Moda e Estilo
Sustentabilidade em Moda: Desfile vai apresentar moda local e artesanal com estilo e responsabilidade ambiental
Publicadas
1 ano atrássobre
Por
Jaciara Barros
- Share
- Tweet /home/storage/5/e0/5b/portaljaciarabar1/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portaljaciarabarros.com.br/wp-content/uploads/2024/08/sustentabilidade-em-moda-1000x600.jpg&description=Sustentabilidade em Moda: Desfile vai apresentar moda local e artesanal com estilo e responsabilidade ambiental', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Fixar esta postagem">
Estilo, inovação e responsabilidade ambiental. Esta é a proposta do projeto “Sustentabilidade em Moda”, que será realizado na próxima sexta-feira, 30, com desfile no Tocantins Fashion Week, na CASACOR Tocantins. A iniciativa é uma realização do Instituto Brasil Sustentável (IBS), com patrocínio de edital da Lei Paulo Gustavo (LPG), através da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Ministério da Cultura.
As peças utilizam de reaproveitamento e priorizam produções à mão, unidas a biojoias confeccionadas com matérias-primas amazônicas e elementos como algodão orgânico, barbante ecológico, dejetos da indústria, tecidos naturais e outras formas de produção que não agridem ao meio ambiente, agregando ao conceito da sustentabilidade e economia criativa. Cerca de 95% dos produtos são feitos manualmente, evidenciando o talento de pequenas empreendedoras, que transformam a sustentabilidade em peças únicas e de grande valor estético.
De acordo com a diretora-geral do Projeto, a presidente do IBS, Lucivânia Brito, a iniciativa vai além da moda sustentável. “É um projeto que busca dar visibilidade a micro e pequenas empreendedoras, destacando a importância da economia criativa”, adianta. E como
explica a produtora executiva do projeto, Cinthia Abreu, a iniciativa tem o objetivo de mostrar que a moda pode e deve caminhar lado a lado com a sustentabilidade: “Uma proposta que une moda, inovação e um forte compromisso social. Por isso, apostamos em mulheres empreendedoras que fazem da sua arte um meio de vida, fortalecendo a economia local e respeitando o meio ambiente”.
A consultora de moda Patricia Fregonesi enfatiza que o projeto “Sustentabilidade em Moda” não só traz produtos para as pessoas consumirem como também faz repensar sobre esse consumo. “Estamos falando de um produto feito localmente, artesanalmente, por mulheres fortes e capazes de transformar a realidade de uma sociedade”, destacou.
Esta é a segunda edição do desfile, sendo a primeira edição realizada também no Tocantins Fashion Week. Além do Desfile, o projeto oferece diversas ações como rodas de conversa sobre empreendedorismo sustentável e exposição de produtos, sempre a partir de eixos como Sustentabilidade, Educação e Cultura.
Sobre o Instituto Brasil Sustentável (IBS)
O IBS é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção de práticas sustentáveis em diversas áreas, incluindo moda, educação, assistência social e cultura. Venceu nos últimos anos a categoria Ambiental, do edital de Patrocínio Cultural Banco da Amazônia 2021, com a proposta do projeto “Vivência Lixo ao Luxo”, que já está em sua quarta edição.
Marcas
Por trás das peças, oito mulheres artesãs, costureiras e microempreendedoras que desenvolveram seus produtos, sempre pautadas na responsabilidade social. São elas:
Eclésia Lustosa – Jardim Secreto: Trabalha com peças que utilizam a técnica do macramê, por meio de fio de algodão crú e sintético, sendo eles residual e contínuo. Esta técnica dispensa o uso de agulhas e máquinas, permitindo a reutilização do material.
Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana: Trabalha a técnica do crochê contemporâneo, usando fio contínuo, criatividade com amor. Seus produtos têm ênfase para o sustentável, usando fios residuais ou material que pode ser reutilizado ao ser desmanchado. O crochê é uma técnica que colabora com o meio ambiente no reaproveitamento da sua matéria- prima.
Jéssica Vieira – Makra Ateliê: Os brincos da Makra Ateliê são feitos com barbante ecológico, uma matéria-prima residual de fábricas têxteis, representando o compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Brincos grandes e cheios de estilo que valorizam a transformação de materiais em moda consciente e única.
Letícia Ambrósio– Manga Rosa Couros: A Manga Rosa Couros vende calçados com foco cultural. A intenção é levar ao público em geral a oportunidade de usufruir de sandálias em couro natural. Além de trabalhar a legitimidade e sustentabilidade nas peças, prima o conforto e qualidade nas produções artesanais.
Kelly Luz: É a mente criativa por trás da marca que leva seu nome. Artista têxtil, estilista (UNA-BH), também foi uma das 100 mulheres selecionadas para a primeira turma (2009) do Programa “10.000 Women – Mulheres Empreendedoras (FDC). Prioriza o uso de matérias prima naturais no tingimento e impressão das peças, investimentos na economia circular. Tem como inspiração a natureza, a reutilização (Ypyclyng) e a sustentabilidade.
Malu Mayara – Amarrado em Nós: Uma marca dedicada à criação de peças de decoração e vestuário em macramê, utilizando como uma das matérias-primas principais o barbante ecológico/sustentável. Cada item é produzido à mão. Além de oferecer produtos únicos e ecológicos, a marca destaca-se pelo empreendedorismo feminino, refletindo a dedicação e a paixão de uma empreendedora que valoriza a produção artesanal e a independência.
