Governo do Tocantins
SES-TO recebe palestra do Detran com o tema ‘Educação para o trânsito’
A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) recebeu na segunda-feira, dia 2, uma palestra do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), viabilizada pelo Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador (NASST), com o tema “Educação para o trânsito” para conscientizar os servidores sobre as leis de trânsito e diminuir acidentes e óbitos.
“Eu gostei muito da palestra, e eu quero agradecer o pessoal do DETRAN, por essa disponibilidade deles de poder participar junto com o Núcleo de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalhador nesta ação. É uma maneira de sensibilizar as pessoas no trânsito, respeito e conscientização. Eu acho que não só a Secretaria da Saúde tinha que participar, mas todos da cidade de palmas”, afirmou a técnica de Segurança do Trabalho da SES-TO, Raiana Yelle Sousa.
Na palestra foi alertado sobre as principais causas de acidentes de trânsito, sendo elas, a falta de atenção, desobediência às sinalizações, ingestão de álcool ao dirigir, elevado limite de velocidade e dormir ao volante por cansaço. O cinto de segurança pode reduzir o risco de morte em 45% para pessoas do banco da frente e 75% para os do banco de trás. O uso de capacete devidamente preso à cabeça reduz em 40% a chance de morte e 70% lesões graves.
“Nós estamos fazendo palestras com muitos grupos de pessoas porque na verdade, o trânsito é usado por todo mundo. Então, o nosso objetivo, é cumprir o papel do DETRAN, que é trabalhar a educação para o trânsito, e tentar de algum modo sensibilizar as pessoas para que esses índices de mortes e acidentes no trânsito do Tocantins, que estão altos, tenham uma redução significativa. É uma campanha permanente, nossa agência de trânsito faz isso o ano inteiro, mas trabalhamos de forma mais intensiva na campanha maio amarelo e na semana nacional do trânsito, que é em setembro”, disse o palestrante e gestor público do (DETRAN), Deusimar Santana.
A assistente social do (NASST), Gabriela Marques Teixeira, afirmou que, “nós tivemos essa palestra hoje com dois profissionais do trânsito e eu fiquei impressionada com tudo o que foi ensinado, e os vídeos que ele passou nos fez ver como tem pessoas que não têm sensibilidade no trânsito. A maioria dos acidentes é por causa de velocidade máxima e alcoolismo, por trás de quase todos os acidentes existe a falta de compreensão no trânsito. Então eu gostei muito da palestra, aprendi mais coisas que eu não sabia, e o professor está de parabéns junto com a Talita, a companheira de trabalho”.
“Eu achei muito interessante o encontro de hoje, porque com as dicas e instruções que recebemos vamos nos policiar mais no trânsito e tentar dar o melhor da gente, para evitar acidentes e mais vítimas”, ressaltou a enfermeira da Gerência de Cotação da (SES-TO), Luciane Aquino Maciel.