gerações. Também sobem ao palco os artistas Viola D’Júnior, Paulinho & Banda e Wglemerson Lima.
Governo do Tocantins
Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimento no mês de junho
No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora
Por Gabriel Moraes / Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou 77.518 mil atendimentos relacionados aos serviços de habilitação, veículo, nas 43 unidades do órgão no estado, e da banca examinadora, em 83 municípios tocantinenses, no mês de junho.
Com uma média de 4.080 atendimentos por dia, os números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços.
Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou um total de 301.601 mil atendimentos. Esses resultados não levam em consideração os serviços realizados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pelo setor jurídico do órgão.
Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, “esses números refletem o crescimento da demanda e o empenho do órgão em atender as necessidades da população tocantinense. Nosso trabalho segue tendo como foco a inovação, ampliação dos canais de atendimento e otimização dos serviços, visando sempre à excelência no suporte ao cidadão”, destacou o titular da pasta.
Habilitação
No mês de junho, o setor de habilitação registrou 11.340 atendimentos envolvendo requerimentos e aberturas de processos, dos quais houveram a emissão de 8.804 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH).
Com 3.845 mil emissões, a renovação da CNH foi o serviço mais solicitado do órgão no mês, seguido de primeira habilitação, com 2.242 processos, e troca para definitiva, com 1.569 pedidos. O órgão contabilizou também 25 pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Veículos
Os serviços de veículos seguiram como os mais procurados do Detran/TO, registrando 55.748 mil atendimentos no mês de junho.
A Transferência de propriedade foi o serviço mais procurado pelos usuários com 8.903 atendimentos, seguido de alienação fiduciária, 4.846, e primeiro emplacamento, com 4.573 solicitações, não considerando a auditoria, já que todos os serviços passam por este procedimento.
Banca Examinadora
A banca examinadora do Detran/TO aplicou 10.430 provas em 83 municípios tocantinenses. Desse total, 6.592 foram provas práticas e 3.838 teóricas. Nos municípios onde não possui banca fixa, o serviço é oferecido por agendamento.
Primeiro Emplacamento 100% digital
O Detran/TO agora passa a oferecer o serviço de primeiro emplacamento 100% digital, não sendo mais presencial. O serviço foi ampliado para os usuários, que antes estava restrito aos despachantes, o que irá diminuir filas e garantir celeridade nos processos do órgão.
O serviço está disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins, por meio do link:
https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8502 .
Credenciamento para CFC 100% digital
Já está valendo também para os Centros de Formação de Condutores (CFC´s), os serviços de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Os referidos processos serão realizados de maneira 100% digital.
“Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, enfatiza o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.
Link de acesso aos serviços: https://servicos.to.gov.br/listar_servico.aspx?txt_pesquisa=inclus%u00e3o
Ampliação dos serviços online
Com o primeiro emplacamento e o credenciamento para os CFC´s, o Detran/TO amplia seus serviços disponibilizados de forma online, por meio do Detran TO Fácil, Carteira Digital de Trânsito (CDT) e do site institucional, permitindo que os usuários do órgão possam ter acesso a eles sem a necessidade de se deslocaram até alguma unidade do órgão presencialmente.
Essa ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses.
Confira os serviços disponibilizados nas ferramentas:
Detran TO Fácil
Troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória para a definitiva;
Permissão Internacional para Dirigir (PID);
Emissão de segunda via;
Consulta ao prontuário (multas e débitos).
Carteira Digital de Trânsito
Intenção de venda;
Desconto de 40% nas multas;
Indicação do real condutor;
Consulta ao prontuário;
Credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida.