Marta Benosse – Gaia Shop: Produção de moda alternativa com tecidos de fibras naturais. Roupas brancas e africanas fazem parte do catálogo, onde a maioria das peças são criadas e produzidas por mulheres. A produção visa o aproveitamento dos tecidos sem desperdício, ajudando a natureza e fortalecendo a economia local, com responsabilidade e respeito.
Raia – Siá ECO: Um negócio de família, de sociedade da artista Gabriela Raia com sua mãe costureira Maria Lucimar Pereira Torres, que costura há mais de 30 anos. As peças são baseadas na ideia de moda circular e upyclicling, utilizando o tecido como ele é com peças que são feitas com tecidos biodegradáveis: algodão e linho.
Ficha Técnica
Direção-geral: Lucivânia Brito
Idealização e Produção Executiva: Cinthia Abreu
Administração e prestação de contas: Marinez Santana
Consultoria de Moda: Patricia Fregonesi
Participantes: Mallu Mayara – Amarrado em Nós; Marta Benosse – Gaia Shop; Kelly Luz; Raia – Siá Eco; Letícia Ambrósio – Manga Rosa Couros; Fabiana Wandscheer – Ateliê Casa da Mãe e da Joana; Eclésia Lustosa – Jardim Secreto e Jéssica Vieira – Makra Ateliê.
Você pode gostar
Moda e Estilo
Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira
Desfile marca o lançamento do movimento global ‘Fashion for Forests’, que busca ampliar vozes indígenas e promover o reflorestamento da Amazônia
Publicadas
10 horas atrássobre
20/10/2025Por
Jaciara Barros
A semana de moda mais importante do Brasil recebeu ontem (19/10) o retorno de Amir Slama, que celebrou 35 anos de moda praia com um desfile marcante e um casting estrelado por nomes de destaque como Claudia Liz, Isabella Fiorentino, Pathy Dejesus, Cassia Ávila e Vivi Orth.
Reconhecido como o estilista que criou a categoria beachwear de alta moda, Slama apresentou uma coleção que revisitou momentos marcantes de sua trajetória, reafirmando sua posição como um dos grandes nomes da moda brasileira. A história de Amir se entrelaça à do próprio SPFW — ele participou da primeira edição do evento, ainda sob o nome Morumbi Fashion, com a marca Rosa Chá.
“O desfile tem uma revisão desses anos todos de trabalho, com um novo olhar sobre construções icônicas de antigas coleções”, afirmou Slama.
A coleção partiu de pesquisas realizadas nos últimos anos na Amazônia e dialogou com a obra de Glauco Rodrigues, artista que retratou o Brasil de forma pop e moderna. “Por meio de sua obra, Glauco Rodrigues foi uma voz importante nos anos 1970, mostrando um Brasil tropical e, ao mesmo tempo, dando voz a mensagens de protesto e fazendo um contraste entre moderno e antigo. Sou admirador de sua arte e foi um grande prazer trazer este universo para nossas estampas”, contou.
Durante sua carreira, Slama já havia feito tributos à herança brasileira, abordando temas como o período colonial, as invasões francesas e holandesas e as lendas da floresta. Nos últimos anos, entretanto, seu olhar se voltou à região amazônica, para onde viajou diversas vezes em busca de vivência e inspiração. “Ver a riqueza da nossa natureza me inspira muito. Estas viagens me permitiram vivenciar os espaços, a paisagem, a arquitetura, os animais silvestres e toda a força que só é possível sentir estando ali. Tudo isso me preencheu e, de alguma forma, se refletiu de forma genuína nas minhas criações”, disse o estilista.
Cores primárias e tons naturais dominaram a passarela, com nuances de marrom e variações de cor da pele representando a diversidade brasileira. As propostas incluíram também looks masculinos e novos experimentos com texturas e tecidos de apelo ecológico.
O desfile na SPFW também marca o lançamento do Fashion for Forests, movimento global que utiliza a moda como plataforma de conscientização ambiental. Criado em parceria com a ativista Txai Suruí e a empreendedora Catarina Bellino, o projeto busca ampliar vozes indígenas e promover o reflorestamento da Amazônia.
FASHION FOR FORESTS
Fashion for Forests é um movimento global que utiliza a moda como ferramenta de ação climática, de valorização da liderança indígena e de conscientização ambiental. Durante o desfile de Amir, foi lançada a primeira ‘tree’-shirt Fashion for Forests — camiseta cuja venda será revertida para ações na Amazônia.
A iniciativa une Amir Slama, a empresária Catarina Bellino e a ativista Txai Suruí, que conquistou destaque internacional por seu trabalho incansável em defesa da floresta e dos direitos das comunidades indígenas, sendo uma voz influente em fóruns globais como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP). “Tenho certeza de que será um sucesso, pois quando as pessoas se unem por uma boa causa, é certo que a semente vai brotar”, ela comenta.
Para cada tree shirt vendida, uma árvore será plantada no território Paiter Suruí (Rondônia) por meio do programa Pamine Reforestation, que já realizou o plantio de 1 milhão de árvores na região. O desenho da camiseta é assinado pela modelo e artista plástica Claudia Liz, que se inspirou na própria floresta para mostrar as árvores como pulmões do planeta. “Busquei criar uma imagem simples e simbólica, capaz de comunicar a urgência e a beleza dessa conexão entre natureza e vida”, conta a ilustradora. A tree shirt será vendida globalmente pela Farfetch.
Moda e Estilo
O Boticário lança Nativa SPA Orquídea Lumière com brilho duradouro
O Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, com iluminador corporal inédito e ação que mantém a pele iluminada por até 10 horas¹.
Linha completa de cuidados corporais aposta em perfumação prolongada, com o cheiro marcante e misterioso das orquídeas, além de contar com o exclusivo ativo estimulador de colágeno da quinoa
Publicadas
4 dias atrássobre
17/10/2025Por
Jaciara Barros
A tendência da pele glow nunca sai de cena — ela se reinventa. Apostando nesse desejo atemporal por luminosidade natural e sofisticada, o Boticário apresenta Nativa SPA Orquídea Lumière, uma linha de cuidados corporais que eleva o conceito de autocuidado com pele iluminada por até 10 horas¹.
O segredo? A combinação inédita entre o iluminador corporal e o creme perfumado, um duo que hidrata profundamente enquanto revela o viço e o glamour da pele radiante.
Mais do que uma fragrância marcante, a linha traz o toque misterioso e envolvente das orquídeas — flor símbolo de elegância e poder feminino. O resultado é uma perfumação prolongada e floral, capaz de transformar o ritual diário de hidratação em uma verdadeira celebração de si.
“Identificamos um novo desejo das consumidoras por produtos que unissem tratamento e brilho. A pele luminosa é hoje um símbolo de vitalidade e bem-estar — uma extensão da beleza real e do autocuidado”, explica Bruna Nunes, diretora da categoria Corpo & Banho do Grupo Boticário.
Entre os destaques, o Iluminador Corporal Stick surge como protagonista: o primeiro da marca em formato bastão, com textura cremosa e aplicação prática. Ele garante fixação e luminosidade de até 10 horas¹, potencializada quando combinado ao Creme Perfumado Corporal, que estimula a produção de colágeno em até 77%² e intensifica a hidratação e o perfume.
Para completar o ritual, o portfólio inclui o Sabonete Líquido Perfumado, que limpa sem ressecar e deixa a pele deliciosamente suave; e o Óleo Glorioso Corporal, que reforça o toque acetinado e a perfumação. Todos contam com o bioéster de quinoa, ativo exclusivo que promove firmeza e elasticidade.
O toque final fica por conta do Body Splash Desodorante Colônia, com notas de orquídea, ylang ylang e baunilha, criando uma fragrância envolvente e sofisticada — um floral ambarado irresistível. E para levar todo esse luxo na bolsa, a linha traz ainda um nécessaire elegante e espaçoso, perfeito para o dia a dia.
Os produtos Nativa SPA Orquídea Lumière já estão disponíveis com até 30% de desconto de lançamento no site e app do Boticário. Também é possível adquirir pelo WhatsApp oficial (0800 744 0010) ou com consultores da marca em encontre.boticario.com.br.
Moda e Estilo
Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas
A goiana integra roda de conversa promovida pela Nath Store que aborda os desafios de empreender e manter propósito no mercado da moda
Publicadas
5 dias atrássobre
16/10/2025Por
Jaciara Barros
Com mais de 362 mil seguidores nas redes sociais, a influenciadora goiana Brenda Queiroz é presença confirmada no Talk Show “Sei que ela pode ser mil, mas não existe outra igual”. O evento, realizado pela Nath Store, nesta quinta-feira, 16, em Palmas, propõe uma conversa sobre autenticidade, maternidade e os desafios do empreendedorismo feminino, reunindo mulheres que transformaram propósito em trajetória profissional.
Natural de Goiânia (GO), Brenda construiu uma comunidade expressiva no ambiente digital ao compartilhar, de forma leve e verdadeira, seu estilo de vida, reflexões sobre autoestima e experiências com o universo da moda. Sua comunicação direta e empática tornou-se marca registrada e a colocou entre as vozes femininas mais influentes do Centro-Oeste. “Gosto de mostrar que ser autêntica é o que realmente conecta as pessoas. Quando a gente é de verdade, inspira outras mulheres a se sentirem seguras também”, afirma.
Brenda representa uma nova geração de mulheres que transformaram a internet em espaço de expressão e negócios, mantendo o olhar voltado para o propósito. Essa trajetória é um dos pontos que inspiraram o convite para o talk show, que tem curadoria de Nathalia Torres, empresária e criadora da Nath Store, marca que há 13 anos é referência em moda feminina e empoderamento em Palmas.
O evento reunirá também as empresárias e influenciadoras Deborah Bandeira e Ticiana Machado, em uma troca de experiências sobre carreira, identidade e força coletiva. “A ideia é criar um ambiente de aproximação entre mulheres que compartilham os mesmos desafios, da gestão de negócios à preservação da própria identidade”, explica Nathalia.
Além da conversa, a Nath Store incorporou ao encontro uma ação solidária de arrecadação de itens de higiene pessoal, que serão destinados a mulheres em processo de recuperação de dependência química. Para Nathalia, o gesto simboliza o elo entre propósito e prática. “Quando falamos em força e superação, não se trata apenas de histórias bem-sucedidas, mas de gestos que ajudam outras mulheres a recomeçar com dignidade”, pontua.
Com trajetória consolidada no varejo de moda e forte presença digital, a Nath Store tem se posicionado como uma marca que une estilo, propósito e solidariedade, valorizando o papel da mulher em todos os contextos. “Queremos mostrar que o verdadeiro estilo não está apenas na roupa, mas nas atitudes que inspiram e transformam vidas. Cada mulher que participar contribuirá para uma causa que resgata autoestima e recomeços”, finaliza Nathalia.

