Governo do Tocantins
SES-TO realiza encontro estadual para redução da mortalidade materna
O evento reúne gestores, membros de comitês e comissões de análise de óbitos maternos, médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e hospitalar
Para alertar sobre a importância de discutir a mortalidade materna e promover políticas públicas de assistência e acolhimento que garantam o bem-estar materno, infantil e fetal, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na terça-feira, 28, o II Encontro Estadual em Alusão à Redução da Mortalidade Materna.
O encontro em alusão ao Dia Nacional de Redução de Mortalidade Materna, comemorado anualmente no dia 28 de maio, foi promovido pelo Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno Fetal e Infantil (CEPOMFI) e áreas técnicas de Saúde da Mulher e Rede Cegonha da SES-TO.
O superintendente de Políticas de Atenção à Saúde da SES-TO, Robson José da Silva, falou do desafio de saúde pública que é a mortalidade materna no Estado. “A redução da mortalidade materna é um desafio para a secretaria estadual de saúde e secretarias municipais, pois apesar de termos conseguido uma redução significativa em relação aos anos anteriores o Tocantins ocupa o 2° lugar, proporcionalmente, no ranking nacional de morte materna, por isso a relevância de se discutir políticas públicas e envolver todos os atores para que efetivamente possamos alcançar resultados que beneficiem nossa população”.
“A SES-TO tem trabalhado de uma forma coordenada e integrada com a vigilância em saúde para a diminuição desse agravo, e dentro deste contexto a atuação do CEPOMFI é muito importante, assim nós estudamos a investigação dos óbitos maternos e infantis e esse estudo faz com que o comitê possa propor recomendações que são passadas a todos os municípios, sabemos que temos muito para avançar, mas temos buscado conjuntamente a diminuição desses índices”, explicou a diretora de Atenção Primária, Cleidimar Rodrigues Soares.
A presidente do CEPOMFI, Jailza da Rocha Guedes, ressaltou que “encontro é um evento estratégico onde a gente debate, discute as temáticas por trás da questão da assessoria e do acompanhamento das gestantes tanto no momento do pré-natal, como no planejamento reprodutivo das mulheres em idade de fértil. O objetivo maior é identificar quais são as causas evitáveis à mortalidade a fim da gente promover ações estratégicas para a redução e prevenção desses casos é uma das estratégias que trouxemos para discussão é o fortalecimento e criação dos comitês dentro dos municípios como instrumento de avaliação e planejamento para que essa redução seja alcançada”.
“Esse evento é muito importante porque a mortalidade materna é um dos indicadores de saúde que diz respeito à qualidade do serviço ofertado na rede de saúde, pois a prevenção desse agravo começa na Atenção Primária, então, participar de um evento que busque a redução de mortes, principalmente aquelas que são evitáveis durante o para o fortalecimento na qualidade dos serviços ofertados, tanto pela atenção primária, à atenção especializada ou terciária”, ressaltou o coordenador da Rede Materna Infantil do município de Palmas, Willame Ribeiro.
Dados
Em 2023 foram registrados 14 óbitos maternos, uma redução de 30% em relação a 2022, tendo como principais causas, as doenças cardiovasculares e hematológicas (hipertensão, pré eclâmpsia, distúrbios de coagulação e anemia falciforme) com 53,8% , a segunda maior causa com 23,1% às causas infecciosas. A maioria das causas para a mortalidade materna podem ser consideradas evitáveis.
Governo do Tocantins
Estellamaris Postal assume a Secretaria da Cidadania e Justiça do Tocantins

A defensora pública Estellamaris Postal foi nomeada pelo governador Laurez Moreira (PSD) para chefiar a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça do Tocantins. A nomeação consta na edição nº 6898 do Diário Oficial, publicada nesta segunda-feira, 15.
Até então, Estellamaris exercia a função de 1ª Subdefensora Pública-Geral do Estado e possui longa trajetória dentro da Defensoria Pública do Tocantins (DPE-TO), onde atua desde 1994.
Perfil
Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (RS) e pós-graduada em Gestão Pública, Direito Civil e Processual Civil pela Unitins, Estellamaris Postal tem carreira consolidada no serviço público.