Site institucional / Portal de serviços
Primeiro Emplacamento
Emissão do licenciamento e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
Cartão de vaga especial no estacionamento para pessoas idosas;
Credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais para CFC´s
Governo do Tocantins
Governo do Tocantins abre estande na 25ª Fenearte com protagonismo de artesãos indígenas e tradicionais

O estande do Tocantins ocupa 38 m² e apresenta uma amostra expressiva do artesanato regional, com destaque para peças feitas com capim-dourado, fibras de buriti, sementes, madeira e cerâmica tradicional do povo Karajá. Os artesãos, que representam diferentes regiões e povos do estado, foram selecionados por meio de edital público e contam com o suporte da Secult, que viabiliza transporte, hospedagem, montagem e apoio técnico durante toda a feira.
O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, ressaltou que a participação do estado na Fenearte fortalece não apenas a economia criativa, mas também reafirma o artesanato como uma das expressões mais potentes da identidade tocantinense. “Estar aqui é uma forma de dar visibilidade ao nosso fazer tradicional e de ampliar as oportunidades para os nossos artesãos. É cultura que gera renda, movimenta redes e conecta histórias”, pontuou.
Presente no evento, o secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Paulo Xerente, celebrou a presença dos povos indígenas na feira e enfatizou a representatividade do estande. “Estamos expondo artesanatos que vieram diretamente das Terras Indígenas — capim-dourado, fibras de buriti, as bonecas Ritxòkò do povo Karajá. Tudo isso está sendo mostrado na maior feira da América Latina, o que nos enche de alegria e orgulho”, declarou.
Durante a programação da feira, o titular da Secult também encontrou-se com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause Branco; e a prefeita de Igarassu/PE, professora Elcione Ramos, reforçando os laços institucionais entre os estados.
Participação
Ao representar o Conselho Estadual de Política Cultural (CPC/TO), o artesão e artista plástico Elpídio Neto descreveu a participação como uma experiência transformadora. Para ele, a presença na Fenearte vai além da exposição de produtos. “É a chance de conectar nossa arte com o Brasil e o mundo. Aqui estamos com nossa identidade, ancestralidade e o nosso fazer tradicional, mostrando o valor de tudo aquilo que produzimos com tanto zelo”, salientou.
A coordenadora-geral do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Daniela Vasconcelos, acompanhou a abertura do estande e ressaltou a importância da atuação conjunta entre estados e governo federal. “O programa só faz sentido porque caminha junto com os estados. Ter essa representatividade nacional aqui mostra a força da produção artesanal brasileira como um todo”, evidenciou.
Representatividade
A artesã indígena Terezinha Tk Xerente, da Aldeia Porteira, em Tocantínia, chamou a atenção dos visitantes com suas peças em capim-dourado e contou que se sentiu acolhida. “É muito bom mostrar nosso trabalho aqui. As pessoas se interessam, fazem perguntas, querem entender nossa história. Isso nos valoriza e nos fortalece”, contou.
Fenearte
A feira é organizada pelo Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do governo federal.
Presenças
Também estiveram presentes na feira a secretária-executiva da Secult, Valéria Kurovski; a coordenadora do PAB no Tocantins, Núbia Cursino; a diretora de Fomento e Proteção da Cultura da Sepot, Milene de Souza; a servidora da Gerência de Economia Criativa da Secult, Lorrany Cantuario; e os conselheiros do CPC/TO Valdirene Gomes dos Santos, titular no segmento de Cultura Tradicional; e Raimundo da Silva de Oliveira (conhecido como Ray Silva), titular de Cultura Popular.
-
Palmas3 dias atrás
Zanin concede prisão domiciliar a Eduardo Siqueira Campos por motivos de saúde
-
Internacional1 dia atrás
EUA oficializam tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto; carta de Trump a Lula provoca crise diplomática
-
ALETO4 dias atrás
Amélio Cayres valoriza cultura em Recursolândia e Goiatins
-
Comunicação Transformadora por Munyque Fernandes3 dias atrás
Você sabe a cor predileta de quem você ama?
-
Governo do Tocantins4 dias atrás
Temporada de Praia 2025 agita Araguacema com segurança e shows