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino

Kássio Nunes Marques assume relatoria de habeas corpus de Wanderlei Barbosa no STF

Resgate de arara em Palmas mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros

Amir Slama volta ao SPFW ao celebrar 35 anos de carreira

Mostra Audiovisual Toca Criativa premia jovens talentos de Palmas

Governança Agro participa da 10ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Empreendedoras do Sul do Tocantins participam de congresso nacional sobre o protagonismo feminino no agronegócio

Sebrae realiza arrecadação de livros para incentivar a leitura e o pensamento crítico

Leilão Galácticos reúne celebridades em noite solidária

Identificação neonatal Tocantins: governo inicia campanha pioneira em Palmas

Cetur Tocantins participa da oficina Vai Turismo

Laurez Moreira anuncia melhorias para o Jalapão em Mateiros

BIJOIAS anuncia 107ª edição e reforça protagonismo no setor

Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025

Prefeitura de Palmas dá início a obras de infraestrutura urbana na Baixada do Jardim Aureny III

Gincana da Guarda Metropolitana de Palmas fortalece vínculos entre pais e filhos

Governo do Tocantins avança com Hospital da Mulher e Maternidade de Araguatins

Emenda de Amélio Cayres assegura melhorias na Saúde de Pau D’Arco

Projeto Ligados da Energisa chega a Pedro Afonso com trocas e sorteios

Tocantins registrou mais de 1.000 violações contra a mulher em 2025

Talk show em Palmas debate o empreendedorismo feminino
DESTAQUES
- ALETO5 dias atrás
Presidente da Aleto encaminha PCCR da Educação para CCJ
- Moda e Estilo5 dias atrás
Influenciadora Brenda Queiroz participa de talk show em Palmas
- Social13 horas atrás
Cosme e Vitória brilham no Baile do Médico 2025
- Faet e Senar3 dias atrás
Estações do Senar são destaque no HortifruTO em Palmas
- Palmas3 dias atrás
Dia D da Vacinação em Palmas acontece neste sábado, 18