Ela foi defensora pública-geral do Estado em quatro biênios: 2007/2008, 2009/2010, 2021/2023 e 2023/2025. Também presidiu o Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) no período de 2021/2022.
Ao longo da carreira, desempenhou funções estratégicas:
-
Subdefensora Pública-Geral em três mandatos (2011/2013; 2017/2019; 2019/2021);
-
Corregedora-Geral da DPE, eleita e reeleita para dois biênios consecutivos (2013/2015 e 2015/2017);
-
Membro do Conselho Nacional dos Corregedores Gerais das Defensorias Públicas;
-
Integrante do Conselho Penitenciário do Estado;
-
Vice-presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ).
Em 2014, foi a primeira mulher a assumir a Secretaria Nacional da Reforma do Judiciário no Ministério da Justiça. Também coordenou a Força Nacional de Execução Penal em Santa Catarina (2013) e participou da elaboração do III Diagnóstico das Defensorias Públicas do Brasil.
Com reconhecimento nacional por sua atuação, Estellamaris Postal leva para a Secretaria de Cidadania e Justiça experiência técnica, visão institucional e histórico de liderança em pautas ligadas à justiça, direitos humanos e cidadania.
Governo do Tocantins
Beto Lima é reconduzido à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins

O governador Laurez Moreira (PSD) reconduziu o empresário Carlos Humberto Duarte Lima e Silva, conhecido como Beto Lima, ao cargo de secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins. A nomeação foi publicada na edição nº 6898 do Diário Oficial desta segunda-feira, 15.
Beto Lima já vinha ocupando a pasta desde o início da gestão do ex-governador Wanderlei Barbosa e permanecerá à frente da secretaria na atual administração.
Perfil
Engenheiro civil formado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), com MBA em Gestão Empresarial, Beto Lima construiu sua carreira no setor privado. Empresário desde 1993, atuou na liderança do grupo que administra as concessionárias Autovia Fiat, com matriz em Palmas e filial em Gurupi.
Com trajetória marcada pela defesa do setor produtivo, exerceu cargos de destaque em entidades de classe. Foi vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon-TO) e, entre 2005 e 2006, presidiu a Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA).
Também presidiu o Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Tocantins (Sincodiv-TO), do qual solicitou afastamento para assumir a secretaria estadual. No comando da Indústria, Comércio e Serviços, Beto Lima tem atuado para fortalecer o ambiente empresarial, incentivar a industrialização e ampliar a geração de empregos e renda no Estado.
Casado e pai de três filhos, o secretário soma experiência em gestão pública e privada, reunindo credenciais técnicas e empresariais para conduzir a pasta estratégica do governo.
Governo do Tocantins
Em Palmas, governador Laurez Moreira participa de cerimônia de passagem de comando da Polícia Militar nesta terça-feira, 16
Governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da PM – Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participa nesta terça-feira, 16, às 18 horas, da solenidade de Passagem de Comando da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O ato será realizado no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, com a presença de autoridades.
A cerimônia oficializa a nomeação realizada pelo governador Laurez Moreira no último dia 9, quando designou o coronel QOPM Cláudio Thomaz Coelho de Souza para assumir o comando-geral da Polícia Militar, em substituição ao coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. No mesmo Diário Oficial do Estado (DOE), também foi nomeado o coronel Flávio Santos Brito como chefe do Estado-Maior da corporação.
“É com grande confiança que oficializo a passagem do comando da Polícia Militar para o coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, cuja extensa carreira e competência garantirão à corporação um trabalho dedicado e seguro para a população”, afirma o governador Laurez Moreira.
A passagem de comando é um dos ritos mais importantes do cerimonial militar e representa a transição do mais alto posto da instituição.
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Laurez Moreira nomeia Paulo Ricardo Silva Machado presidente da ATS
-
Governo do Tocantins3 dias atrás
Eurípedes Fernandes Cunha assume secretaria-executiva da Educação
-
Social2 dias atrás
Palmas inaugura Centro de Diagnósticos do Hospital Santa Thereza
-
Social3 dias atrás
Lalique’s e Maria Motta recebem Fátima Scarpa em Palmas
-
Entretenimento4 dias atrás
Fotógrafo do Tocantins, Emerson Silva, ganha destaque nacional circulando pelo Brasil com seu trabalho sobre as tradições do Povo Indígena Krahô